Olympus SP-560 UZ vs fuji S8000Fd vs Panasonic FZ 18K..

danielops

Power Member
Queria comprar nova máquina a rondar os 300-450€ e tou a indeciso entre a olympus,fujifilm e panasonic e quase excluido a sony H9.
Como devem ter reparado tou interessado num zoom potente 15-18.
Já inspeccionei algumas caracteristicas e tou mais virado para a olympus sp-560 uz a qual penso ser uma boa marca e máquina.. No entanto sou novo nisto :zzz:e posso tar errado.. Precisava por isso alguns conselhos s fosse possivel :)

Obrigado
 
Das 3 quer-me parecer que a Panasonic é a melhor em quase tudo.

- Tem as melhores lentes, com maior nitidez e com as melhores aberturas.
- Tem um sistema de estabilização de imagem superior, o MEGA OIS da Panasonic.
- Tem bateria recarregavel já incluída.
- A qualidade de construção é superior.
- A camara é bastante rápida e tem um bom modo de burst.
- Capacidades de gravar vídeo superiores as outras duas.
- Flash potente (embora o da Fuji ainda seja um pouco mais potente, o da Olympus tem metade da potencia do da Fuji)


De qualquer forma as câmaras são relativamente equivalentes em termos de resultados, e quase todas tiram boas fotos em condições boas de luz. Embora a Panasonic tenha uma ligeira vantagem nas cores, e uma grande vantagem no detalhe e nitidez graças as lentes.. Tudo o que necessite de ISO 400 ou superior é para esquecer em qualquer destas máquinas..
 
Afinal parece que há um bug qq nas Fz18, que faz aparecer uma banda de cor azulada nas fotos muito escuras...

Não sei se a Panasonic já resolveu, ou vai resolver o problema via Firmware-update, ou de outra forma qualquer.. Se a Panasonic resolver o assunto, a FZ18 é a melhor escolha, se não resolver, bem, talvez a Fujifilm...


Embora, muito sinceramente, acho que com o estado actual da tecnologia ficarias bem mais bem servido com uma superzoom na gama dos 10x ~ 12x de zoom.. Como por exemplo a Canon S5 IS. É que 18x de zoom é mesmo muito, e se é verdade que a lente da Panasonic ainda é relativamente boa, as outras duas não são consideradas grande coisa.
 
Obrigado pela resposta convicta!!
Tava mesmo virado para olympus.. tinha-a como boa marca. Mas não tinha qq fundamento..conhecimento de causa.
A fujifilm tem tambem boas máquinas, não é? S arranjasse uma com menos Zoom mas com boa qualidade geral qual seria a melhor? Têm a cena do zoom na objectiva q poupa a bateria não é? Isso e o sensor ser de boa qualidade.. (isto pelo q já li..)
Certo??
Desculpa a ignorância..
 
Obrigado pela resposta convicta!!
Tava mesmo virado para olympus.. tinha-a como boa marca. Mas não tinha qq fundamento..conhecimento de causa.
A fujifilm tem tambem boas máquinas, não é? S arranjasse uma com menos Zoom mas com boa qualidade geral qual seria a melhor? Têm a cena do zoom na objectiva q poupa a bateria não é? Isso e o sensor ser de boa qualidade.. (isto pelo q já li..)
Certo??
Desculpa a ignorância..


A cena do zoom na lente não tem nada a ver com poupar bateria.. Até pode poupar, mas não é essa a vantagem..

A questão é o controlo e a precisão que um anel de zoom permite. Para começar, nos zooms mecanizados tens X steps em que podes parar, normalmente nas máquinas de 3 x de zoom tens 5 ou 6 posições diferentes onde o zoom pode parar, num zoom por anel podes parar onde quiseres, as posições diferentes são infinitas. Depois, podes fazer zoom de uma ponta à outra MUITO mais rapidamente..

Além disso há coisas que só podes fazer com um anel de zoom, como o zoom blur, ou seja, este efeito:

dsc1094gb9.jpg
 
certo.. tou quase convencido... :)
A maáquina parece de facto boa... mas o que não me convence é só ter 6.3megapixeis e um zoom de 10...
Perante o que já existe no mercado, tava ambicioso por mais..
Isto pode (e deve!) ser apenas ilusão minha...

Não haverá outra máquina co estas caracteristicas todas?? :)
 
E a S 9600 da fuji? Ja tem 9megapxls, mantem o mesmo zoom :( e tem tb controlo de zoom no anel...


prod_s9600_0119.jpg


Esta aqui é só a cena de ser exagerada em termos de zoom e ser mecanizado né?? (fuji S 8000fd)

prod_s8000fd_0157.jpg

Tou bastante indeciso... :)
 
só ter 6.3megapixeis e um zoom de 10...
Perante o que já existe no mercado, tava ambicioso por mais..
Isto pode (e deve!) ser apenas ilusão minha...

Para que é que precisas de mais, ao certo?
É que esses 6 mp da fuji são dos bons. Há para aí muitos 8, 10 que não lhes chegam aos calcanhares.
E o zoom, como já deves ter lido por aí, esses 18 de algumas camaras são conseguidos à custa de alguma degradação na qualidade da imagem.
 
Eu também encomendei uma fuji 6500..chegou hoje..mas como é para oferecer ao meu irmão só a abro e experimento no Natal..
Até agora o unico inconveniente que vejo é mesmo os cartões de memoria..Não sei porque estava na ideia que eram Sd..e não Xd..por isso ainda são um bocado caros..mas penso que no fim vai valer a pena..
Só falta as pilhas regarregaveis e uma bolsita..(em relação ás pilhas quais as melhorzitas?Que ja tragam regarregador..)
 
Para que é que precisas de mais, ao certo?
É que esses 6 mp da fuji são dos bons. Há para aí muitos 8, 10 que não lhes chegam aos calcanhares.
E o zoom, como já deves ter lido por aí, esses 18 de algumas camaras são conseguidos à custa de alguma degradação na qualidade da imagem.


Estes 6 são melhores em q aspecto??
E os 9MP da fuji S 9600, são porreiros,ñ?
E o zoom, s a máquina tiver estabilizador de imagem não é compensada essa suposta degradação?
 
Eu também encomendei uma fuji 6500..chegou hoje..mas como é para oferecer ao meu irmão só a abro e experimento no Natal..
Até agora o unico inconveniente que vejo é mesmo os cartões de memoria..Não sei porque estava na ideia que eram Sd..e não Xd..por isso ainda são um bocado caros..mas penso que no fim vai valer a pena..
Só falta as pilhas regarregaveis e uma bolsita..(em relação ás pilhas quais as melhorzitas?Que ja tragam regarregador..)


As pilhas sendo da mesma voltagem interessa os mAh, quanto mais melhor... Mas atenção, a máquina q actualmente possuo já deu o berro porque os mAh (2650) seriam excessivos para o tipo de "díodo" que a máquina traz de fábrica (isto segundo o respeitável técnico q m deu assistência).

Do resto, é escolher a marca (e o preço :005:). As minhas são duracell.
 
O facto de ter mais MP provoca alguma degradação na qualidade de imagem porque para o mesmo tamanho de sensor, os fotosensores são mais pequenos e piores.
Tendo mais resolução consegues imprimir posters maiores mas a resolução não depende apenas dos MP. Depende também da qualidade da lente e de certo modo do processamento. Mas realisticamente falando, quantos posters é que vais imprimir na vida toda da máquina?
Acredito que muito poucos ou nenhum mesmo. E aí vais tirar mais partido das vantagens de ter menos MP num sensor igualmente grande.
Por vezes, mesmo para grandes posters, mais vale ter um sensor com qualidade do que mais meia dúzia de linhas de resolução.

O estabilizador só compensa a falta de nitidez provocada pelo facto de tremeres ligeiramente a máquina. Não te vai resolver mais nada e mesmo em relação a isso é bom mas não faz milagres.
 
Última edição:
O facto de ter mais MP provoca alguma degradação na qualidade de imagem porque para o mesmo tamanho de sensor, os fotosensores são mais pequenos e piores.
Tendo mais resolução consegues imprimir posters maiores mas a resolução não depende apenas dos MP. Depende também da qualidade da lente e de certo modo do processamento. Mas realisticamente falando, quantos posters é que vais imprimir na vida toda da máquina?
Acredito que muito poucos ou nenhum mesmo. E aí vais tirar mais partido das vantagens de ter menos MP num sensor igualmente grande.
Por vezes, mesmo para grandes posters, mais vale ter um sensor com qualidade do que mais meia dúzia de linhas de resolução.

O estabilizador só compensa a falta de nitidez provocada pelo facto de tremeres ligeiramente a máquina. Não te vai resolver mais nada e mesmo em relação a isso é bom mas não faz milagres.


Ya, falaste bem e fiquei esclarecido!! :) Quem fala assim...
Portanto, reduzindo as possibilidades, seria uma fuji né? Melhor a S6500 q a S9600 (6Mp-9MP, sensor igual?)
 
Back
Topo