openSUSE 10.3 [Dúvidas]

gostava que me ajudassem numa coisa... tenho um PC com ATI 9200 fiz a instalação normalmente e tudo bem... e notei alguns problemas... no ecran de login a imagem fica cortada nas laterais (tenho um 19" wide) mas ao entrar no X basta desligar eligar o monitor q fica tudo bem... depois nas definiçoes da placa grafica diz que tenho uma ATI RVA 5250 ... de que maneira posso pô-la a identificar a 9200 correctamente ?

outra questao foi qnd pus 4 desktops o cubo ficou logo activado...no entanto fui instalar o compiz para ter os efeitos adicionais...instalei com o 1 click install que eles teem no site... a partir dai ficou um tanto ou quanto lento como se tivesse um delay, andei a procura nas configuraçoes dos efeitos a ver se teria algum valor em segundos mas n encontrei nada...

ja agora um site com detalhes com o q cada plugin faz...andei a activar uns e outros mas qnd carrega nas keys...n acontecia nada...n sei se tenho q configurar mais alguma coisa em xorgconf's ou nao... os sites q eu vi sobre o 10.3 tem cada um a sua solução e' tudo mt disperso... a's tantas tamos a fazer várias maneiras e aquilo acaba por se embrulhar tudo...

obrigado
 
estou com uns pequenos problemas no open suse 10.3...

instalei as drivers oficiais da ati (tenho uma x800xt) e estão a funcionar na perfeição. No entanto, quando activo o XGL (desktop effects no gnome control panel) ao reiniciar para aplicar as alterações o meu ambiente grafico não arranca...

akguém tem ideia do que se possa tratar??

thks
 
Outros sites que também estão reportando o lançamento do OpenSUSE Linux 10.3

Outros sites que também estão reportando o lançamento do OpenSUSE Linux 10.3


Quero informar a todos que o lançamento do OpenSUSE Linux 10.3 também está sendo reportado nos sites:


Guia do Hardware.net (esse site é o que você pode visitar)

http://www.guiadohardware.net/comunidade/opensuse-lancado/789365/


Techzonept.com (esse site é o que você está agora)

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=197147


Eu estou citando esses dois sites acima, porque eles tem muita coisa falando sobre o lançamento do OpenSUSE Linux 10.3.


Valeu!
 
ajudem me se faz favor... fiz uma nova instalação do suse e ate agora a unica coisa q fiz foi instalar o driver proprietario da ATI... tenho uma radeon 9200 e agora diz q n tem suporte 3 D quando eu com o open source driver tinha...

- acham melhor ficar com o OSS driver ou com o proprietario ? se for OSS como eh q desinstalo o driver da ATI ? basta ir ao software manager e desinstalar os dois pacotes ?

outra coisa e q ja ando farto de ler mas n percebo, afinal o q se instala ? o Beryl, o compiz ou o compiz fusion ? já n percebo nada...uns dizem umas coisas outros dizem outras... queria saber como instalar, eu a' partida na configuraçao da instalaçao desabilitei o "Desktop Effects"... portanto agora tenho q instalar isso e que mais ? obrigado...
 
Eu experimentei aqui na máquina de testes e .... não curti .... O gnome está uma bela de uma confusão, com a quase duplicação de paineis entre o yast e o centro de controlo do gnome, a idiotice de continuar a insistir na porcaria do XGL (os desktop effects funcionam bem na minha ATI 9000), etc, etc.

A gestão de pacotes é das coisas mais lentas que alguma vez apareceram à face da terra. Para terem uma ideia real do que estou a dizer, fiz o teste nas 4 máquinas que aqui tenho (ubuntu gutsy em máquina virtual, open suse 10.3, fedora 7 e archlinux voodoo). A ideia era instalar um pacote simples (o mplayer), através de uma gui (não pela linha de comandos). Em ubuntu, com o synaptic, demorei, desde que o abri até que o fechei, 45 segundos. No fedora 7, com o Pirut (o default do fedora) demorei 38 segundos (um pontapé nos tomates para os que dizem que o yum e os rpms são lentos), no arch, através da linha de comandos (não há um bom gui para o arch) demorei 35 segundos, e no opensuse, pelo instaldor de software, demorei ... bem ... 1.58 minutos. Podia dar aqui mil exemplos, mas o que interessa é mesmo que não vale a pena um sistema assim, tão lento, e ao memso tempo, demasiado descuidado (a integração de novas funcionalidades no Gnome foi gira, mas overkill, porque ficou quase tudo duplicado).

Fica para a próxima ...
 
eu n percebo nada de linux mas em resposta ao ruimoura concordo...apesar dos packages nesta versao estarem mais rapidos que a anterior... esta' mt lento q eh tao ridiculo...pq raio ha isto de fazer o download dos repositorios smp a fazer refresh sempre q abrimos a porcaria do YAST ? so' isso ocupa para ai 75 % do tempo empregue...
 
conmsegui por o cubo a rodar...e tambem qq coisa q sempre levo o rato ao canto superior direito as dispoe todas na tela... aparte isso nao consigo por a funcionar mais nada... tenho o driver radeon open source... opensuse KDE

segui este guia http://en.opensuse.org/Compiz_Fusion

depois ainda fiz em terminal gnome-xgl-switch --enable-xgl

ao que depois fiz : kde-window-decorator --replace
 
Aproveito para perguntar se é normal não haver drivers para a minha gráfica(ATI X1950) estao la delas mais recentes que a minha e ja há drivers para essas gráficas!>( Isto ainda vai demorar muito?
 
Nao sei se é o topico mais apropriado para postar a minha duvida, peço desculpa se nao for.
Sacei o opensuse10.3 e gostava que me dissessem como posso aceder a internet. Eu tenho Clix com um modem SmartAX MT882 ligado por ethernet. Instalei o opensuse e nao fiz mais nada. O que tenho que fazer ou configurar para aceder a net?
 
Sim perguntaste no sitio certo!

Se o tens de ligado por porta de rede não tens de fazer mais nada penso eu... Se tiveres isso ligado por usb, liga porporta de rede :D

O que tu tens é um modem-router e não um "modem"...
 
Bem , o certo é que nao tenho net. As luzes acendem todas no modem-router mas quando abro o firefox nao entra nas paginas. Dá o mesmo erro que da quando nao se tem net :\ .
 
Knetworkmanager -> ERRO, (OpenSuse)

Ola a todos,
bem o meu problema é simples (a nível de explicação, lol).
há algum tempo atraz e de repente começo ter problemas na autenticação/ligação ao meu router (Asus WL-500gP) este problema não está no router, porque o meu vizinho tem um linksys (sem encriptação) e já experimentei e o resultado é o mesmo.está aqui ==> http://naz.no.sapo.pt/Erro_network.png
actualmente tenho Opensuse 10.3 + KDE(também acontecia com Opensuse 10.2)
Já reinstalei Knetworkmanager.
bem......help :(
thx
 
Estou a experimentar a nova versão do openSUSE desde ontem e tenho de admitir que é a distribuição mais user-friendly que peguei até hoje. É que quase não se recorre à shell e é tudo extremamente simples e intuitivo. Muito bom para os mais patos (não querendo ofender ninguém, pois eu sou um deles).
 
é a distribuição mais user-friendly que peguei até hoje. É que quase não se recorre à shell
Uma vez mais, confunde-se facilidade de uso com interfaces gráficas. Para certas tarefas - assim de repente lembro-me da área de administração de sistemas -, a shell é muito mais fácil de usar que qualquer equivalente gráfico. A talhe de foice, também há estudos sobre a usabilidade da linha de comandos ;-)
 
instalei o opensuse 10.3 e tenho uma ATI x1700. para instalar os drivers segui este guia que vem recomendado no site do SO e ate agora parece ser o unico guia minimamente fiavel...o problema e que os drivers supostamente estao bem isntalado porque aparece isto quando faço fglerxinfo e da para a resoluçao wide
Código:
ani:~ # fglrxinfo 
display: :0.0  screen: 0
OpenGL vendor string: ATI Technologies Inc.
OpenGL renderer string: ATI Mobility Radeon X1700
OpenGL version string: 2.0.6747 (8.40.4)

mas se for dar uma olhadela ao xorg.conf aparentemente ainda tenho uma MESA
Código:
Section "Files"
  FontPath     "/usr/share/fonts/misc:unscaled"
  FontPath     "/usr/share/fonts/local"
  FontPath     "/usr/share/fonts/75dpi:unscaled"
  FontPath     "/usr/share/fonts/100dpi:unscaled"
  FontPath     "/usr/share/fonts/Type1"
  FontPath     "/usr/share/fonts/URW"
  FontPath     "/usr/share/fonts/Speedo"
  FontPath     "/usr/share/fonts/PEX"
  FontPath     "/usr/share/fonts/cyrillic"
  FontPath     "/usr/share/fonts/latin2/misc:unscaled"
  FontPath     "/usr/share/fonts/latin2/75dpi:unscaled"
  FontPath     "/usr/share/fonts/latin2/100dpi:unscaled"
  FontPath     "/usr/share/fonts/latin2/Type1"
  FontPath     "/usr/share/fonts/latin7/75dpi:unscaled"
  FontPath     "/usr/share/fonts/baekmuk:unscaled"
  FontPath     "/usr/share/fonts/japanese:unscaled"
  FontPath     "/usr/share/fonts/kwintv"
  FontPath     "/usr/share/fonts/truetype"
  FontPath     "/usr/share/fonts/uni:unscaled"
  FontPath     "/usr/share/fonts/CID"
  FontPath     "/usr/share/fonts/ucs/misc:unscaled"
  FontPath     "/usr/share/fonts/ucs/75dpi:unscaled"
  FontPath     "/usr/share/fonts/ucs/100dpi:unscaled"
  FontPath     "/usr/share/fonts/hellas/misc:unscaled"
  FontPath     "/usr/share/fonts/hellas/75dpi:unscaled"
  FontPath     "/usr/share/fonts/hellas/100dpi:unscaled"
  FontPath     "/usr/share/fonts/hellas/Type1"
  FontPath     "/usr/share/fonts/misc/sgi:unscaled"
  FontPath     "/usr/share/fonts/xtest"
  FontPath     "/opt/kde3/share/fonts"
  InputDevices "/dev/gpmdata"
  InputDevices "/dev/input/mice"
EndSection

Section "ServerFlags"
  Option       "AllowMouseOpenFail" "on"
  Option       "IgnoreABI" "on"
EndSection

Section "Module"
  Load         "dbe"
  Load         "type1"
  Load         "freetype"
  Load         "extmod"
  Load         "glx"
  Load         "dri"
EndSection

Section "InputDevice"
  Driver       "kbd"
  Identifier   "Keyboard[0]"
  Option       "Protocol" "Standard"
  Option       "XkbLayout" "pt"
  Option       "XkbModel" "microsoftpro"
  Option       "XkbRules" "xfree86"
EndSection


Section "InputDevice"
  Driver       "mouse"
  Identifier   "Mouse[1]"
  Option       "Buttons" "12"
  Option       "Device" "/dev/input/mice"
  Option       "Name" "Logitech USB Optical Mouse"
  Option       "Protocol" "explorerps/2"
  Option       "Vendor" "Sysp"
  Option       "ZAxisMapping" "4 5"
EndSection

Section "InputDevice"
  Driver       "synaptics"
  Identifier   "Mouse[3]"
  Option       "Buttons" "5"
  Option       "Device" "/dev/input/mice"
  Option       "Emulate3Buttons" "on"
  Option       "InputFashion" "Mouse"
  Option       "Name" "Synaptics;Touchpad"
  Option       "Protocol" "explorerps/2"
  Option       "SHMConfig" "on"
  Option       "Vendor" "Sysp"
  Option       "ZAxisMapping" "4 5"
EndSection


Section "Monitor"
  Option       "CalcAlgorithm" "XServerPool"
  DisplaySize  331 207
  HorizSync    30-62
  Identifier   "Monitor[0]"
  ModelName    "AUO LCD MONITOR"
  Option       "DPMS"
  VendorName   "AUO"
  VertRefresh  43-60
  UseModes     "Modes[0]"
EndSection


Section "Modes"
  Identifier   "Modes[0]"
EndSection


Section "Screen"
  DefaultDepth 24
  SubSection "Display"
    Depth      15
    Modes      "1280x800" "1024x768" "800x600" 
  EndSubSection
  SubSection "Display"
    Depth      16
    Modes      "1280x800" "1024x768" "800x600" 
  EndSubSection
  SubSection "Display"
    Depth      24
    Modes      "1280x800" "1024x768" "800x600" 
  EndSubSection
  SubSection "Display"
    Depth      8
    Modes      "1280x800" "1024x768" "800x600" 
  EndSubSection
  Device       "Device[0]"
  Identifier   "Screen[0]"
  Monitor      "Monitor[0]"
EndSection


Section "Device"
  BoardName    "Framebuffer Graphics"
  BusID        "1:0:0"
  Driver       "fglrx"
  Identifier   "Device[0]"
  Option       "FSAADisableGamma" "no"
  Option       "CapabilitiesEx" "0x00000000"
  Option       "CenterMode" "off"
  Option       "FSAAMSPosX3" "0.000000"
  Option       "FSAAMSPosX4" "0.000000"
  Option       "mtrr" "off"
  Option       "FSAAMSPosY1" "0.000000"
  Option       "FSAAScale" "1"
  Option       "FSAAMSPosY2" "0.000000"
  Option       "FSAAMSPosX5" "0.000000"
  Option       "ForceGenericCPU" "no"
  Option       "GammaCorrectionI" "0x00000000"
  Option       "FSAAMSPosX0" "0.000000"
  Option       "FSAAMSPosY3" "0.000000"
  Option       "FSAAMSPosY4" "0.000000"
  Option       "no_accel" "no"
  Option       "FSAACustomizeMSPos" "no"
  Option       "FSAAMSPosY5" "0.000000"
  Option       "UseFastTLS" "0"
  Option       "GammaCorrectionII" "0x00000000"
  Option       "BlockSignalsOnLock" "on"
  Option       "FSAAEnable" "no"
  Option       "KernelModuleParm" "locked-userpages=0"
  Option       "Capabilities" "0x00000000"
  Option       "VideoOverlay" "on"
  Option       "no_dri" "no"
  Option       "StereoSyncEnable" "1"
  Option       "PseudoColorVisuals" "off"
  Option       "UseInternalAGPGART" "no"
  Option       "FSAAMSPosX1" "0.000000"
  Option       "Stereo" "off"
  Option       "FSAAMSPosX2" "0.000000"
  Option       "OpenGLOverlay" "off"
  Option       "FSAAMSPosY0" "0.000000"
  Option       "ScreenOverlap" "0"
  VendorName   "VESA"
EndSection



Section "ServerLayout"
  Identifier   "Layout[all]"
  InputDevice  "Keyboard[0]" "CoreKeyboard"
  InputDevice  "Mouse[1]" "CorePointer"
  InputDevice  "Mouse[3]" "SendCoreEvents"
  Option       "Clone" "off"
  Option       "Xinerama" "off"
  Screen       "Screen[0]"
EndSection


Section "DRI"
    Group      "video"
    Mode       0660
EndSection

Section "Extensions"
  Option       "DAMAGE" "false"
EndSection

ainda assim diz que nao tenho aceleraçao 3D...

alguem sabe como posso meter a aceleraçao, ou sequer dar-me certeza se os drivers estao bem instalado?
 
Fiz uma pesquisa e não encontrei o ficheiro resolv.conf e não faço ideia onde esteja o ficheiro das configuraçoes de rede :s. Desculpem la mas sou um "nabo" em linux XD.
 
Uma vez mais, confunde-se facilidade de uso com interfaces gráficas. Para certas tarefas - assim de repente lembro-me da área de administração de sistemas -, a shell é muito mais fácil de usar que qualquer equivalente gráfico. A talhe de foice, também há estudos sobre a usabilidade da linha de comandos ;-)

Com certeza. Eu próprio também prefiro executar certas operações através da shell mas acontece que para um gajo que vem de Windows e nunca tocou em Linux é bastante melhor ter uma distribuição com uma interface gráfica mais amigável e intuitiva. Parece que o pessoal do Windows tem medo da shell. E depois, esta distribuição vem também provar que o Linux pode não ser o papão que todos se tentam convencer.
 
Back
Topo