1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

OpenSuSE 12.3 OUT

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por jeff22, 13 de Março de 2013. (Respostas: 55; Visualizações: 5700)

1. jeff22

jeff22 Power Member

Hoje foi lançada a versão 12.3

Entre as novidade está a troca do MySQL pelo Maria DB , as interfaces GNOME , KDE, XFCE e Enlightenment redesenhadas entre outras novidades. Partilhem.

https://en.opensuse.org/Portal:12.3

Última edição: 13 de Março de 2013
  2. MCH2387

MCH2387 Power Member

Foi ao lado...

3. jeff22

jeff22 Power Member

Acontece, já está corrigido . Thanks a Lot!

4. vjoe

vjoe Power Member

Como se compara ao Ubuntu 12.10?

5. Ketheriel

Ketheriel Power Member

É dificil comparar porque existem demasiadas diferenças a nivel técnico, sendo que as mais visiveis sao por exemplo 'systemd' vs 'upstart'; É uma boa distro com tendencias a bloated, mas uma instalação bem feita é brutal.openSUSE ficou ligeiramente mais user friendly, sobretudo na instalação e já adopta normas interessantes por default, por exemplo o '/home' em partiçao isolada; A seguir à 11.4 (release historica na minha opinião) esta release é a melhor, e assinala a conclusao da integração de várias features (ex: systemd), assim como o fim da era ConsoleKit em deterimento do logind. Features como o journald já estão a bombar (logs em formato binário) e componentes como o syslog-ng tornaram-se secundários (para desktop, em server continuam a ter features que o journald nao oferece como remote logging, etc).Da série 12.x esta foi a distro que mais polishing levou e acredito que a seguir ao 11.4 (agora em Evergreen, LTS), esta será o proximo LTS. Sei que a integração do GNOME 3.8 está a bombar e pouco depois da release oficial estará disponível; o Tumbleweed tem os repositorios limpos e começa a trabalhado para esta release também. Embora a 12.3 (out of the box) tenha uma das stacks gráficas mais desenvolvidas, a mesma assinala por exemplo grandes progressos no gallium e no driver da intel (nao sigo o desenvolvimento do nouveau). É normal que no futuro o Tumbleweed venha melhor ainda mais esta fase.A questão do MariaDB vs MySQL nao é surpresa, inclusivé o MySQL estava 'broken' desde o 12.1, e como fui o unico a queixar-me no passado, é apenas uma prova de que ou os users de openSUSE nao usam MySQL ou entao é uma percentagem muito reduzida. Sim o MariaDB tem maintainers mais activos, é uma solução logica, mas venha quem vier, PostgreSQL continua a ser o Rei das bases de dados (até para cache de Oracle aquilo bomba).Boa sorte com isso; esperemos que no futuro tenhamos um openSUSE mais custom e menos 'upstream flavored' :)

6. petersaints

petersaints Power Member

O openSUSE realmente parece-me um projecto interessante. Se não fosse o mundo *ubuntu ter tanta tracção e mais suporte da comunidade se calhar já tinha saltado. Para já fico-me pelo Kubuntu 12.10 + PPAs. Mais uma semana devo correr o upgrade para o 13.04 e se por acaso a coisas correrem mal... quem sabe se não instalo openSUSE 12.3 KDE. Gostei do look default que meteram com a barra mais dark e um Wallpaper em tons escuros com um pouco de vere.

7. vjoe

vjoe Power Member

Obrigado pela resposta Ketheriel!

Ate' que o experimentava mas 4.7GB e' um bloat do caracas. Nao percebo esta mania de distribuir distros em DVDs. Ao menos que haja um minimal install.

8. Ketheriel

Ketheriel Power Member

Jovem eu quando falo em 'bloat' refiro-me a nivel de funcionalidades, não aos conteudos do DVD; Por exemplo, uma instalação default de desktop normalmente instala-me ferramentas para dialup e uma catrefada de porcarias que nao quero (ex: placa de captura de TV etc).Qualquer distribuição utiliza formato DVD e isso passa por uma questão muito simples, vives num país com excelentes infra-estruturas IP, coisa que nao acontece na China, India e outros países, pelo que DVD tem o seu valor. Além disso já nos anos 90 o SuSE Linux era distribuido em 5 ou 6 CD's ao contrário de todas as outras distros (excepção da Debian).http://download.opensuse.org/distribution/12.3/iso/Tens ai o que existe... LiveCD do GNOME e KDE, NET install, rescue (que é uma novidade do 12.3) e amigos... Que nao exista desculpa para nao experimentares :)

9. Dat55

Dat55 Power Member

já tive a experimentar numa vm e gostei do que vi. Dá para instalar o steam em distros rpm?

10. PapiMigas

PapiMigas Power Member

Aconselho vivamente, principalmente o KDE :P
    Não é preciso sacar o DVD. Basta o live CD que pode ser passado para pen :)

11. Berde

Berde Power Member

Instalei no portatil.
    Para começar não tinha wireless porque não traz o driver da broadcom. Tive que me ligar por cabo para instal isso.
    De seguida instalei os drivers proprietarios da Nvidia. Nunca mais consegui entrar em modo gráfico. Ainda andei a ver se resolvia a situação mas só conseguia entrar em modo gráfico como root.
    Já não tenho paciencia para andar a resolver estes problemas e ao fim de bastante tempo sem usar ubuntu resolvi voltar a instala-lo.
    Instalei tudo o que precisava sem problemas e está tudo a funcionar.
    Ubuntu pode ter muitos defeitos (e tem) mas pelo menos funciona sem ter que me andar a chatear muito.

12. iRoberto

iRoberto Power Member

Alguém instalou-o com o GNOME?

13. Ketheriel

Ketheriel Power Member

Claro, mas Ubuntu é precisamente para quem nao quer problemas, openSUSE é para quem quer algo mais :)

14. vjoe

vjoe Power Member

Pois, dai eu curtir o Ubuntu.

Se quisesse problemas voltava po Arch :P

15. Ketheriel

Ketheriel Power Member

Tens a minha applicação maravilha para isso, o 'exhalo' (https://code.google.com/p/exhalo/); sacas a source e descomprimes (necessitas do python distutils):
    Código:
     sudo python setup.py install --prefix=/usr 
    Depois deves ficar com isso nos menus... à primeira vez que corres o exhalo, se o steam nao estiver instalado ele instala-te isso tudo a partir das sources da VALVE. Ainda nao implementei o codigo para instalar as dependencias, mas já identifica 1 das que conheço, o Mesa. Se for uma install 64bit necessitas do pacote de 32bits, se quiseres saber o nome:
    Código:
     exhalo --check 
    Depois instalas com o zypper
    Código:
     sudo zypper in NOME 
    e está a andar... numa versao futura eu vou por isso a instalar as dependencias. Eu parei um pouco com isto porque ando a ver o Django mais de proximo e quero fazer um modulo para usar com o exhalo para gerir servers. Parece que vou ter que voltar a malhar nisto :)

Se quiseres gerar um RPM, também o podes fazer (e depois instalas, fica na directoria bdist):
    Código:
     python setup.py bdist_rpm 
    O problema continua a ser as dependencias, mas isso é como te disse, até à data so identifiquei uma.

Tenho RPMs na minha home, podes sempre utilizar http://software.opensuse.org e instalar a partir daí :) (procura por exhalo)

16. PapiMigas

PapiMigas Power Member

Eu!

17. Hellgardia

Hellgardia Power Member

Alguém já experimentou correr o Steam neste OpenSuse 12.3?

Ando indeciso entre Debian e este OpenSuse. Estou mais habituado ao Debian mas gostei deste OpenSuse.
    No entanto no Debian já sei com o que posso contar no que toca a desempenho dos jogos da Steam enquanto que já ouvi bem e mal no que toca ao Steam no OpenSuse.

18. Ketheriel

Ketheriel Power Member

http://www.youtube.com/watch?v=PCYBUq8O2FQFunciona bem, fica uma nota para utilizadores ATI... o openSUSE 12.3 vem com o xorg-server 1.13, e os drivers proprietarios da ATI até a data actual nao suportam o 1.13, apenas o 1.12. Tirando este caso, funciona lindamente (so testei com CS).Segundo vi ontem, também ja temos o Day of Defeat Source para Linux.

19. iRoberto

iRoberto Power Member

Como é que isso se comporta? Li algures que era mais estável com o KDE, como estou interessado em instalar tenho que decidir ( estou agora a entrar no mundo Linux/GNU :p )

Partilhar esta Página