Browser Opera

wyldkat

Power Member
Opera 11 will have Extensions

Good news, everybody! Today, at Up North Web, Opera Extensions was confirmed to be a feature of Opera 11.

What are Opera Extensions?
Extensions in Opera is a way for you to easily add new functionality to your Opera browser experience. Developers can easily create extensions using open standards (HTML5, CSS, JavaScript) and supported APIs.
Extensions will be based on the W3C Widget specifications and this is being considered for an Open Standard effort.

Will Opera Extensions be similar to extensions in other browsers?
Yes, Opera Extensions will be similar in some ways and we have tried to make it easy to port extensions from certain browsers.
We are committed to open web standards and this is an important part of our strategy, so if you find us deviating from other solutions out there, this might be why.

What does an extension look like?
Some extensions have user interface elements, but not all. An extension can for example add a button next to the Google Search field with a popup menu when you click on it. Other extensions don't have user interfaces at all, but run in the background.

How will I install Opera Extensions?
Once you have Opera 11 installed you can click on an extension and a small Install-window will appear. Click 'Install' and you're done. You can also drag and drop an extension onto Opera Desktop if you have an extension stored on your computer.

What kind of APIs will you support?
With the first iteration of Opera Extensions we are focusing on open web standards and 'getting it right'. Our alpha release supports injectable JavaScript, callouts, certain UI items and a basic Tabs and Windows API.

How can I get Opera Extensions?
Opera Extensions is not available yet. Once Opera 11 is out, you will be able to fully enjoy and use Opera Extensions.

Where can I find developer information on extensions?
Once Opera 11 Alpha is out, you will be able to find all the information you need to develop and publish extensions on our developer site Dev Opera.

Where can I find Opera 11?
Opera 11 Alpha will be made available soon at http://www.opera.com/browser/next/.
Já não vai haver a desculpa das extensões para não experimentar o Opera. :009:

E conhecendo a Opera como conheço, a gestão destas extensões vai ombrear com as da concorrência, para não dizer que vão superar.
 
Última edição:
Opera 11 will have Extensions



Já não vai haver a desculpa das extensões para não experimentar o Opera. :009:

E conhecendo a Opera como conheço, a gestão destas extensões vai ombrear com as da concorrência, para não dizer que vão superar.

É engraçado ver-te aos pulos de tão contente que estás. :P Porque eu já tinha tocado muitas páginas atrás de o opera adoptar o sistema de extensãos que tornam o Firefox tão popular e tu disseste que o Opera nunca faria isso...

Mudam os tempos, mudam as vontades e o Opera sente a necessidade de fazer o seu browser popular e para isso tem que ter extensões que tornam o browser ao gosto de cada um.

Mas eu sou de opinião que as extensões são uma faca de dois gumes: Se não forem certificadas tem-se o risco de tornar o browser lento..... Instável...... Com buracos de segurança..... E mais o quê?

É esse o mal do Firefox: As saladas de extensões tornam-no num browser lento como o carraças, e não venham para aqui os amantes do Firefox porque eu use-o 3-4 anos com as extensões todas e mais outras que só lá estavam para fazerem figuras....

E neste fórum o texto estava todo preto na caixa onde eu estou a escrever isto juntamente com o fundo preto do fórum no tema que estou a usar e foi preciso andar a remover extensões aos quilos até finalmente acertar naquela que estava a dar bronca no Firefox....

Isto é um aviso a quem usa o opera: Cautelas e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém.....
 
Última edição pelo moderador:
Estou ansioso para experimentar o opera 11! Neste momento ando a utilizar o chrome devido ao instant url... Mas acabo por voltar sempre ao opera... :P
 
É engraçado ver-te aos pulos de tão contente que estás. :P Porque eu já tinha tocado muitas páginas atrás de o opera adoptar o sistema de extensãos que tornam o Firefox tão popular e tu disseste que o Opera nunca faria isso...

Mudam os tempos, mudam as vontades e o Opera sente a necessidade de fazer o seu browser popular e para isso tem que ter extensões que tornam o browser ao gosto de cada um.

Mas eu sou de opinião que as extensões são uma faca de dois gumes: Se não forem certificadas tem-se o risco de tornar o browser lento..... Instável...... Com buracos de segurança..... E mais o quê?

É esse o mal do Firefox: As saladas de extensões tornam-no num browser lento como o carraças, e não venham para aqui os amantes do Firefox porque eu use-o 3-4 anos com as extensões todas e mais outras que só lá estavam para fazerem figuras....

E neste fórum o texto estava todo preto na caixa onde eu estou a escrever isto juntamente com o fundo preto do fórum no tema que estou a usar e foi preciso andar a remover extensões aos quilos até finalmente acertar naquela que estava a dar bronca no Firefox....

Isto é um aviso a quem usa o opera: Cautelas e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém.....

Eu estou contente porque as pessoas que dizem que não experimentam o Opera por falta de extensões, já o vão puder fazer.

A Opera vai fazer como no Chrome, não vai dar tanta liberdade como no Firefox, e depois, só usa as extensões quem quer.
 
Eu estou contente porque as pessoas que dizem que não experimentam o Opera por falta de extensões, já o vão puder fazer.

A Opera vai fazer como no Chrome, não vai dar tanta liberdade como no Firefox, e depois, só usa as extensões quem quer.

Isso é verdade. São gostos.
Seja como for os develops do Opera estão a ir no caminho mais correcto. É pena ver um browser tão bom como este ás moscas porque muita gente anda cega pelas extensões. E eu tenho tudo aqui quer queria ter num browser e o principal: Velocidade de abertura, velocidade de navegação, segurança.

Não preciso de usar mais trampas, perdão browsers, perdoem o meu erro ortográfico. :P
 
Isso é verdade. São gostos.
Seja como for os develops do Opera estão a ir no caminho mais correcto. É pena ver um browser tão bom como este ás moscas porque muita gente anda cega pelas extensões. E eu tenho tudo aqui quer queria ter num browser e o principal: Velocidade de abertura, velocidade de navegação, segurança.

Não preciso de usar mais trampas, perdão browsers, perdoem o meu erro ortográfico. :P

Ter muita gente a usar tb n é bom, pois o browser passa a ter mais atenção de pessoas menos bem intencionadas, eu por mim uso e gosto muito se mais ninguém usar tanto me faz.
 
Mas foi exactamente daí que copiei, devem ter alterado entretanto.

EDIT: Opera 11 will have Extensions


Já não vai haver a desculpa das extensões para não experimentar o Opera. :009:

E conhecendo a Opera como conheço, a gestão destas extensões vai ombrear com as da concorrência, para não dizer que vão superar.

Era isto que esperava que acontecesse.


A meu ver, vai superar. Era por isto que muitos não vinham para o Opera. Os outros browsers vão tremer... e muito. Prevejo um grande futuro e a atenção que sempre mereceu e não lhe deram, finalmente, ao Opera.

Uso este browser há 5 anos ou mais porque sempre dei preferência à simplicidade, segurança e rapidez. Portanto, da minha parte, não me afectará absolutamente nada, porque não as vou usar.
 
Última edição:
Come and play with Opera extensions



Hooray! Today we released the first alpha of Opera 11 with Opera extensions. Extensions allow you to add new functionality to Opera. Some of these extensions might include new UI elements (such as buttons), while other can add sweet new functionality to web pages, such as a useful button for easy sharing on Twitter or Facebook, or the more "subtle" YouTube extension which adds a useful download button on the web page. Some extensions can even run discreetly in the background - blocking off pesky ads.
troll.gif


Right now we have about 15 Opera extensions available for testing from the Opera Extensions archive. What we need help with is to get more extensions, so please call your local developer and get him involved today!

In addition to extensions, we've done a severe cool upgrade to the mail panel. You can drag items wherever you want them. You can also create folders for better organizing your mail and feeds.
A new bookmarks bar can be enabled (that has replaced the personal bar). This conveniently located toolbar allows quick access to your favorite bookmarks.
thumbsup.gif

An option has been added to have plug-ins such as Flash content load only when clicked on. This is especially helpful for speeding up browsing on computers that have difficulty handling lots of plug-in content. Simply check the “Enable plug-ins only on demand” box in Preferences → Advanced.

I can also recommend Aleksander's technical blog post on extensions.

Now, download the alpha from our Next page and help test it to the max so we can crank the volume up to 11 when final goes live. Get yeah!

Oh, by the way, here's one of our (hard)Core engineers (Gautam Chandna) with a breakdown of Opera extensions:
http://www.youtube.com/watch?v=a1-8yYIxZd8&feature=player_embedded


An Important piece of the puzzle


Introducing Opera Extensions
 
Como sempre, as primeiras impressões são muito positivas, espero é que não aconteça o mesmo que no 10, que com o aproximar da versão final, o browser foi "perdendo gás"... :D


EDIT:


O instalador está de facto muito bom.
 
Última edição:
Quem for actualizar (por defeito o instalador cria uma nova pasta) eu depois coloco aqui como meter em PT (não vai ficar é tudo em PT, óbvio, nomeadamente as coisas novas como extensões).

O novo instalador é rápido como tudo, e conseguiram que, apesar de ter mais funcionalidades, reduzisse o tamanho em ~3Mb. :D

Ah, e tem uma opção para instalar em PEN's (não testei).

Não gostei do site das extensões. O do Unite está muito melhor, espero que não seja final.
 
Última edição:
bloqueia muito,no meu pc,só com uma ou duas abas abertas,mais de duas,começam os problemas.

EDIT:
Vamos lá ver é se a malta começa a fazer extensões para o Opera. É que como o mercado é pequeno pode não ser muito atractivo aos developers.
o que não falta ,é malta para fazer app.
 
Última edição pelo moderador:
bloqueia muito,no meu pc,só com uma ou duas abas abertas,mais de duas,começam os problemas.

Actualizaste ou instalaste limpo?
Eu instalei limpo numa máquina virtual com o XP e correu bem, actualizei por cima da 10.70 no windows 7 e correu igualmente bem.
 
Última edição:
Wyldkat se conseguires por isto em PT, consideravelmente passas a ser o gajo mais porreiro do Forum.

Colocar o Opera 11 Alpha em Português:

  1. Copiar este ficheiro para a pasta da linguagem PT (por uma questão de coerência, assim quando a Opera lançar a linguagem em PT completa ele substitui automaticamente) que fica em C:\Program Files\Opera\locale\pt (criar se necessário);
  2. Ir a Menu > Settins > Preferences (Ctrl + F12);
  3. Em baixo onde diz Language clicar em Details...;
  4. Em User Interface Language fazer Choose...;
  5. Apontar para o ficheiro que fizeram download no passo nº 1;
  6. Em Preferred languages for webpages verificar se está em [pt] e clicar em Ok;
  7. Profit.
 
Última edição:
Back
Topo