1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Onde guardam/arquivam as vossas fotos?

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Warlord, 4 de Agosto de 2008. (Respostas: 42; Visualizações: 2996)

?

Ondem guardam/arquivam as vossas fotos?

1. CD/DVD

15,2%
  2. Disco Rigido

84,8%
  1. Warlord

Warlord [email protected] Member

A pergunta e simples: Onde guardam/arquivam as vossas fotos?

Ate aki (P&S) guardava em DVD, mas agora c/ DSLR e RAW comeco a pensar k os DVDs talvez n sejam uma boa solucao, ja para n falar k se kero pegar numa foto mais antiga teria de estar a procura do DVD, etc.

Tb nao sei ate k ponto o DVD seja um bom metodo de armazenamento a longo prazo, tipo sei la se daki por 3 anos vou kerer uma foto antiga e o DVD ja nao le? :(

Comeco a equacionar comprar outro disco (externo ou nao) apenas para fotos...

2. OldMan

OldMan Power Member

Até agora disco do portátil e não preciso de mais, se precisar também se arranja.

3. Warlord

eu tb guardava no disco do pc, andava c eles no do laptop, e tinha backup em CD/DVD, mas agora kando chego a casa e trago 4gb em 200fotos comeco a ver k assim n vou longe... ja comeco a passar raw p jog das menos interesantes, mas mm assim sao 6mb por foto, tenho de me decidir pq por este ritmo n chego longe...

em setembro vou de ferias 2 semanas, n sei se comprar meia duzia de cartoes, levar uns dvd-rw (vou ter acesso a pc), ou simplesmente aproveitar e comprar e levar um disco externo...

4. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Eu não confio em discos externos. Já tive um e perdi muita coisa à conta dele. Acho que a melhor solução é mesmo discos em RAID para haver sempre um de backup. Ou então gravar o que é importante para DVD de forma bem organizada.

Como não posso ter RAID, o que faço é ter as fotos num disco e volta e meia faço backups para uma partição de 40Gb noutro disco. Se tiver fotos realmente importantes, gravo para DVD com data e título, mas isso raramente acontece.

5. OldMan

OldMan Power Member

@Rui, com que sistema operativo e' que perdeste os ficheiros? :002:

Já usei vários discos externos e nunca perdi nada. Tenho o TimeMachine a fazer backup de tudo que tenho no disco interno de hora em hora. Neste momento a data mais antiga a que tinha acesso era 18 de Abril.

6. xtr3me

xtr3me Power Member

Então e os 2 métodos? :P

Tenho backups num disco externo (para acesso rápido) e em dvds, não só para criar redundância, mas também para quando preciso de mais portabilidade.

7. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Porque dá trabalho... lol

Com o XP. Mas isso não interessa, o disco apagou-se por causa de um problema de corrente. Ter o TimeMachine ou ter dois discos em RAID vai dar ao mesmo. Se calhar o RAID até é melhor, visto que os backups são na hora. Mas claro que o RAID não dá para portáteis.

8. OldMan

OldMan Power Member

Uma UPS não teria resolvido isso? Por caso pensei em comprar uma porque não gostava de estar a trabalhar e a luz ir a baixo, depois comprei o portátil e já não precisava por causa da bateria mas desde então nunca mais faltou a luz...

9. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Eu na altura tinha portátil + disco externo. Comprei o disco externo porque na altura só havia portáteis de 40 e 60Gb, não propriamente por causa de fazer backups. Por isso não tinha UPS (visto que o portátil não desligava) e não tinha uma cópia no disco do portátil porque não havia espaço.
    Ou seja, estava tudo dependente do disco externo...

Agora tenho desktop e tenho UPS. Só não tenho o RAID (por enquanto), mas tenho cópias nos dois discos. Por isso agora a probabilidade de falhas é mínima. Só se o PC explodir, pegar fogo, ou coisa do género... lol

10. kryo

kryo Power Member

guardo no disco.
    nao costumo a fazer copias de segurança nem nada do genero, mas aqui há uns tempos, a formatar o pc do meu irmao, demos cabo de nao sei quantos gigas de fotos de familia, de nao sei quantos anos... uma miseria mesmo... dias e dias que estive la de roda a tentar salvar aquilo. ainda consegui umas quantas.

fora esse incidente, nunca tive problemas de armazenamento. deixo num dos meus discos, organizado por ano e mes.
    tenho uma outra pasta onde coloco o material artistico, por assim dizer

11. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

guardo no disco, e periodicamente (tipo uma vez por ano :-\ ) faço um baclup das mais importantes para um dvd... não vá o diabo tecelas (discos em raid0)

12. Warlord

so por curiosidade, kantos gb teem em fotos no disco?

e se continuarem a fotografar ao mm ritmo, como vao fazer kando o espaco livre comecar a apertar?

13. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Comprar outro disco... :p Não faço ideia de quantos Gb tenho em fotos, mas são muitos.

14. andré ferrari

andré ferrari Colaborador
    Staff Member

1 vez por ano? em raid0 especialmente com discos grandes é abusar um bocadinho :p
    Já tive raid0, com disco externo. Mas mesmo em FW notava alguma lentidão na passagem de dados.
    Neste momento uso dois discos, sendo um o dobro do outro praticamente. Uso o Cobian Backup, dos melhores programas que alguma vez usei, programado para backup todos os domingos sem chatear ninguém e depois desliga pc. Tem opções de incrementais, totais, essas tretas todas, e pode funcionar como um serviço (tipo logmein).

Precaução precaução é antes de formatar, gravar em discos backup e no portátil por Crosscable :D

15. Rui Marto

Rui Marto Power Member

RAID não precisa ser RAID0. No outro dia disseram-me que a minha board suporta RAID5, que é com 4 discos. Os backups são distribuídos pelos 4 discos e só perdes a memória de um dos discos. Como tens 4 discos a escrever, o PC fica muito mais rápido.

16. andré ferrari

andré ferrari Colaborador
    Staff Member

Sim, eu sei. Estava apenas a referir-me ao post do Koncaman ;)
    Até pode haver 10 discos, tem a ver com o emparelhamento. Mas acho que raid mirror é um desperdício, porque praticamente é fazer tudo em duplicado. E depois se quiseres formatar como é que fazes? Ao desemparelhar perdes o mirror.

17. helius

helius Power Member

eu tenho as minhas fotos no 2º disco e além disso tenho um backup num disco externo..

cumps

18. kryo

kryo Power Member

rui, o que disseste é raid0. em raid5 como o ferrari disse, fazes mirror. tens dois discos a fazer raid0, e os outros dois a gravar exactamente o mesmo. funciona como backup, no caso de um dos discos falhar, tens sempre outro.
    é redundancia no seu melhor lol

acho que a melhor maneira, agora que penso nisso, é imprimir!

19. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Não, já fui confirmar, é mesmo RAID5:

20. Warlord

sim o rui tem razao.

em raid 5 precisas no minimo de 3 discos e perdes 1/3 da capacidade, mas por outro lado ***** um dos 3 discos pode morrer que nao perdes informacao :)

nao e tao rapido como o raid 0 ou 1, mas e um compromisso entre fiabilidade, espaco e rapidez.

Partilhar esta Página