ONU quer por impostos nos videojogos para ajudar os pobres

Desde quando é que o Barroso é Presidente da ONU?8| Ele é Presidente em Exercicio da Comissão da UE
Desde quando é que a ONU faz politica economica sobre estados soberanos?

Esta noticia não tem cabimento nenhum, pode ser um pedido da ONU, uma solicitação de ajuda aos estados membros do C.Geral mas não tem poder vinculativo algum.

Tens razão eu li mal as coisa na altura, ele foi nomeado foi pelo Ramos Horta para prémio nobel da Paz.

E ninguém disse que a ONU podia fazer política agora que pode incentivar os seus estados membros a adoptar determinadas políticas pode...

O que é certo é que o "Imposto Tobin" a ser implementado acabaria com a especulação à volta da compra / venda de moeda e conseguia acabar com todos os problemas de fome e pobreza no mundo em menos de uma década. Comparado com isso qualquer imposto que sugiram sobre qualquer tipo de artigo é e será sempre batatinhas.

Como disse antes, eles já têm a ferramenta na mão há anos, os estados é que estando reféns dos lobbys bancários não a implementam.
 
Então podemos chegar a um consenso e afirmar que não teriam problema nenhum em aceitar uma taxa voluntária de €1 por cada jogo comprado destinado ao esforço de cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio a ser paga por quem quisesse, ainda que o problema em causa não seja apenas a quantidade de dinheiro em si, mas sim a forma como é gerido?

É que não sabemos mais pormenores nenhuns sobre esta proposta.
 
Então podemos chegar a um consenso e afirmar que não teriam problema nenhum em aceitar uma taxa voluntária de €1 por cada jogo comprado destinado ao esforço de cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio a ser paga por quem quisesse, ainda que o problema em causa não seja apenas a quantidade de dinheiro em si, mas sim a forma como é gerido?

É que não sabemos mais pormenores nenhuns sobre esta proposta.

Podias reformular a pergunta? Já são duas da manhã e ficou um pouco confusa :)
 
Acho que não há grande coisa a reformular - estava a tentar atingir um consenso no meio disto tudo, já que muitas pessoas que escreveram por aqui parecem achar que vão ser obrigadas a pagar um imposto sobre os jogos.
 
Eu daria 10 euros mensais para fundar empresas cujo objectivo seria estabelecer industrias e formar pessoal competente para operar nas mesmas, agora queimar dinheiro em comida e afins? Nunca, perdoem-me a franqueza, mas há um ditado que é muitas vezes utilizado neste tipo de discussões que tem a sua grande razão de ser... Dêm peixe a um homem e ele tem comida para dia... mas ensinem o homem a pescar... you get the point...

Recuso-me a dar dinheiro para causas fúteis e que apenas enterram mais os países em questão.
 
o problema é que enquanto as pessoas nao perceberem que a onu é uma farsa os pobres do hemisferio sul nunca conseguiram nada, apenas migalhas que a onu decide enviar. e como é facil enviar migalhas para solucionar os problemas de quem nao tem nada para comer, agora acabar com os problemas dessas pessoas é claro que a onu nao quer, a onu é governada pelos ricos e o poder dos ricos provem dos pobres do hemisferio sul seja na exploracao do petroleo ou das materias primas.
 
agora acabar com os problemas dessas pessoas é claro que a onu nao quer, a onu é governada pelos ricos e o poder dos ricos provem dos pobres do hemisferio sul seja na exploracao do petroleo ou das materias primas.

Por acaso, acho que o maior problema não é exactamente a ONU ser "governada pelos ricos", é mais a paralização da organização em relação aos interesses dos estados e a corrupção que se verifica na execução de projectos de apoio ao desenvolvimento - faz-me sempre lembrar aquele pacote de ajuda humanitária enviado para o Chade que acabou, largamente, na compra de armas e numa empresa de construções gerida pelo irmão do presidente...
 
É bastante simples: 80% do ppl n compra os jogos que tem sequer, e quem compra é porque pode ou está disposto a isso e portanto mais euro menos euro vai-lhes dar ao mesmo. Relativamente ao "imposto" ir para os pobres ou não, já é outra historia, é sabido que grande parte da ajuda (comida, $ e outros bens) nao chega aos destinatários, portanto esta suposta "taxa" não será excepção - mas lá está, é uma questão de consciência individual achar se o pouco que chega a quem realmente precisa vale ou nao a pena.
 
A notícia, assim como as intenções de Philippe Douste-Blazy, são dois disparates: a primeira porque amplifica um rumor; a segunda porque este senhor sabe bem que a ONU não tem qualquer competência para impor taxas ou impostos a quem quer que seja.

Além do mais, se o gravíssimo problema da fome nos países subdesenvolvidos se resolvesse com o envio de muito dinheiro, a esta hora (com o dinheiro que já se enviou) já não havia problema.
A questão é que o dinheiro que vai para estes países tem dois destinos: 1) os bancos estrangeiros onde as cliques governantes arrecadam uma bela fatia da 'ajuda'; 2) os bancos estrangeiros para onde vai o pagamento da dívida externa destes países. Ou seja, o dinheiro vai e volta: os ricos ficam mais ricos e os pobres mais pobres.

Dizer que o problema da pobreza no '3º' mundo se resolve (ou se atenua) à custa de um bocadinho de esforço de cada pobre do '1º' mundo é pura demagogia; é atirar areia para os olhos (os nossos) e tentar desvanecer a real responsabilidade daqueles que conduzem os destinos do mundo.
 
Que raio, dinheiro que deriva do nosso esforço/trabalho, até o podemos rasgar ou queimar (livra! :D) que ninguém tem nada a ver com isso.

Tem a haver sim..

Queimar uma nota, é como queimar uma bandeira de um pais.. É ilegal!
Mas não me parece que existam muitas pessoas dispostas a queimar dinheiro.. ;)

E o que as pessoas fazem com o que ganham com o seu trabalho ninguem tem nada a haver, se a pessoa decide doar como ajuda é uma decisão que cabe a cada um... Agora obrigar a ajudar é mau..
 
Tem a haver sim..

Queimar uma nota, é como queimar uma bandeira de um pais.. É ilegal!
Mas não me parece que existam muitas pessoas dispostas a queimar dinheiro.. ;)

E o que as pessoas fazem com o que ganham com o seu trabalho ninguem tem nada a haver, se a pessoa decide doar como ajuda é uma decisão que cabe a cada um... Agora obrigar a ajudar é mau..

"tem/não tem a ver"

;)
 
A notícia, assim como as intenções de Philippe Douste-Blazy, são dois disparates: a primeira porque amplifica um rumor; a segunda porque este senhor sabe bem que a ONU não tem qualquer competência para impor taxas ou impostos a quem quer que seja.

Além do mais, se o gravíssimo problema da fome nos países subdesenvolvidos se resolvesse com o envio de muito dinheiro, a esta hora (com o dinheiro que já se enviou) já não havia problema.
A questão é que o dinheiro que vai para estes países tem dois destinos: 1) os bancos estrangeiros onde as cliques governantes arrecadam uma bela fatia da 'ajuda'; 2) os bancos estrangeiros para onde vai o pagamento da dívida externa destes países. Ou seja, o dinheiro vai e volta: os ricos ficam mais ricos e os pobres mais pobres.

Dizer que o problema da pobreza no '3º' mundo se resolve (ou se atenua) à custa de um bocadinho de esforço de cada pobre do '1º' mundo é pura demagogia; é atirar areia para os olhos (os nossos) e tentar desvanecer a real responsabilidade daqueles que conduzem os destinos do mundo.

Uma boa verdade, é como muita comida enviada para muitos paises pobres, só a volta de 5% A 10% é que vai para a população, de resto vai para os ricos e mercado negro do mesmo pais.

Muita vez a caridade das pessoas é muito mal usada, 1 prof meu em que bom, podemos dizer que é rico, deu uma vez varias roupas atraves da caridade em Castelo Branco e foi a encontrar 1 dos seus casacos que deu a ser vendido ....
 
Por mim taxas adicionais com a desculpa de combater a pobresa - em jogos ou qualquer outro produto (de luxo ou não) - nem um cêntimo.

Agora se me falarem em atirar a PAC (Política agricola comum) às malvas e outras ajudas do genero, sou todo a favor. Ajudamos os paises mais pobres e ainda pagamos menos pelo que comemos.
Andamos a semear migalhas mas dár-lhes acesso ao nosso mercado de produtos basicos (agricultura, refinação de minérios etc) isso é que não - ainda matavama a fome e depois não precisavam de nós para nada! livra
 
Mas que ideia mais ridícula!!!!

A contribuição para estas causas deve ser sempre voluntária. Contribuo para várias causas mas é porque quero.
Só o estado é que me tira dinheiro do bolso! :P

Que tal irem buscar 0,0001% dos lucros das instituições bancárias que facturam centenas de milhões? Ou que tal aumentarem o imposto sobre artigos que são realmente de luxo como carros/barcos/casas que certos milionários compram?

Ou então investiam no pior problema que é mesmo este:

However, the irony is that in the fight against hunger and poverty, money is actually not a problem. Corruption is. Prestigious magazine Wall Street Journal has recently unveiled that more than 90% of the funds allocated by the World Bank for Indian health programs have been wasted on badly executed repairs or have simply vanished (read "have entered the pockets of corrupted Indian officials"). This adds to the massive thefts registered in Africa, where tons of food, medicine and construction materials never reach the hands of the poor.

Concordo que comprar um jogo é um LUXO mas se querem ir ao bolso de quem tem luxos comecem pelos que ganham num dia o que eu ganho durante a vida inteira! :finger:

Vamos resolver os problemas de desigualdade social a tirar dinheiro à classe média!?
 
Não é bem uma questão de a ONU aplicar a taxa: já se sabe que não o pode fazer. O que se debate aqui, creio eu, é a ideologia de possivelmente se criarem impostos sobre artigos considerados de "luxo" (não essenciais) para ajudar os pobres.

É muito bonito dizer-se que "os 400 euros que se gastam num telemóvel ou numa consola podem mudar a vida a um pobre em África", mas e depois? Um individuo ganha esse dinheiro a trabalhar, logo pode gastá-lo como bem entender sem ter que andar com peso na consciência por estar a comprar coisa supérfluas. Qual seria a atitude correcta, reverter esses 400 euros para os pobres?

Eu pergunto: porque é que eles são pobres? Porque não ganham dinheiro. E porque é que não ganham dinheiro? Porque não têm trabalho ou são pagos miseravelmente. E porque não têm trabalho ou têm baixos ordenados? Porque as infraestruturas sócio-económicas do seu país não estão devidamente estabelecidas e a distribuição da riqueza não é equitativa. Acham que a solução é os trabalhadores dos países desenvolvidos estarem a pagar do seu bolso a subsistência da população de outro país? Isso é mero remendo num motor que já não anda. Antes de se enviar dinheiro para esses países, há que tornar possível o seu correcto investimento. É nisso que a ONU e outras que tais deveriam promover, não sugerirem mais taxas aos países "afortunados". Senão mais vale pegarem nesses 400 euros e comprarem o supérfluo telemóvel.

Sinceramente revolta-me essa onda que anda aí de "não gastes dinheiro nisso, pah, olha que em África não têm que comer..." Bullshit. Dinheiro que eu ganhe honestamente gasto-o onde me der na real gana. Quanto à solidariedade, já tenho marcada (no âmbito do meu curso) uma missão a Moçambique para prestação de cuidados médicos, à qual aderi de livre vontade. Imagine-se agora que o governo me obrigava a x horas de serviço num país em desenvolvimento... Era o que mais faltava.

Finalmente um comentário de jeito, sim senhor:)
 
Eu n acho isto normal!

1º tamos numa crise enorme! pagamos mais k recebemos!
2º os jogos ja sao baratos...ainda os kerem por mais...
3º so pa dar um exemplo nos portugugueses temos uma vida MUITO mais baixa k os ingleses e pagamos 70€ por um jogo novo, enkuanto k os ingleses pelo mesmo jogo pagam 40£ = 59€! Pa nao flr k os jogos lá baixam de preço muito mais rapido!

sim ,está correcto mas ..que é portugal no mercado dos video jogos ?

quase nada....

muitos dos users aqui olham para a carteira fazem contas á vida e pah .. não tem outra forma se não comprar fora de portugal ...

é mesmo assim não deicha de ser uma pena isto acontecer

abraço
 
Quem teve a ideia, ou sequer pensou num imposto desses é um real alimário mentecapto.Querem gamar vão ao bolso dos ricos.
Quanto a comprar jogos em Portugal...nem um!! Autêntico roubo um gajo dar 70€ por um jogo que vou buscar ao UK por 50 e poucos €´s. O tuguinha é guloso, fica a xuxar no dedinho.
Cumps
mad
 
Eu daria 10 euros mensais para fundar empresas cujo objectivo seria estabelecer industrias e formar pessoal competente para operar nas mesmas, agora queimar dinheiro em comida e afins? Nunca, perdoem-me a franqueza, mas há um ditado que é muitas vezes utilizado neste tipo de discussões que tem a sua grande razão de ser... Dêm peixe a um homem e ele tem comida para dia... mas ensinem o homem a pescar... you get the point...

Recuso-me a dar dinheiro para causas fúteis e que apenas enterram mais os países em questão.
E quem fala assim não é gago! Completamente apoiado. Acho mal o que a ONU está a tentar fazer.
 
Back
Topo