1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Onkyo 606 - Ajuda

Discussão em 'Home Cinema' iniciada por Miigass, 30 de Setembro de 2008. (Respostas: 18; Visualizações: 1190)

1. Miigass

Miigass Power Member

Boas.

Tenho um onkyo 606 ligado via HDMI a uma TV Bravia W4000 e a uma PS3.

Surgiram-me as seguintes duvidas:

1) A PS3 está a emitir em PCM, e no amplificador o tipo de som que me aparece no display é sempre PCM. A minha duvida é se apesar disso estou a ouvir realmente em Dolby Digital ou DTS.

2) Aparecendo PCM no display tambem consigo ouvir os formatos de alta definição DolbyHD e DTS HD?

3) No amplificador tenho várias listening options... Qual a mais apropriada para ver um filme em Dolby, DTS ou nos formatos true HD?

2. vacalouca

vacalouca Muuuuderador
    Staff Member

1- Só vendo na PS3 a faixa que estás a ouvir; não tenho uma mas em qualquer leitor de DVD consegues pôr no ecrã da Tv qual a faixa áudio que estás a ouvir

2- Sim, qualquer formato de som que apareça descodificado aparece como PCM

3- Sou apologista do som o mais puro possível, mas isto varia de pessoa para pessoa. Esperimenta vários e logo vês o que mais gostas.

Cumps

3. Miigass

Miigass Power Member

Não existe um que seja mais adequado? Noto pouco som a sair das colunas traseiras...

4. Pr3t3nd3r

Pr3t3nd3r Power Member

Qual é o sistema de colunas que tens?

5. Miigass

Miigass Power Member

Umas Harmon Kardon (kit 5.1).

6. Pr3t3nd3r

Pr3t3nd3r Power Member

As HK 7 ou 11?

7. vacalouca

vacalouca Muuuuderador
    Staff Member

Se assim é, ou tens o nível das colunas traseiras demasiado baixo (pouco provável, normalmente até se tem de baixar mas nada como experimentar) ou os filmes que andas a ver usam poucos efeitos surround (mais provável, há muito técnico de som que usa os canais surround poucas vezes mesmo em filmes de acção).

Se usares um modo que te passe mais sons para os canais traseiros do que aqueles que são suposto passar, então vais estar "adulterar" a faixa sonora do filme o que não me parece muito positivo...

Cumps

8. Miigass

Miigass Power Member

Axo que são as 7 mas não tenho a certeza... Porquê?

9. Miigass

Miigass Power Member

É exactamente essa a minha duvida...

Queria saber qual o modo que não adultera o som... Ou seja, que sai exactamente conforme é suposto e conforme foi gravado...

10. Pr3t3nd3r

Pr3t3nd3r Power Member

Porque eu estou a pensar montar um sistema como o teu (onkyo 606+HK 7) e já agora gostava de ter algum feedback/review da tua parte em relação ao mesmo.

Quanto ao problema, posso dizer que também notei isso ao ouvir um cd de música que estava em demonstração, há muito pouco que passa para as traseiras, só se faziam evidenciar, quando a música acalmava ou parava e as palmas e ruído do público se concentravam nelas.

11. vacalouca

vacalouca Muuuuderador
    Staff Member

Qualquer amp permite desligar os modos cinema/música/etc e reproduzir o som inalterado. Não sei como fazê-lo no teu amp pois não o tenho, mas concerteza basta não seleccionares nenhum dos outros modos.

Cumps

12. Seavoices

Seavoices Power Member

NOs váriso modos de som disponíveis (movies, Game, Music...) se fores alternando, e dependendo do tipo de audio de saída, vais poder 'circular' entre vários tipos de saida, entre eles modos stéreo para todas as colunas, DTS ou outros modos.

O facto de te estar a aparecer PCM quer dizer que ele está a enviar o som como analógico e não como bitstream

A PS3 faz sempre a sua própria descodificação, mesmo quando o 606 tem a possibilidade de receber em bitstream. Acho que podes alterar isso para bitstream apenas para os velhos modos de audio (AC3 ou DTS) mas (ainda) não é possível para os novos modos (DTS HD ou TrueHD)

13. HaTrED

HaTrED Colaborador
    Staff Member

PCM é digital ;)

A PS3 não faz bitstream dos últimos formatos HD. No entanto faz para os formatos "mais antigos" - DTS e Dolby.

No caso de a teres a fazer bitstream para o Onkyo, para os formatos HD apenas é extraído o "core" dos mesmos. Daí a malta colocar em PCM para que a PS3 processe internamente os sinais de audio e os envie em formato PCM para o AV.

Última edição: 1 de Outubro de 2008
  14. Miigass

Miigass Power Member

E a qualidade acaba por ser a mesma?

15. Miigass

Miigass Power Member

Podes me explicar o que é que isto quer dizer?

Não estou muito por dentro deste assunto...

Quais são as diferenças?

Há diferenças de qualidade?

Obrigado.

16. jart

jart Power Member

O PCM é um sinal digital e não analógico. O receptor/amplificador é que converte e amplia o sinal digital em analógico (pode haver algum tipo de processamento pelo meio) antes de o enviar para as colunas.

O formatos Dolby Digital e DTS são uma espécie de dados zipados com perdas não recuperáveis do sinal digital PCM original de modo a caberem num DVD. Os formatos digitais Dolby True HD e DTS HD MA também são uma forma de dados zipados mas sem perdas e como não há perdas necessitam de mais espaço que só está disponível num disco blu-ray.

Nos DVDs o Dolby Digital permite no máximo uma taxa de 448kbit/s enquanto o Dolby True HD nos blu-rays encontra-se normalmente à volta de 4 a 6Mbit/s (aqui a taxa é variável em função do som - mais calmo ou mais burulho/rápido), mas pode ser teóricamente superior.

Quando a PS3, ou outro player Blu-ray, está descodificar o Dolby Digital, DTS, Dolby True HD e DTS HD MA, está a fazer uma espécie de unzip para PCM que depois é enviado ao Amp. AV.
    Quando o player não descodifica, então a tarefa de "unzip" é deixada para o Amp. AV se este for capaz de o realizar. Aqui os dados de audio são enviado em bruto tal como estão gravados para o Amp. AV e a este processo chama-se de bitstream...

17. HaTrED

HaTrED Colaborador
    Staff Member

É! :)

18. Miigass

Miigass Power Member

Muito obrigado.Estou esclarecido.

19. Miigass

Miigass Power Member

Gracias!!! ;)

Partilhar esta Página