Oniduo

Silver Wolf disse:
O escandalo ainda é maior noutro aspecto.....

Qdo se fazem obras em urbanizações os projectos de infraestruturas telefónicas são aprovados pela PT.
Depois qdo se entregam às ruas, passeios e espaços verdes às Câmaras Municipais, e as Águas e Esgotos aos SMAS respectivos, entrega-se toda a infraestrutura telefónica DE BORLA - sem qualquer compensação à PT!!!!

Claro que a outra opção é deixares os fios pendurados...
Se tiveres outra operadora na tua zona, podes ligar a quem tu quiseres.
 
O meu contrato afinal foi assinado dia 24 de Setembro e até agora nada :(

tou-me a passar, desde 1 Novembro com dial up...

no suporte da oni ja me disseram q no meu caso podia demorar um pouco mais pq vou manter o numero telefone da pt... já n me lembro bem o q disseram...

só sei q isto é uma estupidez, como ja referiram, mudar de uma cena qq para a pt é tao rapido e o contrário é tao lento...
 
Eu mandei a minha carta -+ no dia 22/23 setembro, -+ passadas duas semanas telefonei para lá e disseram que tinham muitos pedidos e akilo ainda não estava digitalizado, na terça feira da semana passada telefonaram a confirmar e a dizer que -+ em duas semanas tinha o serviço, esta segunda feira cheguei a casa e tinha uma carta da oni com o user name e a porcaria da password que vem em maiusculas, dizia que poderia demorar mai 9 dias até estar tudo pronto, peguei no medem e ligueio de imediato e pimba, já estava a funcionar (menos o telefone), mantive o numero pt e não estou numa zona oni, nas happy hours isto até deita fumo :004: :004:
 
johnzap disse:
Que eu saiba a PT não chegou num dia e montou cabos por todo o país, pois não? Foi um trabalho de décadas que até foi feito com dinheiro do contribuinte.

É verdade que foi com dinheiro dos contribuintes. Tanto foi, que o estado vendeu à PT a rede publica ha pouco tempo para tapar o buraco orçamental.....A PT não é a Santa Casa da Misericordio, mas tanto odio....

entrega-se toda a infraestrutura telefónica DE BORLA - sem qualquer compensação à PT!!!!

Se isso é verdade então está mal. Mas com a liberalização do mercado não acredito que seja assim, senao a Novis e a ONI metiam um processo em tribunal por concorrencia desleal.
 
Tafinho disse:
Como aliás é feito nos países civilizados. Se uma operadora quer instalar cablagem, instala. Cada uma das operadoras dos outros paises instala a sua cablagem ou sujeita-se à dos outros.

Como faz a ONI e a Novis por ex...

Pareces estar a esquecer-te que esta solução do "lacete local" foi algo que surgiu no seio da União Europeia e, segundo consta, também tem sido adoptada noutros países da Europa. O que estavas a dizer de países civilizados?

E já agora: em que países e operadores é que, tendo partido de uma situação de monopólio têm andado a instalar infraestrutura até à casa de toda a população para prestar serviço de voz e ADSL? Pelo que disseste acima parece que sabes pelo que informa aí que fico a saber mais alguma coisa.
 
AwakE disse:
É verdade que foi com dinheiro dos contribuintes. Tanto foi, que o estado vendeu à PT a rede publica ha pouco tempo para tapar o buraco orçamental.....A PT não é a Santa Casa da Misericordio, mas tanto odio....

Pois e será que não poderia ter sido vendida a outros? Porquê a PT? Houve uma oferta de venda aberta a outros concorrentes? Parece que não, trata-se apenas de atitudes para procurar eternizar situações de monopólio. Sim, porque depois temos situações como as já referidas da PT levar 5 dias para passar um contrato da concorrência para eles (troca na central) mas quando é ao contrário levão semanas ou mais. Faz sentido, não faz? Esta questão da má vontade para com a PT vem destas atitudes e doutras do género. Se eles fizessem um jogo limpo, tudo bem. Como não fazem (porque os deixam fazer, claro), há o direito de não lhes achar piada, não achas? Ah e eu não gosto de monopólios (até gostava do jogo quando era novito), especialmente quando a sua posição é mantida através de práticas duvidosas, ou pior.
 
johnzap disse:
Pareces estar a esquecer-te que esta solução do "lacete local" foi algo que surgiu no seio da União Europeia e, segundo consta, também tem sido adoptada noutros países da Europa. O que estavas a dizer de países civilizados?
Acho que a confusão é na definição de lacete local....o que a ONI e a Novis andam a montar não é "lacetes locais"....

Pois e será que não poderia ter sido vendida a outros? Porquê a PT?
Simples....as outras não tinham capital....
Sim, porque depois temos situações como as já referidas da PT levar 5 dias para passar um contrato da concorrência para eles (troca na central) mas quando é ao contrário levão semanas ou mais.
Politiquices...provavelmente a ver com os acordos de "lacete local".
 
johnzap disse:
Pois e será que não poderia ter sido vendida a outros? Porquê a PT? Houve uma oferta de venda aberta a outros concorrentes? P

Fala com o Cherne.
Nunca me houviste a concordar com essa decisão, mas se foi tomada há que arcar com as consequências e não deitar as culpas para quem se aproveitou das borradas dos outros.
 
johnzap disse:
Pareces estar a esquecer-te que esta solução do "lacete local" foi algo que surgiu no seio da União Europeia e, segundo consta, também tem sido adoptada noutros países da Europa. O que estavas a dizer de países civilizados?


Em países civilizados, mesmo depois de saídos de uma situação de monopólio, existe várias redes em simultâneo à disposição dos clientes. Assim de repente estou a lembrar-me do caso do Reino Unido, Alemanha e Bélgica. O caso da França é um meio termo ainda. Depois tens o caso dos Estados Unidos que está uma salganhada, e o fabuloso caso do Japão onde se resolveu o problema logo à partida, leia-se, o lancete local é do cliente.
 
AwakE disse:
Simples....as outras não tinham capital....

Desculpa, mas aqui não concordo ctg! Primeiro não foram sondados os outros operadores para a compra ... por isso essa de os outros não terem capital é de rir!

A Rede básica foi "oferecida" á PT, fomentando o monopólio indirecto no mercado português!

Eu digo oferecido, porque foi o unico que pode comprar, e comprou por uma quantia irrisória!

Ao se oferecer a rede básica á PT, faz com que os outros operadores mesmo que queiram cablar o país fiquem dependentes da operadora PT! O mais giro, é que até poderiamos pensar em ver os outros operadores a meter cabo em cima do cabo da PT ... mas as regras para cablar cidades são tão boas .... que provavelmente não os deixariam passar cabos novamente!

Ninguem diz que a PT é a Santa Casa ... como é obvio eles procuram o lucro como quwalquer empresa procura e isso é saudavel. O que me chateia, é saber que eles são o que são devido aos meus impostos, e agora que são privados .... eu não tenho direito nenhum sobre aquilo .... Melhor ainda, eles montaram a rede á custa dos contribuintes, os contribuintes venderam o que sobrava e podia fazer com que existisse concorrência a sério, e agora eu contribuinte sou prejudicado pelo monopolio indirecto que eles têm!

é inadmissivel!

Atenção: Eu tive SAPO ADSL e fora 1 ou 2 situações, durante 1 ano e meio o serviço foi excelente!
 
AwakE disse:
Acho que a confusão é na definição de lacete local....o que a ONI e a Novis andam a montar não é "lacetes locais"....

E quem disse que andavam? Quem é que está confuso? Está-se a debater a solução "lacete local" que, segundo julgo saber, representa a possibilidade de um operador utilizar a parte da sua rede que vai da casa do cliente até à sua central e a partir daí desviar essa ligação para um equipamento doutro operador.

Simples....as outras não tinham capital....

Dizes tu? Realmente pela soma irrisória pela qual a rede foi vendida acredito que ninguém, senão a PT, pudesse pagar aquilo. Right!

Politiquices...provavelmente a ver com os acordos de "lacete local".

???
 
Bem... O meu contrato está no correio.. Resta esperar.. Ainda bem que tenho Netcabo, assim não perco Net durante não sei quanto tempo..
 
avantix disse:
O mais giro, é que até poderiamos pensar em ver os outros operadores a meter cabo em cima do cabo da PT ... mas as regras para cablar cidades são tão boas .... que provavelmente não os deixariam passar cabos novamente!

Isso não é verdade. Há zonas do país com 4 e 5 redes enterradas no chão.
E não é só em lisboa...
 
Tafinho disse:
Fala com o Cherne.
Nunca me houviste a concordar com essa decisão, mas se foi tomada há que arcar com as consequências e não deitar as culpas para quem se aproveitou das borradas dos outros.

É claro que cada um está no direito de apreciar ou não o que uma empresa faz com a situação de monopólio em que se encontra... E sim, só posso culpar uma empresa que apesar de todas as benesses que lhe são concedidas não consegue oferecer um serviço de jeito aos clientes e complica a vida aos concorrentes, através de situações provavelmente anti-concorrenciais (alô, entidade de regulação?). É que uma empresa pode comprar a redezinha, ainda por cima por um valor aparentemente irrisório e a partir daí oferecer condições adequadas na exploração da dita rede. Não parece ser o que tem acontecido.
 
Tafinho disse:
Em países civilizados, mesmo depois de saídos de uma situação de monopólio, existe várias redes em simultâneo à disposição dos clientes. Assim de repente estou a lembrar-me do caso do Reino Unido, Alemanha e Bélgica. O caso da França é um meio termo ainda. Depois tens o caso dos Estados Unidos que está uma salganhada, e o fabuloso caso do Japão onde se resolveu o problema logo à partida, leia-se, o lancete local é do cliente.

Trocando por miúdos: queres dizer que nos (poucos) países assinalados existem várias redes universais em paralelo? Não estou a duvidar mas gostava de saber mais pormenores para não ficarmos só com uns países atirados para o ar.
 
Tafinho disse:
Isso não é verdade. Há zonas do país com 4 e 5 redes enterradas no chão.
E não é só em lisboa...

Só não vê quem não quer ver que a PT tem um tratamento preferencial no que à passagem de cabos diz respeito. Como exemplo:

a anedota que são as comunicações em portugal

Para além da palhaçada que é quererem agora que sejam os contribuintes a pagar o buracos que a PT e outros fazem ainda vemos que a PT é claramente beneficiada pois não tem de pedir autorização para nada, não paga taxa alguma, etc. Claro que se forem os concorrentes a querer fazer o mesmo o caso muda de figura...

Outro exemplo: Lisboa regula intervenções no espaço público. Neste caso, a PT e outros monopólios históricos assinam um protocolo com a CML. Claro que os outros operadores de telecomunicações não fazem parte do protocolo, logo, quando quiserem passar cabos terão de "comer" com a "penalização das intervenções avulsas".

O caso é muito mais complexo do que estar para aqui a dizer que se querem passar cabos que passem. Os constrangimentos são muitos e não existe uma situação de igualdade real. Aliás provavelmente por isso é que surgiu a ideia da exploração do "lacete local". E mais uma vez: isto não foi uma invenção Portuguesa, originou de outros países civilizados. Com o "lacete local" procura-se obviar à criação de infraestruturas redundantes (para quê ter vários cabos de telecomunicações a chegar à minha casa se eu só uso um?) e também obviar ao transtorno incalculável que seria se agora a Novis, por exemplo, decidisse cablear todas as habitações em Portugal. Já imaginaste o que isso iria significar? Buracos por todo o lado? Seria o caos. Ah e quando a Novis acabasse, vinha a Oni e decidia fazer o mesmo. Pela tua ordem de ideias iriamos ter anos e anos (décadas?) de buracos permanentes por todo o lado. Não só não faz sentido como nunca será o que vai suceder.

Existe uma empresa que herdou uma infraestrutura que levou muitos anos a construir. Essa empresa tem é de permitir a exploração dessa rede, em condições adequadas, por outros intervenientes no sector. Mais nada. Aliás não deve fazer mais do que cumprir as leis que já existem nesse sentido.l
 
Última edição:
avantix disse:
Desculpa, mas aqui não concordo ctg! Primeiro não foram sondados os outros operadores para a compra ... por isso essa de os outros não terem capital é de rir!
Ah é de rir? Tas-me a dizer que a ONI tinha 365 milhoes de euros para investir? Enfim....Ainda há pouco tempo a ONI fez um aumento de capital de 100 milhoes de Euros só para não ser dissolvida de acordo com a lei, aumento de capital esse que não foi fácil...Poderiam fazer um aumento de capital apropriado para a aquisição? Talvez, não vou dizer que conheco tao bem o mercado portugues e os seus players....

De qualquer das maneiras voces parece que se tão a esquecer do impacto que a PT tem no mercado portugues em termos economicos. Uma decisão que privasse de repente a PT do acesso a rede fixa seria....perigosa. O governo tem de pensar em pormenores que o frequentador deste forum não tem.
Outro exemplo: Lisboa regula intervenções no espaço público.
Esta noticia é de Março de 2003. Nessa altura a presença das restantes operadoras era desprezável em termos de area de cablagem, razão pela qual não terão sido incluidas....não vejo qual é o choque....
a anedota que são as comunicações em portugal
Apesar de referencias à PT não vi nada que dissesse que o regime mencionado so se aplicasse à PT.

E quem disse que andavam? Quem é que está confuso?
Percebi mal, as minhas sinceras desculpas.

Em relação à legislação sobre o lacete local está aqui o link para o artigo:
http://europa.eu.int/eur-lex/pri/pt/oj/dat/2000/l_336/l_33620001230pt00040008.pdf

Como veem está tudo equivalente ao que existe na comunidade europeia. Não somos os unicos....Existe um operador de referencia em todos os países, e no nosso caso seria um absurdo não escolher a PT... O ponto (11) explicita o papel da entidade reguladora a ANACOM. Até que ponto ela age correctamente no lacete local não sei.

A replicação do lacete local não faz qualquer sentido. Iamos ter os prédios todos esburacados cada vez que uma operadora quisesse montar rede nova. Já basta as perturbações na via publica.
 
AwakE disse:
De qualquer das maneiras voces parece que se tão a esquecer do impacto que a PT tem no mercado portugues em termos economicos. Uma decisão que privasse de repente a PT do acesso a rede fixa seria....perigosa. O governo tem de pensar em pormenores que o frequentador deste forum não tem.

Claro, então uma vez que a rede fica com a PT para, supostamente, nos proteger de males maiores, o que se pediria era que a referida PT jogasse limpo e tratasse de, de acordo com a lei, abrir o "lacete local" aos concorrentes. O que se tem visto é uma extrema lentidão nessa abertura, centrais são abertas a passo de caracol. E depois que se vê quando é pedida uma migração para um concorrente? Um longo tempo para a PT mudar o cabozinho na central para o equipamento do concorrente. Um processo dificil pelos vistos? Mas já não quando é ao contrário. Se alguém muda da concorrência de volta para a PT, o processo parece não levar mais de 5 dias.

Está bem que alguém tem de ficar com a rede universal. Mas esse alguém não deveria poder abusar da sua posição dominante para dificultar a vida aos outros e, por arrastamento, ao consumidor.

Esta noticia é de Março de 2003. Nessa altura a presença das restantes operadoras era desprezável em termos de area de cablagem, razão pela qual não terão sido incluidas....não vejo qual é o choque....

Tens dados que te digam que todas as outras operadoras foram incluidas em posteriores acordos?

Apesar de referencias à PT não vi nada que dissesse que o regime mencionado so se aplicasse à PT.

A PT não paga nada, não pede licenciamento, nada. Os concorrentes que tentem fazer o mesmo a ver o que lhes acontece...

A replicação do lacete local não faz qualquer sentido. Iamos ter os prédios todos esburacados cada vez que uma operadora quisesse montar rede nova. Já basta as perturbações na via publica.

Totalmente de acordo. Mas temos aqui quem não ache isso e que, pelos vistos, acha que seria normal a proliferação indiscriminada de buracos.
 
johnzap disse:
E depois que se vê quando é pedida uma migração para um concorrente? Um longo tempo para a PT mudar o cabozinho na central para o equipamento do concorrente. Um processo dificil pelos vistos? Mas já não quando é ao contrário. Se alguém muda da concorrência de volta para a PT, o processo parece não levar mais de 5 dias.
Mas ai a culpa é da ANACOM que não se mexe. Essa falta de actuação talvez esteja ligada ao facto da legislação ser omissa no que diz respeito à transferência da utilização. Mas é um abuso claro da posição que detem por parte da PT, neste aspecto particular. Ai não discuto.
 
Back
Topo