1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

OpenSuse 10.3

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por esquiso, 4 de Outubro de 2007. (Respostas: 18; Visualizações: 895)

  1. esquiso

    esquiso Power Member

    Caso queiram (e acho bem que vejam), podem ver aqui screenshots. Sinceramente, adorei esta artwork, eles esmeraram-se :)

    Há por ai boa gente que vai gostar desta noticia :D
     
  2. Lançado o OpenSuse Linux 10.3

    Só para complementar:


    Lançado o OpenSuse Linux 10.3


    Lançado o OpenSuse 10.3


    Lançado o OpenSuse 10.3 da Novell, um dos sistemas Linux mais usados e bem vistos no mundo.

    Vem com as versões mais recentes do KDE e Gnome (KDE 3.5 pronto para o KDE 4, e Gnome 2.20) e kernel 2.6.22, usando o X.Org 7.2. Recursos que se destacam:
    • OpenOffice.org 2.3, com compartilhamento fácil de arquivos;
    • AppArmor, que protege o SO Linux de ataques, vírus e software malicioso em geral (o que já é raro no mundo Linux para Desktops);
    • Suporte a mp3 embutido para o Banshee e Amarok, sem enrolação com licenças;
    • Várias versões recentes de aplicações open source para desenvolvimento de aplicações, configuração de redes domésticas e instalação e configuração de servidores;
    • Melhorias no YaST, programa de configuração do OpenSuse que se destaca das outras distribuições por tornar várias configurações editáveis sem precisar mexer em linha de comando ou editar manualmente arquivos;
    • E várias outras coisas, como de praxe numa nova versão.
    O visual dele foi bem trabalhado, tendo o KDE 3.5 como padrão, mantendo o estilo verde e um menu "K" ou "Iniciar" personalizado, trazido do sucesso das edições anteriores:

    [​IMG]

    O Gnome também sai bem na foto, com o menu de aplicações bem diferente do tradicional menu no topo da tela, como é usado na maioria das distribuições (o menu "diferente" também é usado assim no Mint Linux, e em outras distros):

    [​IMG]

    O YaST em GTK é padrão para a instalação com o Gnome, ficando mais leve:

    [​IMG]

    É uma versão cheia de programas atualizados e novidades. Para quem usa, vale a pena atualizar. Há versões em CD (com o KDE ou Gnome exclusivamente), menores do que os DVDs, para quem quer testar o sistema sem gastar muito tempo baixando.

    Divulgação no site do produto e links para download dos ISOs, com vários comentários e screenshots:

    http://news.opensuse.org/?p=400

    Nota de divulgação no site da Novell:

    http://www.novell.com/news/press/ope...-now-available


    Fonte da noticia: Guia do Hardware.net



    Valeu!
     
  3. m4r10_PL

    m4r10_PL Power Member

    vou instalar agora a versao cd do KDE, o que tras de mais a versao dvd??
     
  4. sky-boy

    sky-boy Power Member

    Fonte: http://news.opensuse.org/?p=400
     
  5. m4r10_PL

    m4r10_PL Power Member

    mas isso do dvd é opcional quando se faz a instalaçao, ele pergunta que pacotes queremos instalar!
     
  6. OrDoS

    OrDoS Power Member

    Não pactuo com Microbo$t lovers no mundo Linux. Respeito a Microsoft, mas não respeito "retailers" de Linux que compactuem com eles.

    Vou esperar pelo próximo Kubuntu ou Fluxbuntu para pôr isto a bombar por aqui. Achei o OpenSuse 10.2 uma treta, pois cheguei a ter alguns problemas nele, como crashes marados (em PC's diferentes) do X, já para não falar na lentidão de startup que era. Vou também ver se experimento o Arch Linux qualquer dia, ou então o Frugalware :D
     
  7. sky-boy

    sky-boy Power Member

    Hoje em dia ja vale a pena ter uma distro x86_64 ?

    É que tou para começar a fazer o down do dvd e tou indeciso :S
     
  8. petersaints

    petersaints Power Member

    As versões CD são Live ou precisam de instalação?
     
  9. Salvador_

    Salvador_ Power Member

    qual eh a diferenca entre o CD e o DVD ? no DVD ja vem tanto KDE como Gnome e vem com mais aplicaçoes eh isso ? e outras languages ?
     
  10. Nomearod

    Nomearod Power Member

    Nada de Live cd... nice...

    Podem dizer-me como são os repositórios de software? Está ao nivel dos 23.000 programas do Ubuntu?
     
  11. flsantos

    flsantos Power Member

    Os repositórios tão impecáveis. Não se comparam às distros debian based mas tão fixes na mesma. Pelo menos para o que eu utilizo.
     
  12. Lançado o openSUSE 10.3

    Só para complementar:


    Lançado o openSUSE 10.3

    Qui, 04/10/2007 - 11:29
    “Finalmente lançada a nova versão 10.3 do openSUSE. Este release, por ser o quarto (e último, o próximo será o 11.0) release da série 10.X do openSUSE está maduro, e não deve criar grandes problemas para o usuário (espero heh). Apesar de ser um release maduro, ele também está repleto de novidades. Vamos passar por algumas delas:
    * A distribuição agora oferece as opções 1-CD com KDE 3.5.7 (com as primeiras partes do KDE4 incluídas, mas não como padrão) ou Gnome 2.20, e o DVD (e tem pessoas querendo lançar um XFCE4 1-CD do 10.3, em breve). Todos nas versões i386 e x86-64 (o release ppc não é oficial). Essa é uma grande diferença, pois antigamente tínhamos as opções em 5 CDs, e depois em 3 CDs, e agora em um CD (existe ainda um cd de AddOn com aplicativos non-free, tais como o acrobat). Muitas pessoas pediram esse formato no passado. O ideal é que se use o cd e durante a instalação tem a opção de adicionar o repositório principal do openSUSE 10.3, e então você terá acesso a todos os pacotes disponíveis no release oficial. A mini-iso (boot.iso) para netinstall também estará disponível nos mirrors.
    * Suporte ao one-click install. Esta funcionalidade é muito legal, permite que você clique num link .ymp no seu browser e ele instala um pacote, com todas as suas dependências, como se você estvivesse no yast package manager. E existe a opção de deixar o repositório daquele pacote ativado após a instalação. A idéia é ter os links de one click install para facilitar o suporte a codecs, entre outros pacotes. Veja mais sobre o one-click-install aqui: http://news.opensuse.org/?p=133
    * Seção "repositórios da comunidade" no YaST, que é uma lista de repositórios adicionais que as pessoas costumam adicionar (dica: o packman está nessa lista, e você definitivamente vai querer ativar esse repositório, para obter codecs de vídeo, multimídia, etc). Aliás, o repositório Packman irá ter os pacotes do também famoso repositório Guru daqui para frente (então não tente adicionar o repositório guru, pois ele não existe para o 10.3).
    * suporte a mp3 nativo utilizando o codec Fluendo.
    * Módulo KIWI do yast. É um módulo que permite ao usuário criar suas próprias distribuições do openSUSE, seja um pen-drive bootável, live-cd ou um disco para virtual-machine Xen
    * Package manager melhorado. Tanto os front-ends (yast package manager em modo qt, gtk, e ncurses e o zypper, frontend em linha de comando) quanto o backend (libzypp) tiveram significativas melhoras de usabilidade e performance.
    * Existe no desktop padrão um ícone chamado "community help" em que o usuário pode clicar e obter informações sobre como obter ajuda e se comunicar com membros do projeto openSUSE, seja nos fórums, listas de email e no irc (você pode clicar em um botão e ele o levarão ao canal #suse da freenode, em inglês).
    Veja também:
    - release notes oficiais: http://www.suse.com/relnotes/i386/op...-NOTES.en.html
    - anúncio em inglês oficial: http://news.opensuse.org/?p=400
    - Lista de versões dos principais pacotes: http://en.opensuse.org/Product_Highlights/10.3
    Enviado por Márcio H. Ferreira (marcioΘlac·usp·br) - referência (news.opensuse.org).


    Fonte da noticia: BR-Linux.org


    Mais sobre o: One click install no openSUSE.


    Valeu!
     
  13. infam*

    infam* What is folding?

  14. RavenMaster

    RavenMaster Power Member

    Código:
    You don't have permission to access /pub/MIRRORS/ftp.opensuse.org/opensuse/distribution/10.3/iso/dvd/openSUSE-10.3-GM-DVD-i386.iso on this server.
    Apenas a versão cd funciona
     
  15. petersaints

    petersaints Power Member

  16. [knap]

    [knap] Power Member

    Mirror nacional (é só escolher openSUSE) -> http://cesium.di.uminho.pt/pub/

    Instalei a versão X86-64 no meu portátil e até agora estou a gostar, a instalação é um bocado demorada mas também é muito completa.

    Tive um bocado de dificuldade em ligar-me há minha rede wireless mas depois de desligar e voltar a ligar a placa de rede funcionou (lol).

    Depois dou mais impressões quando testar isto melhor.
     
  17. YaSTRS (YaST Repositories Script generator)

    Não se esqueçam que agora o OpenSUSE Linux tem o YaSTRS (YaST Repositories Script generator), leiam o artigo abaixo para entenderem o que é o YaSTRS (YaST Repositories Script generator):


    Conheça o: EasyURPMI do OpenSUSE Linux


    Assim como o Mandriva Linux tem o EasyURPMI, agora o OpenSUSE Linux tem o YaSTRS (YaST Repositories Script generator) . O YaSTRS (YaST Repositories Script generator) é um site onde se encontra uma lista atualizada dos repositórios de pacotes disponíveis por versão do OpenSUSE Linux. Para criar essa lista do YaSTRS (YaST Repositories Script generator), basta você selecionar a arquitetura do seu hardware e a versão do seu OpenSUSE Linux, agora você clica em Next (Próximo), após isso, basta você selecionar os repositórios que você quer, depóis disso, você clica em Next (Próximo), pronto, o script com a lista atualiza dos repositórios do OpenSUSE Linux já está pronta, agora basta você abrir um terminal, copiar esse script para o terminal, se necessário de ente para executar o script, no final deverá aparecer a mensagem: "Repositories were added successfully" (quer dizer que os repositórios foram adicionados com sucesso).


    Abaixo alguns textos que falam sobre o YaSTRS (YaST Repositories Script generator):


    Um texto do OpenSUSE.org (em inglês) sobre o YaSTRS (YaST Repositories Script generator):


    " I've made a tool similar to Mandriva's easyurpmi, but for YaST.
    It allows the user to specify his Suse version and architecture,
    displays a list of known repositories for the specific system,
    let's the user pick the repositories his interested in, and generates a shell script to add them to his local machine.

    All mirrors are automatically validated on a daily basis.

    Currently most available repositories are for 10.2,
    you are all welcomed to use the tool, and add more repositories to it.

    The tool is available at:
    http://www.hardon.co.il/yastrs/

    -Amir."


    Fonte: OpenSUSE.org


    Mais um texto, mais agora do DistroWatch (em inglês) sobre o YaSTRS (YaST Repositories Script generator):


    "Many Mandriva users are probably familiar with EasyURPMI, a web-based tool for generating a list of popular package repositories for Mandriva Linux. Now the openSUSE users can enjoy a similar utility: "YaSTRS is a simple tool that generates a shell script to add a number of popular YaST repositories to your openSUSE installation. In order to provide a high-quality database, all mirrors are automatically validated on a regular basis. The system is currently in beta testing, so bug reports are welcome." The product, available for all supported processor architectures, includes the popular openSUSE repositories of Packman and Guru. If you are an openSUSE user, check out the new YaST Repositories Script generator (YaSTRS) by visiting this page."


    Fonte: DistroWatch


    Mais outro texto, mais agora do /home/kOoLiNuS (em inglês) sobre o YaSTRS (YaST Repositories Script generator):


    " YaSTRS - YaST Repositories Script generator
    Jul 10, 2007 in openSUSE

    Have you already heard of YaSTRS ?
    YaSTRS is a simple tool that easily allows picking YaST repositories and generates a shell script to add them on your local machine. It tries to be the same as easyurpmi for SUSE. In order to provide high quality database all mirrors are automatically validated on a regular basis.
    [​IMG] As you can see in the about description it’s main goal is to be an equivalent of the optimal EasyURPMI site for a quick, easy installation and configuration of software repositories in your GNU/Linux distribution.
    If you’ve ever had the chance to play with the openSUSE repositories, then you’ve become aware of the difficulty of choosing the appropriate and quickest ones.
    Now with YaSTRS also openSUSE have a script aiming at helping the newcomer and expert user alike in this tedious configuration work, including the community suppoerted repos, as well as the “non official ones” ( who said Packman, Guru e suser-jengelh ??).
    Remember YaSTRS is currently a beta version, so bug reports are welcomed here."


    Fonte: /home/kOoLiNuS


    Como vocês podem ver o YaSTRS (YaST Repositories Script generator) é bem similar ao EasyURPMI.



    Avise se algum erro for encontrado nesse artigo.


    Fonte do artigo: BR Software Livre


    Valeu!
     
  18. openSUSE 10.3 Lançado

    Só para complementar:


    openSUSE 10.3 Lançado

    Foi lançado a versão final do openSUSE 10.3

    Para maiores informações:

    Lançado opensuse 10.3 final

    OpenSuse 10.3 lançado !!!

    * Linux kernel 2.6.22
    * X.Org 7.2
    * GNOME 2.20
    * KDE 3.5 preparado para v.4.0
    * OpenOffice.org 2.3.0

    openSUSE 10.3 Release Notes
    http://www.suse.com/relnotes/i386/openSUSE/10.3/RELEASE-NOTES.en.html

    Download: DVD
    Rede Torrent
    http://download.opensuse.org/distribution/10.3/iso/torrent/MD5SUMS
    http://download.opensuse.org/distribution/10.3/iso/torrent/openSUSE-10.3-GM-DVD-i386.torrent
    http://download.opensuse.org/distribution/10.3/iso/torrent/openSUSE-10.3-GM-DVD-x86_64.torrent

    ISO
    http://download.opensuse.org/distribution/10.3/iso/dvd/MD5SUMS
    http://download.opensuse.org/distribution/10.3/iso/dvd/openSUSE-10.3-GM-DVD-i386.iso
    http://download.opensuse.org/distribution/10.3/iso/dvd/openSUSE-10.3-GM-DVD-x86_64.iso
    http://download.opensuse.org/distribution/10.3/iso/dvd/openSUSE-10.3-GM-DVD-ppc.iso

    Download: CD
    http://download.opensuse.org/distribution/10.3/iso/cd/MD5SUMS
    KDE
    http://download.opensuse.org/distribution/10.3/iso/cd/openSUSE-10.3-GM-KDE-i386.iso
    http://download.opensuse.org/distribution/10.3/iso/cd/openSUSE-10.3-GM-KDE-x86_64.iso
    Gnome
    http://download.opensuse.org/distribution/10.3/iso/cd/openSUSE-10.3-GM-GNOME-i386.iso
    http://download.opensuse.org/distribution/10.3/iso/cd/openSUSE-10.3-GM-GNOME-x86_64.iso

    Download CD Torrent
    KDE
    http://download.opensuse.org/distribution/10.3/iso/torrent/openSUSE-10.3-GM-KDE-i386.torrent
    http://download.opensuse.org/distribution/10.3/iso/torrent/openSUSE-10.3-GM-KDE-x86_64.torrent
    Gnome
    http://download.opensuse.org/distribution/10.3/iso/torrent/openSUSE-10.3-GM-GNOME-i386.torrent
    http://download.opensuse.org/distribution/10.3/iso/torrent/openSUSE-10.3-GM-GNOME-x86_64.torrent

    Fonte: SUSEBR.ORG


    Compartilhem o máximo que puder para ajudar os Servidores !

    Sugiro tentar baixar pelo bitorrent. Para aqueles que tem dificuldade de baixar o pacote completo em CDs ou DVD agora o openSUSE tem a opção de usar apenas 1 CD e ter um desktop em inglês com KDE ou o GNOME.

    Links:
    Download: DVD
    Rede Torrent
    http://download.opensuse.org/distribution/10.3/iso/torrent/MD5SUMS
    http://download.opensuse.org/distribution/10.3/iso/torrent/openSUSE-10.3-GM-DVD-i386.torrent
    http://download.opensuse.org/distribution/10.3/iso/torrent/openSUSE-10.3-GM-DVD-x86_64.torrent

    Download CD Torrent
    KDE
    http://download.opensuse.org/distribution/10.3/iso/torrent/openSUSE-10.3-GM-KDE-i386.torrent
    http://download.opensuse.org/distribution/10.3/iso/torrent/openSUSE-10.3-GM-KDE-x86_64.torrent
    Gnome
    http://download.opensuse.org/distribution/10.3/iso/torrent/openSUSE-10.3-GM-GNOME-i386.torrent
    http://download.opensuse.org/distribution/10.3/iso/torrent/openSUSE-10.3-GM-GNOME-x86_64.torrent

    Fonte: SUSEBR.ORG

    Só para cpmlementar:

    openSUSE 10.3 Lançado

    Foi lançado a versão final do openSUSE 10.3

    Para maiores informações:

    Lançado opensuse 10.3 final

    OpenSuse 10.3 lançado !!!

    * Linux kernel 2.6.22
    * X.Org 7.2
    * GNOME 2.20
    * KDE 3.5 preparado para v.4.0
    * OpenOffice.org 2.3.0

    openSUSE 10.3 Release Notes
    http://www.suse.com/relnotes/i386/openSUSE/10.3/RELEASE-NOTES.en.html

    Download: DVD
    Rede Torrent
    http://download.opensuse.org/distribution/10.3/iso/torrent/MD5SUMS
    http://download.opensuse.org/distribution/10.3/iso/torrent/openSUSE-10.3-GM-DVD-i386.torrent
    http://download.opensuse.org/distribution/10.3/iso/torrent/openSUSE-10.3-GM-DVD-x86_64.torrent

    ISO
    http://download.opensuse.org/distribution/10.3/iso/dvd/MD5SUMS
    http://download.opensuse.org/distribution/10.3/iso/dvd/openSUSE-10.3-GM-DVD-i386.iso
    http://download.opensuse.org/distribution/10.3/iso/dvd/openSUSE-10.3-GM-DVD-x86_64.iso
    http://download.opensuse.org/distribution/10.3/iso/dvd/openSUSE-10.3-GM-DVD-ppc.iso

    Download: CD
    http://download.opensuse.org/distribution/10.3/iso/cd/MD5SUMS
    KDE
    http://download.opensuse.org/distribution/10.3/iso/cd/openSUSE-10.3-GM-KDE-i386.iso
    http://download.opensuse.org/distribution/10.3/iso/cd/openSUSE-10.3-GM-KDE-x86_64.iso
    Gnome
    http://download.opensuse.org/distribution/10.3/iso/cd/openSUSE-10.3-GM-GNOME-i386.iso
    http://download.opensuse.org/distribution/10.3/iso/cd/openSUSE-10.3-GM-GNOME-x86_64.iso

    Download CD Torrent
    KDE
    http://download.opensuse.org/distribution/10.3/iso/torrent/openSUSE-10.3-GM-KDE-i386.torrent
    http://download.opensuse.org/distribution/10.3/iso/torrent/openSUSE-10.3-GM-KDE-x86_64.torrent
    Gnome
    http://download.opensuse.org/distribution/10.3/iso/torrent/openSUSE-10.3-GM-GNOME-i386.torrent
    http://download.opensuse.org/distribution/10.3/iso/torrent/openSUSE-10.3-GM-GNOME-x86_64.torrent

    Fonte: SUSEBR.ORG


    Compartilhem o máximo que puder para ajudar os Servidores !

    Sugiro tentar baixar pelo bitorrent. Para aqueles que tem dificuldade de baixar o pacote completo em CDs ou DVD agora o openSUSE tem a opção de usar apenas 1 CD e ter um desktop em inglês com KDE ou o GNOME.

    Links:
    Download: DVD
    Rede Torrent
    http://download.opensuse.org/distribution/10.3/iso/torrent/MD5SUMS
    http://download.opensuse.org/distribution/10.3/iso/torrent/openSUSE-10.3-GM-DVD-i386.torrent
    http://download.opensuse.org/distribution/10.3/iso/torrent/openSUSE-10.3-GM-DVD-x86_64.torrent

    Download CD Torrent
    KDE
    http://download.opensuse.org/distribution/10.3/iso/torrent/openSUSE-10.3-GM-KDE-i386.torrent
    http://download.opensuse.org/distribution/10.3/iso/torrent/openSUSE-10.3-GM-KDE-x86_64.torrent
    Gnome
    http://download.opensuse.org/distribution/10.3/iso/torrent/openSUSE-10.3-GM-GNOME-i386.torrent
    http://download.opensuse.org/distribution/10.3/iso/torrent/openSUSE-10.3-GM-GNOME-x86_64.torrent

    Fonte: SUSEBR.ORG


    Quem quiser também pode baixar o OpenSUSE Linux 10.3 aqui: http://software.opensuse.org/


    Valeu!
     

Partilhar esta Página