Onde é que se compra/arranja o SuSE Linux?

timber

Zwame Advisor
Bem eu sei que posso fazer download, slipstream o que for mas não me apetece, não tenho tempo, nem paciência e não me importo de pagar algum pela conveniência e documentação (sempre gostei de aprender as coisas a ler em livros).

Também sei que há distribuições melhores em vários aspectos mas isto é principalmente pro meu irmão usar em casa para programar pras cadeiras de LEEC/IST e eles segundo consta têm nas aulas SuSE por isso não me apetece inventar. Também depois de instalado é tudo igual e sempre gostei do SuSE. Se tiverem alguma seguestão melhor também é bem vinda.

Basicamente a questão é:
Alguém conhece alguma loja ao pé do técnico que venda isto (já tou um bocado fora destas andanças)? Se não for ao pé do técnico mando vir pela net. Não tenho paciência para ir procurar a outro sítio qualquer.
 
***** mas caro
http://www.*****.pt/catalogo/index.php?cat=131&sessao=1

Não sei se te interessa mas a nova versão do suse, o SuSE 9.2 sai no dia 3 de Novembro.

Já se pode fazer o pre-order na amazon.co.uk
Provavelmente fica-te mais barato do que comprares na ***** mesmo com portes.
 
Tens várias opções:
- levas um portatil po tecnico, acedes a http://darkstar.ist.utl.pt/ k tem lá muitas distros (incluindo SuSE)... tive a sacar agoora o slackware 10... 4 minutos e meio cada CD :).
- Axo que a rnl tava a vender os cds da distro k kisesses (e baratinho, axo)... informa-te lá.
- Se kiseres, posso sacar (já k tou aki, né?) e depois dou-te, manda pm com o teu msn e combinamos onde te dar os cds :).

EDIT: tive agora a ver no site, a versão 9.1 só tem 1 cd (é a versão personal, axo). Mas tem a versão 8.0 do SuSE e outras distros.
Se kiseres k faça o download de alguma, tás à vontade (pessoalmente, gosto muito de slack... e esta versao 10 parece prometer :)).
 
Muito obrigado (mesmo) pela disponibilidade mas penso que não é necessário chegar a tanto. Hoje já é quinta e amanha consigo sacar isso em casa.
Esta minha falta de paciência é porque eu já não estudo no técnico e estando sujeito actualmente ao normal horário de trabalho prezo extremamente o tempo que não estou sujeito ao mesmo.
Isto é principalmente pro meu irmão (eu programei nuns maravilhosos terminais DEC com o belo do brilho verde na tromba) mas eu também quero me entreter um bocado com isto porque sinto-me a estupidificar nesta área, a última distribuição que usei foi o SuSE 6.1, já não me lembro bem de comandos como o ps ou cenas como os modulos a compilar por kernel ficar minímo, etc... e não me agrada a sensação.
Tava disposto a pagar só mesmo pela documentação quase.

PS: Bem vou experimentar antes o Slackware. Toda a gente fala bem disso. Acho que pro Gentoo, com o estado enferrujado dos meus conhecimentos ainda é cedo.
 
timber disse:
...
Tava disposto a pagar só mesmo pela documentação quase.
...

Eu comprei a versão 8.0 Pro do suse, e na altura não foi muito, acho eu.
A documentação que recebi foram 3 livros, 2 deles bastante grandes. Mas depois descobri que se podiam aceder a partir do ambiente gráfico.

Mas em qualquer caso, acho que seja uma boa compra, já que te oferecem algum tempo de suporte, que agora não me lembro quanto era.
 
oi,

na secção digital do IST (pavilhão da AE) eles vendem-te distros a preços mínimos (gravadas por eles é claro)...

timber disse:
PS: Bem vou experimentar antes o Slackware. Toda a gente fala bem disso. Acho que pro Gentoo, com o estado enferrujado dos meus conhecimentos ainda é cedo.


quanto à documentação e ao que escreveste acima, vai para gentoo :D tens um zilião de sites, faq's, tutoriais... aprendes mais nos foruns da gentoo e online do que em qualquer manual que venha com uma distribuição tipo Suse...e o resto do pessoal está cá para ajudar no que puder :)

por isso o meu conselho é que arrisques e vás para gentoo (para instalar é só basicamente seguires a bíblia do manual de instalação que tá na página deles- Gentoo Handbook)...de resto é sempre a aviar ;)
 
fap disse:
por isso o meu conselho é que arrisques e vás para gentoo (para instalar é só basicamente seguires a bíblia do manual de instalação que tá na página deles- Gentoo Handbook)...de resto é sempre a aviar ;)

fap:
Aproveita e deseja boa sorte.

Eu já instalei um zilião de distros e nunca consegui instalar gentoo.

Ficas convidado para quando passares por Coimbra vires beber uma caipirinha e instalares o gentoo:)
 
Nunca percebi o vosso problema com a instalação do gentoo.. A mim bastou-me seguir o handbook, até uma instalação stage1 eu fiz e percebia muito pouco de linux. E acreditem que durante a instalação aprende-se muito, fiquei a saber muito mais do funcionamento do SO (em termos de localização de ficheiros de configuração importantes, por exemplo) do que com qualquer RedHat, Fedora ou Mandrake.

Se tiverem algum problema, http://forums.gentoo.org. Em 99% dos casos está lá a solução para o vosso problema, e se forem um dos 1% rapidamente alguém vos responde a ajudar.

E depois de tudo instalado... emerge :)
 
timber disse:
Bem eu sei que posso fazer download, slipstream o que for mas não me apetece, não tenho tempo, nem paciência e não me importo de pagar algum pela conveniência e documentação (sempre gostei de aprender as coisas a ler em livros).

Também sei que há distribuições melhores em vários aspectos mas isto é principalmente pro meu irmão usar em casa para programar pras cadeiras de LEEC/IST e eles segundo consta têm nas aulas SuSE por isso não me apetece inventar. Também depois de instalado é tudo igual e sempre gostei do SuSE. Se tiverem alguma seguestão melhor também é bem vinda.

Basicamente a questão é:
Alguém conhece alguma loja ao pé do técnico que venda isto (já tou um bocado fora destas andanças)? Se não for ao pé do técnico mando vir pela net. Não tenho paciência para ir procurar a outro sítio qualquer.




ha algo k nao percebo aki.... para k comprar se esta disponivel em t0d0h lado ate do ftp do ist e GRATIS. :rolleyes: ainda mais so para codar em C... se fosse para montar uma serie de servers ou algo do genero ate compensa suportar kem tem o trabalho de fazer uma distro de linux.

[[]]
 
Não leste a thread todad pois não? Ou mesmo o que eu escrevi nesse quote pois não? Eu até percebo o teu ponto de vista. Eu sei que a minha perspectiva nisto é um bocado fora do comum.

Bem a conselho de muita gente (que agradeço) vou dedicar-me ao Gentoo. Entretanto instalo pro meu irmao uma destribuição daquelas mais básicas para ele se entreter rapidamente. Gosto de aprender cenas novas e o Handbook até agora parece-me claro e bem escrito. Sempre se aprende mais umas cenas para além dos meus conhecimentos rudimentares de UNIX e arquitectura geral de sistemas operativos.
 
timber disse:
Não leste a thread todad pois não? Ou mesmo o que eu escrevi nesse quote pois não? Eu até percebo o teu ponto de vista. Eu sei que a minha perspectiva nisto é um bocado fora do comum.

sim li a thread toda! o tempo k demoras a ir a loja para comprar o cd do suse demoras o mesmo a ir ao scdeec e sacar a iso. em 15 min ta no pc pronta a gravar. simples n? :)


Tafinho disse:
Nem o SUSE está disponível em todo o lado nem é grátis.

entao aconselho-te a visitares este FTP. se nao é gratis e nao esta em t0d0h lado entao o k e isto? -> http://darkstar.ist.utl.pt/suse/i386/



[[]]
 
Bem não me apetece estar aqui a embirrar contigo mas se tivesses lido tinhas reparado que passo o dia todo no trabalho e simplesmente não tenho paciência para no fim do dia ir sacar cenas para aquela sala claustrofobica do SCDEEC. Alem disso estava disposto a pagar pela documentação mas já vi que não vale a pena. Em compensação já arranjei um trabalhinho extra para um certo monstro laser a cores segunda feira a hora de almoço fazer.
E o Tafinho tem razão. Legalmente só sacas o SuSE versão não sei das quantas que vem num só CD.
 
Da ultima vez que passei lá pelos lados do tecnico foi pra ir a uma loja COMM2000 que tinha todo o tipo de distros pra venda. Vica nas trazeiras do tecnico. Se ainda lá existe é que já ñ sei.
 
timber disse:
Bem não me apetece estar aqui a embirrar contigo mas se tivesses lido tinhas reparado que passo o dia todo no trabalho e simplesmente não tenho paciência para no fim do dia ir sacar cenas para aquela sala claustrofobica do SCDEEC.

li tudo. :) so te tava a tentar dizer uma maneira mais economia e rapida de ter essa distro.

timber disse:
Alem disso estava disposto a pagar pela documentação mas já vi que não vale a pena. .

:)

timber disse:
E o Tafinho tem razão. Legalmente só sacas o SuSE versão não sei das quantas que vem num só CD.

kal e a grande diferença para um end-user da versao "não sei das quantas que vem num só CD" para a "pagantes"?


[[]]
 
redalert disse:
entao aconselho-te a visitares este FTP. se nao é gratis e nao esta em t0d0h lado entao o k e isto? -> http://darkstar.ist.utl.pt/suse/i386/

Eu conheço essa versão, que além de antiga é ilegal, embora conheça a razão pela qual ela está aí, e a pessoa que a pôs.

A única versão legal do Suse que se pode descarregar livremente é a instalação on-line. Sacas o loader, e sacas directamente do servidor deles a instalação. Os CDs ou o DVD do suse tem programas que têm copyrights a respeitar.

Não existem ISOs de Suse à borla.

O facto de que algo seja GPL não significa que seja à borla.
 
Back
Topo