OnLive - Novo conceito de "consola"

ontem ainda vi keynote dos gajos a testarem o sistema e a falarem sobre ele.

basicamente é um projecto extremamente ambicioso e enquanto talvez até funcione bem quando o servidor está a 50 milhas a servir 3 ou 4 clientes como funcionará quando for os USA inteiros ou mesmo o mundo e a servir milhares se não milhoes de jogadores?

por exemplo Portugal, aquilo para funcionar minimamente decente têm de haver pelo menos 1 servidor cá.
eles dizem que os servidores são feitos de preposito para aquilo, e que não podem chegar a um server center assim do nada e aquilo já ficava a funcionar para o sistema.

pouco ou nada disseram da tenologia em si, só disseram que funcionava, já pensei se não seria algo parecido com aquilo que os gajos que estão a fazer o MAG para a PS3 estão a fazer, basicamente um sistem que vai divinhando que frames renderizar asseguir, do genero alguêm que esteja a carregar no 'W' para andar para a frente num FPS as hipoteses de que o utilizador esteja a carregar nessa mesma tecla no frame asseguir são maiores que estar a carregar noutra tecla qualquer, logo o servidor vai adiando trabalho e renderizando os proximos frames, e depois é so ver se era isso que o utilizador queria ou não (e se não for então renderizar o que o utilizador quiser).

mas o que eu duvido mais é a resposta aos nosso inputs, por mais rapido que seja, tecnologia mais avançada que usem, ainda duvido que aquilo responda como respondem agora as consolas e PCs ou seja quase instantaneamente.
eu não quero ser chato mas quando os gajos da keynote estavam a mostrar o crysis a correr pareceu-me mais que uma vez que aquilo não estava a responder mesmo mesmo logo, havia aquele lagzito.. claro que ainda falta muito trabalho e as ideias estão lá e é obvio que eles já pensaram em tudo (espero eu) afinal já estão ha 7 anos a desenvolver isto.

flop ou não so o futuro o dirá, a ideia é boa agora se a conseguem implementar nacionalemnte ou mundialmente mesmo a servir milhares de jogadores (imaginem servidores a renderizar crysis nas settings maximas para 1 milhao de jogadores.. auch).

a ver vamos.
 
Eles dizem que aquilo é só para os states (pelo menos por agora), e provavelmente vai ser como serviços de internet apenas certas zonas, e depois o serviço vai abrangendo.
 
PLAYSTATION 3 BEING MADE OBSOLETE BY ONLIVE

Quem diz PS3, diz as outras consolas também, se bem que aqui a fonte dizem ser alguem de um estudio 1ª Party da Sony..... ou pode ser um Zé da esquina qualquer...

One Developer Noted: "“Looking at the power of the Playstation 3 you know it is impressive. You have seen the games that we have developed and what is in the pipeline, but if you compare these games with a high-end pc and what it can offer, there is no comparison."

......

While at the GDC, GamingFront.net spoke with many developers and received some incredible feedback. Some rather shocking! We will get to this in a moment.

So, how does this new service translate to the Playstation 3 and its life cycle? By far, this system will be hindered more than any other next generation system, namely, the Xbox 360.

The reasons are price, features, developmental costs and sales.
While speaking to game developers at the GDC, we were given a very real look into the OnLive technology and the fears that come with developing for the Playstation 3 entertainment system.

One first-party developer for Sony stated that they were involved in many internal meetings concerning how they should approach this new technology and at the moment, they have no course of action.

This is what he had to say, “Looking at the power of the Playstation 3 you know it is impressive. You have seen the games that we have developed and what is in the pipeline, but if you compare these games with a high-end pc and what it can offer, there is no comparison. You cannot deliver high-end PC graphics on any console! If you could charge a monthly fee that doesn’t require a huge investment (the purchase of the system) and deliver that level of graphics and play ability, you have to be worried.” He went on to state, “Sony is very worried and has every right to be. The system is expensive and the network in which Sony uses is only partially complete. Downloads are slow for our users and then there are rather long install times. Then you take into account the lack of features and limited bandwidth for voice communications, there is more trouble. With the economical times we face today, the Playstation 3 isn’t selling well and neither is the software. Sony is in trouble!”

This first-party developer wished to remain anonymous and we certainly do not blame him.

Artigo Completo
 
That’s right folks, with a 1.5Mbps connection you’ll get “standard definition” visuals, while 5Mbps and above will give you access to 720p and 60fps high definition imagery. What does OnLive have on its side? Big guns such as EA, Take-Two, Ubisoft and Warner Bros. are already signed up to offer games on the service.

Some analysts say that OnLive will usher in a console-less generation. Hmmm... I’ve got a problem with the concept of OnLive (ten problems, in fact) and its chances of competing with or even taking over from consoles in the near future. Why undoubtedly offering some cool ideas, here are some reasons why it will fail to replace consoles:

1. ISP download quota
I love downloading DLC once, but this streaming business sounds unnecessarily expensive. If OnLive becomes the norm we’ll all be chewing up a serious amount of bandwidth just to PLAY our games. Whatever is happening on screen will need to be downloaded from the OnLive servers, which equals bandwidth, which equals money out of my / your wallet. At 5Mbps <doing quick maths> thats 2.145 gigs an hour. That is my humble monthly limit maxed fours into Call of Duty.

This being the case, if I play an OnLive game my loungeroom will turn into my own personal gameshow called ‘beat the game, save your cash’. Years of learning how to speed run a game (skipping cutscenes, running sideways for one frame of quickness, ignoring loved ones) will come to the fore, and the pause button will be outlawed (I will of course need to install a toilet in the living room to maximise screen time). You’re getting the point…

2. Dependency on decent broadband
You know what? Not all of us are lucky Americans with Internet Connections that can deliver the gigs into our household by way of a ‘ISP-to-residence’ wormhole. There are some countries out there (Americans; ‘countries’ are the other places that aren’t America) that simply do not have the capability for 5Mbps. In Oz you are alright if you are in a city and close to the exchange, but we're a big place with little in the way of cities. This being the case, should whole communities be needlessly disadvantaged and banished into a standard def Stone Age because their governments are a little behind with the infrastructure – due to, y’know, having a healthcare system?

3. Legally blonde
OnLive won’t work because Microsoft will sue them ‘til next Sunday. When you heard the name ‘OnLive’? What was the first thing you thought of? Yep, Xbox LIVE. When you saw the distinctive looking controller that had all the trappings of a console with a big arsed X in its name, what did you think of? Yeah, a Xbox S-Controller. They say that imitation is the sincerest form of a compliment, but Microsofts legal department sees it as an Exxon Valdez spill of blood in the water.

4. No input from the holy trinity (Sony, Microsoft, Nintendo)
OnLive will no doubt annoy the three biggest names in the gaming biz, by having consumers bypass their expensive (loss generating) consoles and cutting them out of the picture. Whether you like to hear it or not, all three mega-corporations will be looking for a way to crush this upstart before it can get up off the ground. Whether it’ll be blockading the OnLive service by arranging exclusive rights to games or driving past the OnLive offices, throwing a brick at the door, laughing, and driving off. Most likely they will rip-off the interesting bits of the tech and stuff into the next firmware update or console proper.

5. Classification Issues
Every country out there has its own crazy ideas when it comes to what is acceptable for gamers (hi Germany!). How will OnLive get around the usual red-tape involved with the classification process? Will it even try to get around it – or will it just limit the availability of risqué titles in certain territories? Clearly I don’t care whether the service will feature Madworld vs Manhunt3: the slashening’, but the government sure as heck will. Problems ahoy. And what if they do get the ratings right; how are they going to police on such a grand scale than Johnny Tweenager didn’t just download GTA V: Whore City?

6. No tangible assets for your hard-earned
I’ve said this before when DLC first started, but I’ll say it again: when I lay down cash for something I want a tangible asset in exchange – and no, a printed receipt doesn’t cover that requirement. Videogame collectors everywhere will boycott ONLive purely for this fact, and those of you hoping to recoup your expenditures via second hand reselling will be similarly upset. Sure games will be cheaper, but not by much. Publishers still have masses of costs to cover off – are they suddenly going to start selling heaps of games. The downloadable version of Warhawk still came in at AU$79.95… plus the ISP bill of course… and you have to pay to access the OnLine service as well, btw.

7. Quality of the experience
I’ve briefly touched upon the whole ‘I am / my country is too poor to have decent Internet’ issue, but what if you do have a moderately good connection and somebody starts downloading smut on the downstairs computer? The framerate of your ‘next-gen’ ONLive game will turn into a freakin’ slideshow. Now you will be faced with a decision that no man should have to go through: ‘play awesome game’ or ‘acquire awesome porn’. Did we lose a war? You should be able to do both at the same time.

8. Retailer blockade
Like the vastly annoyed console makers, bricks and mortar retailers will see OnLive as a tool of the devil and will do everything in their power to strike down upon it with great vengeance and furious anger. Why is OnLive their sworn enemy? Let’s see, it will mean no more people buying new games, no more people buying second hand games, no more people trading in second hand games. Best of luck trying to find a store to buy this in.

9. Server screw ups will instantly make you a non-gamer
True, I don’t know what sort of monolithic servers are going to be running in OnLive, but really I don’t need to. Murphy’s Law of ‘what can go pear-shaped, does’ tells us that, there will come a time when you want to play a game but can’t because the servers are ‘currently down, thank you for your patience’. Note: whenever this happens you will not be able to just go and read, speak to loved ones, or have sexual relations - because years of console radiation has left your genitals withered and useless.

10. Resolution issues
Even at the height of its powers OnLive can only muster 720p. I didn’t hock my left testicle for a TV screen the size of Texas to play 720p the rest of my life. If I have the choice between playing a game in 720p resolution on OnLive - or the same game in 7200p(ee my pants) resolution on my new PlayStation 4, guess which way I’m going to go? OnLive is setting itself up to be the urinal / spittoon for graphics whores everywhere.

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Realmente não sei se será facil pelo menos em larga escala implementar este sistema, não será facil tambem lutar contra Sony/Msft/Produtores de placas graficas/Retalhistas.
 
É boa ideia mas é contra tudo aquilo que se quer, optimização de processos.

Se isto tivesse a funcionar no mundo todo, ocuparia a maior parte da bandwidth de toda a Internet.
 
agora e que tou a pensar isto tem gigantes por tras tipo EA... mas a EA tb era uma das bandeiras da 3D0, para quem sabe do que falo :p deve perceber bem.
 
Eu nem falo no lag ... nem no ficar-se apenas com material virtual (nao se consegue vende-lo ou empresta-lo a alguem ...) ...

O grande problema nisto é o trafego ... 5mb 2.5gb por hora ... eu nao tenho net ilimitada tenho happyhour e mesmo com happyhour ou ilimitada os isps a partir do momento que isto abranja Portugal a happyhour ou ilimitado deixa de existir ou cobra muito mais por isso ... mesmo agora passando um certo valor de trafego é cortada a ligação ou diminuem a velocidade nesse mes ...

É uma excelente ideia mas que necessita de muito investimento e o mais certo é correr mal pois depende especialmente do bom funcionamento dos isps que aqui em Portugal por norma é péssimo ou dá sempre problemas de vez em quando ...
 
Nem todos os ISP's metem esses limites, tens muitos ISP's com tráfego ilimitado e sem TS, então com a chegada de fibra vai deixar de ser problema, pois vai deixar de haver necessidade de meter esse tipo de coisas (actualmente só é necessário quem anda a vender o que não tem).
 
Para mim, não ter de me chatear com hardware... quanto mais cedo melhor!! Quanto mais depressa vier o remote desktop, em que só tenha de ter rato/teclado e monitor, melhor!

A tecnologia pode ainda não estar no ponto... mas eles avançarem já só lhes dá o papel de pioneiros. Vamos ver é se aguentam até tudo estar a 100%.

Único problema para mim... quero alguma forma formato físico.
 
Só por ser uma boa ideia, ou o optimo conceito, acaba por ter um reverso da moeda e algumas dor de cotovelo lol. No entanto, tal como foi dito, estão neste momento a divulgar o produto mas ainda falta fazer o beta test. Como podem verificar no site.
Como comentário a alguns cepticos o proprio criador "ha uns anos atras ninguem acreditava numa compressão em video ou até no mp3."
Agora é algo Banal que até pode andar dentro duma caixa de plastico tão pequeno como um isqueiro.
 
Re:

Já pensaram nos custos do que é ter um mainframe ou servidores a processarem gráficos de Crysis para centenas ou milhares de user's?

O conceito de centralização ou descentralização de meios tem vantagens e desvantagens. No caso dos jogos de ultima geração, não vejo nenhuma vantagem em termos de custos.


Além do mais, a latência é algo em ter em consideração....

Em jogos online poderá não significar muito, mas em jogos que supostamente estão a jogar offline.
 
O conceito de centralização ou descentralização de meios tem vantagens e desvantagens. No caso dos jogos de ultima geração, não vejo nenhuma vantagem em termos de custos.«quote]

Nao tem?ja viste o dinheiro que as produtoras perdem com os canais de retalho,distribuicao,venda em loja fisica,impressao de manuais,caixas,gravacao dos proprios suportes,tudo isso com esta tecnologia vai deixar de existir,para nao falar da pirataria.
Alguem ai atras falou do trafego que ia ser brutal e a net mundial ia a vida...
ha alguns anos atraz 2 disketes de 1 mega ja era considerado um trafego brutal,e tudo muito relativo aquilo que conhecemos como trafego e 10 gigas hoje,amanha ja nao tem o mesmo significado.

quer queiramos ou nao esta tecnologia veio para ficar,pode nao correr tao bem ja,mas e um principio,e claro que nao vai acabar com as ati s e nvidias e pc topo de gama,pois nem so de jogos vivem as graficas,pode bem ser um travao para os preços que cobram pelas graficas,pois de certeza vao haver menos consumidores para elas,por enquanto para ja vai continuar a haver suporte fisico,e claro que se as produtoras se forem movendo para esta tecnologia,os consumidores sao obrigados tambem a ir por arrasto,talves mais ameacadas estejam as consolas,que talvem ja nao vejam mais uma geração,pelo menos da forma como a conhecemos,talvez a propria ms e sony se vejam a obrigadas a migrar para esta ou para uma propria tecnologia do mesmo genero,propria,tambem a meu ver acho que tinham mais lucro se deixassem o hardware e se dedicassem so ao jogos,acabavam as gerras do baixas de preço eu tambem baixo,nem que com isso perca dinheiro.
 
Última edição:
Por enquanto acho que não há capacidade tecnológica para atingir tal feito, nem tão pouco deve haver vontade do consumidor, retailer e afins para cooperarem com isto.
Acho que os serviços online actuais vão primeiro passar por uma evolução tornando-se mais rápidos e práticos passará a haver mais conteúdo online, só depois é que eu vejo a possivel introdução deste novo formato e mesmo aí acho que continuará a haver muita resistência porque tal como eu há quem prefira ter o formato físico e tal como eu há quem não goste de pagar mensalmente por algo que devia ser do consumidor.
 
Por enquanto acho que não há capacidade tecnológica para atingir tal feito, nem tão pouco deve haver vontade do consumidor, retailer e afins para cooperarem com isto.
Acho que os serviços online actuais vão primeiro passar por uma evolução tornando-se mais rápidos e práticos passará a haver mais conteúdo online, só depois é que eu vejo a possivel introdução deste novo formato e mesmo aí acho que continuará a haver muita resistência porque tal como eu há quem prefira ter o formato físico e tal como eu há quem não goste de pagar mensalmente por algo que devia ser do consumidor.


A questao e que para haver evolucao tem que haver tecnologia que puxe por isso,se esta tecnologia nao existir nao obriga os fornecedores de rede a subir a sua velocidade,assim pelo contrario, os fornecedores que oferecerem um servico mais estavel e com mais velocidade sao os que vao vingar,ou vais dizer que nao gostavas que a tua rede fosse mais estavel e com mais velocidade?
Nao percebo o porque de tanta gente contra isto,ninguem obriga os consumidores a aderir a isto,os que querem continuar a pagar por graficas carissimas podem continua lo a fazer,deixem e os homens tentarem mostrar o que tem,ningem ainda viu nada e ja ta tudo a dizer que nao vai funcionar,se fosse assim nao tinhamos sequer chegado a lua,ha e tal nao conseguimos la chegar,entao olha nem tentamos,ou quem te dizia que qd fazias chamadas por um fio,uns anos depois podias faze lo sem fios e ate ver a pessoa com que falavas em tempo real...isso para mim chama se comodismo,e mente fechada.
 
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