1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

openSUSE 10.3 [Dúvidas]

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por esquiso, 4 de Outubro de 2007. (Respostas: 249; Visualizações: 26847)

  1. esquiso

    esquiso Power Member

    Caso queiram (e acho bem que vejam), podem ver aqui screenshots. Sinceramente, adorei esta artwork, eles esmeraram-se :)

    Há por ai boa gente que vai gostar desta noticia :D
     
    Última edição pelo moderador: 23 de Fevereiro de 2008
  2. xtr3me

    xtr3me Power Member

    Foi durante muito tempo a minha distro preferida e a minha recomendação para pessoal que estava a começar, mas ... é impossível escapar ao apt e/ou à portage :P

    Só por isso é que passei a recomendar ubuntu.
     
  3. m4r10_PL

    m4r10_PL Power Member

    vou instalar agora a versao cd do KDE, o que tras de mais a versao dvd??
     
  4. sky-boy

    sky-boy Power Member

    Fonte: http://news.opensuse.org/?p=400
     
    Última edição: 5 de Outubro de 2007
  5. m4r10_PL

    m4r10_PL Power Member

    mas isso do dvd é opcional quando se faz a instalaçao, ele pergunta que pacotes queremos instalar!
     
  6. OrDoS

    OrDoS Power Member

    Não pactuo com Microbo$t lovers no mundo Linux. Respeito a Microsoft, mas não respeito "retailers" de Linux que compactuem com eles.

    Vou esperar pelo próximo Kubuntu ou Fluxbuntu para pôr isto a bombar por aqui. Achei o OpenSuse 10.2 uma treta, pois cheguei a ter alguns problemas nele, como crashes marados (em PC's diferentes) do X, já para não falar na lentidão de startup que era. Vou também ver se experimento o Arch Linux qualquer dia, ou então o Frugalware :D
     
  7. sky-boy

    sky-boy Power Member

    Hoje em dia ja vale a pena ter uma distro x86_64 ?

    É que tou para começar a fazer o down do dvd e tou indeciso :S
     
  8. m4r10_PL

    m4r10_PL Power Member

    pessoal tou com problemas no drivers de som, consigo por musica a dar mas da com interferencias, e quando ponho o CSS a correr por WINE nao me dá som! podem ajudar-me??
     
  9. petersaints

    petersaints Power Member

    As versões CD são Live ou precisam de instalação?
     
  10. Salvador_

    Salvador_ Power Member

    qual eh a diferenca entre o CD e o DVD ? no DVD ja vem tanto KDE como Gnome e vem com mais aplicaçoes eh isso ? e outras languages ?
     
  11. m4r10_PL

    m4r10_PL Power Member

    alguem sabe como posso por a dar os butoes todos do razer copperhead?? é um rato pa quem nao sabe :D tem 4 butoes alem do direito e esquerdo e a roda!
     
  12. Salvador_

    Salvador_ Power Member

    sou so' eu ou os mirrors dos FTPS de portugal na versao dvd do 10.3 o primeiro link do IST nao funciona...diz q n tenho acesso ao server... mas a sacar KDE como Gnome dao velocidades de 1400 KB/s contudo nos outros doismirrors de Bragança nao passo dos 17 KB/s... isto eh tudo congestionamento ?
     
  13. Salvador_

    Salvador_ Power Member

    isso eh coisa q eu tambem queria saber fazer... so' a roda fica funcional no meu rato o botao esquerdo e direito inferiores (para retroceder e avançar) nao funcionam...o q eh um sacrilegio para navegar no firefox... ainda n econtrei soluçao para isso =/
     
  14. nuno_nunes

    nuno_nunes Power Member

    Pois nunca se sabe qual é velocidade da rede de lá...
     
  15. m4r10_PL

    m4r10_PL Power Member

    ja encontrei soluçao para o razer copperhead! é esse o teu rato??
     
  16. Nomearod

    Nomearod Power Member

    Nada de Live cd... nice...

    Podem dizer-me como são os repositórios de software? Está ao nivel dos 23.000 programas do Ubuntu?
     
  17. flsantos

    flsantos Power Member

    Os repositórios tão impecáveis. Não se comparam às distros debian based mas tão fixes na mesma. Pelo menos para o que eu utilizo.
     
  18. infam*

    infam* What is folding?

    Existem repositorios nacionais? Se puder poupar trafego com os repositorios dá sempre jeito :D
     
  19. Lançado o openSUSE 10.3

    Só para complementar:


    Lançado o openSUSE 10.3

    Qui, 04/10/2007 - 11:29
    “Finalmente lançada a nova versão 10.3 do openSUSE. Este release, por ser o quarto (e último, o próximo será o 11.0) release da série 10.X do openSUSE está maduro, e não deve criar grandes problemas para o usuário (espero heh). Apesar de ser um release maduro, ele também está repleto de novidades. Vamos passar por algumas delas:
    * A distribuição agora oferece as opções 1-CD com KDE 3.5.7 (com as primeiras partes do KDE4 incluídas, mas não como padrão) ou Gnome 2.20, e o DVD (e tem pessoas querendo lançar um XFCE4 1-CD do 10.3, em breve). Todos nas versões i386 e x86-64 (o release ppc não é oficial). Essa é uma grande diferença, pois antigamente tínhamos as opções em 5 CDs, e depois em 3 CDs, e agora em um CD (existe ainda um cd de AddOn com aplicativos non-free, tais como o acrobat). Muitas pessoas pediram esse formato no passado. O ideal é que se use o cd e durante a instalação tem a opção de adicionar o repositório principal do openSUSE 10.3, e então você terá acesso a todos os pacotes disponíveis no release oficial. A mini-iso (boot.iso) para netinstall também estará disponível nos mirrors.
    * Suporte ao one-click install. Esta funcionalidade é muito legal, permite que você clique num link .ymp no seu browser e ele instala um pacote, com todas as suas dependências, como se você estvivesse no yast package manager. E existe a opção de deixar o repositório daquele pacote ativado após a instalação. A idéia é ter os links de one click install para facilitar o suporte a codecs, entre outros pacotes. Veja mais sobre o one-click-install aqui: http://news.opensuse.org/?p=133
    * Seção "repositórios da comunidade" no YaST, que é uma lista de repositórios adicionais que as pessoas costumam adicionar (dica: o packman está nessa lista, e você definitivamente vai querer ativar esse repositório, para obter codecs de vídeo, multimídia, etc). Aliás, o repositório Packman irá ter os pacotes do também famoso repositório Guru daqui para frente (então não tente adicionar o repositório guru, pois ele não existe para o 10.3).
    * suporte a mp3 nativo utilizando o codec Fluendo.
    * Módulo KIWI do yast. É um módulo que permite ao usuário criar suas próprias distribuições do openSUSE, seja um pen-drive bootável, live-cd ou um disco para virtual-machine Xen
    * Package manager melhorado. Tanto os front-ends (yast package manager em modo qt, gtk, e ncurses e o zypper, frontend em linha de comando) quanto o backend (libzypp) tiveram significativas melhoras de usabilidade e performance.
    * Existe no desktop padrão um ícone chamado "community help" em que o usuário pode clicar e obter informações sobre como obter ajuda e se comunicar com membros do projeto openSUSE, seja nos fórums, listas de email e no irc (você pode clicar em um botão e ele o levarão ao canal #suse da freenode, em inglês).
    Veja também:
    - release notes oficiais: http://www.suse.com/relnotes/i386/op...-NOTES.en.html
    - anúncio em inglês oficial: http://news.opensuse.org/?p=400
    - Lista de versões dos principais pacotes: http://en.opensuse.org/Product_Highlights/10.3
    Enviado por Márcio H. Ferreira (marcioΘlac·usp·br) - referência (news.opensuse.org).


    Fonte da noticia: BR-Linux.org


    Mais sobre o: One click install no openSUSE.


    Valeu!
     
    Última edição: 9 de Outubro de 2007

Partilhar esta Página