1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

openSUSE 10.02 não encontra HDD

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Headcrab, 29 de Abril de 2007. (Respostas: 6; Visualizações: 629)

1. Headcrab

Headcrab Power Member

Boas,
    Estou a tentar instalar o openSUSE 10.02 no pc mas quando vou instalar (e só consigo chegar tão longe se for "Instal - with safe settings") quando chega ao dialogo "partitioning" dá-me uma msg box com "ERROR! HDD not found" ou algo do género.

Tenho 2 discos sata: no sata 1: Windows XP SP2 (90 gb) + 1 partição lógica (150 gb).
    no sata 2: uma partição de 30 gb na qual quero instalar o SUSE + 1 partição lógica de 125 gb.

Já experimentei trocar a posição dos discos fisicamente e tambem experimentei por a partição de 30 gb em ntfs, ext3 e como espaço não particionado - nada funcionou. Diz-me sempre que não encontra HDD.

Usei o Paragon Partition Manager 8.5 para fazer as partições. O meu hardware está no perfil.

P.S.: A minha experiência em linux, á parte de um live CD de Ubuntu, é nula.

Agradeço a ajuda :)

2. Headcrab

Headcrab Power Member

então...ninguém antevê uma solução?
    Disseram-me que o Suse rockava...tava mm com pica para instalar isto.

3. c3l5o

c3l5o I'm cool cuz I Fold

Isso tem a ver com o kernel a que o cd faz load não te reconhecer provavelmente os controladores... Isso é SATA certo? Qual é o controlador da tua board?

Eu sei que não foi isto que pediste e não quero começar mais uma guerra de "fanboys" de distros, mas a minha opinião é mais ou menos a seguinte:

Experimenta por exemplo outra distro, não te recomendo gentoo pois não é para todos ;) mas por exemplo um debian... Já aprendias mais qualquer coisinha e penso que ficavas talvez um pouco melhor servido...

Isso de certeza que tem mesmo qualquer coisa que ver com o controlador... Procura no Fórum de SuSE por alguém que tenha esse mesmo problema... Com certeza já foi resolvido... ;)

4. Headcrab

Headcrab Power Member

Já tinha estado a dar uma vista de olhos pelo fórum do Suse. Vi parecido mas não igual.
    Vou tentar os controladores a ver se ajuda.
    Se não funcionar talvez experimente o debian ou o ubuntu - já estava á espera de conselhos para outra distro :).
    obrigado

5. c3l5o

Pode parecer ser preconceituoso... Mas como te digo experimentei os dois em maquinas virtuais e aconselho mesmo o Debian... Sempre aprendes qualquer coisa...

Isto pode parecer muito filosófico, mas o que interessa no linux não é o saber fazer as coisas... É saber procurar as soluções e a userbase do debian quer-me parecer até por experiência ser um pouco mais "expert" que a de ubuntu... ;) Este conhecimento adquirido serve sempre para outras distros com um ou dois ajustes...

6. Headcrab

Headcrab Power Member

Bem, hoje de manha ainda tive a tentar actualizar quase tudo da board, incluindo os controladores sata e mm uma bios nova. Desliguei o disco que tem o windows e tudo mas mm assim não deu...
    :) c3l5o obrigado pela ajuda, mas para já só quero mesmo um linux que seja fácil para me habituar e que me possibilite brincar um pouco com os ambientes de trabalho 3D de KDE - e que tenha melhor aspecto que o XP, e que não corra com as pernas partidas como o Vista.

Acho que vou experimentar o kubuntu, tirar mais 4gb de SO não me tá a apetecer muito....

7. c3l5o

Lool, debian dá tanto trabalho a fazer isso como ubuntu...

Partilhar esta Página