OPEN SuSE 10.0 em SuSE 10.0

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
Como devem saber à algum tempo que o SuSE abriu o SuSE à comunidade. O Open SuSE 10.0 saíu dia 6 de Outubro.

Site Oficial: http://www.opensuse.org/Welcome_to_openSUSE.org

Download do Open SuSE 10.0.

Tráfego Nacional: http://darkstar.ist.utl.pt/suse/i386/10.0/

Por Torrent podem sacar a versão DVD. Versão i386 e versão 64 bits (legalmente).

O SuSE como sabem sempre usou o KDE. Este é o ponto fraco do Ubuntu. O SuSE tb permite usar o Gnome mas este tb é o ponto fraco do SuSE. pelo menos era. Não sei como está agora.

O defeito so SuSE é usar RPMs. Para quem começa é uma tragédia. O apt-get é bem melhor mas nop SuSE têm o YaST que dá conta do recado principalmente quando têm uma ajuda extra:)

A ideia é conseguirmos ficar com um SuSE completamente funcional com algumas coisas que foram retiradas da versão open source e que só estão na versão final.

Um artigo excelente é este: http://www.thejemreport.com/mambo/content/view/178/42/

Mudaremos algumas partes para adaptar ao que precisamos.
Se alguem quiser fazer isso força. Eu vou dar uma ajuda.
Depois altero algumas coisas do artigo que não estão perfeitas.

Basicamente tem que se alterar os links de alguns ftps. De resto está tudo bem.

Links a colocar em vez dos que estão no artigo:

ftp://search.belnet.be/mirror/ftp.opensuse.org/opensuse/distribution/SL-10.0-OSS/inst-source-java/
ftp://search.belnet.be/mirror/ftp.opensuse.org/opensuse/distribution/SL-10.0-OSS/inst-source/
ftp://mirrors.kernel.org/suse/i386/10.0/SUSE-Linux10.0-GM-Extra/
http://packman.iu-bremen.de/suse/10.0/

Com estes o YaST resolve as dependencias.


O reconhecimento de hardware do SuSE é famoso e o aspecto é o melhor que conheço em todas as distros que já visitei.

O desenvolvimento do Open SuSE está a ser muito promissor. Tem o SUPER que está a ser desenvolvido pelo criador do YOPER que é uma distro conhecida pela rapidez.

SUPER: http://www.opensuse.org/SUPER

E o KLIK: Este seria tb uma revolução: http://www.opensuse.org/SLICK

Veremos o que sai daqui. O primeiro é super rápido e o segundo a instalação dos programas será muito semelhante ao Mac OS.

Veremos o que sai daqui.

Os que quiserem acrescentar alguma coisa força. A instalação é simples. A parte de colocar os repositórios é que pode ser mais complicada.
O SuSE é pelo menos para mim a melhor distro quando se deseja usar KDE.

Conheço mais algum que partilha isto comigo. Vamos ver se dá uma maozinha:)


Edit 1:
Incompreensivelmente não trás o Thunderbird mas nos CDs têm o Opera. Portanto esse problema fica resolvido.

Edit2:

Reviews:
http://www.tuxmachines.org/node/2945
http://www.geektimelinux.com/index.php?q=node/view/237
 
Última edição:
Não consigo instalar o Suse :(
A instalação não passa do 1º cd :eek: mesmo depois de ter finalizado a instalação do 1º cd.
Nem tão pouco aparece mensagem a pedir outros cd's, pois pura e simplesmente o sistema faz rebot.
Talvez tenha falhado algum passo não sei, mas mesmo fazendo a instalação completa (5 cd's) acontece a mesma coisa
Mas também tentei instalar num PII @ 350Mhz....
 
Última edição:
Outubro parece k e o mes dos lançamentos em linux, Mandriva 2006 tb ja saiu para os "club members" e esta ai a 13 de Outubro e o Ubuntu tambem vai sair la po fim do mes...

Vou sacar o dvd durante as happy hours so mesmo pa ver as novidades :)
 
Metro, o DVD já está disponível em algum site? Ou só os CD's? Já saquei o primeiro CD do darkstar, mas gostava mais de ter em DVD. :)

A única experiência que tive com o Suse (versão 9) foi bastante agradável, em termos de hardware ficou logo tudo certinho.

Penso que já venha preparado para ler divX, confirmas?
 
greven disse:
Metro, o DVD já está disponível em algum site? Ou só os CD's? Já saquei o primeiro CD do darkstar, mas gostava mais de ter em DVD. :)

A única experiência que tive com o Suse (versão 9) foi bastante agradável, em termos de hardware ficou logo tudo certinho.

Penso que já venha preparado para ler divX, confirmas?

Não tenho visto. Acabei hoje de o sacar mas por torrents que é como começou por estar disponível.

Com aquilo que meti no 1º post só falta tirar finos. Corre tudo o que tu quiseres.

Mas irrita-me faltar o Thunderbird que não encontro em lado nenhum.

Pelo suporte da comunidade o Ubuntu continua a ser uma excelente escolha.
Amanha sai a nova versão e por aqui tem tudo funcionado muito bem com o Ubuntu.

Vamos fazer aqui uns tutoriais a ver;)
 
Já tenho o DVD. Amigo Metro disseste para eu não instalar o Suse enquanto não fosse possível fazer tudo... o que é que está a faltar na distro? :)
 
greven disse:
Já tenho o DVD. Amigo Metro disseste para eu não instalar o Suse enquanto não fosse possível fazer tudo... o que é que está a faltar na distro? :)

O que eu disse, ou pelo menos queria dizer:D era para não instalares o Ubuntu. Ainda falta suporte para uma serie de coisas.

No SuSE chateou-me não conseguir arranjar o thunderbird.
Finalmente entendi o Yast e aquilo é bom. Penso que o SuSE tem várias coisas muito boas mas o apelo do Ubuntu no meu caso é maior. E tenho dual display a funcar no Ubuntu. Lindo:)
 
Pessoal, estou neste momento a escrever este post do SUSE 10, instalei mesmo no disco (isto é... não numa máquina virtual). Tou a adorar! O SUSE tem uns pormenores bastante bons, gostei da instalação, gosto do aspecto visual, gosto desde KDE e dos tweaks do SUSE, gosto do software que traz... enfim, tou a curtir. Por agora vai ser a minha distro de linux por uns tempos. :)
 
NeoToPower disse:
WTF?!? Que raio de sistema de ficheiros é este? Reiserfs ?!? Será preferivel ao ext3?

Gentoo Handbook disse:
The Linux kernel supports various filesystems. We'll explain ext2, ext3, ReiserFS, XFS and JFS as these are the most commonly used filesystems on Linux systems.

ext2 is the tried and true Linux filesystem but doesn't have metadata journaling, which means that routine ext2 filesystem checks at startup time can be quite time-consuming. There is now quite a selection of newer-generation journaled filesystems that can be checked for consistency very quickly and are thus generally preferred over their non-journaled counterparts. Journaled filesystems prevent long delays when you boot your system and your filesystem happens to be in an inconsistent state.

ext3
is the journaled version of the ext2 filesystem, providing metadata journaling for fast recovery in addition to other enhanced journaling modes like full data and ordered data journaling. ext3 is a very good and reliable filesystem. It has an additional hashed b-tree indexing option that enables high performance in almost all situations. You can enable this indexing by adding -O dir_index to the mke2fs command. In short, ext3 is an excellent filesystem.

ReiserFS is a B*-tree based filesystem that has very good overall performance and greatly outperforms both ext2 and ext3 when dealing with small files (files less than 4k), often by a factor of 10x-15x. ReiserFS also scales extremely well and has metadata journaling. As of kernel 2.4.18+, ReiserFS is solid and usable as both general-purpose filesystem and for extreme cases such as the creation of large filesystems, the use of many small files, very large files and directories containing tens of thousands of files.

XFS is a filesystem with metadata journaling which comes with a robust feature-set and is optimized for scalability. We only recommend using this filesystem on Linux systems with high-end SCSI and/or fibre channel storage and an uninterruptible power supply. Because XFS aggressively caches in-transit data in RAM, improperly designed programs (those that don't take proper precautions when writing files to disk and there are quite a few of them) can lose a good deal of data if the system goes down unexpectedly.

JFS is IBM's high-performance journaling filesystem. It has recently become production-ready and there hasn't been a sufficient track record to comment positively nor negatively on its general stability at this point.

Geralmente sim, e mais rapido que ext3, mas por outro lado e menos "maduro". E questao de experimentar... ;)
 
FDX..... pela primeira vez fui impedido de instalar um OS só por causa de a hora que tinha acertado na instalação estava atrazada em relação á hora da bios. E por mais que quise-se mudar a hora ñ conseguia..... nem teclado numérico nem nada! Aparecia-me a opção pra mudar a hora e ñ csg mudar os algarismos, fize-se o que fize-se..... Outro erro estupido é eu estar a escolher os pacotes a instalar e sp que alternava entre jogos, software ofice like and so on nos filtros aquilo voltava sempre a anular as minhas escolhas....
Estive até ás 2 da manhã a marrar naquilo e nada.... fdx.
Vou experimentar hj outra vez e se continuar a mesma porcaria......... NEXT. Venha o proximo..... >(
 
Neo... não vales nada, aqui instalou logo à primeira! :D

Pá, por acaso já tinha andado a ler sobre este sistema de ficheiros, também não conhecia. Até agora estou a gostar bastante do SUSE e não penso instalar o Ubuntu tão cedo. Vou ainda alterar umas cenas tal como o Metro sugeriu... mas só quando tiver tempo. :)
 
Metro, segui o guia lá de cima, instalei o mplayer, w32 codecs e afins e continuo sem poder ver um .wmv... :( Diz que falta um demux (acho que foi isto) no xine. Ele está a abrir o video pelo kaffeine.

Alguém com o mesmo problema? Ou anda tudo pelo ubuntu?

Acho que foi bastante interessante a Novell ter lançado uma versão Open do SUSE, afinal tem quase tudo... tirando uns programas e ficheiros proprietários. :)

Mas gostava mesmo de por esta bosta a ver wmv... Quer dizer, na volta também não dá para ver avi's e afins, só experimentei com wmv.
 
Back
Topo