Onde guardam/arquivam as vossas fotos?

Ondem guardam/arquivam as vossas fotos?


  • Total voters
    66
Estive a ver, tenho cerca de 14Gb (x2 por causa dos backups). Depois tenho mais fotos tiradas por mim noutros computadores, mas no meu é só isto (e é quase tudo JPEG). No entanto, como tenho 750Gb de disco, mesmo passando a fotografar tudo em RAW, não estou a prever problemas nos próximos tempos...
 
Vao iniciar/run/ntbackup, o Windows trás o que é preciso para backups, seja um backup normal, incremental, diferencial, diário, ou agendado como quiserem, whatever o Windows ja trás isso de raiz.

De qualquer forma tenho 1Tera byte constituído por 2 discos de 500Giga em Raid0 que é mais rápido mas um perigo em termos de falhas.

Em fotos tenho 65Giga, ja fiquei com as partições dos discos destruídas e consegui recuperar tudo*, nao desistam facilmente quando tiverem problemas no disco, geralmente dá para recuperar muita coisa.

* e tenho um terabyte quase cheios
 
Falta a opção disco externo + DVD.

É o que eu faço, gravo num disco externo e peródicamente faço backup para DVDs, isto é, quando tenho aproximadamente mais 4GB de fotos gravo um DVD com essas novas fotos.

Por norma dou nome às pastas no formato "AAAA_MM_DD descrição do evento".
 
Com esta conversa la fiz um backup 65Giga=290 pastas!Cada qual com o seu evento!!(ok algumas sao subpastas mas algumas tambem tem varios eventos:P)
se meter uns pesos na maquina fico com bicips como o swazenneger de tanto a levantar para tirar tanta foto!::002:
 
Hm mas por exemplo ao utilizarem programas de edição como o lightroom... poupam espaço ao o próprio programa guardar as modificações à foto. Mas e se formatarem o pc? Conseguem reaver esses settings ou vai-se tudo ao ar?
 
normalmente tudo que seja referente ao programa fica guardado na pasta de instalaçao... agora n sei se ele cria registos no sistema e ao formatar deixa de funcionar. depende de programa para programa.
nunca trabalhei com lightroom portanto n te sei dizer ao certo...
cumps
 
Como assim. Onde é que o programa guarda esses settings? Na própria pasta de intalação? Na pasta das fotos? eu tenho 3 partições, não me falta onde guardar as coisas :D

Por definição o Lightroom cria uma pasta com esse mesmo nome, dentro da tua pasta de imagens. Creio que é aí que ele guarda as coisas. No entanto ele tem opção de backups automáticos (o meu faz todas as semanas) para a pasta que tu quiseres (na partição que quiseres).
 
Tenho-as no disco até ter falta de espaço, mas faço regularmente backups: em DVD's e num serviço de backups online. Online dá jeito pela portabilidade e pela facilidade em partilhá-las com alguém. DVD's porque... sei lá, posso ficar sem net?

Mas eu não tenho tantos gigas em fotos como vocês :P
 
Ok obrigado. E Lightroom VS Photoshop? É melhor, pior, igual, custa a habituar?

São diferentes. Ao início dei-me muito mal com o Lightroom, no entanto estas últimas versões estão melhores e tenho gostado bastante de usar o Lightroom. Por outro lado o Photoshop é um programa que faz muito mais coisas e para quem o domine é quase tão prático como o Lightroom.

Lightroom - Organiza e processa as fotos - Só tem o essêncial para fotografia, é simples de usar e permite trabalhar de forma rápida.
Photorhop - Processa e edita as fotos - Tem tudo o que é preciso para fotografia e muito mais coisas, permite edição e manipulação de imagens, permite trabalhar de forma rápida mas para isso requer muita aprendizagem.
 
Back
Topo