OpenOffice à VENDA!

Imoral? mas vocês vivem onde? Ou ainda pensam que quem desenvolve essas aplicações também é pelo "greater good" e caridade? :rolleyes:

O conhecimento vale dinheiro. Só compra quem quer.
 
mas qual é o problema disso que nao entendi.. é perfeitamente normal cobrarem ou esperavam que o instalassem de graça? tão a cobrar por um serviço e não por um produto assim como eu na minha loja cobro 10 euros pela instalação de um anti virus gratuito, o tempo que se perde tem de ser pago. ora esta :o
 
Claro que roça um bocadinho a imoralidade, mas não é como se alguém aqui estivesse a gravar o OpenOffice num cd da princo, lhe escrevesse o nome com um marcador e o fosse vender a alguém conhecido.

As vendas estão a passar pelos mecanismos legais, pagando todo o tipo de taxas e afins. Dando lucro ao estado, algo que muitos aqui tanto prezam.

Não vi a caixa, mas suponho que seja uma coisa em condições, para não falar da obrigatoriedade da loja em responder pelo que vendeu. Por exemplo, imaginem que compram aquilo sem saberem que depois a extensão que usam para gravar os documentos ninguém mais consegue abrir porque não a conhece, alguém que compra isto numa loja não vai depois pesquisar na net os motivos, vai à loja dar-lhes na cabeça.
 
Última edição:
Eles não estão a vender o software mas o suporte (CD/DVD) com a caixa e o seu suporte... Normalmente funciona assim com as distribuições linux.
 
Condenam a pirataria, mas não condenam que se venda software grátis. Mas que país este...

no site do openoffice:

3. Can I sell and otherwise distribute OpenOffice.org?

Yes. Our license, the LGPL, allows anyone to sell and otherwise distribute OpenOffice.org binaries (executable installation sets; the application people can use), provided that the source is always made available to all, either by link (to www.openoffice.org/) or by inclusion. If you are interested in selling CDROMs of OpenOffice.org or distributing it via OEM computers, please visit the CDROM and OEM projects.
 
Imoral? mas vocês vivem onde? Ou ainda pensam que quem desenvolve essas aplicações também é pelo "greater good" e caridade? :rolleyes:

O conhecimento vale dinheiro. Só compra quem quer.

Tenho sérias dúvidas que o dinheiro cobrado pelo OOo vá para os bolsos dos devs ;)
Mas, só para deixar claro:

É legal desde que forneçam o Source Code em conjunto com o binário.
 
Tenho sérias dúvidas que o dinheiro cobrado pelo OOo vá para os bolsos dos devs ;)

Se tens dúvidas eu tenho a certeza que não (a não ser que façam doações, o que duvido). Mas não foi isso que disse ;) Apenas referi uma associação comum (open source = santo/caridade), quando é totalmente o contrário. É um grande modelo de negócio que enche os bolsos a muita gente ;)
 
Cem por cento legal. Não estão a vender o software em si, no sentido de estarem a vender uma licença para a sua utilização/distribuição. A licença é livre, não pode ser modificada e acompanha o software. Suponho que não fizeram alterações ao software, pelo que a disponibilização do código fonte no site original preenche esse requisito. Sendo assim está tudo legal, desde que sejam pagos ao Estado os devidos impostos pela transacção.

Apesar de não ter nada a ver com a legalidade: para muita gente, MUITA mesmo, todo o processo de ir a um site, fazer o download de um software e instalar o mesmo software, é de uma complexidade que preferiam não ter de enfrentar. A conveniência de ter um CD de instalação, e de o ter à venda naquele local e naquele momento, vale dinheiro. Se vale mais ou menos dinheiro, depende de quem está disposto a vender ou a comprar.
 
também vais por uma tabuleta nas lojas de informática a ensinar como se formata um computador de graça?

Formatar um disco rígido é, geralmente, mais demorado e dá mais trabalho do que fazer o download e gravar um CD.

Para além disso não iria estar a pedir a ninguém para fazer a formatação por mim para posteriormente ficar com o dinheiro todo. Hey, eu estou consciente das diferenças entre software livre e software gratuito mas uma coisa é certa: um acto que seja considerado legal não é necessariamente correcto (moralmente falando).

Se o que se está a passar não levanta questões de ordem moral para vocês é claro que não vos vou dizer que estão errados por pensarem dessa forma mas, para mim, é condenável.
 
Que é legal, já se percebeu.. mas eu gostava era mesmo de ver a tal foto..

Eu já fiz parte da *****, e o Dep. Informático gosta muito de open source, linux e afins.. Mas dai até ao ponto de venderem OpenOffice na loja, numa "tabela informal", com um preço de 17.50€ quando devem ter as prateleiras e os armazéns com algumas cópias de software Microsoft..

No meu tempo não existiam "tabelas informais".
Todos os preços que não eram impressos em etiquetas, eram enviados pelo Dpt. de Marketing.
Moldura Azul para preço "normal", vermelho para "promoções".

E poucas eram as situações em que um produto não era vendido em todas as lojas.. portanto.. é ver a foto, para perceber como as coisas mudam :D
 
Exacto.. só compra quem quer. Gostava de ver a cara dessas pessoas quando soubessem que o software se encontra disponível na Internet, grátis.

Melhor ainda, " olhe, compre a revista "exame informatica" ou "pc guia" que o mais certo é ter lá esse e muitos mais, aproveite e leia também algumas coisas ". lol

De facto.. só compra quem quer.. num país onde se queixam de tudo e de todos. Fantástic :P
 
Não sei em que condições o estão a fazer, por isso fica difícil avaliar a situação, mas se o estão a fazer por exemplo com impressão na face do CD, com caixa, um mini manual instalação, etc. Não vejo porque não levar dinheiro.

Imaginem que alguém vos pede para fazer o download da mm aplicação e diz:
"Olha grava-me o cd com o OpenOffice, depois pago-te pelo cd e tempo perdido."

Para um amigo não levaria dinheiro provavelmente nem pelo CD, mas a uma pessoa "comum" se calhar ate levaria o valor do CD/DVD e mais uns trocos pelo download + tempo gravação. Acho que é perfeitamente normal o fazer.
Mas como digo depende das condições em que o estiverem a fazer...

Se as condições de venda forem como referi em cima ate acho bem... promove o software livre e para muita gente desenformada passa a ver o software nas prateleiras, ganha conhecimento do mesmo...
O preço só tem que ser justo e nunca se esquecerem que estão a cobrar as despesas do suporte e não do software!!
 
Última edição:
paperless disse:
Formatar um disco rígido é, geralmente, mais demorado e dá mais trabalho do que fazer o download e gravar um CD.
Para além disso não iria estar a pedir a ninguém para fazer a formatação por mim para posteriormente ficar com o dinheiro todo.
Numa empresa tudo se pode cobrar se estiver legalidade para o fazer. O trabalho paga-se.
Como já disseram em cima, podemos pensar em várias justificações para cobrar um CD com o OpenOffice. Desde o acesso à internet que é pago pela empresa, o CD usado, o tempo gasto para gravar o CD e por consequência o ordenado da pessoa que ficou encarregue de o gravar, e por aí fora. Isto sem contar que a empresa existe para fazer dinheiro, ponto.

paperless disse:
Hey, eu estou consciente das diferenças entre software livre e software gratuito mas uma coisa é certa: um acto que seja considerado legal não é necessariamente correcto (moralmente falando).
Se o que se está a passar não levanta questões de ordem moral para vocês é claro que não vos vou dizer que estão errados por pensarem dessa forma mas, para mim, é condenável.

Percebo o que queres dizer e por vezes também sinto isso, mas repara numa coisa. Se é a própria licença GNU que escreve as seguintes afirmações, como é que alguém pode ficar moralmente "afectado", não é? É que deixa mesmo de fazer qualquer sentido:
Many people believe that the spirit of the GNU project is that you should not charge money for distributing copies of software, or that you should charge as little as possible — just enough to cover the cost.
Actually we encourage people who redistribute free software to charge as much as they wish or can. If this seems surprising to you, please read on.
The word “free” has two legitimate general meanings; it can refer either to freedom or to price. When we speak of “free software”, we're talking about freedom, not price. (Think of “free speech”, not “free beer”.) Specifically, it means that a user is free to run the program, change the program, and redistribute the program with or without changes
É curioso que como em Inglês a palavra é a mesma (free), nós por cá (e em muitas outras línguas também) existe a tendência em pensar que tudo é grátis/gratuito/de borla, quando se devia pensar apenas em "livre".
 
Está visto que é legal.

Também será, certamente, para tentar que os mais incultos paguem por algo que não precisam de pagar (tenho quase a certeza que as pessoas que irão comprar isso não sabem que podem fazer o download gratuito).

Mas é o Mundo que temos, não há nada a fazer senão tentar informar os que estão mais próximos de nós destas parvoíces.
 
Back
Topo