1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

openSUSE 12.2 já está pronto

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por AltGr, 7 de Setembro de 2012. (Respostas: 15; Visualizações: 2789)

1. AltGr

AltGr Power Member

Olá a todos.
    Esbarrei hoje no site openSUSE.org e reparei que a versão 12.2 já está disponivel para download:
    http://www.opensuse.org/en/

Dos screenshots que vi, parece-me uma versão muito boa.
    Alguém já está a experimentar?

2. Nomearod

Nomearod Power Member

Por um lado estou curioso para instalar, mas por outro o Ubuntu amadureceu mesmo muito e já não me imagino a usar outra coisa que não o Unity num ecrã pequeno. =/

3. AltGr

AltGr Power Member

Concordo.
    É fantástico em como vão surgindo cada vez mais versões estáveis e mais "user friendly". Só temos todos a lucrar.

4. Gaugamela

Gaugamela Power Member

Alguém pode-me dar uma opinião sobre o Open Suse tumbleweed? É rolling-distro não é?

5. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Tenho o 12.2 com LXDE numa máquina virtual e estou a gostar da experiência.

6. Ketheriel

Ketheriel Power Member

O Tumbleweed é rolling release, mas a cada versão é remastered do zero; Tanto quanto sei pelos announces que vi do Greg KH está em remaster, mas está a espera que seja acabado o GNOME 3.6 e o KDE 4.9.1. Embora estejam disponiveis (o KDE), continua com umas cenas por polir.

Espera uns tempos, que as cenas novas precisam de muito testing; a 12.2 é possivelmente a ultima distro com suporte para SysV init.

7. Ketheriel

Ketheriel Power Member

Para além do 12.2, existem umas mudanças de 2 projectos que estou a fazer que estão a ser preparadas para a proxima distro:

* X11:Cinnamon
    * X11:MATE

Ambos já se encontram operacioais, no caso do Cinnamon, está feito. No caso do MATE faltam uns pacotes redundantes, e a integração está praticamente feita. Falta so acertar uns problemas relativos ao branding e acabar o pattern para o tornar completamente independente do GNOME.

Deve sair uma .iso brevemente de uma versao nao oficial só com MATE (puro) muito light que inclui uma série de enhancements que nao estao incluidos na distro normal:
    * Infinality font rendering (estou com a Marguerite Su a trabalhar nisto, está neste momento em revisao legal)
    * Codecs e amigos
    * Software Center (fork to Ubuntu com backend para AppStream)
    * e mais umas surpresas :P

Isto deve ser tudo integrado na proxima release... Para além disto, mas seja alvo de upgrade no Factory o xorg-x11-proto para a versao 6, o Unity (X11:Unity) também portado por mim entra na distro :)

8. flajeen

flajeen Power Member

Essa versão com MATE parece ser muito interessante para mim, odeio Ubuntu e derivados e não tenho paciência para me meter em Arch. Se for leve o suficiente meto no meu netbook...

9. jeff22

jeff22 Power Member

Nos últimos meses tenho vindo a ver o comportamento desta versão , sempre na expetativa que chegando à versão final as coisas estivessem corrigidas e pelo que vi não foi e não é corrigido agora, nem de há 4 anos para cá. Este não é um problema isolado é um problema que tem vindo a ter queixas, pedidos de solução desde essa altura e por en de usuários em muitos canto do mundo. Desde que conheço o SuSE só agora que me deparo com estes problemas de falta de compatibilidade com o Hardware quando pela lógica quem tem que acompanhar é o SO e não o contrário. Por isso não sei o que é conseguir instalar um versão linux das mais conhecidas com uma placa gráfica sobejamente conhecida e o que é mais estranho com a minha Nvidia 7600GT antiga continuo a poder instalar, mas não é por ter gostadodo SuSE , gasto horas, dias, à volta de um SO, com entornaços de copos de Coca-Cola, chávenas de café, a mudar teclados de tempos a tempos cheio de buracos das borrões de cigarros, por vezes sem ir à cama ou ao banheiro por dias, tempos esse já lá vão e hoje acredito que já pouco haja. Há muito que começo-me a kagar para a SuSE ( e linux ) , já para não estar a bater-me com a desculpa do software proprietário ( drivers NVidia ) e ter que andar a configurar á pata os programas de media, quando outros facilitam á muito. Esgotei a paciência com a desilusão acrescida das incompatibilidades com o Hardware muito por culpa do Kernel. Curiosamente corri esta versão final em modo virtual e não pareceu mal mas o fato de não poder instalar .... . Para aquele que não sabem e que só agora estão a olhar para OpenSuse, a SuSE foi o 2º Sistema Linux ( 1996) e já foi muito grande mas ultimamente quero acreditar que continua a se-lo mas se não ligam patavina ao que lhes dizem então bem pode ficar a perder aquilo que conquistou.
    Nota : O que é estranho é que já postei em fóruns e todos são unânimes e que têm tido este problema que a coisa não ficou resolvida e se não ficou resolvida até agora também quer dizer que se estão a marimbar para o assunto. Paciência , também eu sei fazer as minhas opções e outros usuários também , ainda bem que existem sempre outras alternativas para instalar no meu PC .

10. Ketheriel

Ketheriel Power Member

Nunca vai ser leve porque o Xorg é um monstro... e porque o MATE utiliza actualmente 2 sub-sistemas, mateconf e gsettings; isto para dizer que qualquer install de MATE levas com metade do GNOME3 e com o MATE todo.

Vao ser introduzidas grandes modificações na versao 1.6, sendo que a migraçao para gsettings é uma delas; penso que depois poderá ter um pouco mais de performance, mas é esperar para ver :)

11. Ketheriel

Ketheriel Power Member

Isto, o quê ?

12. bseixas

bseixas Power Member

Bem, em relação ao openSUSE não sei que já há algum tempo que não passo por lá (apesar da minha experiência a sério em Linux ter começado com ele), agora há 4/5 anos com uma Nvidia 7600go e drivers proprietários que não tenho problemas de maior na instalação de várias versões Linux, mesmo na altura em que essa instalação "era feita à pata".

Mas também é verdade que a minha confiança em mexer na configuração gráfica dos OS Linux é pouca e estou sempre à espera do momento em que a coisa dará barraca, agora de quem é a culpa disso não sei (minha é que não é). :D

13. PapiMigas

PapiMigas Power Member

Já está aqui a bombar, no desktop.
    Curiosamente não tive qualquer problema com a NVIDIA, tenho uma 240GT e instalei os drivers proprietários com o seguinte guia:

[h=2]Easy way to get NVIDIA drivers[/h] Use 1-Click-Install for openSUSE 12.2 12.1 and 11.4

• For Geforce FX cards (5xxx) click here:

• After installation is done restart computer.

Para já está excelente. Viva ao KDE! :D

14. AltGr

AltGr Power Member

15. petersaints

petersaints Power Member

Por acaso gostava de experimentar openSUSE. Acham que é melhor para quem gosta de manter-se com versões stable recentes de componentes upstream (principalmente de aplicações)?
    É que actualmente uso Ubuntu (Kubuntu para ser mais preciso) e mesmo com os Backports... a coisa não é perfeita. No openSUSE há o Tumbleweed, mas por vezes também demora a receber as coisas (demorou meses a receber o GNOME 3.6 e o KDE 4.9). Depois há os repositórios das teams com software mais recente, mas normalmente são para o 12.2. O ideal era combinar o Tumbleweed (rolling mas mais conservadora em relação a componentes core) com os repositórios das equipas do openSUSE (KDE e apps sempre actualizadas).

Será que é boa ideia ter Tumbleweed com repositórios do 12.2?

Partilhar esta Página