1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

olympus vs canon

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por tahir, 21 de Agosto de 2008. (Respostas: 18; Visualizações: 1932)

1. tahir

tahir Power Member

Olá a todos!
    estou a pensar comprar uma maquina digital, estou indeciso entre a olympus fe 340 ou a canon a 720Is, pelos vistos esta ultima esta muito bem cotada neste forum e não só....mas a estética da olympus para mim é muito melhor! po isso queria fazer umas perguntas!

1- A diferença entre pilhas e bateria é muito significativa? é factor de decisão estando os outros empatados?

2- há alguma maneira de retirar aquela limitação no tempo de gravação de video das olympus? é que é realmente frustante

3 - qual será melhor escolha entre as duas? nã queria gastar muito mais que o valor destas máquinas! o que recomendam?

desde já obrigado
    abraço

2. adolfo dias

adolfo dias Power Member

1 - não

2 - qual limite?

3 - canon

3. Warlord

Warlord [email protected] Member

IMO o factor de decisao mais importante e a qualidade de imagem, e ai ja sabes kal e a melhor.

4. m.almeida32

m.almeida32 Power Member

canon

5. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Tu queres uma máquina para tirares fotos, por isso a questão que deves fazer a ti mesmo é:

Queres tirar fotos à máquina, ou queres tirar fotos com a máquina?

Se queres tirar fotos com a máquina (ver abaixo), compra a Canon:

Se queres tirar fotos à máquina (ver abaixo), compra a que achares mais bonita:

6. tahir

tahir Power Member

Pois realmente está bem respondido amigo rui marto...
    até me deu para rir mas não deixa de ter razão! O que eu quero é realmente tirar fotos com a máquina e não à maquina evidentemente.....

pois bem vistas as coisas vou se calhar realmente optar pela canon são mais uns trocos mas acho que vale a pena....

amigo adolfo dias a limitação que eu falava é que segundo as especifiações da olympus na resolução máxima só dá para gravar 9seg de video e na resolução mais baixa dá para 29 min, independentemente do cartão....acho isso uma coisa um bocado estupida e sinceramente não vejo qual o motivo....

ah e já agora pelo que andei a ver penso que esta dita canon dá para fazer uma actualização do software que permite ter acesso a umas opções extras.....é verdade? é recomendável? como se faz?

agradeço desde já as respostas
    abraço

7. Rui Marto

Rui Marto Power Member

:p é sempre bom ver as coisas com um pouco de humor.

Isso tem a ver com questões de velocidade da memória. A máquina tem uma memória mais pequena e mais rápida, chamada buffer. Depois tem que passar as coisas do buffer para o cartão.
    O que é que isto tem a ver? A máquina só grava 9 segundos, porque só tem buffer para isso. Quando o buffer fica cheio, ela não pode gravar mais e tem que descarregar as coisas para o cartão. Como o cartão é lento (normalmente os xD são mais lentos que os SD), ela não consegue ir esvaziando o buffer, enquanto continua a gravar.

A Canon, por exemplo, não tem limite (ou tem limites maiores), porque se tiver um cartão rápido, consegue ir passando as coisas para o cartão à mesma velocidade que as grava, logo o buffer não chega a encher.

É verdade. :) Tens que sacar umas cenas (googla CHDK) e corres o software na máquina. Visto que não te altera o firmware, não há problema. Se desligares a máquina e voltares a ligar, volta tudo ao normal.

8. Rui Marto: Tens no local palmela, isto foi alguma visita a Tomar?
    Foi uma surpresa, estava a fazer uma pesquisa aqui e dar de caras com Tomar, onde moro!
    Enfim, também ando a ver onde gastar os euros, e estava a pensar, numa maquina digital, é que por vezes, apetece, tira umas fotos a algumas coisas, e não é nada prático as de rolo (sim ainda tenho para aqui duas velhinhas) e do telefone e afins nem pensar, saem sempre mal.
    Eu queria ver umas até 250€

O que é que me recomendam?
    Queria mais para o seguinte (vou tentar exprimir-me não pesco nada de termos e técnicas fotográficas, apenas do click - PC - Photoshop e mais tarde recordar):
    Alguma capacidade de focagem ao longe.
    Para vários ambientes, para luz, mas também gostava que de nitidez em ambiente nocturnos.
    E aquelas funções básicas, nada de muito profissional, mas também não quero gastar menos dinheiro e depois não ter esta ou aquela função que por mais uns trocos podia estar!

9. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Sim, fui passear a Tomar. Gosto de viajar e conhecer os cantos ao país. :p Adorei estar aí (foi uma das cidades que mais gostei, juntamente com Guimarães e Évora), e acabei por almoçar no restaurante que está do outro lado desse lago.

Em relação à máquina, em ambientes nocturnos vais sempre precisar de um tripé, ou então usar flash (muita gente não gosta, eu até de dia o uso lol). Mesmo dentro de casa, ou restaurantes, e isso, vais perder muita qualidade. Só mesmo máquinas SLR é que se safam nesse tipo de ambientes.

Posto isto, a minha recomendação vai para a mesma máquina (A720IS). Caso queiras mais zoom (penso que seja a tal "focagem ao longe"), para a SX100IS. Ou então, mais cara, mas também superior, a A650IS (com cartão e bolsa já é capaz de saltar fora do teu orçamento).

Em relação a funções, estas máquinas já fazem bem mais que o básico (apontar e disparar). Tens todos os modos criativos disponíveis e mais umas pérolas da era digital. ;)

Última edição: 22 de Agosto de 2008
  10. Já agora, qual a diferença de na mesma lója o mesmo produto custar diferentes preços, (só muda a cor)?

SX100IS (cinza) - 212€
    SX100IS (preta) - 196€ -16€

Preços retirados de *****!

Eu sei que não é muita diferença, mas qual é a distinção?

Última edição: 22 de Agosto de 2008
  11. Rui Marto

Rui Marto Power Member

É a cor mesmo. :)

12. Warlord

Warlord [email protected] Member

se fores ao stand comprar um carro as cores metalizadas tb custam mais k as primarias. nao e k a tinta custe mais 16€ (no caso dos carrose bem capaz ja e k e mt tinta), mas eles jogam com o facto da cor cinza ser mais apetecivel k a preta.

13. Caro Rui Marto e restantes users, optei por seguir o teu concelho e apesar de ter estado esgotada e de até já vir ai um novo modelo, certamente mais caro, optei por adquirir a Canon SX100 IS devido essencialmente ao zoom.
    Confesso que terei um longo caminho até dominar isto, especialmente em configurações técnicas, algo que sou nabo.

Já fiz uns disparozitos, e estou contente penso que foi uma boa compra (opinião inicial) e não me mostro arrependido.

Em relação ao tamanho, acho perfeitamente normal, e não me parece que seja grande, acho-a fácil de manusear a transportar! Pelo que tenho que o factor mobilidade não é norma a ter numa aquisição. (claro sem contar com a lente aberta, mas isso é só no momento, não vai aberta para o estojo!).

Pronto e é este o meu pobre feedback (não tenho conhecimentos para mais).

14. adolfo dias

adolfo dias Power Member

qq duvida lê o indice de tópicos e vai ao tópico dos modos manuais
    responderá a quase tds as tuas duvidas

15. Joao Tiago

Joao Tiago I quit My Job for Folding

Não podia deixar de comentar isto. :p

É bom ver que a minha cidade é vista com bons olhos. :)

16. deepmode

deepmode Power Member

Pois eu tb por opinião do Rui:002: e outros users tb a adquiri mais pelo zoom, pela possibilidade de me iniciar na fotografia uma vez q tem a opção de "manual" e apesar de nao ter o visor óptico,tenho uma opiniao inicial boa tal como a tua considerando o preço face ás caracteristicas da maquina mas fiquei sempre com o bichinho de uma TZ5....

17. cardosoaac

cardosoaac Power Member

Quando começares a utilizar, a sério, a máquina vais largar o bichinho da TZ5!:p

18. tahir

tahir Power Member

afinal acabei por comprar a sx100 IS e não estou nada arrependido até ao monento estava numa promoção fixe na vobis e aproveitei....
    ainda não percebo nada dos modos manuais, mas isso vai com o tempo....
    Já agora um muito obrigado a todos pelo tempo e opiniões dispensadas....

abraço

19. Pentrite

Pentrite Banido

Agora é colocar fotos na galeria do TZ pro pessoal ir dando umas dicas e fazer muitas fotos porque a prática faz a (quase) perfeição.

Partilhar esta Página