openSUSE 10.3 [Dúvidas]

esquiso

Power Member
distrowatch.com disse:
Novell has announced the release of openSUSE 10.3: "Novell today announced the availability of openSUSE 10.3, the newest version of the award-winning community Linux distribution. Enhancements to openSUSE 10.3 include the newest versions of the GNOME and KDE desktop environments, including a KDE 4 preview. OpenOffice.org 2.3 makes sharing files easy, and the newest version of AppArmor protects the Linux operating system and applications from attacks, viruses and malicious applications. OpenSUSE 10.3 also now includes MP3 support out of the box for Banshee and Amarok, which are the default media players in openSUSE. In addition, openSUSE 10.3 offers the latest open source applications for developing applications, setting up a home network and running a web server." Read the press release and release announcement for more information. Download (MD5): openSUSE-10.3-GM-GNOME-i386.iso (665MB), openSUSE-10.3-GM-GNOME-x86_64.iso (678MB), openSUSE-10.3-GM-KDE-i386.iso (695MB), openSUSE-10.3-GM-KDE-x86_64.iso (691MB).

Caso queiram (e acho bem que vejam), podem ver aqui screenshots. Sinceramente, adorei esta artwork, eles esmeraram-se :)

Há por ai boa gente que vai gostar desta noticia :D
 
Última edição pelo moderador:
Foi durante muito tempo a minha distro preferida e a minha recomendação para pessoal que estava a começar, mas ... é impossível escapar ao apt e/ou à portage :P

Só por isso é que passei a recomendar ubuntu.
 
  • 1 DVD containing OSS and NonOSS software (torrents for: i386, x86_64, ppc). Languages supported: English, Portuguese, French, Italian, Spanish, German, Chinese (Simpl. & Trad.), Japanese, Russian, Czech, Hungarian, Polish, Finnish, Danish, Swedish, Dutch
  • 1 CD with a default KDE installation (i386, x86_64, not for ppc, English only)
  • 1 CD with a default GNOME installation (i386, x86_64, not for ppc, English only)
  • 1 AddOn CD with only NonOSS packages (i386 or x86_64, ppc)
  • 1 AddOn CD with language packages that are used for extra languages (i386, x86_64, ppc, only to be used with DVDs!)

Fonte: http://news.opensuse.org/?p=400
 
Última edição:
Não pactuo com Microbo$t lovers no mundo Linux. Respeito a Microsoft, mas não respeito "retailers" de Linux que compactuem com eles.

Vou esperar pelo próximo Kubuntu ou Fluxbuntu para pôr isto a bombar por aqui. Achei o OpenSuse 10.2 uma treta, pois cheguei a ter alguns problemas nele, como crashes marados (em PC's diferentes) do X, já para não falar na lentidão de startup que era. Vou também ver se experimento o Arch Linux qualquer dia, ou então o Frugalware :D
 
pessoal tou com problemas no drivers de som, consigo por musica a dar mas da com interferencias, e quando ponho o CSS a correr por WINE nao me dá som! podem ajudar-me??
 
alguem sabe como posso por a dar os butoes todos do razer copperhead?? é um rato pa quem nao sabe :D tem 4 butoes alem do direito e esquerdo e a roda!
 
sou so' eu ou os mirrors dos FTPS de portugal na versao dvd do 10.3 o primeiro link do IST nao funciona...diz q n tenho acesso ao server... mas a sacar KDE como Gnome dao velocidades de 1400 KB/s contudo nos outros doismirrors de Bragança nao passo dos 17 KB/s... isto eh tudo congestionamento ?
 
alguem sabe como posso por a dar os butoes todos do razer copperhead?? é um rato pa quem nao sabe :D tem 4 butoes alem do direito e esquerdo e a roda!

isso eh coisa q eu tambem queria saber fazer... so' a roda fica funcional no meu rato o botao esquerdo e direito inferiores (para retroceder e avançar) nao funcionam...o q eh um sacrilegio para navegar no firefox... ainda n econtrei soluçao para isso =/
 
Os repositórios tão impecáveis. Não se comparam às distros debian based mas tão fixes na mesma. Pelo menos para o que eu utilizo.
 
Lançado o openSUSE 10.3

Só para complementar:


Lançado o openSUSE 10.3

Qui, 04/10/2007 - 11:29
“Finalmente lançada a nova versão 10.3 do openSUSE. Este release, por ser o quarto (e último, o próximo será o 11.0) release da série 10.X do openSUSE está maduro, e não deve criar grandes problemas para o usuário (espero heh). Apesar de ser um release maduro, ele também está repleto de novidades. Vamos passar por algumas delas:
* A distribuição agora oferece as opções 1-CD com KDE 3.5.7 (com as primeiras partes do KDE4 incluídas, mas não como padrão) ou Gnome 2.20, e o DVD (e tem pessoas querendo lançar um XFCE4 1-CD do 10.3, em breve). Todos nas versões i386 e x86-64 (o release ppc não é oficial). Essa é uma grande diferença, pois antigamente tínhamos as opções em 5 CDs, e depois em 3 CDs, e agora em um CD (existe ainda um cd de AddOn com aplicativos non-free, tais como o acrobat). Muitas pessoas pediram esse formato no passado. O ideal é que se use o cd e durante a instalação tem a opção de adicionar o repositório principal do openSUSE 10.3, e então você terá acesso a todos os pacotes disponíveis no release oficial. A mini-iso (boot.iso) para netinstall também estará disponível nos mirrors.
* Suporte ao one-click install. Esta funcionalidade é muito legal, permite que você clique num link .ymp no seu browser e ele instala um pacote, com todas as suas dependências, como se você estvivesse no yast package manager. E existe a opção de deixar o repositório daquele pacote ativado após a instalação. A idéia é ter os links de one click install para facilitar o suporte a codecs, entre outros pacotes. Veja mais sobre o one-click-install aqui: http://news.opensuse.org/?p=133
* Seção "repositórios da comunidade" no YaST, que é uma lista de repositórios adicionais que as pessoas costumam adicionar (dica: o packman está nessa lista, e você definitivamente vai querer ativar esse repositório, para obter codecs de vídeo, multimídia, etc). Aliás, o repositório Packman irá ter os pacotes do também famoso repositório Guru daqui para frente (então não tente adicionar o repositório guru, pois ele não existe para o 10.3).
* suporte a mp3 nativo utilizando o codec Fluendo.
* Módulo KIWI do yast. É um módulo que permite ao usuário criar suas próprias distribuições do openSUSE, seja um pen-drive bootável, live-cd ou um disco para virtual-machine Xen
* Package manager melhorado. Tanto os front-ends (yast package manager em modo qt, gtk, e ncurses e o zypper, frontend em linha de comando) quanto o backend (libzypp) tiveram significativas melhoras de usabilidade e performance.
* Existe no desktop padrão um ícone chamado "community help" em que o usuário pode clicar e obter informações sobre como obter ajuda e se comunicar com membros do projeto openSUSE, seja nos fórums, listas de email e no irc (você pode clicar em um botão e ele o levarão ao canal #suse da freenode, em inglês).
Veja também:
- release notes oficiais: http://www.suse.com/relnotes/i386/op...-NOTES.en.html
- anúncio em inglês oficial: http://news.opensuse.org/?p=400
- Lista de versões dos principais pacotes: http://en.opensuse.org/Product_Highlights/10.3
Enviado por Márcio H. Ferreira (marcioΘlac·usp·br) - referência (news.opensuse.org).


Fonte da noticia: BR-Linux.org


Mais sobre o: One click install no openSUSE.


Valeu!
 
Última edição:
Back
Topo