openSUSE 10.3 [Dúvidas]

é raid por 'hardware', mas é fake, tenho que colocar uma disquete com drivers antes da instalação do windows
Isso é para os drivers do windows.

Se o array foi feito via BIOS é provável que seja reconhecido como deve ser quer pelo linux quer pelo windows. O fake raid das mobos tem andado a melhorar um bocadito e começa a parecer-se mais com o "the real thing", sendo completamente transparente para os SO's.
 
Isso é para os drivers do windows.

Se o array foi feito via BIOS é provável que seja reconhecido como deve ser quer pelo linux quer pelo windows. O fake raid das mobos tem andado a melhorar um bocadito e começa a parecer-se mais com o "the real thing", sendo completamente transparente para os SO's.

na instalação do suse vejo os dois discos separados + uma opção nraid ou nvidia, em vez de apenas ver um disco, para poder particionar
 
o OpenSuse reconhece e permite criar raid's (á já algum tempo). Claro que escusado será dizer, que raid's criados em ambiente win nao são válidos para utilização
 
tenho Windows numa partição e Ubuntu na outra
qual a maneira mais facil de trocar o Ubuntu por outra distro como o opensuse ?
é só formatar a 2ª partição e o boot será actualizado para Windows e OpenSuse ?
 
tenho Windows numa partição e Ubuntu na outra
qual a maneira mais facil de trocar o Ubuntu por outra distro como o opensuse ?
é só formatar a 2ª partição e o boot será actualizado para Windows e OpenSuse ?

Basta que durante a instalação da nova distro, selecciones a partição onde está o Ubuntu para instalar o novo SO, no caso do OpenSuse, ele próprio detecta que já possuis uma partição linux e faz tudo sozinho, se quiseres alterar alguma coisa, basta seleccionar a opção e fazeres o particionamento manual, que é um processo bastante simples, eu optei por esta última opção pois o OpenSuse propõem a criação de 2 partições, uma para a "home" e outra para "/", o que não me interessa, neste caso basta escolher a partição de linux, que já possuis, escolher edit, defines como mount point "/", e piscas a opção formatar, fazes o mesmo para a partição swap e pronto, o processo é idêntico (ou muito parecido) para grande parte das distros, o grub é também reinstalado, não tens portanto qualquer tipo de problemas.
 
tenho Windows numa partição e Ubuntu na outra
qual a maneira mais facil de trocar o Ubuntu por outra distro como o opensuse ?
é só formatar a 2ª partição e o boot será actualizado para Windows e OpenSuse ?

Tal como o astrisko disse não deves ter problemas, mas mesmo se os tiveres facilmente limpas o MBR e instalas de novo o Grub.
 
Depois de uma luta para instalar os drivers da ATI através do repositório, desiti. Não há forma fácil de por o raio dos drivers a funcionar correctamente! Parece que vou ter mas é que fazer o download e instalá-los manualmente.

Tirando isso, já tenho o compiz a funcionar, assim como a placa de rede. Esta última também deu um bocado de luta porque esqueci-me que devia instalar os drivers de 64 bits no ndiswrapper.
 
mas esse tipo de rato o opensuse ja traz drivers para a roda e tudo o resto! vaia a sistema\configuraçao\yast e configura la o rato! ;)

no suse n sei...mas sei q por exemplo no ubuntu andei em tudo o q podia (dentro do meu conhecimento q eh pouco..) ia a settings e depois rato e n tinha nada pa configurar os botoes restantes... amanha instalo isto e vejo o novo suse pode ser q seja desta q mude de fez pa linux
 
tkm_[pt];2078411 disse:
Depois de uma luta para instalar os drivers da ATI através do repositório, desiti. Não há forma fácil de por o raio dos drivers a funcionar correctamente! Parece que vou ter mas é que fazer o download e instalá-los manualmente.

Tirando isso, já tenho o compiz a funcionar, assim como a placa de rede. Esta última também deu um bocado de luta porque esqueci-me que devia instalar os drivers de 64 bits no ndiswrapper.

E o teu S1N3 ainda não levou com o 10.3?
 
Primeiras Impressões do openSUSE 10.3

Primeiras Impressões do openSUSE 10.3

Sábado, 6 de Outubro de 2007


Na quinta-feira, 04/10, foi lançada mundialmente a nova versão do openSUSE [1]. Além das melhorias no visual da distribuição, que já era muito bonito, e da volta para os temas verdes, a versão 10.3 traz muitas novidades.

A instalação do sistema não teve alterações bruscas, mas continua limpa, bonita, fácil e intuitiva. Um detalhe que chama a atenção (negativamente) é que o time de desenvolvimento ainda não criou um particionador gráfico. O atual não é difícil de se utilizar, mas torna o particionamento um pouco mais difícil para usuários inexperientes ou não acostumados com o sistema. Talvez fosse a hora deles darem uma olhada no GParted [2], que acompanha o Ubuntu, ou o QTParted [3], para melhorar este detalhe.

Particularmente eu gosto de fazer uma instalação bem minuciosa, isto implica que o esquema de particionamento é bastante explorado, assim como o gerenciamento dos pacotes a serem instalados de início. Falando em gerenciamento de pacotes, a divisão semântica dos pacotes durante a instalação está bem melhor. Os pacotes foram divididos em seções como Sistema Base, Ambientes Gráficos, Funções de Desktop e Funções de Servidor. Nas funções de servidor, por exemplo, tem-se uma opção para cada tipo de servidor, como de impressão, Web, de email, de arquivos etc. Dentro de cada uma dessas opções há os pacotes específicos para aquele tipo de servidor. Apesar desta divisão semântica já haver nas versões anteriores do sistema, creio que desta vez ela está bem melhor, com categorias mais claras, o que ajuda muito seleção de pacotes.

Quem trabalha com Linux, especificamente com gerenciamento de pacotes, sabe que há pacotes que dependem de outros para serem instalados. Assim, ao selecionar um pacote, outro acaba sendo selecionado "por tabela", para que o primeiro funcione. Apesar disto parecer ruim, torna o sistema muito mais conciso no tocante a gerenciamento de software, já que, caso o usuário queira instalar os programas B e C e os mesmos dependam do pacote A, será necessário instalar apenas uma vez este pacote e os outros farão referência ao mesmo, economizando espaço em disco. Ao selecionar os pacotes que devem ser instalados no openSUSE 10.3, eu verifiquei que o gerenciador marca as dependências da mesma forma que marca um pacote normal. Acho que seria interessante que os pacotes que foram marcados para serem instalados apenas para satisfazer dependências de outros, fossem marcados de uma forma diferente, para que os usuários possam saber o por quê daquele pacote ter sido marcado (talvez até haja este recurso, mas eu não o encontrei - se alguém souber, poderia me informar).

Saindo do gerenciamento de pacotes, passei para a configuração do carregador do sistema (bootloader). O openSUSE usa o GRUB como padrão e oferece uma interface gráfica bastante interessante para configurá-lo. Através desta interface o usuário consegue alterar facilmente a maioria das configurações básicas do GRUB. O ponto fraco é que eu não encontrei uma forma de alterar o timeout (tempo que o GRUB espera que o usuário escolha uma opção de boot até carregar o sistema padrão automaticamente). Com isso eu tive de alterar manualmente o arquivo de configuração do programa para alterar este parâmetro (ele vem configurado de fábrica como 8).

No meu computador eu utilizo uma partição separada para armazenar os diretórios pessoais dos usuários (/home) e por isso, ao reinstalar o sistema novamente, eu não perco as minhas configurações anteriores. É quase como atualizar o sistema e continuar de onde parei. Talvez por esta causa, o tema dos cursores do mouse, que é muito bonito na instalação (igual ao do Ubuntu - ou muito parecido, no mínimo) é alterado para um tema que se parece muito com os cursores pretos (padrões do sistema) do Windows. Apesar de ser de fácil alteração, creio que o time responsável por esta parte poderia definir como padrão o próprio tema de cursores da instalação (não é questão de aversão ao Windows: o tema citado que é mais feio que o da instalação do sistema). Talvez numa instalação que não lê arquivos de configuração anteriores não haja este problema, mas fica o comentário.

Para minha surpresa, o driver da minha placa de rede sem fio (RTL8185L da Realtek) não compilou no sistema [4]. Tentei de todas as formas, mas não consegui compilar o driver sob o openSUSE 10.3. Pra piorar, os binários compilados no openSUSE 10.2 não funcionaram na nova versão do sistema, o que me deixa sem acesso à internet no openSUSE 10.3 por enquanto.

Os outros drivers, exceto o do modem (que nem me preocupa muito), foram instalados com sucesso. A minha impressora (Epson Stylus Color 600) foi instalada (manualmente) durante a instalação do sistema, de forma bem fácil e consegui ativar sem susto o suporte 3D à minha placa de vídeo (ATI Radeon 9250). Um detalhe estranho é que o configurador de hardware do openSUSE deixa o suporte a Bluetooth ativado, mesmo eu não tendo (até onde eu saiba) um dispositivo deste tipo instalado no computador. Isso facilita para usuários que por ventura venham a utilizar uma placa com esta tecnologia no futuro, mas deve manter (provavelmente mantém) carregados na memória drivers desnecessários. Por isso eu desabilitei este suporte.

O gerenciamento da pacotes parece estar mais rápido. Apesar de eu só ter utilizado o DVD de instalação para instalar software, tudo correu de forma bem rápida. Tocando no assunto de velocidade, o tempo de boot merece destaque à parte. O carregamento do sistema está muito mais rápido e isso deve agradar a todos os usuários.

Anteriormente neste texto eu citei a possibilidade de se utilizar a partição com os diretórios pessoais dos usuários (/home), como forma de se aproveitar configurações anteriores do sistema. Uma opção muito interessante que o instalador do openSUSE dá aos usuários é a possibilitadade de usar arquivos anteriores de contas de usuários. Assim, caso a nova versão da distro esteja sendo instalada "sobre" outra mais antiga, pode-se fazer com que ela leia o arquivo de configuração de contas de usuários (/etc/passwd) da instalação anterior, para aproveitar cadastros anteriores. Isto é muito útil. Imagine um sistema com 40 usuários cadastrados. Ao selecionar esta opção, o administrador não teria que recadastrar qualquer usuário: seriam todos importados da instalação anterior. Interessante notar que este recurso já existia no openSUSE 10.2 e continua firme na nova versão. Além disso, caso se utilize LDAP para autenticar usuários, há a opção de usar a base de dados do LDAP, ignorando os arquivos locais de configuração de contas. Muito fácil.

O kickoff [5], que eu admiro muito pela facilidade, teve modificações em alguns detalhes, como o posicionamento de alguns itens (agora a listagem de aplicações fica do lado da listagem dos favoritos). Um ponto fraco da distribuição, pelo que vi até agora é a tradução, que deixa a desejar. Há muitas palavras, que no openSUSE 10.2 estavam traduzidas, estão em inglês na nova versão. Isto pode afastar alguns usuários iniciantes. Estou até cogitando a possibilidade de tentar entrar para o time de tradução para o português do Brasil do openSUSE.

A instalação do openSUSE continua fácil como sempre, com algumas pequenas melhorias, velhos problemas e vantagens. O sistema continua limpo e bastante bonito. Nesta etapa inicial ainda não vi o que o openSUSE 10.3 tem para incentivar a sua utilização por parte dos usuários (incluindo eu). No entanto ainda há muito o que ver no sistema e espero encontrar, assim como noticiado nos últimos meses, muitas boas novidades nesta distro. Estas foram as minhas impressões iniciais do openSUSE 10.3. Para aqueles que quiserem ver screenshots do novo sistema, segue em [6] uma boa referência.

Abraços a todos!

[1] http://news.opensuse.org/?p=400
[2] http://gparted.sourceforge.net/
[3] http://qtparted.sourceforge.net/
[4] Ainda não instalei uma distribuição Linux no meu computador que conseguisse reconhecer esta placa. Por isso eu sempre tive que compilar e instalar manualmente o driver dela no openSUSE 10.2. Este driver, que é desenvolvido pela comunidade, não possui suporte a todos os recursos da placa, além de tornar o sistema muito instável, mas pelo menos me permitia acessar a internet.
[5] http://en.opensuse.org/Kickoff
[6] http://www.tuxmachines.org/gallery/v/suse103r1/

Por junim:


Fonte do artigo: Fluxo Livre


O lançamento do OpenSUSE Linux 10.3, já foi reportado aqui no fórum do Techzonept, é só visitar esse tópico para saber mais sobre o lançamento: openSUSE 10.3.


Valeu!
 
E o teu S1N3 ainda não levou com o 10.3?
Ainda está com o 10.2. Na assinatura está ainda como 10.1 porque dá-me um erro estúpido ao tentar editar a assinatura.
Mas já saquei e gravei a versão i386. Agora só falta acabar uns torrents que estão a decorrer no portátil para actualizar o sistema. É pena que o compiz não dê para correr no portátil. Ficava espetáculo, mas é muito pesado e a gráfica é fraquita :'(.
 
off-topic:

O que me deixa triste no OOo é que não consigo perceber que raio se passa com o trabalho de localização para pt_PT. Andamos sempre atrasados; pessoalmente nunca consegui perceber o 'roadmap' deste projecto e quem tem essa responsabilidade.


Isso está entregue a uma pessoa o Vitor Domingos se não me engano, o problema é que ele é tudo menos disponivel para trabalhar ou deixar outras pessoas ajudarem
 
Instalei no portátil e posso desde já dizer que fiquei, muito, mas muito surpreendido.

O artwork está fenomenal. Adorei o "novo" gnome.

Não coonsegui foi ver o tamanho dos repositórios. E notei que não tinha o azureus.

Vou continuar com Ubuntu no desktop até porque a RC3 do OpenSuse 10.3 deu-me cabo da partição do vista (nao reparei que era um known bug antes de instalar...).
 
opensuse 10.3 Compiz-Fusion ajuda please

Boas peeps...acabei de instalar o open suse e ficou a trabalhar as mil maravilhas...em seguida instalei o compiz atraves do 1 click install...e n fiz mais nada... alias criei dois ficheiros um q foi para USR/KDE3/ENV e tinham uns comandos la dentro, e deilhes o nome de compiz.sh foi unicamente o que fiz... no entanto isto parece um tanto ou quanto lento quando ha bocado quando apenas tinha o cubo mas nao tinha o gestor do compiz ainda...n sei se sera' alguma configuraçao que o ta a por lento...por exemplo quando carrego nas janelas na task bar para voltarem ao desktop demoram uns 3 segundos ou 5 se bem que fluidamente mas demoram... ja tentei andar a procura com valores a ver se seria um delay qualquer e n encontro...

de notar que a minha placa eh uma ATI 9200 Pro nao instalei driver nenhum...deixei ficar o que o Suse me instalou se bem que ele no gestor de hardware a reconhece como uma ATI RVA 5200 qq coisa...

alguem me pode ajudar ? obrigado
 
A melhor maneira é experimentar as duas e tirar as tuas conclusões.
Eu por exemplo começei com KDE (que achei uma desgraça, era um mandriva ?? com um kde 3.??), passei para o gnome em Ubuntu e Debian, e agora voltei para o KDE em Debian e ultimamente com opensuse 10.3
 
Back
Topo