Onde encontrar o Windows 3.1?

O outro dia tive a brincar com isso num Compaq Armada de 1997 que não se porta muito bem sequer com o 98.

Fui ver as disquetes do meu pai, instalei o Dos, e depois o Windows 3.11 :D.

Tem mais graça brincar com o Linux da altura :P. Se bem que alguns desktops fluxbox continuem a ter o mesmo aspecto.

Em resumo, tem graça pela experiência, mas funcionabilidade = 0 :P.
 
Windows 3.1 que recordação :P No meu 386 @ 33MHz (daqueles com botão TURBO) com 512KB de RAM e 200MB de disco... ui e depois no meu 486-DX2 @ 66MHz com 4MB de RAM e 500MB de disco o Windows 3.11 (acho que ainda levou o Windows 95 com 8MB de RAM mais tarde).

P.S.: Mais giro era o Office 5 ou lá o que era... o Word não era mais avançado que o Wordpad do Windows XP e Vista.
 
Tive um 386SX (25 MHz), com 8 MB de RAM e um disco de 80 MB - bons velhos tempos. Ainda me lembro de usar o Word 6 no Windows 3.1...
Realmente já foi há uns anitos :)

É só pela nostalgia, que mesmo com Internet a funcionar não sei se dá para fazer muita coisa com aquilo, e parece que não dá para ter mais que 800x600 com 16 cores no Windows - só se for para jogar uns joguinhos no DOS :P
 
Última edição:
lol
8 megas na altura era muito :|
o que agora é insignificante, ha cerca de 10 anos nao era.. bem pelo contrario


Há 10 anos 8mb já não era assim tanto. Há 11 anos comprei eu um gravador de CDs, tinha um disco com 1,7Gb, e sacava mp3 com 5Mb cada+-. Por consequência 8Mb já era visto como um ficheiro grande mas perfeitamente banal.

Se recuarmos uns 15 anos, sim, estaríamos em plena época do Win3.11 e aí já as coisas mudam de figura.


Relativamente ao tópico, penso que o Win3.11 já é abandonware, logo não carece de licença. Julgo eu...
 
Não existe "abandonware". A propriedade intelectual pertence ao dono, neste caso a MS. Se ainda vendem ou não é totalmente irrelevante. Mesmo que a empresa fosse à falência, por norma a PI é passada a outro dono, normalmente para amortecer a divida aos credores. A unica circunstância em que é legal é quando o detentor da PI explicitamente autoriza a distribuição.

Um caso, creio que até unico, foi em tempos um site de software antigo para Amiga em que o pessoal que o mantinha andou atrás de quem detinha os direitos da PI para os jogos e conseguiu ainda uma boas centenas de autorizações.

Em termos simples, se não tens autorização do dono para distribuir é ilegal, ponto final.

É como os gajos que vendem CD's de ROM's de arcade no miau...
 
Há 10 anos 8mb já não era assim tanto. Há 11 anos comprei eu um gravador de CDs, tinha um disco com 1,7Gb, e sacava mp3 com 5Mb cada+-. Por consequência 8Mb já era visto como um ficheiro grande mas perfeitamente banal.

Se recuarmos uns 15 anos, sim, estaríamos em plena época do Win3.11 e aí já as coisas mudam de figura.

Sim, mas é que todos fazem confusão com o ano 2000. Pensam que há 10 anos era a idade da pedra. Daqui a 15 dias tamos em 2008!!!

O Windows 3.11 tem a minha idade :P (ou mais).

Já agr, sacavas mp3 há dez anos??

Regs ;)
 
bem, como é que instalaram isto, instalei o virtual box mas não percebi nada daquilo, tambem queria instalar, so pela nostalgia, e no que diz respeito a cores o 3.11 ja supurtava 24 bits de cores, eu lembro-me porque a minha placa na altura ja dava essa paleta, tinha 2 megas de memoria :)

era um 486 DX2 66MHZ com 4 megas de memoria RAM e 400Mg de disco rigido. um maquinão para a altura ehehehe
 
loooool....

eu em cima do meu guarda fatos tenho um pc MAC de 1993 a BOMBAR ainda com o SO original... so me falta o rato e o teclado pois com os anos deixaram de trabalhar e tal... (se alguem tiver pra vender que me mande mp)
e no fundo do guarda catos tenho la uma reliquia... um portatil toshiba pentium 166mhz com 8mb de ram, uma bateria que so dura 20min (coitada) e um disco de 800mb tinha o win95 mas ao longo dos anos e uns virus depois tive de formatar akilo tudo de novo... e meti o DOS 6.22 mais o win 3.11...
de mes a mes ou algo assim ainda la vou tirando o po akilo e batendo um vicio no prince of percia,
(o grande) elifoot e mais alguns jogos "machibombos"...
:lol:
 
Guia simplificado para instalar o MS-DOS 6.22 e o Windows for Workgroups 3.11:
1. Criar uma máquina virtual (VM) de Windows 3.1 no VirtualBox - defini 32 MB de RAM e 100 MB de HDD.
2. Definir a máquina para montar um CD (ou a Disquete 1) do DOS 6.22 no arranque e arrancar com a máquina.
3. Deverá aparecer o setup do DOS - se usares disquetes terás de mudar para as outras quando o programa pedir através do menu Devices na janela da VM. Poderá ser necessário arrancar do CD uma segunda vez para instalar o driver de CD-ROM no DOS.
4. Agora é só montar o CD/Disquete 1 do Windows e instalar a partir do DOS (D:\setup.exe para CD e A:\setup.exe para disquetes).

Notas:
- Ainda não consegui instalar uma placa de rede no Windows 3.11, por isso não tenho rede nem Internet.
- Como não tenho drive de disquetes, precisei de usar um programa à parte no Windows XP (Virtual Floppy Drive 2.1) para emular uma drive de disquetes e montar imagens nessa drive quando precisei de aceder às disquetes de instalação a seguir à primeira. Pode ser um problema isolado, mas achei melhor mencionar.
- Como não tenho rede no Windows 3.11, tenho de passar dados do XP com CDs virtuais. Usei o MagicISO para os criar. Podem ser montados sem problemas com o VirtualBox.

Espero que isto ajude os nostálgicos, e que alguém encontre uma solução para o problema da rede - bem que Googlei, mas o que vi não me ajudou porque o Windows 3.11 não detecta nenhuma placa de rede, apesar de o VirtualBox ter uma assignada para a VM.
 
Última edição:
smokin.daffy:

O 3.11 não detecta nada ,) Tens de ir à pata e meter qual é a placa que tens, os IRQ's/DMA's, instalar o TCP/IP à pata tbm pq o que vem é o NETBUI, etc...

Quanto à instalação, isso é o modo mais doloroso... No lado do XP/outro cria uma floppy virtual e vai copiando os ficheiros para directorias, tipo setup1/setup2/etc... Depois cria uma ISO com essas dirs todas. Tendo uma vbox com suporte de CDROM é só montar o "CD" e ir à directoria da primeira disk e correr o setup. De tempos a tempos ele para e pede a próxima, só tens de lhe dar o path. Costuma ser um nadinha mais rapido que a emul de disk...
 
Sim, mas é que todos fazem confusão com o ano 2000. Pensam que há 10 anos era a idade da pedra. Daqui a 15 dias tamos em 2008!!!

O Windows 3.11 tem a minha idade :P (ou mais).

Já agr, sacavas mp3 há dez anos??

Regs ;)

Repara numa coisa, 10 anos não é nada de especial. Estávamos em 1997 e a telepac começou a fornecer acesso à internet desde 94.

Lembro-me perfeitamente de estar a falar com uma amiga Canadiana através do ICQ e às tantas ela passa-me um ficheiro que diz ser uma música que gosta muito. Demorou, mas lá saquei os 4 megas do ficheiro. Entretanto diz-me para ir ao site do winamp e sacar a aplicação que nunca tinha ouvido falar... lol
Nunca me hei de esquecer da altura que ouvi a música pelo Winamp. Impressionante mesmo, pensei eu.
Habituado a ouvir aqueles sons fanhosos gravados pelo gravador do windows e de repente estou a ouvir uma música com som límpido tal como estivesse a ouvir um CD :D
A partir daí fui encontrando pessoal com quem trocava músicas, mas não conhecia P2P na altura até ter descoberto o Napster.
 
Última edição:
Repara numa coisa, 10 anos não é nada de especial. Estávamos em 1997 e a telepac começou a fornecer acesso à internet desde 94.

Lembro-me perfeitamente de estar a falar com uma amiga Canadiana através do ICQ e às tantas ela passa-me um ficheiro que diz ser uma música que gosta muito. Demorou, mas lá saquei os 4 megas do ficheiro. Entretanto diz-me para ir ao site do winamp e sacar a aplicação que nunca tinha ouvido falar... lol
Nunca me hei de esquecer da altura que ouvi a música pelo Winamp. Impressionante mesmo, pensei eu.
Habituado a ouvir aqueles sons fanhosos gravados pelo gravador do windows e de repente estou a ouvir uma música com som límpido tal como estivesse a ouvir um CD :D
A partir daí fui encontrando pessoal com quem trocava músicas, mas não conhecia P2P na altura até ter descoberto o Napster.

porra, sinto-me pequenino a ler relatos destes :')
 
Back
Topo