1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Onde estão os Eng. Informaticos com mais de 35 anos?!

Discussão em 'Programação' iniciada por AnaROliveira, 29 de Abril de 2018. (Respostas: 27; Visualizações: 2023)

1. Boa noite!

Formei-me na área de informática e trabalho há cerca de 10 anos na área. Tendo agora pouco mais de 30 anos, olho à minha volta a vejo que a grande maioria dos meus colegas de trabalho têm por volta de 25 anos. Estando numa empresa já de alguma dimensão a minha pergunta é: mas afinal onde estão as pessoas "mais velhas"?! Onde estão os Eng. Informáticos com mais de 35 anos???

2. xbostonx

xbostonx Power Member

Isso não me parece muito bom sinal... quanto mais senioridade existe geralmente melhor a coisa funciona a todos os níveis, se é tudo putos de 25 anos eu ficava de pé atrás e considerava outras hipóteses

3. Nazgulled

Nazgulled Power Member

A mim parece-me pior sinal julgares as pessoas pela idade que têm...

Se eu tivesse que apostar... Diria que passaram quase todos para managers lol. Ou então estão todos fora de Portugal porque um bom Eng. de Software com essa idade deve ser bastante cobiçado pela experiência e conhecimento que deve ter e em Portugal ninguém paga bem por um Eng. Informático desses.

4. xbostonx

xbostonx Power Member

Acho que não entendeste...

Ter 25 anos não faz de alguém melhor ou pior, faz de alguém menos experiente, logo com menos poder para tomar decisões a todos os níveis.
    É importante (a meu ver crucial) que as empresas tenham uma camada mais sénior com mais bagagem para tomar decisões e arcar com o peso nas costas, e são ao mesmo tempo estas pessoas que vão tornar dos mais novos em seniores num dia.

5. Nazgulled

Nazgulled Power Member

Acho que é mais ao contrário...

Tu não sabes o percurso de toda a gente e aquilo pelo qual elas já passaram e a experiência que elas têm. Um gajo de 25 anos não significa que não tenha experiência suficiente assim como um gajo de 35 não significa que tenha a experiência que tu pensas que tem.

Porquê? Porque tem 25 anos? Um número random atirado ao ar? Conheço pessoas bem mais novos que outros, com bem menos experiência e com muito mais capacidade para tomar as decisões correctas "a todos os níveis" do que gajos "com mais experiência" e "mais seniores".

Essa camada sénior com experiência que tu julgas que têm porque são mais velhos que outros é uma falácia.

Se eu quando comecei a trabalhar tivesse dependente da malta "sénior" (com base na "experiência" e anos de vida que tinham) com quem trabalhei, bem que estava lixado e hoje em dia não tinha chegado onde cheguei.

A única coisa que eu estou a tentar dizer é que não é por alguém ter 25 anos que não tem a experiência adequada para tomar as decisões mais correctas e ensinar os mais novos ou até mesmo os mais velhos. A idade significa zero.

Última edição: 30 de Abril de 2018
  6. MOUSETM

MOUSETM Power Member

sobrescrevo inteiramente tudo o que disseste...

7. xbostonx

xbostonx Power Member

Tens de ter um bocado mais de calma com as deduções que fazes... Onde é que eu disse que por serem mais velhos têm automaticamente mais experiência? É óbvio que o percurso interessa, aliás é tudo. Estamos a falar em abstrato, e para mim soa estranho que uma equipa sólida só tenha pessoal com 20s. Para mim é red flag.

Qual é a probabilidade de numa equipa apanhares alguém com 25 anos que seja mais sénior que alguém com 35? É baixa, logicamente. Se o pessoal acaba o curso com 20s, 20 e poucos...

Não faço ideia das empresas por onde andaste, pela tua descrição parece-me que tiveste umas más experiências pelo caminho.
    Eu já andei em algumas. Já estive em equipas só com pessoal mais novo e em equipas só com pessoal mais velho, e em equipas mistas.
    Com quem é que aprendi mais? Sempre com o pessoal com mais anos de casa e mais velho.

Se partilhas da minha opinião ou não pouco interessa, não estou aqui para concordar ou discordar de ti, estou aqui para dar a minha opinião e para mim continua a ser válida.

8. Nazgulled

Nazgulled Power Member

Eu não deduzi rigorosamente nada, já tu o estás a fazer com a idade. E não venhas agora com "o percurso é tudo" porque até eu mencionar isso, a única coisa que tu mencionaste foi a idade.

A probabilidade não me interessa para nada, só acho que foste um bocado redutor na forma como falas dos "putos de 25 anos". E tocaste noutro ponto que pouco ou nada interessa, que é o curso.

Não, não tive nenhuma má experiência nem tão pouco foi isso que eu disse. Eu apenas disse que já tive a infelicidade (chamemos-lhe assim) de trabalhar em equipas onde algumas pessoas tinham mais 10 anos de experiência que os "juniores" mas não eram exemplo para ninguém. Não estou a dizer que é a regra, que é comum, apenas a dar um exemplo para dizer que a idade e a experiência que se pensa que determinadas pessoas têm pode significar zero.

Isso apenas demonstra a tua experiência e não significa que seja regra e que o contrário também não aconteça.

Estás no teu direito, assim como eu estou no meu de achar que tens uma visão das coisas um pouco "antiquada".

9. xbostonx

xbostonx Power Member

Os novos é que dão lições aos velhos e o curso agora não serve para nada. Não mereces mais comentários... devo ser antiquado ya, antiquado demais para aprender qualquer coisa de jeito contigo. Tou fora.

10. aclaud

aclaud Power Member

Talvez aqui?

11. xbostonx

xbostonx Power Member

Ya, estatisticamente têm mais experiência como é óbvio. Aplica-se a todos os casos? Claro que não, há de sempre haver outliers. Tal como é um outlier um tipo de 25 anos ser cheio de experiência.

12. Meados

Meados Power Member

Por experiência própria, em consultoras normalmente é como tu dizes, cheias de malta nova. Em software houses já não é bem assim, existe bastante malta senior, às vezes até mais que juniores... :)

13. coldfire

coldfire Power Member

Conheco people com mts anos de trabalho e fracos ou porque se acomodaram ou tecnologicamente nao sairam da zona de conforto e continuam a desenvolver o ERP la da esquina em VBA por exemplo. Depois conheco people com 40 anos a sacar mais de 10k limpos e com um know how e experiencia do crx. Por isso depende, agora se eu tivesse a minha empresa e dinheiro para invester numa boa equipa ia procurar um gajo com mt experiencia na area que pretendia com projecto / empresas onde sabia que trazia um know how para depois puxar por uma equipa mais nova.

O que reparo e que me Portugal ja se ve alguma desconfianca people com mais de 40 em minha opiniao, em outros mercados sao bastantes requesitados.

14. Nazgulled

Nazgulled Power Member

Para bom entendedor, meia palavra basta.

Tu claramente não percebeste nada do que eu disse e nem fazes o mínimo de esforço para perceber. Tens uma visão muito estreita das coisas e achas que tu é que tens razão; nem se quer equacionas a alternativa, a possibilidade de os outros terem alguma ponta de verdade naquilo que dizem.

Estás com respostas demasiado agressivas, sem necessidade, quando eu sempre intencionei ter uma discussão saudável. Mas pronto, que sejas feliz :)

15. Nazgulled

Nazgulled Power Member

Portugal tem muitos problemas em muita coisa, esse é só mais um deles. Mas eu diria que a grande maioria são consequências de apenas uma coisa, mentalidades.

Mas isso só vai mudar com as novas gerações, não com a malta que está no poder actualmente. Mesmo assim, há malta jovem já com o cérebro lavado e com essas mentalidades retrógadas, pelo que não será fácil mudar o panorama nacional.

16. kronozord

kronozord Power Member

Eu concordo contigo, cada vez mais trabalho com "malta nova" que pensa que sao seniors e que sabem muito e os "velhos" estão presos a metodologias antigas nao sabem nada etc etc etc mas nunca colocaram um projecto em produção :)
    Acredito que haja malta jovem com muita capacidade mas o comum é a malta mais nova ter menos experiência e visão da consequências das decisões que apoiam.

17. lenric

lenric Power Member

Acho que também não há muita gente a ter ido para engenharia informática antes de 2000 e a ter permanecido nessa área.
    Não esquecer que muito boa gente ia para civil, eletrotécnica e até mecânica, para não falar das economias, direitos, medicinas e assim.

E também acho que boa parte da malta com 30 e muitos, 40 e tais desenvolvia software da própria empresa, ou servia como suporte técnico.

18. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Impressionante como este topico está cheio de dogmas e ideias desfocadas da realidade.
    Não vou entrar em especificidades mas olhem para a floresta e não apenas para a arvore. Como disseram, generalizar dá quase sempre asneiras da grossa.

lenric, o que não falta é malta de antes de 2000 continuar a dar cartas. Sou de 93 e muitos dos meus conhecidos são top dogs nas maiores empresas nacionais.
    Os que sairam da area foi por diversos motivos que não vale a pena estar aqui a esmiuçar.

19. lenric

lenric Power Member

Acredito perfeitamente Stormgiant. Aquilo que eu disse não foi uma certeza, conforme referi.

20. kronozord

kronozord Power Member

Porque nao desenvolves, seria interessante para a discussão.

Partilhar esta Página