OpenOffice à VENDA!

wb

Banido
Boas,

Hoje fui à ***** e vi lá por acaso uma tableta a dizer: Vende-se OpenOffice 17.5€. Estranhei que se pagasse, porque vem com quase todas as distros de Linux e pensei que fosse grátis, mas estava com algumas duvidas.

Fui ao Google e verifiquei que é mesmo grátis! Este comportamento da ***** nao é ilegal? Amanhã a ver se passo por lá e se tiro uma fotografia. No site deles nao está lá nada nas pesquisas a dizer OpenOffice 17.5€

Esta prática nao é ilegal?

Cumps
 
Boas,

Hoje fui à ***** e vi lá por acaso uma tableta a dizer: Vende-se OpenOffice 17.5€. Estranhei que se pagasse, porque vem com quase todas as distros de Linux e pensei que fosse grátis, mas estava com algumas duvidas.

Fui ao Google e verifiquei que é mesmo grátis! Este comportamento da ***** nao é ilegal? Amanhã a ver se passo por lá e se tiro uma fotografia. No site deles nao está lá nada nas pesquisas a dizer OpenOffice 17.5€

Esta prática nao é ilegal?

Cumps

Sim, é ilegal...
 
O OpenOffice tem uma licença LGPL que e parecida com a GPL comum.

Ora assim qualquer pessoa pode vender o OpenOffice pelo preço que quiser (e alguém aceitar pagar...)

Não tem que oferecer nada em troca (além de incluir o código fonte e outras coisas típicas do GPL)
 
Última edição:
É completamente legal, podes vender o OpenOffice pelo preço que quiseres, lê a licença.

Agora se 17.5€ é muito caro quando um CD virgem custa 0.50€ isso já é discutível.
 
Realmente acho que aí deve de andar algo pois uma empresa dessas não ia cair no vacilo de fazer isso...poderá ser algum guia ou alguma coisa que se vende separadamente
 
tal como já foi anteriormente, qualquer produto que tenha uma licença GPL pode ser vendido por qualquer pessoa/empresa (desde que cumpra todas as restantes condições impostas pela licença).

Alias, se bem me lembro, há uns anos um organismo estatal ingles chegou a confiscar cds de uma distro (ubuntu ou debian creio) que estava a ser vendido numa loja. Claro que ficaram com um grande melão quando a distro em causa, depois de contactada, disse que a tal loja podiam vender os cds que quisessem e pelo preço que quisessem.


é mais um caso de falta de informação, a exemplo daquela professora americana que apreendeu um cd de linux a um aluno dela convencida que só existiam no mundo, sistemas operativos da microsoft.
 
Mesmo que seja legal é de meter nojo. Era alguém colocar uma tableta lá ao pé a dizer que dá para fazer download do software gratuitamente em determinado site, legalmente.
 
também vais por uma tabuleta nas lojas de informática a ensinar como se formata um computador de graça?

Que comparação descabida. Eu sei que para a maioria de nós, membros deste fórum, formatar um disco não é nada complicado mas para o average-joe pode ser bastante complicado. Já ir a um site e fazer um download...
 
Que comparação descabida. Eu sei que para a maioria de nós, membros deste fórum, formatar um disco não é nada complicado mas para o average-joe pode ser bastante complicado. Já ir a um site e fazer um download...

...ainda há muita gente que não o sabe fazer. Se calhar logo a começar por soletrar Open Office correctamente no Google, bem como encontrar o link do download caso o site não esteja em português.

Mas sim, mais do que 5€ pelo Open Office é roubalheira.
 
Condenam a pirataria, mas não condenam que se venda software grátis. Mas que país este...

Não é ilegal. A licença permite isso.

Acho estranho sim, até tendo em conta que no site não menciona nada, e uma pesquisa no google tb não resultou em nada, só este post.
 
Condenam a pirataria, mas não condenam que se venda software grátis. Mas que país este...

E qual é o problema de alguém vender se alguém quizer comprar?

Nem toda gente tem conhecimento de que o OpenOffice existe online a um simples click de ser descarregado e instalado.

Só se ganha visibilidade por existir numa grande superficie imho.

E como disseram antes... a licença permite.
 
Back
Topo