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opengl em leopard

Discussão em 'Programação' iniciada por miguel_quintas, 9 de Fevereiro de 2008. (Respostas: 6; Visualizações: 998)

  1. Vou agora ter uma disciplina na fac que é ism(interacao de sistemas multimedia) e vou utilizar opengl, logo gostaria de saber se existe algum programa para mac que me permita programar opengl sem ter de recorrer a linux.. já experimentei no x-code mas dps nao consegui sequer correr os supostos exemplos que aparecem na net..
    Já recorri a uns sites que estao referidos aqui no forum mas nada..:S

    Agradecia algumas respostas..
     
  2. foxymophandlema

    foxymophandlema Power Member

    TEnho opengl na faculdade mas não sou nenhum expert...por isso oque eu aqui escrever pode ser asneira... o bloodshed não tem versão Mac? Em relação a não conseguires correr os files, não consegues correr porque? da erro a compilar? Tens as bibliotecas todas? Glut?
     
  3. o bloodshed não tem versão mac, pelo menos do que andei á procura pela net.. Contudo andei a inventar um pouco no Xcode e parece que consegui por isto a funcionar.. pelos vistos faltava-me adicionar uma framework opengl.. adicionei e funcionou. Mesmo assim achei um pco complicado a interface de utilizacao, pelo menos a comparar com linux, daí minha procura por software alternativo.
    Obrigado.
     
  4. SL87

    SL87 Power Member

    O openGL é um standard aberto logo podes programar em qualquer plataforma.
    Em MacOSx podes usar o gcc, existem as bibliotecas de opengl.
    O Xcode não é um IDE?(corrijam-me s tiver errado)
    Para escrever codigo podes ate usar um bloco de notas qualuquer.

    O unico problema pode ser na interacção entre o sistema operativo e o OpenGL.
    Se usarem glut ou SDL tas safo pk são multiplataforma, mas se usarem o GDI do windows
    para fazer a ligação ao OpenGL então ai tas tramado.

    Não sei como funciona no teu curso, mas no meu usamos o GDI logo tive de programar em windows, o que é um bocado..... va.... um pouco péssimo.

    Procura saber o que vais usar.

    Ajudei?
     
  5. eu neste momento estou a usar glut, mas sinceramente ainda nao sei qual vou utilizar na fac, apenas tava a tentar adiantar-me e tratar já dos programas. Obrigado pela ajuda, mal souber mais alguma coisa ou tiver alguma dúvida eu nao hesito em postar..:p obrigado mais uma vez.

    cumps.
     
  6. OubeLa

    OubeLa Power Member

    Acho que o xcode é um editor de texto apenas...mas posso estar aganado.
     
  7. Se estiveres a programar no opengl do C em xcode podes escolher por exemplo o tipo de projecto C standard, depois adicionas as frameworks no menu "action" ao pé das opções "build" e "build and go"
    As frameworks são opengl, glut e possivelmente Cacoa, depende do que estiveres a usar.
    Não te esqueças que em vez de
    Código:
    #include <GL/gl.h>
    #include <GL/glut>
    #include <GL/glu.h>
    #include <GL/glext.h>
    
    fazes
    Código:
    #ifdef __APPLE__
    #include <GLUT/glut.h>
    #include <OpenGL/glext.h>
    #include <OpenGL/gl.h>
    #include <OpenGL/glu.h>
    #else
    #include <GL/glut.h>
    #include <GL/glext.h>
    #include <GL/gl.h>
    #include <GL/glu.h>
    #endif
    
    A macro __APPLE__ está definida para sistemas Apple que são special em certas libs.
    Depois o resto do código é como no linux sem quaisqueres WinAPI, apesar de no windows consegues fazer tudo sem WinAPI.
    Só nao tenho a certeza se assim eles correm no finder, mas na linha de comandos correm de certeza.
    Vou perguntar.
     
    Última edição pelo moderador: 8 de Dezembro de 2008

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