OpenOffice Base -VERSUS- MS Access

CrazyBomber

Power Member
Boas.
Escolhi como o tema de uma dissertação da cadeira Sistemas de Programação, para apresentar daqui a 1 semana, o que está no título: OpenOffice Base vs MS Access.

O OpenOffice 2 disponibiliza uma ferramenta de edição de BD's, muito semelhante ao Access da Microsoft. Usa com o motor HSQLDB, com o qual já tive o prazer de trabalhar.

O Access está a ser trocado pelo SQL Server, no que toca a developers. Mas ambos têm algumas limitações, a nível do motor.


Gostava que me tecessem alguns comentários (1 linha, 2 linhas, 30 linhas de texto se vos apetecer) sobre as vossas experiências com o que usam/usaram, ou se já trabalharam com os dois programas, uma curta comparação era excelente :D

O objectivo é avaliar a interface e produtividade, tanto para developers como para utilizadores menos especializados, de cada um dos programas. Claro que eu vou passar os próximos dias a mexer nos dois, mas se tiver mais opiniões e "direcções" para me orientar, consigo ser muito mais produtivo :)

Por isso, quem puder e quiser tecer algum comentário, conta com o meu profundo agradecimento! :x2:

Obrigado :)
 
Neste momento tenho o OpenOffice instalado e a correr mas ainda só usei o Writer e o Calc. Quando trabalhei com bases de dados (já lá vai um ano desde a útima vez) ainda tinha o MS Access instalado. Aliás, o primeiro "cheiro" que se dá em pelo menos duas faculdades de engenharia cá do norte quando se fala de bases de dados é no MS Access.

Cumps
 
Aliás, o primeiro "cheiro" que se dá em pelo menos duas faculdades de engenharia cá do norte quando se fala de bases de dados é no MS Access.

No Instituto se não estou em erro é se orientado para Oracle SQL Developer, microsoft só mesmo para visual studio c++ no primeiro ano.

Quanto ao tópico, se a opção do OpenOffice for viável profissionalmente traz imensas vantagens, sendo freeware e tal, mas se em contrapartida mantiver algumas falhas das outras aplicações do oO não me parece...

Cumps
 
Precisamente :)

O que eu queria era que me contassem esses stresses que têm/tiveram com estas ferramentas.

Sinceramente, não tenho grande motivação em usá-las (eu gosto de trabalhar em... notepad), mas compreendo que possam ser uma benesse para quem quer ser mais produtivo. Tanto developers como utilizadores "menos especializados".

Se alguém tiver mais algum comentário a fazer, by all means, be my guest! :D
 
Back
Topo