OnLive - Novo conceito de "consola"

Engraçado, é exactamente a minha maneira de pensar em relação á religião só que aplicar isso neste caso é bastante incoerente, para rejeitar qualquer tipo de inovação tecnológica no mundo dos videojogos das duas uma, ou és muito fanboy ou gostavas de estar ainda a viver em cabanas de palha no meio da floresta.


Já disse tudo o que tinha a dizer sobre o OnLive na thread da GDC.
Para bem da coerência que dizes não existir, nada como citar-me:

Estou a ver live, mas até agora não estou impressionado.

O Steam eliminou o produto físico, o Onlive quer retirar completamente o programa das nossas mãos.
A este passo, qualquer dia teremos de nos deslocar a um centro dedicado para poder jogar.
Arcades 2Kxx style.

BAH!

Até vou bater palmas com os "nardos" quando estes gajos caírem de cara no chão.
Ou então bato palmas com as bordas do ** quando os jogadores tiverem zero controlo sobre os seus jogos.

Como dizia o Charlton Heston:
- "You want to take this from me, you'll have to take it from my cold dead hands!"


*edit*
Lembrei-me agora de um pormenor curioso.
A Microsoft vai ficar a arder se o Onlive for para a frente e tiver pelo menos um ******** de sucesso.
Vai ser bonito ver os utilizadores de Apple a usarem esta plataforma para jogar, com melhor ou pior resultado eliminando a fronteira mais difícil de ultrapassar que era o facto de quando querem jogar terem de usar um PC Windows.

Hehehehe.

Deixem-me cá usar a minha bola de cristal e ver o futuro:
- 2010 - A Microsoft oferece três camiões e um carrinho de bebé cheios de dollars para adquirir a empresa e a patente.
A Apple fica pior que fdda.
- 2011 - Após testes de trial para um sistema M$ exclusive a plataforma é considerada insuficiente para suportar o serviço com a qualidade a que se propõe.
- 2012 - o fim do mundo............. :D

Não estás impressionado? Se isto funcionar como eles dizem é uma revolução brutal no mundo dos jogos e consolas!
Oh sim, uma verdadeira revolução...................com a perda total de controlo sobre os teus jogos.

Deixas de poder jogar anonimamente, tudo o que jogas e fazes no jogo pode ser observado por terceiros. (vai ser lindo vê-los a estudarem os teus hábitos, gostos a atitudes para melhor direccionarem a publicidade que chega até ti)
Tens zero controlo sobre a informação que passas para fora.
Se a máquina local vai abaixo (e não hão-de ser poucas vezes) não jogas.
Já não bastava não teres um produto físico, agora não o tens de todo.
Estás sempre dependente da qualidade do serviço de internet.
Mods? Diz-lhes adeus.

E já agora adorei a forma como o gajo se desmarcou de responder de forma explicita de como se processa o uso de jogos MMO.
A resposta que deu referia-se apenas a jogos com componente online local.
Ficaram todos a anhar, foi lindo de se ver.

Ora deixa cá ver...........latência do serviço + latência dos servidores + latência do rato e teclado/gamepad (se forem wireless, acrescenta mais essa latência) + latência do monitor + estabilidade e QoS do ISP + qualidade do netcode do jogo = :puke:
Oh sim, vai ser um espectáculo.....................not.......

A recolha dos meus dados e gostos já eles fazem hj em dia, sempre q ligo a xbox e me logo no live, ou então qd me logo no steam, ou entao qd os bots da CIA leem os meus profiles no sites de social networks... (lol, teoria da conspiração nesta parte)

Tenho o mesmo e-mail principal há 10 anos.
Recebo uma média de 2 msg de spam por mês. e mesmo esses acabam com o domínio bloqueado.
Tenho um e-mail secundário para tralha duvidosa, nesse recebo 3 msg de spam por mês, e novamente, sempre que aparecem ficam bloqueados ao dominio.

Corro um ASpyware, AVirus, e firewall actualizados 24/7, mas a maior segurança vem do browser Firefox com os addons Adblock Plus, Safe Search, Controlo de Scripts, Flagfox, Flashblock, No Script, WOT.

Não tenho perfis em social networks.
O Google tem zero entradas no meu nome.

Isto não é paranóia (para isso não usava o windows), é senso comum.
O bem mais precioso que podes ter na web é o anonimato, ainda que limitado.
Se não prezas a tua privacidade, então não há muito a discutir.

Os gajos desviaram se um bocado das perguntas, mas há coisas q eles próprios ainda n devem saber.
Não sabem!!??
São os PR de um serviço que ainda nem sequer está em beta livre.
"Não sabem" é um termo que não pode constar dos seus dicionários se pretendem desenvolver o projecto a sério.

Mas revolução não é fazer o stream do jogo, é correr o jogo no server deles. É eu querer jogar o crysys 3 em 2011 c o pc q tenho hoje em dia, sem gastar €€ a fazer upgrades.
Ninguem te obriga a fazer upgrades, nem tão pouco precisas de os fazer em periodos curtos.
Basta não seres guloso e respeitar os limites da máquinas.
Uma coisa é a resolução, outra coisa são os filtros e as opções gráficas.
O meu monitor é de 24". O pixel é tão pequeno que raramente sinto necessidade de usar AA, e se usar será porque a máquina aguenta, não porque preciso.
São limites, mas não são imposições.

é n ter de trocar de consola de 5 em 5 anos!
Forreta!
500€ de 5 em 5 anos, dá-te 100€ por ano, uma fortuna!.... :D

Basicamente sai um jogo novo c um motor gráfico brutal, e quem faz o upgrade são eles.
Sim sim, e tudo pela bondade do coração deles.
Fia-te nisso.
O máximo que vais ter é upgrades de nível mediano, ao estilo do que é apresentado na Steam como as máquinas mais usadas.

Que nem te passe pela cabeça que os upgrades serão frequentes e radicais.

eu continuo no meu P4 c uma 7800gt a jogar os jogos mais recentes c uma qualidade decente, e a única coisa q pago é uma pequena subscrição e a ligação à net. Além q permite um sistema de aluguer de jogos bastante interessante!
Lamento mas aqui cada um fala por si, e para mais estás a assumir que a mensalidade do serviço vai ser barata.

Don't count on it.

Compreendo que para muitos isto não serve, que gostam de colecionar os jogos etc, eu não! Eu jogo um jogo e revendo! Não tenho interesse nenhum em ter os jogos a ocupar espaço.
Óptimo, estás no target demographic deles.
Eles agradecem o negócio.

A pirataria e cheats tb não me parecem muito viáveis neste esquema.
É coisa que não quero discutir.
Já estou pelas orelhas com as conversas sobre pirataria que apareceram no fórum nas ultimas semanas.

Eles disseram q trataram da latência do serviço, utilizando uns servers especiais e que eles estavam alojados em data centers específicos de forma a ter mínimo lag!
Servers...........especiais........ri-----ght.
Vê lá se não comes o PR bullshit á colherada, ainda te esgasgas. :D (J/K)

O único lag preocupante é o da ligação de casa aos servers, mas uma coisa q eles referiram interessante é q quem vai comprar esta consola é um gamer
É o gamer...............agora.
Os jogadores são o target de massificação, são o motor de expansão.
Eles são espertos, mas também o são os cães.
O que eles querem sei eu.
Se a coisa andar para a frente não vai demorar muito até começares a ouvir falar de serviços integrados de virtualização online.

Marca as minhas palavras para referência futura.
Falamos disso nessa altura.

e qualquer gamer q se preze já tem uma ligação razoável e por isso não deverá ter grandes problemas.
Um jogador não se define por uma ligação á internet.
Estás desnecessariamente a criar um estereotipo.

O resto do lag q falas já existe pa qq consola normal por isso é irrelevante.
Nada disso.
A latência do hardware é criada na tua máquina e transmitida para fora de acordo com a interpretação da máquina local.
No Onlive recebes feedback dentro/fora/dentro num zig zag constante de informação fora do teu controlo, estás dependente da máquina remota que envia informação para a local, passa por toda a latência e é devolvida á remota.

Na altura verás por ti se o céu é tão azul como eles o pintam.
Isto se realmente for para a frente vai ter vários problemas iniciais de certeza, e vai abrangir apenas uma pequena porção dos gamers mundiais, mas a ideia original é brutal e só o facto de estar tão avançada como está é qualquer coisa de valor e muito interessante!
Isto para mim é produto de nicho, é extremamente dispendioso de manter, não acredito que se venha a massificar de todo.

E com isto tens toda a minha opinião sobre o assunto.

Nos últimos dias o que não tem faltado são sites a falar sobre as falhas inerentes do conceito, já falaram da Eurogamer, mas há muitos outros, ficas aqui com mais um artigo do blog RazeTheWorld.
Tudo o que escrevi acima foi escrito no próprio dia da GDC logo a seguir ao live streaming na Gamespot sobre o OnLive, com o primeiro post ás 3:10, o segundo ás 3:53, e o terceiro ás 7:40 (tive que dormir umas horas).
Não estou a cavalgar nas opiniões dos outros, fiz a minha ali mesmo, sem influências, bias, ou opiniões pré-fabricadas, e como podes ver estou muito longe de ser o único naysayer sobre o produto.

P.S.
Agradeço que não me voltes a chamar fanboy do que quer que seja, especialmente quando o termo em relação ao tema não faz qualquer sentido.

Cheers.
 
O pior de tudo é o input lag. É mexeres o rato, e teres lag na resposta entre o rato e o boneco no ecrã. Com o lag normal as pessoas ainda lidam relativamente bem, agora com input lag.....é péssimo. 10 milisegundos é algo brutal em termos de input lag e estes gajos dizem que conseguem menos através duma rede, com todo o processamento envolvido? Bullshit. Isto é um scam para sacar dinheiro a investidores e desaparecer para um país sem extradição.

Concordo tal como disse (e repeti várias vezes) tenho muitas duvidas que isto funcione como dizem, pois actualmente até fazer um simples ping www.sapo.pt (exemplo) tendo sapo demora 10ms, nem quero imaginar o tempo que vai demorar enviar o input e depois ainda receber o output (que ainda tem de ser processado e "compactado") do PC quando os servidores se encontram a milhas que eles mencionaram, é simplesmente algo que a minha cabeça ainda não acredita. E também acho que o facto de já ter havido reviewers e publishers a ver aquilo funcionar não prova que de facto aquilo funciona, pois não acho que seja algo de extraordinário meter aquilo a funcionar num ambiente controlado para um numero extremamente pequeno de pessoas.

A fibra não te resolve o problema do pearing internacional. A rede de fibra é da ZON ou MEO, mas se o trafego não vem da rede deles, eles precisam comprar largura de banda (tal como tu compras a eles). Ou seja, nem é um problema de sobrecarregar a rede local, é os ISPs terem de fazer upgrade às suas ligações internacionais.

True mas esse problema de eles colocarem limites de tráfego só existiria se houvesse uma quantidade suficiente de users a usar o produto, e quando atingir esse ponto (pelo menos por cá) esta ideia já não vai parecer um conto do vigário. Tens redes a não colocar limite de tráfego e que vendem aquilo que dizem vender, os serviços mais populares é que optam por não o fazer, pois sabem que ganham mais lucro assim e tem clientes à mesma, pois o serviço deles ou é mais popular que o outro, ou então tem outras vantagens. Mas pronto isto também já é um pouco OT, e vá também existe aqueles que "não metem limite" e arranjam outras maneiras de controlar os users, mas pronto como disse esses habitualmente andam a vender peixe que não tem.
 
E também acho que o facto de já ter havido reviewers e publishers a ver aquilo funcionar não prova que de facto aquilo funciona, pois não acho que seja algo de extraordinário meter aquilo a funcionar num ambiente controlado para um numero extremamente pequeno de pessoas.
Exacto. Ter isto a funcionar num ambiente controlado, provavelmente com ligações dedicadas, não prova nada. Isto tem de funcionar no mundo real, onde há packet loss, latência a sério, etc.

True mas esse problema de eles colocarem limites de tráfego só existiria se houvesse uma quantidade suficiente de users a usar o produto, e quando atingir esse ponto (pelo menos por cá) esta ideia já não vai parecer um conto do vigário.

Se tivesses suficientes pessoas a usarem o serviço os ISPs iam se mexer e acabar com o ilimitado. Estamos a falar de horas e horas de streaming HD. IPTV é completamente diferente, já que é trafego local.
 
É pá! Querem-nos por a jogar um crysis a 60 fps, se calhar a um preço acessível, utilizando o portátil que comprei à 3 anos!

Bolas, isso não se faz! Que acabem já com o projecto porque não estou interessado. Eu gosto de comprar computadores de 2 em 2 anos para nunca conseguir jogar os jogos na qualidade máxima e tenho que os piratiar porque cada um custa para cima de 60€!

O que estão a tentar fazer não se faz a ninguem!

Agora a sério: Se toda a gente tivesse o pensamento de mts users, ainda estariamos a picar pedra para escrevermos uma mensagem a alguem.
 
Ninguem nega as vantagens de um serviço assim , no entanto ser ceptico quanto ao a verdadeira realidade do serviço é completamente normal.

As duvidas sobre este serviço não se econtram apenas nos users e na internet, mas sim por liders de serviços de compressão e de streaming.

Quem me derá que este serviço se tornasse realidade, para alem de jogos tornaria realidade uma serie de outros serviços.
 
Se tivesses suficientes pessoas a usarem o serviço os ISPs iam se mexer e acabar com o ilimitado. Estamos a falar de horas e horas de streaming HD. IPTV é completamente diferente, já que é trafego local.

Sim mas o que eu queria dizer é que quando chegar (chega-se) a um numero de pessoas suficiente o mais provável era as linhas europeias já estarem desenvolvidas o suficiente para que tal problema nem se pusesse.

É pá! Querem-nos por a jogar um crysis a 60 fps, se calhar a um preço acessível, utilizando o portátil que comprei à 3 anos!

Bolas, isso não se faz! Que acabem já com o projecto porque não estou interessado. Eu gosto de comprar computadores de 2 em 2 anos para nunca conseguir jogar os jogos na qualidade máxima e tenho que os piratiar porque cada um custa para cima de 60€!

O que estão a tentar fazer não se faz a ninguem!

Agora a sério: Se toda a gente tivesse o pensamento de mts users, ainda estariamos a picar pedra para escrevermos uma mensagem a alguem.

Acho que não existe absolutamente "ninguém" que não estivesse interessado em ver isto desenvolver, a simples realidade é que para funcionar como eles dizem é preciso software e hardware (em quantidades ou em capacidade) muito à frente da vanguarda actual, acho que o pessoal aqui não diz que é impossível, apenas se diz que é muito improvável que as afirmações dos gajos sejam verdadeiras.
 
Última edição:
Exacto. Isto a funcionar como dizem seria uma coisa excelente (dependendo dos custos). Ninguém é contra esta tecnologia, só estamos é bastante cépticos.

Os responsaveis disto também estiveram envolvidos na WebTV, que era um serviço que "transformava" uma televisão num "browser" de internet. Foi algo que não pegou muito, apesar de ter alguns adeptos (principalmente rednecks que normalmente eram gozados :P).

No máximo este serviço vai ter alguns adeptos, talvez users que não se importem com a baixa resolução/input lag - o problema vai ser que para isto ser atractivo para eles tem de ter preços relativamente baixos, e os custos em hardware não serão muito baixos :|
 
É pá! Querem-nos por a jogar um crysis a 60 fps, se calhar a um preço acessível, utilizando o portátil que comprei à 3 anos!

Bolas, isso não se faz! Que acabem já com o projecto porque não estou interessado. Eu gosto de comprar computadores de 2 em 2 anos para nunca conseguir jogar os jogos na qualidade máxima e tenho que os piratiar porque cada um custa para cima de 60€!

O que estão a tentar fazer não se faz a ninguem!

Agora a sério: Se toda a gente tivesse o pensamento de mts users, ainda estariamos a picar pedra para escrevermos uma mensagem a alguem.

Queres jogar? Compra uma consola!
 
É pá! Querem-nos por a jogar um crysis a 60 fps, se calhar a um preço acessível, utilizando o portátil que comprei à 3 anos!

Bolas, isso não se faz! Que acabem já com o projecto porque não estou interessado. Eu gosto de comprar computadores de 2 em 2 anos para nunca conseguir jogar os jogos na qualidade máxima e tenho que os piratiar porque cada um custa para cima de 60€!

O que estão a tentar fazer não se faz a ninguem!

Agora a sério: Se toda a gente tivesse o pensamento de mts users, ainda estariamos a picar pedra para escrevermos uma mensagem a alguem.

Primeiro, entendeste mal, isto não é para jogares com o portátil ou outro PC qualquer, é só ligar aquela caixinha deles à TV e à net.

Segundo, com o dinheiro que vais ter que pagar pelo serviço, e net associada de elevada velocidade daria para comprares um computador novo, se calhar em menos de 2 em 2 anos. Achas que não vais ter mensalidade? Quanto achas que vais pagar por cada jogo e por cada vez que jogas? Achas que eles também não vão ter que renovar hardware com frequência?

Terceiro, há muitos locais onde podes comprar jogos recentes e não ficam nem a 30€ quanto mais a 60€.
 
Primeiro, entendeste mal, isto não é para jogares com o portátil ou outro PC qualquer, é só ligar aquela caixinha deles à TV e à net.

Segundo, com o dinheiro que vais ter que pagar pelo serviço, e net associada de elevada velocidade daria para comprares um computador novo, se calhar em menos de 2 em 2 anos. Achas que não vais ter mensalidade? Quanto achas que vais pagar por cada jogo e por cada vez que jogas? Achas que eles também não vão ter que renovar hardware com frequência?

Terceiro, há muitos locais onde podes comprar jogos recentes e não ficam nem a 30€ quanto mais a 60€.

Errado! A caixinha é se quiseres! http://www.onlive.com/service.html

Quanto ao resto, depois logo se verá!
 
Isto em vez de se comprar cada jogo em separado deveria funcionar como a gametap (ou em termos de TV, a TVCabo).
Compras a box, e recebes acesso as coisas mais basicas de todas (sei lá, minigames, shovelware, jogos mesmo velhos e tudo cheio de anuncios), pagas uma mensalidade e tens acesso a um pacote um pouco mais completo de jogos(antigos completos, se calhar mais novos pegados a um certo horario, e episodicos um pouco mais antigos). pagas um pouco mais e tens acesso a jogos mais novos e completos (e episodicos). Gostaria de ver mais developers a aprenderem a ser menos ambiciosos com os seus projectos episodicos, se calhar criar uma middleware e tal, para haver mais episodios mais regularmente. e para os episodicos, podes ir comprar as lojas as seasons completas.

se calhar tambem poderia haver pacotes com horarios que poderiam ficar mais baratos. tendo acesso a certos jogos só a certas alturas, o numero de jogos a que se tem acesso dentro de um mês será menor e como tal provavelmente poderia-se pagar menos. Além de que ajudaria aos pais a controlar o que as crianças jogam. Já estou a ver "this weekend on Game channel 2, grand theft auto 4 marathon! play all weekend GTA4! " e claro com parental controls

E assim haveria gente que paga mensalmente e vai vendo o que há, ou volta a jogar os mais antigos (reruns? :P) e depois há os outros que se calhar aderem ao pacote mais basico, e vão comprar as coisas mais novas à loja. e depois outros que só compram à loja e se tiverem o onlive só tem acesso as coisas mesmo antigas.

sei lá se funcionaria, mas algo deste genero até seria do meu gosto
 
Se o Onlive conseguir responder ao meu movimento do rato como responde no meu ecrã muitas das minhas certezas (muitas delas baseadas no senso comum) acerca da tecnologia que temos actualmente vão por água abaixo...

Duvido muito deste sistema, plo menos pra já. Os preços irão ser muito caros, e quando um servidor dá o berro como é? Ninguém joga até que esteja arranjado... Quando o steam está em baixo é a confusão que é, e podemos sempre jogar offline...

E quem como eu valoriza o suporte físico este sistema não serve, independentemente da evolução tecnológica irão sempre existir livros por exemplo.
 
Agora a sério: Se toda a gente tivesse o pensamento de mts users, ainda estariamos a picar pedra para escrevermos uma mensagem a alguem.

Explica-me como é que é fisicamente possível, ter um input lag inferior a 10 ms com uma ligação deste genero, distribuída pela internet.

Estamos a falar de upload e download dos dados, com processamento pelo meio, e encoding/decoding de video HD. Isto tudo em menos de 10 ms.

Não confundas ser velho do Restelo, com ter conhecimento reais de engenharia e redes, e saber que isto é um monte de bullshit. Façam o que quiserem, nunca vão ter input lag inferior a 10 ms a não ser em situações MUITO especiais (já para não falar nos outros problemas todos), a não ser que tenham dado um enorme salto tecnológico em várias áreas, enquanto o mundo todo andou a dormir.
 
Última edição:
Explica-me como é que é fisicamente possível, ter um input lag inferior a 10 ms com uma ligação deste genero, distribuída pela internet.

Estamos a falar de upload e download dos dados, com processamento pelo meio, e encoding/decoding de video HD. Isto tudo em menos de 10 ms.

Não confundas ser velho do Restelo, com ter conhecimento reais de engenharia e redes, e saber que isto é um monte de bullshit. Façam o que quiserem, nunca vão ter input lag inferior a 10 ms a não ser em situações MUITO especiais (já para não falar nos outros problemas todos), a não ser que tenham dado um enorme salto tecnológico em várias áreas, enquanto o mundo todo andou a dormir.

Os rapazes estão todos muito entusiasmados com o produto, mas á custa desse entusiasmo estão cegos em relação aos problemas inerentes ao conceito.

10ms?
Já fico de queixo caído se andar pelos 100ms, de facto até imagino qualquer coisa na ordem dos 300 a 500ms se as condições de ligação não forem nada menos que perfeitas, e sinceramente até acho que estou a ser muito optimista.

Já se falou da IPTV e de como nada tem a ver com o OnLive.
Até aí tudo bem, mas não deixa de ser interessante de observar que um serviço local que serve apenas o nosso país tem uma latência tão grande na transmissão.
Á custa do encoding em tempo real, mesmo em SD, a transmissão tem de 10 a 15 segundos de atraso em relação ao serviço analógico.
Não é a mesma coisa, mas negar o que está á frente dos nossos olhos não é inteligente.

É bom que eles mostrem entusiasmo por um produto inovador, até porque só em conceito já o é, mas convém escrutinar tudo para não saírem desapontados, coisa que não estão a fazer, estão a criar hype onde ele não devia existir.
 
Na conferencia, disseram que nos tais 7 anos, inventaram métodos (programação/código) que não existem em mais lado nenhum... e já registaram patentes e tudo! (pelo que o senhor disse)

Portanto, será nesses métodos exclusivos e revolucionários que estará a solução para o lag :P
 
Na conferencia, disseram que nos tais 7 anos, inventaram métodos (programação/código) que não existem em mais lado nenhum... e já registaram patentes e tudo! (pelo que o senhor disse)

Portanto, será nesses métodos exclusivos e revolucionários que estará a solução para o lag :P

E o coelhinho foi com o Pai Natal no comboio ao circo...

Eu também posso dizer que criei um método para teletransportar objectos pela net, mas por eu dizer não se torna verdade...
 
E o coelhinho foi com o Pai Natal no comboio ao circo...

Eu também posso dizer que criei um método para teletransportar objectos pela net, mas por eu dizer não se torna verdade...

Mas ainda assim disseste-o, e como tal, desde que alguém esteja disposto a acreditar, aos olhos dessa pessoa essa será a verdade inabalável.

O conceito é o mesmo, mas ele há pessoas que acreditam em tudo, não têm espírito critico nem a curiosidade da descoberta.
Ficam na expectativa de que a coisa se resolva por si só.
Meh................
 
Na conferencia, disseram que nos tais 7 anos, inventaram métodos (programação/código) que não existem em mais lado nenhum... e já registaram patentes e tudo! (pelo que o senhor disse):P

Sim em 7 anos esta empresa fantástica, financiada sabe-se lá por quem, inovou mais que o resto da industria toda, DE LONGE. Realmente é bastante credível.

Outra hipotese. O gajo gera um hype do caraças, arranja investidores credulos, e a seguir foge para um pais sem extradição com a mala cheia de dinheiro.

Qual a hipotese mais credível?

EDIT: E finalmente vi os video da GDC. Que gráficos de maravilha....
 
Última edição:
Sim em 7 anos esta empresa fantástica, financiada sabe-se lá por quem, inovou mais que o resto da industria toda, DE LONGE. Realmente é bastante credível.

Outra hipotese. O gajo gera um hype do caraças, arranja investidores credulos, e a seguir foge para um pais sem extradição com a mala cheia de dinheiro.

Qual a hipotese mais credível?

EDIT: E finalmente vi os video da GDC. Que gráficos de maravilha....

Hummm, tenho que pensar numa forma de fazer um vídeo do uso da tecnologia que desenvolvi...:D

OnTopic: Porque é que todas as imagens do produto que vi em vários sites e mesmo as aqui do tópico são CGI? Não há fotos reais?
 
Back
Topo