OpenSUSE [Dúvidas]

esquiso

Power Member
The long-awaited openSUSE 11.0 has arrived: "The openSUSE Project is proud to announce the release of openSUSE 11.0 - everything you need to get started with Linux on the desktop and on the server. Promoting the use of Linux everywhere, the openSUSE Project provides free, easy access to the world’s most usable Linux distribution, openSUSE. The 11.0 release of openSUSE includes more than 200 new features specific to openSUSE, a redesigned installer that makes openSUSE even easier to install, faster package management thanks to major updates in the ZYpp stack, and KDE 4, GNOME 2.22, Compiz Fusion, and much more." For more information please see the release announcement, product page and release notes. Download (MD5) the installable live CD images from here: openSUSE-11.0-KDE4-LiveCD-i386.iso (644MB, torrent), openSUSE-11.0-KDE4-LiveCD-x86_64.iso (683MB, torrent), openSUSE-11.0-GNOME-LiveCD-i386.iso (664MB, torrent), openSUSE-11.0-GNOME-LiveCD-x86_64.iso (681MB, torrent).

Via distrowatch
 
Bom, fiz uma instalacão rápida a partir do livecd com KDE4 e está tudo a funcionar bem.
Tive apenas um problema no primeiro "login", em que provavelmente os settings to monitor não foram correctamente detectados e fiquei apenas com um ecran preto... crt+alt+f1->sax2->reconfigurar->reiniciar e está tudo bem :D

Vou tentar novamente a versão 64bit. Alguém sabe como funciona a questão dos plugins flash/java com o browser em 64bit?

..e já disse q o gestor de pacotes está mesmo rápido :007:

cumps,
Carlos
 
Bom, fiz uma instalacão rápida a partir do livecd com KDE4 e está tudo a funcionar bem.
Tive apenas um problema no primeiro "login", em que provavelmente os settings to monitor não foram correctamente detectados e fiquei apenas com um ecran preto... crt+alt+f1->sax2->reconfigurar->reiniciar e está tudo bem :D

Vou tentar novamente a versão 64bit. Alguém sabe como funciona a questão dos plugins flash/java com o browser em 64bit?

..e já disse q o gestor de pacotes está mesmo rápido :007:

cumps,
Carlos
Como usa multiarch, ele tem a versao 32 e 64bits do firefox. Instalas a 32bits e é como 1 sistema 32b normal :)

petersaints, para mim, é kde (3.5.x) pela estabilidade e rapidez...
 
Já está a funcionar.
Experimentei o java openJDK6 com o plugin 64bits, firefox 64bit, e para já, no que testei, está a funcionar. :D
O flash também, apesar do plugin ser 32bit :confused:

Quanto ao KDE, voltei para o 3.5.9. Gostei muito do KDE4, e daquilo que promete, mas estando habituado ao 3.5 acho que ainda falta muita coisa para poder fazer a transição e não me sentir "limitado".

cumps,
Carlos
 
boas,

ando aqui numa de experimentar distros :p deparei-me com um problemazito no opensuse, versao gnome.... isto nao me detecta a partição do windows.. o que se passa?..

outro pormenor foi nao ter conseguido activar os efeitos... tambem nao me pediu nada acerca de drivers da grafica...
 
será que alguem consegue me ajudar
a instalação correu bem, mas depois no 1º login ele falhou na inicialização do rulevel 5.
Ja fiz sax2 -a
sax2 -l ou simplesmente sax2
mas ele nunca o chega a iniciar, simplesmente "diz":

touch: cannot touch /var/cache/sax/files/reinit: No such file or directory
touch: cannot touch /var/cache/sax/files/hardware.chg: No such file or directory
can't creat /var/cache/sax/files/config: No such file or directory at /usr/share/sax/init.pl line 745

e acaba aqui :(
não mexi em xorg.conf porque não sei onde devo, já fiz cd xorg.conf.install xorg.conf mas estou na mesma.
help?
Obrigado
Cump.

P.S.
decidi colocar esta dúvida neste tópico, porque é uma dúvida da 1ª instalação :), ehehe
 
Última edição:
será que alguem consegue me ajudar
a instalação correu bem, mas depois no 1º login ele falhou na inicialização do rulevel 5.
Ja fiz sax2 -a
sax2 -l ou simplesmente sax2
mas ele nunca o chega a iniciar, simplesmente "diz":

touch: cannot touch /var/cache/sax/files/reinit: No such file or directory
touch: cannot touch /var/cache/sax/files/hardware.chg: No such file or directory
can't creat /var/cache/sax/files/config: No such file or directory at /usr/share/sax/init.pl line 745

Experimenta '# sax2 -r'
 
obrigado pelo repost,
mas infelizmente está na mesma.
Até já reinstalei mais uma vez, e desta vez escolhi tirei a cruz da opção "auto". desta forma podia escolher as config do meu monitor (portátil LG P1), escolhi 15.4 16x10 1280x800.
Mas reparei que, durante a escrita desta configuração para o disco, ele mostra os mesmos erros, ou seja, (acho eu) ele não chega a escrever coisa nenhuma para o disco, por isso não entra no runlevel 5 :(
tenho versão 64, DVD
 
obrigado pelo repost,
mas infelizmente está na mesma.
Até já reinstalei mais uma vez, e desta vez escolhi tirei a cruz da opção "auto". desta forma podia escolher as config do meu monitor (portátil LG P1), escolhi 15.4 16x10 1280x800.
Mas reparei que, durante a escrita desta configuração para o disco, ele mostra os mesmos erros, ou seja, (acho eu) ele não chega a escrever coisa nenhuma para o disco, por isso não entra no runlevel 5 :(
tenho versão 64, DVD

EDIT:
ele também recusa-se iniciar X, #startx dá uns erro de such file or directory does not exist :(
 
Bem, fiz um clean install do openSUSE 11 com KDE4 no portátil de um amigo q tinha anteriormente a versão 10.3 e puff, o wireless foi-se, detecta a rede, mas n se liga a ela, é uma Intel 2200BG...

Alguém com o mesmo problema?
 
Não tenho esse problema mas lembro-me de ler que existiam alguns problemas com o KNetworkManager. Até acho que já sairam alguns updates, podes tentar ligar por ethernet e fazer as actualizações disponiveis para ver se resolve. Uma vez que consegues detectar a rede wireless podes também tentar fazer a ligação usando comandos na consola (que assim de repente não me lembro quais são)... pode ser que vejas alguma mensagem que indique qual está a ser o problema.

Agora algo não relacionado com o problema do tópico. Se o teu amigo fazia uma utilização "normal" do opensuse 10.3 com o KDE3 é provavel que fique decepcionado e ache que o KDE4 disponivel na versão 11 muito básico. De facto falta-lhe muita coisa. Eu pessoalmente recomendo usar o KDE 3.5.9 (foi o que acabei por fazer) ou então testar as versões 4.1beta disponiveis nos repositórios, que segundo o que leio estão muito, mas muito melhores do que a 4.0 instalada.
cumps,
Carlos
 
Não tenho esse problema mas lembro-me de ler que existiam alguns problemas com o KNetworkManager. Até acho que já sairam alguns updates, podes tentar ligar por ethernet e fazer as actualizações disponiveis para ver se resolve. Uma vez que consegues detectar a rede wireless podes também tentar fazer a ligação usando comandos na consola (que assim de repente não me lembro quais são)... pode ser que vejas alguma mensagem que indique qual está a ser o problema.

De facto, n cheguei a ligar por cabo, por falta de tempo, tenho q experimentar, a ver se os updates resolvem algo...

Agora algo não relacionado com o problema do tópico. Se o teu amigo fazia uma utilização "normal" do opensuse 10.3 com o KDE3 é provavel que fique decepcionado e ache que o KDE4 disponivel na versão 11 muito básico. De facto falta-lhe muita coisa. Eu pessoalmente recomendo usar o KDE 3.5.9 (foi o que acabei por fazer) ou então testar as versões 4.1beta disponiveis nos repositórios, que segundo o que leio estão muito, mas muito melhores do que a 4.0 instalada.
cumps,
Carlos

N me parece q no caso do meu amigo, lhe vá fazer diferença...eu do pouco q vi do KDE4 gostei, mas n posso opinar muito...

Thanks ;)
 
De facto, n cheguei a ligar por cabo, por falta de tempo, tenho q experimentar, a ver se os updates resolvem algo...

Bem, liguei por rede a net, fiz as actualizações, de facto parece q havia uma actualização para o Knetworkmanager, mas continua sem net por wireless com a intel 2200BG...

Agora resta esperar, q corrijam os bugs existentes entre o Knetworkmanager, KDE 4 e a Intel 2200BG, q parece-me q é do q se trata...

Parece-me uma release um bocado "verde", já q nas outras, da 10 à 10.3, no mesmo portátil, nunca houve problemas...

PS: talvez instale o Gnome ou o KDE 3.5 para ver se resolve o problema...
 
Última edição:
Opensuse + Fn keys

viva,

será que algum utilizador deste fórum (com OpenSuSE 11) e com portátil (LG P1) consegui por as teclas Fn+qq coisa a funcionar?

como é que fizeram? é que não consigo ligar o bluetooth :(

thx
cump
 
Vai ao Windows e liga.
Por mais estranho que parece, se desligares no Windows, vais iniciar o Linux com isso desligado. e vice-versa.

Tenho também LG P1 e como nunca desligo isso no Windows, no Linux tá sempre ligado..
Também nunca meti isso a trabalhar no Linux. Recentemente não tenho experimentado.
 
lá está o meu problema, já há muito tempo que não tenho windowzz no pc. E quando tinha desliguei porque não precisava de bluetooth :)

Bem se eu descobrir (e de certeza que irei) vou postar aqui um How To =)

Obrigado
cump
 
Comprei um LG e wireless em linux nem ver :\

Boas,

Comprei um LG E300, e tenho um problema.

Não consigo por o wireless a funcionar.

Aquilo é por atalhos no FN, alguns por software, parece-me que o wireless é por hardware.

Mas, no openSUSE, ele detecta a placa, mas diz "não configurada". e nao sei mesmo como a configurar.

Alguem pode dar uma ajuda?

tks
 
Back
Topo