Browser Opera

Eu que era um cliente de longa data do Opera fartei-me dos crash do 12 e na altura não gostei de como estava o novo opera (muito capado), então passei uns meses com o firefox, agora voltei a dar uma hipótese ao opera 18 e parece que pode ser desta que volte a ser o meu browser de eleição. Ainda não está no ponto, mas já faltou bem mais.
 
Ontém migrei do Opera 12 para o 19 e apanhei um grande susto, ao ponto de fazer downgrade novamente para a versão 12. Em mais de 10 anos de uso deste browser nunca tive uma surpresa tão desagradável que me fizesse fazer isto. Este novo Opera está completamente castrado de elementos que sempre o distinguiram dos restantes. Faltam-lhe montes de opções de personalização e configuração, bem como muitas das funcionalidades embutidas que o caracterizavam - por exemplo as Notas, que estiveram sempre presentes desde que me lembro de usar o Opera e me são imprescindíveis, têm que ser instaladas como uma extensão de terceiros. Outro exemplo são os Feeds RSS que deixaram de ser suportados, o cliente Bittorrent, o Opera Unite, a opção "Abrir num Separador de Fundo", dicionários personalizados, opções e personalização do menu de contexto, gestor de favoritos, agrupamento de abas, compatibilidade com o Linux, etc.


Para mim este Opera está irreconhecível e extremamente básico.
 
Última edição:
Ontém migrei do Opera 12 para o 19 e apanhei um grande susto, ao ponto de fazer downgrade novamente para a versão 12. Em mais de 10 anos de uso deste browser nunca tive uma surpresa tão desagradável que me fizesse fazer isto. Este novo Opera está completamente castrado de elementos que sempre o distinguiram dos restantes. Faltam-lhe montes de opções de personalização e configuração, bem como muitas das funcionalidades embutidas que o caracterizavam - por exemplo as Notas, que estiveram sempre presentes desde que me lembro de usar o Opera e me são imprescindíveis, têm que ser instaladas como uma extensão de terceiros. Outro exemplo são os Feeds RSS que deixaram de ser suportados, o cliente Bittorrent, o Opera Unite, a opção "Abrir num Separador de Fundo", dicionários personalizados, opções e personalização do menu de contexto, gestor de favoritos, agrupamento de abas, compatibilidade com o Linux, etc.


Para mim este Opera está irreconhecível e extremamente básico.

- Notas: em princípio, não vão voltar. A Opera Software sugere a utilização de extensões, como o Evernote.
- Feeds RSS: disponíveis no cliente de e-mail instalado à parte, assim como através de uma extensão: https://addons.opera.com/en-gb/extensions/details/smart-rss/?display=en
- Cliente Bittorrent: não vai voltar.
- Abrir num separador de fundo: agora, o navegador abre sempre num separador de fundo.
- Dicionários personalizados: é apenas possível fazer download dos dicionários disponibilizados pelo Opera.
- Opções e personalização do menu de contexto: não tenho informações acerca do estado disto.
- Gestor de favoritos: atualmente inexistente, existe a barra de favoritos e o Speed Dial. Pode, eventualmente, voltar, mas não é uma prioridade.
- Agrupamento de abas: não vai voltar (pelo menos como função integrada, talvez como extensão venha a estar disponível).
- Compatibilidade com Linux: it's ready when it's ready.

Só para te dar alguma informação acerca do que podes ou não esperar.
 
Nesta entrevista com o co-fundador e ex CEO da Opera Software, Jon von Tetzchner, podem-se ler umas coisas interessantes - 10.02.2014:

(Original em Alemão - Tradução automática)

What browser do you use anyway?
Still Opera 12

I also still occasionally, but he is aging fast ...
Yes, it's a bit like a burning ship - at some point you have to stop the machine. The interesting thing is: Of the approximately 330 million Opera users 300 million still use Opera's old Presto engine.

That would not bode well for Opera's move to WebKit.
It was the wrong move. It has apparently taken the decision at the beginning of 2010, when I stopped - at least you heard back then on to invest in the development team. You have people no longer replaced, who have left, gradually the code was less competitive. And we all know that you have to give everything when you compete against Google, Apple and Mozilla.

Many Opera users were shocked when they saw Opera 15.
We could have said: Okay, let's take WebKit, we use our resources to build a great UI. But in reality there was no people because they have ceased or have been fired. A lot of smart people have left Opera. When I stopped, about 750 people worked at Opera. Now while there are more, but over 300 people have since ceased, especially from the core team. The focus is now more on advertising and on the financial side, not in the products - and Opera was a product company.

Have you then actually voluntarily ceased as CEO?
It was my decision, but it was a long, long struggle preceded, and I was really exhausted. I hoped with Lars Boilesen there would be continuity, because he had worked as my Head of Sales, but I should find out quickly that this would not be so.

The investors wanted the company in a different direction when I draw - rather in the holding of the financial market is right , instead of trying to make the end user happy. I have fought for seven years, against their will to sell the company or to neglect the desktop browser. I left the company in a very good condition. We had doubled our user base of 50 to 100 million and continued to grow, even without new features. I am sad when I see what has happened with my company . It goes completely in the opposite direction from the one where I was going.

Do you feel that you have destroyed your life's work?
I think Opera could have achieved much more. For 2013, we had 500 million users as the target. Had we continued on our way, we would have achieved our goal. The two features that have been added since my departure, are Discovery and Stash. On the other hand a lot of things have disappeared.

Previously, we have implemented projects such as Turbo or Unite, which was a major innovation.
 
Última edição:
Ele põe o dedo mesmo na ferida. A percepção actual é que em grande parte andou de cavalo para burro. É que lançarem o opera 15 como lançaram na altura acabou por ser um tiro no pé. Até o podiam lançar, mas chamavam-lhe beta ou afins, nunca um produto acabado.

Quando um utilizador de longa data do opera abria o 15 só lhe saía da boca algo deste género:

?!?!Mas que raio de merd@ é esta?!? :005:

Actualmente depois de uma temporada no firefox, já voltei ao opera 19, mas continuo a achar que ainda tem um longo caminho pela frente para chegar ao patamar onde estava. Só não continuei no 12 porque (como o ex CEO diz) o barco está a arder, e pelo menos para mim os crash já eram demasiado constantes para o conseguir continuar a utilizar.

Nesse aspecto tenho que dar crédito ao opera 19, acho que nunca crashou, agora só falta voltar a ser o que era em termos de opções. :(
 
603663_10152331928474973_798104919_n.png


Opera 20: http://blogs.opera.com/desktop/2014/03/opera20fordesktop/
 
Última edição:
é penoso ver o opera a correr atrás do prejuízo. por aqui ainda uso opera 12.16 64bit em mac... quando disponibilizarem uma versão com pelo menos metade das opções do 12.16 e em 64 bit eu actualizo
 
Um apanhado do que se passou nos últimos tempos...

Opera 22
- Novos temas;
- Atualizações silenciosas;
- Melhoramentos HiDPI

Opera 23
- Menu "Coração": adicione páginas à Speed Dial, Stash ou aos favoritos através de um único botão.

Opera 24 (canal Beta)
- Pré-visualização de separadores: ao deixar o rato por cima de um separador durante alguns segundos, irá surgiu uma pré-visualização do conteúdo desse separador sem ser necessário mudar de página. Útil para quem tem muitos separadores abertos ou pretende saber, por exemplo, se recebeu um novo e-mail.
- Suporte para vídeo H.264.

Opera 25 (canal alfa)
- Suporte para notificações Web;
- Novo instalador para Mac;
- Nova Speed Dial (experimental);

- Gestor de Favoritos (muito completo, permite, p.ex., escolher uma imagem para a thumbnail dos favoritos).

A versão do Opera para Linux está atualmente disponível no canal alfa, até estar pronta para passar a beta.
 
depois deste tempo todo com o novo engine, sinto que finalmente estamos a aproximar-nos mais daquilo que espero dum browser Opera. Ainda falta muito, mas os sinais são bastante bons.
 
Ainda não me satisfaz, faltam certas coisas (botões nas notificações, atualizar automaticamente as extensões que vem do chrome, por exemplo) mas mal posso esperar por largar o chrome, é uma porcaria, e o pior é que não há melhor.... :P
 
Back
Topo