boas,
tenho tido um erro qdo compilo o programa, actualmente tou a utilizar o turbo C 3.0:
The value for GL_EVAL_BIT is not within the range of an Int
isto acontece para todas as instrucçoes que tenham a ver com as bibliotecas GLUT.H, GLU.H, GL.H
aqui vai o programa
Código
// Basico.cpp
//
// fevereiro,2002 por Carla Freitas
// baseado em Simple.c (OpenGL SuperBible)
/* include de definicoes das funcoes da glut
glut.h inclui gl.h, que contem os headers de funcoes da OpenGL propriamente dita
glut.h inclui tambem definicoes necessarias para o uso de OpenGl nos diversos ambientes Windows
*/
#include <gl/glut.h>
// Funcao de callback de desenho
// Executada sempre que é necessario re-exibir a imagem
void RenderScene(void)
{
// Limpa a janela com a cor especificada como cor de fundo
glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT);
// Aqui devem ser inseridas chamadas de funções OpenGL para desenho
// Flush dos comandos de desenho que estejam no "pipeline" da OpenGL
// para conclusao da geracao da imagem
glFlush();
}
// Inicializa aspectos do rendering
void SetupRC(void)
{
glClearColor(0.0f, 0.0f, 1.0f, 1.0f); // cor de fundo da janela
}
// Parte principal - ponto de início de execução
// Cria janela
// Inicializa aspectos relacionados a janela e a geracao da imagem
// Especifica a função de callback de desenho
void main(void)
{
// Indica que deve ser usado um unico buffer para armazenamento da imagem e representacao de cores RGB
glutInitDisplayMode(GLUT_SINGLE | GLUT_RGB);
// Cria uma janela com o titulo especificado
glutCreateWindow("Programa Basico OpenGL");
// Especifica para a OpenGL que funcao deve ser chamada para geracao da imagem
glutDisplayFunc(RenderScene);
// Executa a inicializacao de parametros de exibicao
SetupRC();
// Dispara a "maquina de estados" de OpenGL
glutMainLoop();
}
tenho tido um erro qdo compilo o programa, actualmente tou a utilizar o turbo C 3.0:
The value for GL_EVAL_BIT is not within the range of an Int
isto acontece para todas as instrucçoes que tenham a ver com as bibliotecas GLUT.H, GLU.H, GL.H
aqui vai o programa
Código
// Basico.cpp
//
// fevereiro,2002 por Carla Freitas
// baseado em Simple.c (OpenGL SuperBible)
/* include de definicoes das funcoes da glut
glut.h inclui gl.h, que contem os headers de funcoes da OpenGL propriamente dita
glut.h inclui tambem definicoes necessarias para o uso de OpenGl nos diversos ambientes Windows
*/
#include <gl/glut.h>
// Funcao de callback de desenho
// Executada sempre que é necessario re-exibir a imagem
void RenderScene(void)
{
// Limpa a janela com a cor especificada como cor de fundo
glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT);
// Aqui devem ser inseridas chamadas de funções OpenGL para desenho
// Flush dos comandos de desenho que estejam no "pipeline" da OpenGL
// para conclusao da geracao da imagem
glFlush();
}
// Inicializa aspectos do rendering
void SetupRC(void)
{
glClearColor(0.0f, 0.0f, 1.0f, 1.0f); // cor de fundo da janela
}
// Parte principal - ponto de início de execução
// Cria janela
// Inicializa aspectos relacionados a janela e a geracao da imagem
// Especifica a função de callback de desenho
void main(void)
{
// Indica que deve ser usado um unico buffer para armazenamento da imagem e representacao de cores RGB
glutInitDisplayMode(GLUT_SINGLE | GLUT_RGB);
// Cria uma janela com o titulo especificado
glutCreateWindow("Programa Basico OpenGL");
// Especifica para a OpenGL que funcao deve ser chamada para geracao da imagem
glutDisplayFunc(RenderScene);
// Executa a inicializacao de parametros de exibicao
SetupRC();
// Dispara a "maquina de estados" de OpenGL
glutMainLoop();
}