ONT ligado directamente ao portátil. IPv4 ok, IPv6 not.

Claymore

Power Member
Olá a todos!

Tenho estado a configurar o meu custom router para ficar ligado directamente ao ONT da MEO (nao é o fiber gateway, que não tenho nada disso).

Depois de configurar o interface de rede para ficar amarrado à VLAN 12, consigo perfeitamente obter conectividade IPv4 via DHCP. O pedido de DHCP é enviado e a rede providencia um IPv4 + rotas + DNS como seria esperado.

No entanto, para IPv6, o mesmo não acontece.

Para verificar se não poderia ser problema de firewall ou de configurações do meu router, fiz tb esta experiência ligando o portátil directamente ao ONT. Tenho IPv4 mas não tenho IPv6.

Alguém mais andou nestas andanças com custom routers ligados directamente ao ONT?
É necessário algum tipo de configuração especifica para IPv6? Eu ainda pensei que fosse uma questão de usar o mesmo MAC do router, mas não...
 
Eu tenho uma ligação algo diferente, mas tb andei de volta do IPv6 até o activar.
Tenho o meu router ligado em bridge pela porta 4 do FW. É 1 USG.
No USG activei na WAN : Using DHCPv6 / Prefix Delegation Size = 56
Na LAN usei : IPv6 Interface Type = Prefix Delegation

Ve se o teu router suporta IPv6, e suportando, ve onde o parameterizas.
 
O Meu router suporta ipv6. Fui eu que o montei mesmo. A situação aqui estranha é que eu já liguei o meu portátil directamente ao ONT e nada de IPv6. IPv4 está ok, IPv6 é que nada mesmo.

Não há resposta a router solicitations sequer.
 
E com o modem da MEO ? tens IPv6 presumo.

Esta é a configuração do FW (MEO original) acedida por SSH :



Nota : é obvio, mas por vezes esquecemo-nos ... qd andei de volta do meu router (aquilo teve outros problemas) sp q activava/desactivava o IPv6, no meu PC fazia disable/enable à placa de rede.
 
Ok. Eu tenho uma ideia do que se passa. Em principio isto será problema da implementação incompleta do dhcp client ipv6 no systemd. Vou usar outro dhcp client a ver como se comporta.
 
Back
Topo