1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Open SuSe ou Caixa Mágica?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por geotito, 8 de Setembro de 2007. (Respostas: 19; Visualizações: 1620)

  1. geotito

    geotito Power Member

    Pessoal, vou instalar 1 terceiro SO. Qual aconselham? Open SuSe ou Caixa Mágica?

    Gostava que tivessem em atenção a rapidez e o grafismo.
     
  2. JKL22

    JKL22 Power Member

    Desses dois Open Suse, sem dúvida.
     
  3. madskaddie

    madskaddie Power Member

    Digamos que o caixa mágica não tem muitos fans. No entanto se for para uma empresa que necessite de suporte, será a melhor aposta para quem não tem formação (Linux, OpenOffice,...). Uma coisa boa do CM é que vem preparado para os artefactos que por cá se encontram (Modem ADSL, 3G,...) mas nunca fiz uso dessas potencialidades por isso não sei se será 100% 'out of the box'.

    De resto ouvi que o 10.3 beta (SUSE) que anda por aí vale a pena (mesmo sendo beta)!!!



    *nota: repito, as minhas palavras não são factuais, é só info que me chega de alguma maneira. Eu cá uso Debian :P
     
  4. geotito

    geotito Power Member

    Sinceramente tenho instalado o ubntu, mas o grafismo não me agrada lá muito... queria um sistema operativo com uma boa performance gráfica (aquelas janelas que no windows xama-mos de gadgets), rápido e claro um style moderno. Obviamente sem esquecer a compatibilidade com o hardware, em especial com modems sapo adsl sagem [email protected] 800. alguma opção? estou aberto a sugestões.

    P.S.: Uma das coisas que me agradou no caixa mágica foi o painel de controlo x-lucas. pra quem está habituado ao windows... ter um painel com "tudo" é mto bom.
     
  5. APLinhares

    APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

    Mas isso nao é desculpa, pois este tipo de painel está presente em algumas das distribuiçoes mais populares, como no Mandriva, PcLinuxOS, openSuSE (Yast) ...
     
  6. flsantos

    flsantos Power Member

    Eu mudei-me agora de Debian para openSUSE e está um espectáculo. Em termos gráficos está muito bom, em hardware reconheceu-me tudo out-of-the-box, mesmo algumas coisas que no Debian tinham sido feitas "à pata".
    O CM testei e não gostei muito, mas linux é isto mesmo...
     
  7. Tabasko

    Tabasko [email protected] Member

    acabei agora de instalar o opensuse e pa , nunca tinha trabalhado em linux , foi facil de instalar , detetou udo ate a placa de tv e adoro o sistema , vou testar tudo agora
     
  8. xtr3me

    xtr3me Power Member

    Não sei como está o caixa mágica agora, mas há uns anos atrás era fraquinho.

    Na altura aínda pensei em prover a distro, no sentido de recomendá-la para pessoal que estava a começar e tal ... mas antes fiz uma instalação para ver como era:

    - mensagens de debug deixadas no processo de instalação do estilo "a entrar no IF", etc. Até um seg. fault vi por lá.

    - gestor de pacotes funcionava quando lhe apetecia.

    - menus kde "personalizados" que tinham categorias no mínimo dubias.

    Enfim ... a não ser que agora esteja bem melhor, por muito que me custe por ser uma distribuíção portuguesa (o que é sempre de saudar) recomendo outras alternativas.

    PS: no entanto, já deram um grande passo ao assinarem alguns protocolos (já há algum tempo) com o governo para fornecimento de soluções nomeadamente para o ministério da justiça. Pode ser que agora a justiça comece a andar mais depressa :D
     
  9. APLinhares

    APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

    O CaixaMagica 11, testei o ultimo Live, e está razoavelmente bom. Simples e funcional. O grande problema, a meu ver, é o limitado repositório (e o suporte/forum oficial que é o que se sabe).
     
  10. VuDu

    VuDu Power Member

    LOL isto de mudar de distro por causa do "grafismo" é uma lolada, mas força, quanto mais experimentarem, mais aprendem.
     
  11. geotito

    geotito Power Member

    Tive no gnome-look.org, fiz download de uns temas e na vou mudar de distro. Só ainda na consegui aceder à net nem activar os efeitos de ambiente de trabalho, prk na consigo activar o acelarador 3D da placa gráfica k'é pa activar os efeitos de ambiente de trabalho. Eu vou lá aceito a opção k diz activar o acelarador gráfico, e kuando reinicio o pc e vou a efeitos do ambiente de trabalho aparece-me a mesma cena. Kuanto à net tou lixado. Instalei o modem mas dá erro pppd e nas0. Tb já tentei instalar a drive da minha placa gráfica, mas diz k tenhu de actualizar o kernel. Pa kem se tá a iniciar no linux, axo k ainda é cedo pa começar a actualizar o kernel. Em todo o caso não tenho net...>(
     
  12. VuDu

    VuDu Power Member

    Onde leste que "Pa kem se tá a iniciar no linux, axo k ainda é cedo pa começar a actualizar o kernel."?
    Actualizar o kernel é como actualizar qualquer outro pacote, salvo raras excepções, mas nesse caso normalmente as pessoas têm consciência disso...
     
  13. geotito

    geotito Power Member

    Mas dá ou não pa actualizar o kernel sem net? Tou a perguntar porque acho duvidoso...
     
  14. cgoncalves

    cgoncalves Power Member

    (openSUSE e não SUSE)
    Sem dúvida alguma. Fazendo parte da comunidade openSUSE, uma das principais tarefas que tenho é testar as últimas versões em desenvolvimento (Alpha, Beta, RC) da distribuição e reportar os bugs existentes. Digamos que actualmente não tenho tido grande actividade na reportagem de bugs pois são muito poucos ;) Tenho ainda 3 sistemas totalmente diferentes (desktop, laptop e virtualização [VirtualBox]) e em nenhum deles tenho problemas.

    O openSUSE 10.3 está sem dúvida alguma muito bom -- a melhor versão que disponibilizaram até agora com grandes novidades.


    Voltando ao assunto do tópico... Entre Caixa Mágica em openSUSE, escolho openSUSE, claro. Caixa Mágica é uma distribuição baseada no openSUSE. Talvez "baseada" não seja o termo correcto - deverei dizer uma "cópia chapada"?! :-D Eles lá tiraram o YaST e meteram o Lucas/Licas/whatever adicionando suporte out of the box para os modems ADSL e pouco mais.
    Quando sai uma nova versão da Caixa Mágica, é porque é "baseada" numa versão antiga do openSUSE. Exemplo? Saiu a versão openSUSE 10.1 e eles lançam uns _meses_ depois Caixa Mágica 11, "baseado" no SUSE 10 (na altura ainda era SUSE e não openSUSE).

    Contudo, sendo "baseado" em openSUSE não existe problemas em relação a repositórios para essa distribuição. Podem muito bem utilizar os mesmos repositórios do openSUSE.
     
  15. xtr3me

    xtr3me Power Member

    Na altura em que testei a referida versão que referi mais lá para trás, aquilo trazia uns quantos ícones do suse (nomeadamente no painel de controlo do KDE). O famoso camaleão :P
     
  16. APLinhares

    APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

    Caixa Mágica 11 é baseado em SuSE 10 como já dito. A única coisa boa é ser simples,e ter suporte a nivel nacional em modems e afins, porque de resto... Ah, mas tb vai mudar pra mandriva based, eles lá sabem ...

    Entre os 2, recomendo obviamente OpenSuSE, não só pelo enorme repositório, e as novas novidades de instalação de programas com 1 click... e o 10.3 está aí para sair tb em Outubro, e promete :)
     
  17. cgoncalves

    cgoncalves Power Member

    Fonte?

    Não é necessário esperar até inicios de Outubro para testar essas novas funcionalidades e melhoramentos. A versão Beta 3 já está bastante boa, tanto que a tenho instalada em 3 máquinas e diariamente faço um "zypper update -t package" para me manter a par de todas as novidades (a versão Factory [desenvolvimentos diários]).
     
  18. APLinhares

    APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

    Fonte? roadmap ;) (além da discussão "acesa" no pseudo-forum :D)
     
  19. nuno_nunes

    nuno_nunes Power Member

    Eu cá perfiro o opensuse...
     
  20. manulo

    manulo Power Member

    open suse sem duvida, caixa magica n gosto, tb n lhe dou muito em linux mas....
     

Partilhar esta Página