openSUSE - Tópico Geral

Nemesis11

Power Member
Sources: Novell Plans to Open SuSE Linux Pro to Community

Scoop: Novell is opening SuSE Linux to community-based development, sources say, with a model similar to Red Hat's recent move with Fedora.


Novell will be launching a community-based Linux distribution, OpenSuSE, at next week's LinuxWorld in San Francisco, according to sources close to the company.

Following in the footsteps of Red Hat Inc. with its successful Fedora Project Linux distribution, Novell Inc. will be opening up its Linux development efforts with OpenSuSE, sources said.

A site, opensuse.org, has already been set up for the project by Novell under the name of Batman's alter ego, Bruce Wayne. The site, however, is not open for business yet.

Continuing in this humorous vein, sources said, the initiative's launch will go by the name of "The Lizard Blizzard" and SuSE's original "Geeko" lizard mascot will be reappearing at LinuxWorld.

More seriously, the true name of the deliverable distribution will be SuSE Linux, while the SuSE Linux Pro line will be rebranded to share the SuSE Linux name.

The possibility of Novell trying a community-based, open-source approach has been discussed before in the Linux community. Jason Perlow, an author and a systems architect with Unisys' open-source solutions practice, wrote in May's Linux Magazine, "It's pretty darn clear to me that to make mojo, SuSE Linux Professional needs to look deep into its roots and re-birth itself as a public, open-source project similar to Fedora."

Perlow argued that Novell's keeping its open-source technologies close to its vest had not served the company well. With an open, community-based approach, he said, "key SuSE/Ximian/Novell technologies such as Mono, Evolution, Red Carpet, NDS, ZENworks, and Hula [will come] to the fore, allowing even more extensive field testing within the community."

Citing the popularity of Thunderbird over Evolution, among others, Perlow further argued that the easier access is to a project for testing and development, the more developers will use and extend it.

Perlow's arguments may not have fallen on deaf ears. Certainly, it is possible that Novell may have been influenced by Red Hat Fedora's growing success.

In the Fedora community-based approach, the development cycle is driven not just by the company's engineers working on Linux, but by the larger open-source community. The result is a cutting-edge Linux for enthusiasts.

Once the code matures to the point where enterprises can use it, it is then locked down, given a final coat of polish and quality and assurance testing, and released as a commercial product with support.

In Red Hat's case, the final stage of each version of Fedora becomes the basis for RHEL (Red Hat Enterprise Linux).

For Novell, according to sources, the SuSE Linux code will become the foundation for the next version of SLES (SuSE Linux Enterprise Server), the Linux component of OES (Open Enterprise Server) and NLD (Novell Linux Desktop), while the first version of SuSE Linux will consist of the Linux 2.6-based beta for SLES 10. This will be roughly equivalent to what would have been SuSE Linux Professional 9.5.

The expected distribution model isn't quite the same as Red Hat's, though; unlike Red Hat, which only makes Fedora available as a download and doesn't offer support for it, Novell will also sell SuSE Linux in a boxed retail version with manuals and paid technical support, sources said.

The full version will be freely available from the OpenSuSE site as both source code and in ISO download form. Sources said the dual approach was chosen because Novell wants SuSE Linux to be both worked on by the community and run by users who don't want to develop but do want a supported, cutting-edge Linux.

As with Red Hat and Fedora, Novell will initially be running the SuSE Linux show, but control will eventually be ceded to a steering board, sources said.

Novell executives declined to comment on this report. Bruce Lowry, director of public relations for Novell, did say that any potential changes in Novell's Linux development approach had nothing to do with announced European employee cuts.

"Novell's European financial performance has been disappointing and [the cutbacks are] part of the effort to turn this around," Lowry said. "This is in no way connected with SuSE engineering and development staff. It is directed at our redundant sales force. This move is designed to make Europe more profitable."

http://www.eweek.com/article2/0,1895,1843097,00.asp


Não sei se é o melhor caminho para a Suse. Espero que corra melhor que o Fedora.
 
Esperar e ver.
Para já gostava mais que eles se virassem para o debian based do que manterem as RPMs mas isso sou eu:)
 
só é pena é não estar disponivel nos ftps portugueses o dvd :( mas de qq das maneiras esta noite já deu para sacar os 5 cds do 9.3 pro :D ;)
 
Eu acho que as diferenças entre muitas distribuições linux continua a ser muito ténuo. A nivel de interface e como quase todas se baseiam em gnome, kde, etc, é tudo muito igual. Estável são todas (ou quase...) por terem o kernel linux por trás. Acho que era altura de alguém inovar um pouco, ser mais ambisioso com o linux. :)
 
A grande diferença entre as distros encontram-se nas gerenciadores de pacotes e na "papinha toda feita", como por exemplo o Ubuntu, basicamente aquilo é Debian mas com a papinha toda feita pronta para o user final.
 
Xik0 disse:
A grande diferença entre as distros encontram-se nas gerenciadores de pacotes e na "papinha toda feita", como por exemplo o Ubuntu, basicamente aquilo é Debian mas com a papinha toda feita pronta para o user final.

Exacto, é basicamente o que penso. Agora gostava que alguém desse um passo em frente, mas isso é quase utopia, alguém apostar forte no linux, uma empresa grande. E claro era preciso que as empresas de hardware suportassem também o linux com constantes lançamentos de drivers, etc, etc..
 
OpenSuSE 10.2
Welcome_to_openSUSE.org
opensuse.gif


Pag. Oficial

OpenSuse
OpenSuse-wiki / Suse-wiki

Comunidade Portuguesa
irc: PTNET.org #suse
O projecto openSUSE consiste num esforço duma comunidade mundial patrocinado pela Novell que promove o uso do Linux nos quatro cantos do mundo. Este programa permite o acesso fácil e gratuito ao openSUSE. Aqui irá encontrar uma comunidade de utilizadores e programadores com um mesmo objectivo— criar a melhor distribuição Linux do mundo.
( in wiki/OpenSuse)

Com uma performance nitidamente superior á versão 10.1, trás 1 suporte melhorado a muito hardware.

O que vem no SUSE Linux 10.2?
System & Software Management
- Performance enhancements with software management rug, libzypp
- Support hardware with SW-RAID support in BIOS
- Biometrical authentification
- X.org 11R7.1
- Kernel 2.6.18
- install local rpm(s) with dependency checking and to register
directory as YaST source, Bug 174369, 168358
- add a button to YaST/zen-installer to add interesting installation
sources like freshmeat, sourceforge, packman etc.
- SUSEfirewall2, description of the ports and and ability to open or
close ports
- Moving from software selections to patterns as grouping of packages
- Firefox 2.0


Desktop & Productivity Software
- Gnome 2.16, with new menue out of SUSE Linux Enterprise
- KDE 3.5.4 , with polished menue
- adding VoIP solution Ekiga (formely known Gnome Meeting), Bug 147517
- support for rt2500 wlan card, Bug 149141
- add Intels 3D open source driver
- adding Broadcom WLAN support

Commercial software
- adding Wink, software for creating video tutorials and export them
to flash, http://www.debugmode.com/wink/ (free software, available
for Linux as well)
- GoogleEarth, we try to get redistribution rights from Google


Download:

> download.opensuse.org

Mirror Nacional (Darkstar)
> Checksum
> DVD-i386
> DVD-x86_64


Screenshots:
4.gif

sneak_preview.swf
Menu Kde

Mais...

Howto:
  • Instalar drivers Oficiais Ati > <
  • Instalar drivers Oficiais Nvidia > <

Documentação (PDF) inglês
 
Última edição:
Já instalas-te? Eu achei que estava bastante rápido, e mesmo detestando o KDE fiz a escolha no instalador só para ver o novo menu, e olha que achei fantástico. Com o tempo torna-se bastante útil (muito à la windows mas enfim ...). Já esse menu do gnome é uma bela bosta ...

Hardware como sempre detectou-me tudo (não tenho hardware de marcas estranhas ...) e achei mesmo bastante bom. O YAST usei várias vezes, para várias coisas, e não crashou nenhuma vez nem deu erro nenhum! Andamos a evoluir :007:

Apesar de estar sempre de pé atrás com o opensuse, admito que está muito sólido e rápido (também só usei durante um dia ...).

A cena da aceleração 3d é que me faz uma confusão tremenda, por causa dos drivers opensource não funcionarem (eles insistem que tens que instalar a porcaria dos drivers da ati, nem que para isso tenhas que fazer o tal downgrade ao XORG) ...

Ah, e o facto de ao escolheres KDE não teres "direito" ao evolution, por default, que também é, no mínimo, caricato, até porque o evolution é ... huu ... deles ... (se querem ver uma coisa muuuito cool que podem fazre com o calendário do evolution podem dar um salto ao último post do meu blog ;))
 
Última edição:
Sim, instalei ontem, mas não o estou a usar a "full-time" devido ao RT2500.... que tem suporte, mas depois vai-se a ler e tem bugs (nao funciona praticamente). Quando tiver tempo.
Está nitidamente mais rápido, e o menu té é engraçado e sem dúvida prático.
Acerca de drivers ati, no wiki dizem para fazer o downgrade e que depois funcionará. Hei-de testar isso, com tempo...
Continuo com o problema que tinha no 10.1. O sistema ateima em dizer que 1 ide e 1 sata dao pra raid, e depois nao dá para o grub se instalar no disco.... resolvi remover tudo o que era raid, e mudar no grub (/dev/sda,0) para (hd0,0).
E o driver pra RT2500 nao tem bug, nao funciona mesmo :D no meu caso, saquei o rt61 do projecto rt2x00, compilei (com source do kernel), instalado e adicionado e ja bomba :) (mas instalavel como 1 p*ça...)
 
Última edição:
Está mesmo com bom aspecto. Não sei é se o YaST será tão bom como o apt-get...

E experiências em portáteis? Estava a pensar instalar no meu (Asus A6VC) mas gostava de saber primeiro algumas opiniões. Detecta tudo ou quase? Algum problema em particular?

Fiquem bem.
 
Está mesmo com bom aspecto. Não sei é se o YaST será tão bom como o apt-get...

E experiências em portáteis? Estava a pensar instalar no meu (Asus A6VC) mas gostava de saber primeiro algumas opiniões. Detecta tudo ou quase? Algum problema em particular?

Fiquem bem.


Para saber o que detecta ou não vais ter que o instalar, não achas? :P ... Isso depende do hardware de cada um ...
 
Para saber o que detecta ou não vais ter que o instalar, não achas? :P ... Isso depende do hardware de cada um ...

Obviamente que estava a perguntar se alguém já tinha experimentado instalar na minha máquina. Por isso, se alguém o tiver feito, pode-me dizer mais ou menos como correu. Eu tenho muito pouco tempo para experiências... ;)
 
Obviamente que estava a perguntar se alguém já tinha experimentado instalar na minha máquina. Por isso, se alguém o tiver feito, pode-me dizer mais ou menos como correu. Eu tenho muito pouco tempo para experiências... ;)

Pá a mim reconhece tudo, mas todas as distros é assim, portanto não sou um "bom" exemplo. E ainda é um pouco cedo para se falar nessas coisas, que só saiu há 3 dias :)
 
A lista de software parece bem completa (e recente), é testando. A nivel de portateis, tem varios modulos para os mesmos. Metro, podes ter na mesmo o apt-get :P :P (exemplo

Conheço essa página mas quando tentei usar não resolvia tudo.

Eles não estavam a tentar usar o SMART ou lá como era? No 10.1 havia imensos problemas pelo menos no inicio com o Yast.
 
Back
Topo