Browser Opera

Eu uso o opera há anos como browser principal, gosto da speeddial e agora ficou mais moderna. Mas parece-me que com esta actualização o opera ficou mais lento a abrir páginas ... Noto muito isso quando abro uma pagina num novo separador, por exemplo abrir neste fórum vários tópicos em separadores diferentes.
Gosto da possibilidade de escolher várias imagens para os sites na speeddial. Mas agora não consigo colocar um site apenas na sppeddial, vai parar aos favoritos também. E ao contrario da versão anterior, não consigo remover um favorito directamente pela tecla de favoritos (aparecia uma opção de remover de favoritos).
Isto também pode ser falta de habito aos novos comandos, que estão diferentes da versão anterior.
 
Última edição:
A questão que se impõe aqui quanto a mim é: daqueles de vós que eram utilizadores da, até hoje imbatível a nível de personalização e funcionalidade, versão 12 do Opera quem julga que estamos com esta última a chegar próximo do que já tivemos?
 
Eu uso o opera há anos como browser principal, gosto da speeddial e agora ficou mais moderna. Mas parece-me que com esta actualização o opera ficou mais lento a abrir páginas ... Noto muito isso quando abro uma pagina num novo separador, por exemplo abrir neste fórum vários tópicos em separadores diferentes.
Gosto da possibilidade de escolher várias imagens para os sites na speeddial. Mas agora não consigo colocar um site apenas na sppeddial, vai parar aos favoritos também. E ao contrario da versão anterior, não consigo remover um favorito directamente pela tecla de favoritos (aparecia uma opção de remover de favoritos).
Isto também pode ser falta de habito aos novos comandos, que estão diferentes da versão anterior.

Olá!

Não notei qualquer lentidão.
A nova speed dial está em fase experimental e foi lançada ao público em geral para obter feedback. Podes voltar à versão anterior a qualquer momento. Ainda assim, para adicionares uma página à Speed Dial sem a adicionares aos favoritos, basta clicar no "+" na Speed Dial e colar o URL da página.
Quanto à questão dos favoritos, não percebi bem a que te referias. No gestor de favoritos, tens duas opções para remover um favorito: na cruz ou tecla direita -> Apagar.

Não notei qualquer lentidão.

A questão que se impõe aqui quanto a mim é: daqueles de vós que eram utilizadores da, até hoje imbatível a nível de personalização e funcionalidade, versão 12 do Opera quem julga que estamos com esta última a chegar próximo do que já tivemos?

Comparativamente à versão 15, estamos a aproximar-nos. Mas o nível de configuração do Opera 12 não vai existir. Ainda assim, este continua a ser, na minha opinião, o melhor navegador disponível.
 
Sempre adorei o Opera... Contudo uma coisa não me deixa voltar. A sincro entre os dispositivos OSx e iOS... Se o Coast no iOS permitisse sincronizar marcadores e tabs, era já hoje que voltava ao Opera.
 
Olá!

Não notei qualquer lentidão.
A nova speed dial está em fase experimental e foi lançada ao público em geral para obter feedback. Podes voltar à versão anterior a qualquer momento. Ainda assim, para adicionares uma página à Speed Dial sem a adicionares aos favoritos, basta clicar no "+" na Speed Dial e colar o URL da página.
Quanto à questão dos favoritos, não percebi bem a que te referias. No gestor de favoritos, tens duas opções para remover um favorito: na cruz ou tecla direita -> Apagar.

Não notei qualquer lentidão.

Olá!

Em relação aos favoritos o que estava a dizer é que gostava mais do funcionamento da versão anterior: Acedia a uma pagina qualquer, no botão de favoritos (o do coração) podia colocar essa pagina na speedDial ou colocar nos favoritos. Por outro lado se acedia a uma pagina guardada nos favoritos, ao carregar no tal botão aparecia a opção de remover dos favoritos. Era uma coisa que já estava habituado e que me faz confusão já não ter, não digo que com o tempo não me habitue, mas agora faz-me confusão. Claro que agora tem outras vantagens, pastas para os favoritos e a speedDial está muita boa, mesmo que em fase experimental.
O ser lento noto por exemplo, se carregar abrir num novo separador um tópico qualquer, abre o novo separador em branco e só passados uns segundos é que a bolinha fica a rodar e carrega a pagina, parece que bloqueia ali uns segundos.

Obrigado pela explicação!
 
Boas, após anos de utilização do Opera 12, passei há uns dias para o 25 para experimentar, a primeira impressão foi que era tudo muito bonito e tal, imitação barata (ou melhoramento) do chrome (alguma coisa a ver com motor gráfico ou assim?) mas depois... Pior asneira que fiz, isto tá uma bela porcaria.
Alguém me consegue dizer:
1 - Onde estão as definições a sério, em vez daquelas que aparecem que parece um site?
2 - Isto supostamente está a guardar passwords, mas para onde e para quê? No 12 fazia ctrl + enter e ele fazia logo login, agora nem esse atalho funciona, nem consigo ir à m*rda das definições editar a barra do site para lá meter o ícone da chave.
3 - Afinal de contas como é que se faz mesmo login com o atalho?
4 - Não é possível juntar os separadores em pasta?
 
Olá,

A Opera Software tomou a decisão de mudar o motor do navegador de Presto para Webkit [fonte], mais propriamente para Blink (o motor utilizado pelo Chrome). A visão da Opera Software para os seus navegadores foi alterada com base na procura do mercado [fonte], procurando, agora, criar um navegador rápido e simples de utilizar, com algumas funções para utilizadores avançados. O navegador é atualizado trimestralmente e tem trazido novidades interessantes -- por exemplo, a próxima versão traz sincronização e uma vista em lista de separadores [fonte]. A verdade é que muitas funcionalidades do Opera 12 não vão voltar, porque não se enquadram na filosofia da equipa. Estas funções poderão eventualmente ser substituídas por extensões, segundo os desenvolvedores.

Relativamente às questões:

1. Todo o browser é construído recorrendo a tecnologias web (é possível, por exemplo, ver o código fonte da Speed Dial). As configurações podem ser acedidas em opera:settings e, para ativar as configurações de power-user (poucas disponíveis atualmente), basta inserir o código Konami na página de definições.

2. As senhas são guardadas localmente, como no Chrome. O CTRL+Enter não funciona. Ao ir a uma página onde estejam memorizados os dados de acesso, os dados já devem estar preenchidos; caso contrário, inserindo o nome de utilizador, a senha será automaticamente preenchida.

3. Não existe atalho.

4. Não, nem se prevê que o Tab Stacking volte, infelizmente.
 
Obrigado desde já,
Sendo assim estas novas versões do Opera são uma autentica banhada... Acho que vou voltar para o Opera 12. Aliás, nem sei o que me fez vir para o 25, além disso, nem versão 64 bits tem, esta treta.
Já agora pergunto algo sobre a sincronização. Dá para sincronizar os separadores, favoritos, speed dial, etc instantaneamente com o safari do iOS? Tal e qual como acontece entre os safaris de diferentes dispositivos.
 
De nada, gosto sempre de esclarecer. :) Gosto do Opera porque corresponde ao que procuro, compreendo que as necessidades sejam diferentes conforme o utilizador.

A sincronização, para já, vai apenas sincronizar favoritos (creio que inclui a Speed Dial), mas apenas é possível sincronizar entre navegadores da Opera (no iOS, tens o Opera Mini e o Opera Coast, sendo que recomendo este último, vivamente!). :)
 
Novamente obrigado, no entanto vou continuar a usar o Safari no iPad, sendo um browser que vem de origem, vai ser capaz de retirar muito mais potencial do aparelho que qualquer outro browser que possa ser instalado, mesmo que este ultimo tenha todas as funcionalidades XPTO não existentes no Safari. Experimentei aquilo do konami, não faz diferenças quase nenhumas nas diferenças.
 
Our Story

In 1994, two programmers started working on a web browser. Our idea was to make a really fast browser, capable of running on limited hardware, keeping in mind that users are individuals with their own requirements and wishes. Opera was born. Our little piece of software gained traction, our group grew and a community was created. We stayed close to our users and to our roots. We kept improving our software, based on our users feedback, as well as our own ideas on how to make a great browser. We innovated and we strove for excellence.

Fast forward to 2015, the browser we once loved has changed its direction. Sadly, it is no longer serving its community of users and contributors who helped build the browser in the first place.

SO WE CAME TO A NATURAL CONCLUSION:

We must make a new browser. A browser for ourselves and a browser for our friends. A browser that is fast, but also a browser that is rich in functionality, highly flexible and puts the user first. A browser that is made for you.


https://vivaldi.com/#Story
 
Opera 27 para computadores

tab-preview-opera-27-computers.jpg

Principais novidades:
- Barra de navegação na Speed Dial
- Lista de separadores e pré-visualização de separadores


Artigo no blogue: http://blogs.opera.com/desktop/2015/01/opera-27-computers-bookmarks-tabs-navigation-bar/
 
Infelizmente demoraram muito tempo a perceber o óbvio. A ver vamos como será este vivaldi.

O Vivaldi não tem relação com o Opera. O Opera é desenvolvido por uma equipa e o Vivaldi por outra. A equipa que desenvolve o Vivaldi tem o antigo CEO da Opera e alguns antigos desenvolvedores, mas estes já não têm qualquer ligação à Opera Software. E o Vivaldi está a ser planeado desde 2013 (estou registado na comunidade Vivaldi.net desde 2013 e já então havia rumores da chegada do Vivaldi Browser). :)
 
Sim, eu sei disso. Também conheço a história por trás do vivaldi. ;)
O que queria dizer é que desde que o Opera se desvirtuou (versões acima da 12) até ao Vivaldi, que no fundo tem por base a ideia (e as pessoas) do que sempre foi o opera até ao 12, passou de facto muito tempo. Estou a usar o vivaldi e tive uma agradável surpresa pois tem como base muito do que tenho saudades do O12.
 
Ah! Tinha compreendido mal. Desculpa.

Sim, concordo. Não estou a utilizar o Vivaldi, embora o tenha instalado, porque, de momento, ainda não considero que supere o Opera. Mas não tenho dúvidas de que para lá caminha.
 
Está ainda muito "verdinho" e mal optimizado mas vê-se já que tem pernas para andar e vir a ser o que o Opera hoje seria se tivesse continuado o caminho original. Ainda não o uso como browser principal mas deixa saírem mais 2 ou 3 updates e facilmente trocarei.
 
Back
Topo