1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

OpenSolaris released

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Nemesis11, 14 de Junho de 2005. (Respostas: 30; Visualizações: 3482)

1. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

http://www.opensolaris.org/os/

Download Center -> http://www.opensolaris.org/os/downloads/

Release notes -> http://www.opensolaris.org/os/downloads/releasenotes-20050612.txt

2. alph

alph Power Member

3. RavenMaster

RavenMaster Power Member

Sun cumpre promessa de abrir código fonte do Solaris

"A Sun cumpriu hoje a promessa feita há alguns meses atrás e disponibiliza todo o código fonte relacionado com a versão 10 do seu sistema operativo Solaris, incluindo bibliotecas, comandos e networking. Ao todo ficaram disponíveis mais de cinco mil linhas de código envolvendo 1.600 patentes. Para uma fase posterior ficam apenas reservadas algumas componentes de código ligadas à instalação e algumas ferramentas de administração.

O objectivo da iniciativa é aproximar a Sun da comunidade open source e ganhar terreno face a outras versões de software abertas. Como prova de boa vontade à data do anúncio da iniciativa OpenSolaris a empresa disponibilizou o código de uma das mais importantes e avançadas funcionalidades do Solaris, o DTrace - que permite aos administradores de observar e afinar aspectos relacionados com o comportamento do sistema.

O resultado deste primeiro esforço foi positivo atraindo 150 programadores externos para um projecto-piloto e permitindo estabelecer um quadro de aconselhamento à comunidade constituído por cinco pessoas, duas das quais da Sun. A dúvida é saber se o interesse da comunidade se irá manter e crescer, sobretudo fora do universo Sun.

Sobre a forma como a comunidade pode contribuir não há ainda muitos detalhes da empresa. Sabe-se apenas que o código está disponível para download sob o modelo de licenciamento CDDL (Common Development and Distribution License) e que a Sun garante ter intenções de aproveitar o trabalho que resultar da iniciativa em novas versões do sistema operativo.

A versão comercial do Solaris 10, disponibilizada no final do ano passado, foi já descarregada 1,6 milhões de vezes, um número a que não é alheio o facto desta ser gratuita. "

fonte
    site

4. hellaxe

hellaxe Power Member

Podem adiantar vantagens e desvantagens?

5. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Em comparação com?

Solaris normalmente é utilizado em servidores.
    Ainda não experimentei este OpenSolaris, mas pelo release notes/roadmap ainda é só o core.

Não sei que caminho a Sun quer seguir com este OpenSolaris. Não sei até que ponto a comunidade tem voto na materia. Não sei se é possivel uma "distro" de Solaris independente (Vejo para lá um port para PowerPC). Não sei como é com os drivers para x86 (por acaso a nVidia lançou drivers para Solaris x86).
    Eu tenho mais perguntas do que respostas.....:).

Última edição: 14 de Junho de 2005
  6. Chip

Chip Zwame Advisor

lol Nemesis11

eu tenho uma básica - este release é x86 compatible?

7. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Sim, x86 e Sparc.
    Alias Solaris x86 já exista há bastante tempo (desde o 8?)

Se quizerem o "bleeding edge" para desktop, façam o download do Solaris Express (uma especie de unstable no Solaris, que se não estou enganado, sai todos os meses).
    http://sdlcweb1d.sun.com/ECom/EComA...-x86-SP-G-B&TransactionId=try&LMLoadBalanced=

Depois podem usar o pkg-get com um dos seus mirror como package management.
    http://www.blastwave.org/howto.html

No Vmware as coisas correm +/- bem. No meu computador "real", nem passa do boot do cd.

8. hellaxe

hellaxe Power Member

A minha pergunta idiota prendia-se precisamente com isto:

Se já têm o Solaris para quê o OpenSolaris (com tudo o que acrescentaste)

9. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

este verão, vou sacar isso. estou curioso... ha screenshots?

10. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Agora está disponivel o source code. A licensa é a CDDL.

http://www.opensolaris.org/os/licensing/opensolaris_license/

Penso que a Sun deve querer formar uma comunidade maior à volta do SO e chegar a outros mercados (desktop?).
    Vou ver se leio mais sobre este OpenSolaris.

11. jaac

jaac Power Member

Não vale a pena... a menos que queiram so para servidor... nao suporta quase hardware nenhum... só tem umas cenas giras para por no linux como o dtrace :p

12. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

mas agora que tem o codigo aberto, e tem uma equipa interessada em desenvolver uma alternativa opensource, é de esperar que começe a ficar mais interessante :)
    o raven master tinha posto aí um post sobre isto também...

13. jaac

jaac Power Member

Devolver uma cena para uma empresa nao me parece open source... ainda se a licença fosse gpl...

14. Tiago Gomes

Tiago Gomes Power Member

já tinha instalado o solaris 10, mas é como foi dito aqui, básicamente para servidores, mas agradável ao mesmo tempo... agora com o open solaris espero é que a dita equipa e todo o movimento começe a dar mais suporte ao hardware que o ppl usa...

a meu ver... merece ser testado e utilizado...

15. greven

greven Folding Artist

Não é o Solaris que já tem aquele modelo de desktop 3D todo maricas?

16. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

O Looking Glass?
    O Solaris não vem com ele. O LG ainda está no inicio.

17. xtr3me

xtr3me Power Member

O looking glass n e so para solaris, e para todos os SO.
    No entanto n acho que va ter tanto sucesso como se espera, uma vez que e pouco intuitivo e tambem demasiado pesado.
    Vamos esperar para ver, mas a sua grande vantagem e a beleza, porque de resto, eu pelo menos, nao sou grande apreciador.
    Quanto ao OpenSolaris, realmente a grande vantagem e ter a source disponivel.
    Ja agora, alguem aqui com solaris 10 em x86? E que as versoes anteriores em x86 eram impossiveis de correr, tal era a lentidao ...

Peço desculpa por n ter acentos, mas o teclado nao esta bem configurado nesta sun de onde estou a escrever :D (labs no IST)

18. blastarr

blastarr Power Member

O problema do Solaris é que é leeeeeennnnnttttoo como tudo.
    Tb não há suporte para periféricos ou componentes como no mundo linux, pelo que deixa muita gente "às escuras".
    Tb já experimentei o Solaris (uma versão menos recente, é certo) para SPARC e acho que não é tão evoluído como o SGI IRIX em MIPS.

Solaris X86 conheço apenas superficialmente, espero que esta versão OpenSource venha melhorar o panorama...

19. timber

timber Zwame Advisor

Se há SO que não deixa ninguém às escuras é o Solaris :D. A rede nacional de electricidade é comandada sobre solaris.

20. blastarr

blastarr Power Member

Se fosse AIX ou HP-UX era pior ? :rolleyes:

Partilhar esta Página