OpenOffice à VENDA!

Está visto que é legal.

Também será, certamente, para tentar que os mais incultos paguem por algo que não precisam de pagar (tenho quase a certeza que as pessoas que irão comprar isso não sabem que podem fazer o download gratuito).

Mas é o Mundo que temos, não há nada a fazer senão tentar informar os que estão mais próximos de nós destas parvoíces.


Eu continuo achar o contrario... há muita gente desinformada!!
Entre por exemplo pagar 400€ por uma licença do Office ou neste caso 17,5€ (ou zero) por uma copia do OpenOffice não vejo o mal. Há pessoas que não conhecem, não tem acesso à internet que permita obter uma copia digital. Ou então conhecem e ate podem preferir possuir um suporte fisico do mesmo com caixa e manual. Ao passar a estar numa grande superficie passa a haver tambem um propria publicidade ao produto...
A despesa face a uma licensa do Office é abismal mm com o valor apresentado. Se o valor dos 17€ é justo? Não sei depende do custo de produção que o suporte estiver a ter.

O que poderá ser condenável na venda e isso sim acho que deveria ser obrigatório (se calhar ate é, e não sei) é na caixa do suporte físico haver referencia que se trata dum produto livre e que pode ser descarregado da Internet gratuitamente.

Se o suporte fisico tiver qualidade, boa impressão, manual, etc. por em preço justo eu ate compraria!
É apenas um ponto de vista...
 
Mas que condenável afinal? Tu por acaso leste o que eu e outros escreveram? Leste a licença da GNU?
Se na própria licença incentivam para que se faça o máximo de dinheiro que se puder com a distribuição do software livre, porque haveria alguém de achar condenável?
 
Última edição:
Mas que condenável afinal? Tu por acaso leste o que eu e outros escreveram? Leste a licença da GNU?
Se na própria licença incentivam para que se faça o máximo de dinheiro que se puder com a distribuição do software livre, porque haveria alguém de achar condenável?

E tu leste o que escrevi?
Eu não disse que era condenável a venda... Muito pelo contrario!
 
Têm a certeza que é mesmo o Open Office? É que depois de receber isto pelo mail fico com algumas duvidas:

5 de Fevereiro - Apresentação do livro "OPENOFFICE.ORG - O OFFICE LIVRE" de Nuno Rua, numa iniciativa da IST Press, e a cargo do Professor Rafael António da Universidade de Lisboa e do Eng. Paulo Vilela da Sun Microsystems
http://www.istpress.ist.utl.pt/lopenoffice.htm
Hora: 18:00 horas
Local: Livraria Bertrand Vasco da Gama

Por esse preço, 17.50€, pode muito bem tratar-se deste livro e não do Open Office em si...
 
NINJA1200 é condenável porque apesar de ser impossível provar tal coisa ""parece"" ser um esquema para sacar uns trocos à custa de pessoal que desconhece que esse software se encontra disponível gratuitamente na Internet.
 
Provavelmente até vem com um cd colorido com OpenOffice escrito e numa boa caixa. Que se vendam muitos.

PS: Boa ideia seria acrescentar um folheto/livro com o manual do OpenOffice. (será que vem?)
 
amanha passo por lá e tiro fotografia ;)

A foto? Agora estava curioso :P

Quanto ao tópico, sendo ou não ilegal, atitudes destas são inaceitáveis. Então se o Openoffice pode ser sacado gratuitamente para quê vender? Enganar o povo? Enfim.. Mas também quem comprar o Openoffice das duas uma, ou não anda a par do que se passa hoje em dia na vida tecnológica ou tem preguiça para colocar o cd na drive :D
 
A foto? Agora estava curioso :P

Quanto ao tópico, sendo ou não ilegal, atitudes destas são inaceitáveis. Então se o Openoffice pode ser sacado gratuitamente para quê vender? Enganar o povo? Enfim.. Mas também quem comprar o Openoffice das duas uma, ou não anda a par do que se passa hoje em dia na vida tecnológica ou tem preguiça para colocar o cd na drive :D

se os próprios editores do openoffice promovem a venda, dizendo no seu site que qualquer pessoa o pode vender, qual é o teu problema?
 
tou com exames, estou mesmo cheio de trabalho, quando passar por lá tiro. mesmo que nao consiga tirar a foto vamos supor a situação.
 
paperless disse:
NINJA1200 é condenável porque apesar de ser impossível provar tal coisa ""parece"" ser um esquema para sacar uns trocos à custa de pessoal que desconhece que esse software se encontra disponível gratuitamente na Internet.

Ao vender o OpenOffice a loja provavelmente prescinde de lucros superiores, por cópia vendida, que os que poderia obter com a venda do Office 2007 (standard edition). Simultaneamente, publicita a existência de alternativas legais e acessíveis ao Office 2007. Só vejo coisas boas para o OpenOffice nisto e tenho a certeza que a Microsoft detesta que isto aconteça.

É verdade que a loja poderia apenas publicitar a possibilidade de os seus clientes efectuarem o download gratuito do produto. No entanto, isso nem era tão bom quanto isso para o OpenOffice. O mais provável seria que muitos dos clientes chegassem a casa e nem se lembrassem de sacar e instalar o programa. Muitos deles nem sequer estariam à vontade para fazê-lo e acabariam por piratear ou comprar uma licença OEM duma das versões mais básicas do Office, mas várias vezes mais caras que o OpenOffice por 17.5 euros. Muitas compras de baixo valor são feitas por impulso e, neste caso, se trazer um mínimo de instruções básicas, acabam por atrair o consumidor para esta alternativa.

Não é de esperar que a loja forneça gratuitamente o OpenOffice. Não só cortaria nos seus lucros de vendas de licenças Office como iria dispender dinheiro na gravação do OpenOffice e documentação básica, bem como no esclarecimento de dúvidas de clientes na loja. A loja tenta fazer dinheiro e, ao mesmo tempo, prestar um bom serviço ao cliente. O cliente que opte pelo OO mesmo por 17.5 euros acaba por poupar dinheiro e tem um produto que, para a maioria das pessoas, satisfaz as suas necessidades.

Nós nunca compraríamos isto. Não somos representativos da população nesta questão. Mas não vejo qualquer problema em fazerem isto, pelo contrário. Quer para a loja, quer para o consumidor, quer para a OO.org. Lá por estar disponível gratuitamente, não quer dizer que não valha muito mais que os 17.5 euros.

inteh
 
se for um cd "original", que tem muito mais qualidade que os cds gravaveis que se vê no mercado, com uma capa em condições e o tal manual, devidamente certificado e com os manuais todos certinhos, porque não???

ou vão dizer que não existem cds originais da linux??? ninguém faz nada de graça. é uma forma de dar donativo e a pessoa fica com o chamado "disco de instalação" que é sempre mais confiavel que um cd gravado qualquer.

e há sempre gente que tem net com 1gb de trafego parecendo que não 700mb (?? não sei quanto ocupa) faz sempre alguma diferença...

mas como já disseram, só compra quem quer... quem sabe que os informe.. fkb
 
se for um cd "original", que tem muito mais qualidade que os cds gravaveis que se vê no mercado, com uma capa em condições e o tal manual, devidamente certificado e com os manuais todos certinhos, porque não???

ou vão dizer que não existem cds originais da linux??? ninguém faz nada de graça. é uma forma de dar donativo e a pessoa fica com o chamado "disco de instalação" que é sempre mais confiavel que um cd gravado qualquer.

e há sempre gente que tem net com 1gb de trafego parecendo que não 700mb (?? não sei quanto ocupa) faz sempre alguma diferença...

mas como já disseram, só compra quem quer... quem sabe que os informe.. fkb
Pois tambem acho o mesmo , pois nem sempre existe pessoal que esteja disposto a descarregar o mesmo, lá tem o pacote completo e direitinho.
 
Claro q existem CD's originais linux...

Pessoalmente, até acho bem que existam. Eu próprio já comprei, duma vez, dois exemplares de Suse Linux Pro. Vinham numa caixinha, tudo muito bem embaladinho. CD's originais (acho que até dvd's, já nem me lembro bem), e com dois brutíssimos manuais, com umas 500/600 páginas cada um. Isto, por cada caixa.

Entre ter isto e ter um CD da Bulkpaq com letras à mão a dizer "Suse Linux Pro"...

Paguei 10 euros por cada um, mas deu gosto comprar aquilo.
 
Back
Topo