openSUSE 10.3 [Dúvidas]

O meu:

#
# /etc/resolv.conf
#

#search <yourdomain.tld>
#nameserver <ip>

# End of file
nameserver 192.168.1.1

O nameserver é o teu DNS server... No meu caso é o endereço do router, mas se usares modem tens de por o DNS do teu ISP
 
se tens a máquina ligada directamente ao modem (ou mesmo ao router) poderias ter qualquer coisa como:
Código:
nameserver <ip_do_teu_isp>
nameserver <outor_ip_do_teu_isp>

Por exemplo, com a Cabovisão seria semelhante a:
Código:
nameserver 213.228.128.99
nameserver 213.228.128.6

Para o Sapo ADSL:
Código:
nameserver 194.65.100.117
nameserver 194.65.5.2

Para o Clix ADSL:
Código:
nameserver 195.23.129.126
nameserver 194.79.69.222
 
Última edição:
se tens a máquina ligada directamente ao modem (ou mesmo ao router) poderias ter qualquer coisa como:
Código:
nameserver <ip_do_teu_isp>
nameserver <outor_ip_do_teu_isp>

Por exemplo, com a Cabovisão seria semelhante a:
Código:
nameserver 213.228.128.99
nameserver 213.228.128.6

Para o Sapo ADSL:
Código:
nameserver 194.65.100.117
nameserver 194.65.5.2

Para o Clix ADSL:
Código:
nameserver 195.23.129.126
nameserver 194.79.69.222

Cabovisão é 213.228.128.6 e 213.228.128.5, não 99 (pelo menos aqui em minha casa :D)
 
Como vejo qual é o meu dominio para por na parte do <yourdomain.tld> ?
É só mudar o resolv.conf para isto (ver em baixo) e tentar entrar na net? Mais nada?

#
#/etc/resolv.conf
#

#search<meudominio.tld>
#nameserver<195.23.129.126>

#End of file
nameserver 194.79.69.222
 
[knap];2108574 disse:
Aqui está igual parece que é um bug no knetworkmanager, tenta usar outro programa tipo wifi radar para ver se te consegues ligar.

ok, vou tentar, thx


resolv:
### BEGIN INFO
#
# Modified_by: NetworkManager
# Process: /usr/bin/NetworkManager
# Process_id: 2819
#
### END INFO



nameserver 192.168.1.1

tambem já saiu firmware 1.7.5 para o router (Asus wl-500gp), vou tentar a minha sorte. :D
 
Última edição:
Boas

Estive a configurar o painel do openSUSE 10.3 (gnome) e sem querer removi o Network Manager. Já procurei por todo o lado e não o encontro em lado nenhum e o comando nm-applet também não funciona. Como é que o ponho de volta lá? Sem ele não tenho net...

Edit: Problema resolvido.
 
Última edição:
removeste como? (quit?)
se for o caso entao Alt+F2 Knetworkmanager , depois enter, lol
se removeste mesmo, entao usa YAST (acho que gnome tambem tem)
 
Boas, sou um user "fresco" no Linux ^^
Instalei o OpenSuse 10.3 no portatil :D Asus Z92R

Ja consegui ligar-m a rede atraves do cabo ethernet mas estranhamente ñ tenho acesso á internet...
O wireless ainda ñ consigo pô-lo a funcionar fica pendente a dizer "A configurar o dispositivo" no KnetworkManager.
O brilho do LCD está no máximo e gostaria de o diminuir mas ñ consigo diminui-lo atraves das opções da bateria na parte do Brilho diz-m "O seu Hardware ñ suporta".
Se conseguisse por estas pekenos pormenores a funcionar mudava de vez para o Linux :lol:
Aguardo por uma resposta :001:
Obrigado pela atenção
 
Boas, sou um user "fresco" no Linux ^^
Instalei o OpenSuse 10.3 no portatil :D Asus Z92R

Ja consegui ligar-m a rede atraves do cabo ethernet mas estranhamente ñ tenho acesso á internet...
O wireless ainda ñ consigo pô-lo a funcionar fica pendente a dizer "A configurar o dispositivo" no KnetworkManager.
O brilho do LCD está no máximo e gostaria de o diminuir mas ñ consigo diminui-lo atraves das opções da bateria na parte do Brilho diz-m "O seu Hardware ñ suporta".
Se conseguisse por estas pekenos pormenores a funcionar mudava de vez para o Linux :lol:
Aguardo por uma resposta :001:
Obrigado pela atenção

hehe mais um SUSER :001:
Ja consegui ligar-m a rede atraves do cabo ethernet mas estranhamente ñ tenho acesso á internet... -->
vai ao Konsole -> su ->password -> ifconfig + enter e diz output
enquanto ao wireles, bem pelos vistos existe um bug com Knetworkmanager :( tenho o mesmo problema, e mesmo o de GNOME não resolve o problema.
A solução foi desinstalar KNetworkManager e instalar WIFI-Radar, se quiseres seguir o meu caminho, e tiveres algumas duvidas, é só perguntar :D
cump
 
Boas :) Obrigado pela resposta.
Quando executei ifconfig apareceu:
eth2 Link encap:Ethernet HWaddr 00:17:31:37:78:00
UP BROADCAST MULTICAST MTU:1500 Metric:1
RX packets:0 errors:0 dropped:0 overruns:0 frame:0
TX packets:0 errors:0 dropped:0 overruns:0 carrier:0
collisions:0 txqueuelen:1000
RX bytes:0 (0.0 b) TX bytes:0 (0.0 b)
Interrupt:20 Base address:0x2c00

lo Link encap:Local Loopback
inet addr:127.0.0.1 Mask:255.0.0.0
inet6 addr: ::1/128 Scope:Host
UP LOOPBACK RUNNING MTU:16436 Metric:1
RX packets:145 errors:0 dropped:0 overruns:0 frame:0
TX packets:145 errors:0 dropped:0 overruns:0 carrier:0
collisions:0 txqueuelen:0
RX bytes:83985 (82.0 Kb) TX bytes:83985 (82.0 Kb)



Experimentei o Wifi-Radar, e quando fui a realizar o scan de pontos de acessos apareceu na Konsole : "eth3 Interface doesn't support scanning: No such Device" :(
Já agora quando escrevi iwconfig apareceu:
lo no wireless extensions.

eth2 no wireless extensions.

eth3 IEEE 802.11b/g ESSID:"" Nickname:"Broadcom 4318"
Mode:Managed Access Point: Invalid
RTS thr:off Fragment thr:off
Encryption key:off
Link Quality:0 Signal level:0 Noise level:0
Rx invalid nwid:0 Rx invalid crypt:0 Rx invalid frag:0
Tx excessive retries:0 Invalid misc:0 Missed beacon:0

sit0 no wireless extensions.

P.S: Mais uma coisa... existe alguma maneira de actualizar o Randr ? o meu neste momento é 1.1 e gostaria de actualiza-lo (nem sei se é possivel... tive a procura no google e n encontrei nd k pudesse utilizar para actualizar)... É k estou a utilizar o programa xbacklight e ele pede me um randr superior a 1.1...
 
Boas :) Obrigado pela resposta.
Quando executei ifconfig apareceu:




Experimentei o Wifi-Radar, e quando fui a realizar o scan de pontos de acessos apareceu na Konsole : "eth3 Interface doesn't support scanning: No such Device" :(
Já agora quando escrevi iwconfig apareceu:


P.S: Mais uma coisa... existe alguma maneira de actualizar o Randr ? o meu neste momento é 1.1 e gostaria de actualiza-lo (nem sei se é possivel... tive a procura no google e n encontrei nd k pudesse utilizar para actualizar)... É k estou a utilizar o programa xbacklight e ele pede me um randr superior a 1.1...
Bem é assim:
1º - Como sempre -->su -->password
2º - pico /etc/wifi-radar/wifi-radar.conf
tens que encontrar a seguinte linha "interface = eth0" no teu caso deve estar eth3 e tens que mudar para o eth de wireless, Ctrl+O ->enter -> Ctrl+X e pronto deve funcionar
Agora enquanto ao update, desinstala a versão que tens na maquina, vai à http://linux01.gwdg.de/~pbleser/rpm-navigation.php?cat=Network/wifi-radar
e saca a 1ª opção "wifi-radar-1.9.7-1.guru.suse101.noarch.rpm" é para suse 10.1 , mas no stress que vai funcar com 10.3 (foi assim que eu fiz)
bem, acho que é só isto :D
diverta-te :001:
 
tens que encontrar a seguinte linha "interface = eth0" no teu caso deve estar eth3 e tens que mudar para o eth de wireless, Ctrl+O ->enter -> Ctrl+X e pronto deve funcionar
Está em eth3, e n percebi kd dizeste k tinha de mudar para o "eth de wireless"... sou um nabo nisto ^^, kerias dizer k tinha de mudar para tipo "Wlan"?
 
Sorry, a culpa é minha, li a resposta mas... :(
é para substituir para eth2
"eth2 no wireless extensions"
quando vais ao Yast --> Network Devices --> Network Card
deves ter duas opções, Wireless e Ethernet
e no separador IP Address ?
Se tiveres "Not configured", tens que configurar, podes meter tudo em auto, suse faz o resto se já tens DHCP então é só mudar para eth2
já agora podes postar o output de
su --> pass --> iwconfig

edit:
auto==
Separador "GENERAL":
Activate .. : <On Cable Connect>
<Firewall Disable> eu meti esta, porque tenho firewall do router
no Device Control é para disactivar e MTU não meti nada
Separador Address:
Dynamic Address
Separ. Hardware:
ipw3945
depois é só carrgear next -next-next até salvar as config
 
Última edição:
Boas, no "Network Cards" tenho tudo configurado, ethernet e wireless... mas ainda n da :( ...
Ao fazer :
JunioLin:~ # wifi-radar
/usr/sbin/wifi-radar:1921: GtkDeprecationWarning: gtk.threads_init is deprecated, use gtk.gdk.threads_init instead
gtk.threads_init()
eth3 Interface doesn't support scanning : No such device

/usr/sbin/wifi-radar:839: GtkDeprecationWarning: gtk.threads_enter is deprecated, use gtk.gdk.threads_enter instead
gtk.threads_enter()
/usr/sbin/wifi-radar:877: GtkDeprecationWarning: gtk.threads_leave is deprecated, use gtk.gdk.threads_leave instead
gtk.threads_leave()
eth3 Interface doesn't support scanning : No such device

eth3 Interface doesn't support scanning : No such device

eth3 Interface doesn't support scanning : No such device

eth3 Interface doesn't support scanning : No such device
Ele teima a dizer que a minha placa n suporta scan... e que não existe tal dispostivo mas ao fazer iwconfig

JunioLin:~ # iwconfig
lo no wireless extensions.

eth2 no wireless extensions.

eth3 IEEE 802.11b/g ESSID:off/any Nickname:"JunioLin"
Mode:Managed Access Point: Invalid
RTS thr:off Fragment thr:off
Encryption key:3030-3030-3030-3030-3030-3030-3030-3030 Security mode:open
Link Quality:0 Signal level:0 Noise level:0
Rx invalid nwid:0 Rx invalid crypt:0 Rx invalid frag:0
Tx excessive retries:0 Invalid misc:0 Missed beacon:0

sit0 no wireless extensions.
Está aqui o eth3... coloco aqui uma questão... quando o dispostivo está expresso por "eth" significa ethernet?
Se sim, será por isso a minha placa wireless está a ser reconhecida como uma placa ethernet e assim não conseguir realizar scans?
P.S- Eu no "Network Card" tenho configurado para a minha placa wireless como "Wireless" como foi referido... mas não entendo porque isto não está a funcionar...
P.S2- Já consegui meter a ethernet a funcionar 8! Mas perfeito era mesmo conseguir a placa wireless a funcionar 100% :(
 
Back
Topo