Discussão Operadores portugueses vão passar a bloquear sites com mais de 500 obras piratas

PWP

Power Member
Foi hoje assinado um acordo entre a indústria dos conteúdos e os operadores de telecomunicações que prevê o bloqueio de sites piratas. O acordo entra em vigor dentro de 15 dias.

A Secretaria de Estado da Cultura fechou esta tarde a legislatura com um memorando de luta contra a pirataria que prevê o bloqueio de sites que contenham mais de 500 obras pirateadas ou que distribuam repositórios que contenham, pelo menos, dois terços de cópias ilegais. O memorando contou com a aprovação da Inspeção Geral das Atividades Culturais (IGAC), da associação dos operadores de telecomunicações (APRITEL), associações que representam autores e produtores de música, vídeo, livros e software, a entidade que gere o domínio de topo de Portugal (.pt) , a direção geral do consumidor e ainda representantes da área da publicidade. O bloqueio de endereços piratas entra em vigor 15 dias depois de assinado o memorando (provavelmente, no dia 15 de agosto).

A ideia já não é nova: já em governos passados a indústria dos conteúdos tentou celebrar acordos com as autoridades e com os operadores de telecomunicações com o objetivo de agilizar o bloqueio ou a remoção de conteúdos piratas na Internet. Com o memorando, Jorge Barreto Xavier, secretário de estado da Cultura, fecha a legislatura com uma pouco previsível “dobradinha”: depois de vencer um veto presidencial com a atualização das taxas da cópia privada, consegue convencer os operadores de telecomunicações a aceitarem participar num mecanismo que facilita o bloqueio de sites piratas, e que sempre suscitou alguma renitência pelo efeito negativo que pode gerar na relação comercial com os consumidores.

O memorando agora assinado define um novo circuito para o bloqueio de sites piratas. Tudo deverá começar com uma denúncia das associações que representam autores, produtores ou intérpretes de produtos ou conteúdos protegidos pela lei de autor. A denúncia terá de ser trabalhada pelo Movimento Cívico Antipirataria na Internet (MAPINET) e deverá conter as provas que confirmam que um determinado site não tem autorização para distribuir determinadas obras e não se dispôs a pôr termo à distribuição ilegal. Recolhida a prova, o MAPINET encaminha a denúncia para a IGAC. Depois de receber a denúncia, a IGAC terá a responsabilidade de a confirmar e, caso se justifique, fazer chegar uma notificação junto dos operadores de telecomunicações, com o objetivo de garantir o bloqueio dos sites piratas denunciados.

O memorando, que entra em vigor dentro de 15 dias, define critérios para as denúncias: todos os sites que distribuam mais de 500 obras piratas poderão ser alvo de bloqueio; e todos os sites cujos repositórios sejam compostos por dois terços de obras piratas também poderão ser alvo de bloqueio. O memorando admite ainda que, em casos específicos em que o valor da cópia ilegal pode ser especialmente lesivo (inéditos, disputas de autoria), não sejam seguidos os critérios quantitativos definidos para a remoção dos sites piratas.

Por questões de eficácia, apenas podem ser apresentadas, no âmbito deste acordo, duas queixas mensais contra sites piratas. Cada uma destas queixas deverá conter blocos de 50 sites suspeitos de partilhar pirataria – o que não impede que, entretanto, surjam outros similares noutros endereços.

Fonte: http://exameinformatica.sapo.pt/not...-bloquear-sites-com-mais-de-500-obras-piratas
 
Última edição:
Mas que site português 'contem' obras pirateadas?

Eles falam em os-reformados.com por exemplo, eu lá não vejo nada de hospedado... Quem vai controlar os pedidos de bloqueio? Senão até o zwame bastando ter um link para uma obra "pirateada" pode ser bloqueado. É que 'os-reformados' é isso que fazem...
 
A notícia é clara. Com uma leitura na íntegra (em especial o primeiro parágrafo) tens a resposta à tua pergunta.

É clara? Não propriamente... Depende da definição de conter obras piratas. Qual é esta definição? Alojar ou apenas indicar? Porque se for apenas de indicar o Google tem muito mais que 500 "obras piratas".
 
parece-me que vamos ter um site com varias paginas com nomes diferentes cada um com 499 "obras" ou montes de "obras" e depois 1/3 + 1 de distros linux :002:


tambem nao percebi se é sites que alojem a "obra" ou meramente que apontem para a "obra" é que faz todo um mundo de diferença

o google não faz nem uma coisa nem outra, simplesmente aponta para sites.
 
Ou tens sites que contem o filme pra visualizar directamente... ou tens sites que contêm o link do download pra veres o filme.... ou tens o google que nao faz nem uma coisa nem outra, simplesmente dá-te resultados de sites que contem as 2 primeiras opções, nem o google aloja filmes piratas nem no google se alojam directamente links pra downloads (o google nem aloja coisa nenhuma)

se um site aponta para outro site não vejo onde está a pirataria, se apontar pro link ou pro download isso sim. Senao daqui a pouco um link pro site do piratebay num qualquer blog era pirataria. Confesso que não vejo como se me elucidares.

é natural a confusão, e comum muita gente falar do que não sabe/não domina.
 
Não? Quanto me dás se eu fizer uma pesquisa no google e tiver como resultado um link para download de um filme, música, etc com copyright?

http://permita.me/?q=2shared+eminem

"é natural a confusão, e comum muita gente falar do que não sabe/não domina."

E o google indexa (e os sites pirata também). Aprende os termos técnicos para mostrar que sabes. Ao indexar está alojar sim a informação referente ao link com o conteúdo alegadamente pirata. A partir do momento que eu vou ao google e tenho acesso a links diretos para download de "obras piratas" a responsabilidade por estes é a mesma dos sites piratas. Por isso mesmo é que o Google é alvo de várias queixas via DMCA. Quem utiliza o google certamente já encontrou uma mensagem a dizer que um link foi removido por DMCA.

Por isso se alguém resolver denunciar o Google e perante o compromisso aqui assumido quero ver como vai ser... Embora isto seja apenas um exemplo. Estas associações podem ser burras, mas não tanto.
 
Última edição:
Exacto, estamos a falar hipoteticamente, em teoria, o Google está apto a entrar nas listas a bloquear, agora se entrarmos no domínio "tem intenção de", isso não saímos daqui.

Tal como falarem dos supostos malefícios da, genericamente denominada, pirataria (que também demonstra o "saber do que se fala" lol)
 
Esses bloqueios hoje em dia são facilmente ultrapassáveis.
Mas dá que pensar se estes senhores agora vão passar a mandar bloquear tudo conforme lhes dá na cabeça.
 
Não? Quanto me dás se eu fizer uma pesquisa no google e tiver como resultado um link para download de um filme, música, etc com copyright?

http://permita.me/?q=2shared+eminem

"é natural a confusão, e comum muita gente falar do que não sabe/não domina."

E o google indexa (e os sites pirata também). Aprende os termos técnicos para mostrar que sabes. Ao indexar está alojar sim a informação referente ao link com o conteúdo alegadamente pirata. A partir do momento que eu vou ao google e tenho acesso a links diretos para download de "obras piratas" a responsabilidade por estes é a mesma dos sites piratas. Por isso mesmo é que o Google é alvo de várias queixas via DMCA. Quem utiliza o google certamente já encontrou uma mensagem a dizer que um link foi removido por DMCA.

Por isso se alguém resolver denunciar o Google e perante o compromisso aqui assumido quero ver como vai ser... Embora isto seja apenas um exemplo. Estas associações podem ser burras, mas não tanto.

não baralhes tudo homem, o google não aloja qualquer link, esse link que foi resultado da pesquisa está num qualquer site e aparece como resultado da tua pesquisa e do algoritmo da google

"Como resposta a uma queixa recebida através da US Digital Millennium Copyright Act, removemos 1 resultado(s) desta página. Se desejar pode ler a queixa da DMCA que levou à remoção em ChillingEffects.org. "

o google retira resultados não links porque não os tem

nunca em tempo algum jamais alguém pediu para bloquear o google, pede sim pra bloquear os resultados. O que não tem nada a ver com um site de pirataria que esse sim é bloqueado, o que contem o link.


curiosidade:
https://torrentfreak.com/anti-web-blocking-site-more-popular-in-the-uk-than-spotify-skype-150802/
 
Última edição:
não baralhes tudo homem, o google não aloja qualquer link, esse link que foi resultado da pesquisa está num qualquer site e aparece como resultado da tua pesquisa e do algoritmo da google

"Como resposta a uma queixa recebida através da US Digital Millennium Copyright Act, removemos 1 resultado(s) desta página. Se desejar pode ler a queixa da DMCA que levou à remoção em ChillingEffects.org. "

o google retira resultados não links porque não os tem

nunca em tempo algum jamais alguém pediu para bloquear o google, pede sim pra bloquear os resultados. O que não tem nada a ver com um site de pirataria que esse sim é bloqueado, o que contem o link.


curiosidade:
https://torrentfreak.com/anti-web-blocking-site-more-popular-in-the-uk-than-spotify-skype-150802/

Mas porquê que insistes em dizer coisas sem nexo?

Este link pertence a um filehost. Sabes o que é? Provavelmente não. Se não sabes pede ajuda e pede para que te expliquem.

Filehosts são sites de alojamento de ficheiros. São estes links que os sites piratas indexam. A diferença é que os sites pirata fazem-no de forma manual e o google de forma automática.

Obviamente que o Google não elimina o link porque o Google não tem nada haver com o link. Como os sites pirata também não o têm. Não é por bloqueares um site pirata que vais eliminar os links que ele indexou. Como não é pelo Google remover o link da sua indexação que o link também vai deixar de existir.

A questão é, o Google indexa links pirata? A resposta é sim. Indexa mais de 500 obras pirateadas? A resposta também sim.

E o Google foi apenas um exemplo. Ninguém está a dizer que alguém vai pedir para bloquear o Google. O que se está a dizer, como referido pelo @viperbruno, é que o Google é candidato a ser bloqueado mediante as normas acordadas.

E esta foi a minha última resposta a ti. Não vou perder tempo com quem pensa que sabe, mas nem faz ideia de como funciona um motor de pesquisa. "O Google não aloja nada..." Deve indexar a informação através de sinais de fumo!
 
não baralhes tudo homem, o google não aloja qualquer link, esse link que foi resultado da pesquisa está num qualquer site e aparece como resultado da tua pesquisa e do algoritmo da google

"Como resposta a uma queixa recebida através da US Digital Millennium Copyright Act, removemos 1 resultado(s) desta página. Se desejar pode ler a queixa da DMCA que levou à remoção em ChillingEffects.org. "

o google retira resultados não links porque não os tem

nunca em tempo algum jamais alguém pediu para bloquear o google, pede sim pra bloquear os resultados. O que não tem nada a ver com um site de pirataria que esse sim é bloqueado, o que contem o link.


curiosidade:
https://torrentfreak.com/anti-web-blocking-site-more-popular-in-the-uk-than-spotify-skype-150802/

É rir com as tuas anedotas.. google não aloja links? então aloja o que? google é um indexador, doesn't matter.. se seja de proposito ou não, eles alojam a verdade é que se procurares encontras, logo a Google é tão criminosa como os outros websites.. porque é que a google,bing e yahoo não são? porque retiram links? eles continuam la na mesma não são os mesmos links mas existe sempre links la.. nunca vi uma pesquisa em que não encontra-se um link sequer..

Eu se criar um site e por links para download não é crime, É LEGAL.. porque tu não alojas nada em teu servidor e volto a relembrar.. os sites encontram-se fora de Portugal não têm porque respeitar qualquer legislação portuguesa, apenas só devem respeitar caso o site seja alojado em Portugal

É dificil de entender isto? diz-me uma coisa.. quando vais a outro pais segues que legislação? a portuguesa ou a desse pais? pois bem me parecia.. ;)

E como já foi dito diversas vezes, para consumo privado é legal.. e já te foi apresentado um despacho do MP.. para consumo privado fixa bem.. "privado" vendas é ilegal.

E claro esta medida é só outra medida patética..
 
as coisas não aparecem do eter nem na internet. Para existir um resultado de um link no google é porque esse link existe num site qualquer. O google não aloja coisa nenhuma, nem um mero link acredites ou não. Por baixo de qualquer resultado está lá o local onde o mesmo se encontra, experimenta.

como disseram ai e bem "Obviamente que o Google não elimina o link porque o Google não tem nada haver com o link." Obrigado PWP estava a ver que ninguem la chegava

quanto ao resto como esta na noticia:
deverá conter as provas que confirmam que um determinado site não tem autorização para distribuir determinadas obras
todos os sites que distribuam mais de 500 obras piratas poderão ser alvo de bloqueio


o google nao distribui nada, nao compreender isto, desisto.

 
Última edição:
as coisas não aparecem do eter nem na internet. Para existir um resultado de um link no google é porque esse link existe num site qualquer. O google não aloja coisa nenhuma, nem um mero link acredites ou não. Por baixo de qualquer resultado está lá o local onde o mesmo se encontra, experimenta.

como disseram ai e bem "Obviamente que o Google não elimina o link porque o Google não tem nada haver com o link." Obrigado PWP estava a ver que ninguem la chegava

quanto ao resto como esta na noticia:
deverá conter as provas que confirmam que um determinado site não tem autorização para distribuir determinadas obras

o google nao distribui nada

BOA! Chegas a conclusão! E quando vais a um site pirata o que é que la esta mesmo? um link para outro host! Ups! agora que vejo faz a mesma coisa que o google mas de forma manual!
E os sites de partilha distribui o que mesmo? links! tal como o google, ah pois :P

La esta.. voltamos a estaca da legislação..
Diz-me onde é que Portugal têm a ver com a legislação dos outros países?
 
isto é surreal, no site o dono do site colocou la o link que depois é o que aparece no google. No google ninguem la colocou coisa nenhuma.

ja tentaram perceber a diferença... porque se mandam fechar uns sites e porque no google se mandam retirar links? porque nao se pede tambem apenas ao site pra retirar links, se calhar a diferença é o objectivo da "distribuicao"

va boa sorte com isto
 
isto é surreal, no site o dono do site colocou la o link que depois é o que aparece no google. No google ninguem la colocou coisa nenhuma.

ja tentaram perceber a diferença... porque se mandam fechar uns sites e porque no google se mandam retirar links? porque nao se pede tambem apenas ao site pra retirar links, se calhar a diferença é o objectivo da "distribuicao"

va boa sorte com isto

Geralmente o que aparece no google é ambas as coisas digo eu..
Sabes que há sites que aceitam pedidos de remoção não sabes? e sabes porque não é removido nada? porque a maioria das denuncias de links é feitas por associações nos quais não tem qualquer tipo de poder legal para mandar fechar seja o que for, muito menos detêm a obra do autor que supostamente dizem que viola os direitos de autor..

Já agora nunca fizeste uma fotocópia? pagaste a editora a cópia que fizeste? não me parece! isso ninguém inspeciona la esta..
E não me digas que os miseráveis centimos que pagamos são para pagar as editoras, se assim fosse a maioria das lojas que fazia cópias já tinham fechado lol.. por falta de tinteiros e recursos etc..

Mesmo tu não queiras cometer nada.. de mal.. acabas sempre por o fazer sem teres noção por tanto vai dar a mesma coisa.

Um website esta FORA de Portugal, responde-me a minha questão.. quando vais a um pais que legislação te sujeitas? as tuas? ou as deles? não percebo qual é a dificuldade de responder a isto..
Cada pais tem a legislação, uma diferente das outras, se la é LEGAL é legal ponto, se cá é ilegal é ilegal.. ponto, mas la esta os sites nem estão alojados cá para dizerem que é ilegal.

Por exemplo se por cá é proibido usar o telemovel durante a condução, la pode ser legal! Sujeitas-te as legislação de cada pais! É assim tão dificil de entender? já vi que sim, mas não até este ponto!

Filehosts têm que ligação com um site de partilha de links? nada.. são coisas separadas, FileHost é outro site, o site que indexa manualmente é outro.. onde esta a ilegalidade? não esta..

Vale lembrar que um filehost tambem aparece no google.. estranho e na mesmo curioso diria eu..
 
Back
Topo