OnLive - Novo conceito de "consola"

Do ponto de vista tecnológico (e ignorando completamente o aspecto financeiro apesar deste também ser uma barreira enorme para que isto funcione) a única coisa que não estou a ver como fazem é mesmo o input lag - para além do limite físico (vai existir sempre, e quanto maior for a distância pior - e eles não podem ter uma central em cada cidade - ou podem?) seria um avanço brutal da tecnologia que temos agora. E se eles tivessem esse avanço brutal, porque usa-lo para uma consola? Se calhar ganhavam ainda mais dinheiro com contratos com o exercito ou assim :|

Os que usam serviços como o logmein estão habituados a uma certa lentidão, agora imaginem tecnologia que tornasse o input lag próximo de 0.

Hummm, tenho que pensar numa forma de fazer um vídeo do uso da tecnologia que desenvolvi...:D

OnTopic: Porque é que todas as imagens do produto que vi em vários sites e mesmo as aqui do tópico são CGI? Não há fotos reais?

Acho que já vi youtubes e já li de pessoas que testaram aquilo mesmo - até agora as reacções são sempre muito positivas... claro que testes em condições reais (um user, em casa) ainda não vi, e isso é que é importante.
 
Se calhar no futuro constroiem predios com centrais de jogo, usando esta tecnologia (e sendo tudo local já não há tantos problemas com ISPs ou input lag)
 
No contexto actual mundial, não estou a ver isso acontecer num futuro proximo....lol

Mas que esta serviço inovador ainda sem provas dadas está a dar que falar, está, não sei se era isso que eles pretendiam, se calhar não estavam a espera que as comunidades comentassem tão intensamente esta "possibilidade", ou então era exactamente o que queriam.
 
It has emerged that Sony has trademarked "PS Cloud", suggesting that the platform holder may be looking into providing a service similar to OnLive.

The trademark was registered on March 24th, just a day after news of OnLive's cloud-based gaming service emerged.

There are two likely possibilities here. The first (and most likely, given the timing) is that with the emergence of what looks like a serious play to introduce cloud-based gaming to the market, Sony is simply protecting its brand.

The second, of course, is that Sony is working on a cloud-based project of its own. This could be a new project for streamed games either for the PS3 or PSP, or it could be part of plans for its next generation platforms.

Whether Sony was thinking seriously about cloud-based gaming before last week or not, the chances are that it is now.

Cloud-based gaming will, in theory, enable users to enjoy gaming without meaty, expensive hardware in their homes thanks to processing being handled by remote servers.

The problem has been issues with data compression, but OnLive claims to have solved this, while Acclaim's Dave Perry has said that he has a similar project underway.


fonte>http://news.spong.com/article/17551/PlayStation_Cloud_Sony_Versus_OnLive

Ao que parece ja andam empresas bem conhecidas a investir ou a pensar em investir em coisas parecidas...
se e verdade ou ficcao nao sei,sei que "Games on demand" pode nao estar tao longe como parece,pode ainda nao haver tecnologia,nao sei,mas como tudo, a tecnologia nao surge do nada,desenvolvesse basta haver vontade para isso e clientes para ela


amd fusion for gaming

http://www.amd.com/us/fusion/Pages/index.aspx


A amd anda a trabalhar em chips unicos de cpu e graficos,nao sera isto a equipar os servidores da onlive??

http://www.tomshardware.com/news/amd-fusion-gpu-cpu,6793.html


http://www.maximumpc.com/article/ne..._cloud_with_fusion_render_cloud_supercomputer
 
Última edição:
Ao que parece ja andam empresas bem conhecidas a investir ou a pensar em investir em coisas parecidas...
se e verdade ou ficcao nao sei,sei que "Games on demand" pode nao estar tao longe como parece,pode ainda nao haver tecnologia,nao sei,mas como tudo, a tecnologia nao surge do nada,desenvolvesse basta haver vontade para isso e clientes para ela

Faltou-te "e que não viole as leis da física".
 
Alguém sabe mais ou menos qual o limite máximo para um input lag ser aceitavel? Obviamente que vai depender de pessoa para pessoa e do tipo de jogo, mas assim um intervalo razoavel :|
 
Alguém sabe mais ou menos qual o limite máximo para um input lag ser aceitavel? Obviamente que vai depender de pessoa para pessoa e do tipo de jogo, mas assim um intervalo razoavel :|

Em música, recomenda-se menos de 10 ms (entre tocar a nota num teclado MIDI e ouvir o output). Aqui talvez não sejamos tão exigentes, 15 ms talvez seja aceitável (valor atirado para o ar!...)
 
Alguém sabe mais ou menos qual o limite máximo para um input lag ser aceitavel? Obviamente que vai depender de pessoa para pessoa e do tipo de jogo, mas assim um intervalo razoavel :|

Depende da tolerância de cada pessoa.

Para mim, 100ms não incomoda nada a jogar online.
A partir de 200ms para cima é que já começa a afectar sériamente a experiência.

As primeiras ligações de "banda larga" em PT eram a 512/128 (down/up em kbs).
Nessa altura era habitual ter latência de 300ms num dia bom num server com 20 pessoas (inter), mas por vezes aconteciam aberrações de 500 a 800ms em servers com 40 pessoas e aí era impraticável, só o acto de mexer a personagem já era doloroso. Foi nesta altura que nasceu o termo "slideshow" aplicado aos jogos, porque de facto era o que mais parecia.

Em todo o caso isto refere-se a uma experiencia controlada a nivél local.
A história com o OnLive poderá ser diferente (para pior), e como disse, depende da tolerância da pessoa.
 
Resev : Mas isso é network lag - num jogo online quando pedes ao bonequinho para virar para a esquerda, ele vira "logo" (o tempo do sinal ir do rato para o computador para ser processado e depois enviada a imagem para o ecrã). O network lag é muito mais toleravel que o input lag, daí o grande problema da Onlive :\ Eu não sei qual o input lag toleravel (o paulojreis disse 15ms mas ele também não tem a certeza), fiz a pergunta para ver de quanto em quanto é que eles teriam de constuir uma central.
 
Última edição:
Para mim, 100ms não incomoda nada a jogar online.
A partir de 200ms para cima é que já começa a afectar sériamente a experiência.

Estás a falar de network lag. Input lag é teres um atraso entre mexeres o rato, e o boneco mexer no ecrã. 100 ms é algo brutal.
Eu diria que o aceitável deve andar no máximo dos máximos pelo 30 ms, havendo pessoas a exigirem os 10 ms (segundo já li). Para o input lag ser 30 ms, quer dizer que o network lag é inferior a isso. Quantas vezes é que jogam com 20 ms de lag ou menos?.....

E se admitirmos que temos servidores onlive por país, bye bye aos jogos com estranjas. Ficas a jogar contra tugas e já é muito bom. Deve ter o online em alguns jogos fantástico.
 
Última edição:
Tem razão sim senhora, entendi de outra forma, peço desculpa.

Nesse caso não faço p*** ideia de como medir a latência total.
Sei de fonte segura e documentada que o meu monitor (LG L245WP-BN) tem uma latência de 17ms de input lag, muito rápido e fora do normal para monitores deste tipo.
Mas este é apenas uma fracção da latência total, e não tenho muitos mais números sólidos que possa facultar.

Ratos tenho um Razer Deathadder e um Cyber Snipa Stinger, e tanto num como no outro uso maioritariamente uma sensibilidade de 800dpi e um polling de 500hz, ainda que as capacidades possam subir aos 1800 ópticos e 3200 em laser, e o polling de ambos possa ir aos 1000hz.
Falar em latência é mais difícil porque creio não haver documentação sobre o assunto, áparte de se dizer que um polling de 1000hz seja igual a 1ms de latência, mas nunca vi esta "sabedoria" a vir de uma fonte credível, pelo que me abstenho de certezas.

A discussão acaba por ser um pouco teórica, mas a sensibilidade de um user habituado a usar diverso material sempre ajuda a estender um pouco mais a discussão.

A mandar números para o ar diria que a latência total do meu equipamento ande pelos 50ms, já a contar com a resposta variável do painel do monitor entre os 14ms de máxima e 4ms de mínima.

Lamento não poder ajudar mais.
 
Última edição:
Encontrei este artigo sobre o OnLive que vai de encontro à minha opinião, ou seja, muito cepticismo em relação ao que tem sido proclamado.

Mas é esperar para ver mais alguma informação e testes sem serem estes PR a darem conversa.
 
Estás a falar de network lag. Input lag é teres um atraso entre mexeres o rato, e o boneco mexer no ecrã. 100 ms é algo brutal.
Eu diria que o aceitável deve andar no máximo dos máximos pelo 30 ms, havendo pessoas a exigirem os 10 ms (segundo já li). Para o input lag ser 30 ms, quer dizer que o network lag é inferior a isso. Quantas vezes é que jogam com 20 ms de lag ou menos?.....

E se admitirmos que temos servidores onlive por país, bye bye aos jogos com estranjas. Ficas a jogar contra tugas e já é muito bom. Deve ter o online em alguns jogos fantástico.

Se os servidores forem por país não quer dizer que só pudéssemos jogar com o pessoal do nosso país, afinal de contas a informação que é transmitida durante um jogo online não está relacionada com aquela do input e do video, ou seja era possível que os servers deles se ligassem a outras pessoas sem serviço OnLive, ou até mesmo o serviço OnLive de outros países.
 
Se os servidores forem por país não quer dizer que só pudéssemos jogar com o pessoal do nosso país, afinal de contas a informação que é transmitida durante um jogo online não está relacionada com aquela do input e do video, ou seja era possível que os servers deles se ligassem a outras pessoas sem serviço OnLive, ou até mesmo o serviço OnLive de outros países.

Sim, já não bastava os servidores estarem a correr milhares de utilizadores em simultaneo, ainda tinham de correr o jogo de forma distribuída. Excelente.
 
Em comparação aquilo que eles tem de fazer, isso não é absolutamente nada, se eles conseguem meter isto a bombar sem input lag e tudo mais, certamente que conseguem a simples tarefa de meter aquilo online com outras pessoas.
 
Em comparação aquilo que eles tem de fazer, isso não é absolutamente nada, se eles conseguem meter isto a bombar sem input lag e tudo mais, certamente que conseguem a simples tarefa de meter aquilo online com outras pessoas.

Não te esqueças que a simples tarefa implica ter o servidor de jogo a correr offsite, ou seja, já não bastava o lag todo da comunicação com o OnLive, o OnLive ainda tinha de comunicar com o servidor remoto.

Estes gajos vão fazer o milagre eclipsar a latência na web. Será realmente histórico.
O que eu vi até agora foram demos, com uma qualidade de imagem bastante ranhosa. Se num ambiente real, ainda for pior ... é para esquecer.

O real potencial que eu vejo nisto é de divulgação, e experimentar demos, porque para jogar mesmo não estou a ver.
 
Como disse é uma tarefa muito simples se formos comparar com aquilo que eles dizem ter feito. Quanto aos demos tendo em conta que aquilo tens uma mensalidade não me cheira que possas jogar demo sem pagares a mensalidade, afinal de conta esses demos também exigem uso do serviço, acreditava mais que aquilo agora fosse uma boa plataforma para fazer open beta tests, já que seria possível os developers verem o pessoal a jogar.
 
Quanto aos demos tendo em conta que aquilo tens uma mensalidade não me cheira que possas jogar demo sem pagares a mensalidade

Claro, só disse que o real potencial está na divulgação. E depois tudo depende de preços, ninguém vai pagar um balurdio mensal por pior qualidade, só para não ter um PC em casa. Já para não falar do "não à pirataria" que no PC é o que conhecemos....
 
Back
Topo