Problema OOM Error

José Alberto

Power Member
De há uns dias a esta parte estou a ter este problema que nunca antes se tinha manifestado e que curiosamente parece que foi resolvido com o SP1 do Vista.

Na imagem, a mensagem de erro e o gadget com o uso da RAM:

262xxcn.jpg


Isto, que eu saiba, só acontece com o Flight Simulator X após uma utilização prolongada e casualmente sempre perto do final do voo.

Será do SP2 RC que tenho instalado?

Alguma solução para este problema?

PS: alguma informação - http://forums.flightsim.com/vbfs/showthread.php?t=163233
 
Obrigado pela ajuda, Viriato.

Não consigo fazer quase nada do post do Lonepilot. O Vista inclusive (pelo que li) usa um bootloader em vez de um boot.ini :confused:

PS: consegui fazer isto:

6- fazer BACKUP do vosso fs9.exe ou FSX.exe (dar o nome por ex. fs9.exe.orig)

7- copiar o fs9.exe ou FSX.exe para o directório C:\3G enabler\

8- abrir uma linha de comandos (command prompt) no dir. C:\3G enabler\

9- escrever "editbin /LARGEADDRESSAWARE fs9.exe" (sem as aspas) e carregar em ENTER

10- verificar que o novo fs9.exe ou FSX.exe foi modificado (ver data)

11- renomear .exe modificado para por ex. fs9_3GB.exe

12- copiar o novo .exe para o directório do Flight Simulator
Infelizmente já é tarde para outro voo como o Belém-Recife que estava a fazer e que deu erro. O problema normalmente acontece antes de chegar a NEUMA, ou seja, a poucos minutos de SBRF.

Obrigado pela ajuda.
 
Última edição:
Obrigado pela ajuda, Viriato.

Não consigo fazer quase nada do post do Lonepilot. O Vista inclusive (pelo que li) usa um bootloader em vez de um boot.ini :confused:

PS: consegui fazer isto:

Infelizmente já é tarde para outro voo como o Belém-Recife que estava a fazer e que deu erro. O problema normalmente acontece antes de chegar a NEUMA, ou seja, a poucos minutos de SBRF.

Obrigado pela ajuda.

Eu quando voava WebJet Virtual tinha alguns erros por falta de memória, descobri que era do Avião um 737 300 da Wilco a Versão Bugada e do cenário de Recife.

No FS existem alguns arquivos causadores de estouro de memória e consequente fechamento do programa:

1) FS9:

A) Arquivos LandWaterClass instalados na sub-pasta "Scenery" que contenha a sub-pasta "Texture" associada.
B) Arquivos de texturas sem MipMaps e ou com formatos diferentes do DXT. Além de estouro de memória, texturas sem MipMaps causam borramento em todo cenário e não apenas no objeto aplicado.
C) Arquivos BGLs corrompidos.

2) FSX:

Itens B e C acima.
Uma outra causa, não tão comum, é quando a aeronave passa pela linha de Time Zone do FS. Para solucionar o problema basta instalar o FS Real Time.

Lembro-me uma vez fazendo um voo Galeão/Recife chegando no ideal de descida ouço o ATIS confiro os metar e vejo que o vento mudou, bom vou mudar a Star para a cabeceira correspondente.. pufffff ERROR falta de memória isto no FS9! dá uma nauseia....

Diz-me, isso só acontece nessa região?

Abraços
 
Última edição:
Talvez seja do "novo" cenário de Recife de Gustavo Luna (Recife V2 para FSX) porque desde que o instalei nunca mais tive paz. Agora mesmo voltou a dar erro...

Há vários meses fiz uma volta ao mundo com etapas de mais de 2 horas (e com menos RAM) sem qualquer problema.

Isto NUNCA tinha acontecido e se a solução é simplesmente tirar o cenário (e instalar o antigo, que vem do FS9 mas que é muito mais pesado) então ainda bem.

Vou recomeçar o voo em Belém.

EDIT:

Repeti o voo mas desta vez sem o cenário de Gustavo Luna e o erro aconteceu de novo.

Outra hipótese é desligar o Ultimate Traffic 2, mas não há queixas de OOM provocadas por este produto.
 
Última edição pelo moderador:
Tenta:

Uma outra causa, não tão comum, é quando a aeronave passa pela linha de Time Zone do FS. Para solucionar o problema basta instalar o FS Real Time.

as vezes pode ser assim uma coisa sem lógica alguma!

EDIT:

José outra dica:

http://www.simforums.com/forums/forum_posts.asp?TID=29041

Abraços e boa sorte na solução do problema, é chato eu sei que é!
 
Última edição pelo moderador:
Tenta:

Uma outra causa, não tão comum, é quando a aeronave passa pela linha de Time Zone do FS. Para solucionar o problema basta instalar o FS Real Time.

as vezes pode ser assim uma coisa sem lógica alguma!

OK, vou tratar disso.

Outra coisa que fiz foi isto com a linha de comandos do Vista:

BCDEDIT /set increaseuserva 2560
http://www.fsdeveloper.com/wiki/index.php?title=OOM_Error

PS:

José outra dica:

http://www.simforums.com/forums/forum_posts.asp?TID=29041

Abraços e boa sorte na solução do problema, é chato eu sei que é!

Isto é o mesmo que fiz com a linha de comandos.

Se o FS Real Time não solucionar o problema vou ter de... pensar em algo muito mais radical.

Obrigado pela ajuda.
 
Última edição:
Aquelas dicas, mais coisa menos coisa, já foram todas postas em prática sem sucesso (também tenho pesquisado muito sobre isto).

Acabei de ter o mesmo erro, mas desta vez consegui ultrapassar o ponto onde sempre crashava, mesmo assim insuficiente para acabar o voo.

Vou desinstalar o FSX, fazer uma limpeza no disco e depois voltarei a instala-lo mas sem addons. Não me conformo, em mais de 2 anos nunca aconteceu o OOM mesmo com settings mais puxados e menos hardware disponível.

Viriat0, muito obrigado pela ajuda.
 
Pois infelizmente esses erros sem qualquer sentido aparecem, mas só te tenho a desejar boa sorte na nova instalação, eu estou a ganhar coragem para o fazer, o meu não fica em janela só em full screen!

Abraços
 
Desinstalei tudo o que tivesse a ver com FSX, limpei o registo do Windows e agora estou a fazer um defrag e mais logo vou tentar uma coisa que recordei durante a noite (é verdade :p ): desta vez não tinha instalado o SP1 do FSX, ou seja, instalei o Acceleration e nada mais. Há quem diga que isto não faz diferença mas como disse antes, este erro nunca tinha aparecido no meu sistema.

No voo de teste o FSX só terá o MD-11 da Overland, o ASA e o FSGlobal (mais o SP1 e o Acceleration).
 
No voo de teste o FSX só terá o MD-11 da Overland, o ASA e o FSGlobal (mais o SP1 e o Acceleration).

...e o resultado foi o mesmo.

No fórum Simflight Portugal foram propostas algumas medidas que vou realizar antes de fazer novo teste, ou seja, amanhã (não tenho pachorra para repetir o voo outra vez durante o dia de hoje).
 
Back
Topo