[OPINANÇO + AJUDA] CRT vs LCD para trabalho gráfico. Que monitor comprar?

OddZ

Power Member
Viva,
bem, estou a escolher um monitor para casa, porem tem que tem algumas caracteristicas especiais, visto que este monitor vai ser usado para trabalhos gráficos, a nivel de desenho vectorial, tratamento de image, design gráfico, modulacao 3d, layout design ... enfim, trabalhos graficas para formato digital. O grande problema dos LCD's e que realmente nao são um bom exemplo para exactidao de cores. Se mudamos o angulo de imagem, a cor fica completamente diferente. Porém, já vi que existem monitores LCD com tecnologias que realmente melhoram essa situação. Os Neovo e os Sony para já foram os unicos que vi ...

Mas a questao mantem-se estou indeciso se ei de investir o meu dinheiro num bom 22" CRT ou num 20" LCD por exemplo ...

Digam-me a vossa opiniao e exemplos para bons CRTs e bons LCDs ( nao estou pra gastar mto mais de 1000 euros num LCD ou CRT ... alias, 1000 euros e' a top of the range ...

Vi alguns CRTs por 700 euros que me pareceram muito porreiros...
 
Os LCD's da LaCie são conhecidos por terem cores muito fieis. Saiu à pouco tempo um que eles dizem ser tão bom como um CRT... Podes ver aki: http://www.lacie.com/products/product.htm?pid=10503 . O problema mesmo é o preço :( Mas há outro modelo mais a baixo: http://www.lacie.com/products/product.htm?pid=10401 . Com jeito consegues arranjar mais barato.


Se não tiveres guita vai pós CRT deles que tmb são excelentes. Usam os cinescopios da Mitsubishi que são conhecidos por serem excelentes... Este aki: http://www.lacie.com/products/product.htm?pid=10573 . Ou então compra mesmo um Mitsubishi. O Diamond Pro 2070SB tem recebido excelentes reviews...

Eu tenho um CRT de 21" da Sony CPD-F520 comprado em 2ª mau e aquilo é excelente!
Por isso tmb recomendo vivamente. Podes ver aki: http://www.sony.pt/ShowProduct.do?site=odw_pt_PT&category=CRT+Displays&product=GDM-F520

Fica bem!!!
 
viva,
sim, eu para CRT estava mesmo a pensar num Diamond Pro 2070SB porém, nao sei preços em Portugal ... ou melhor, sei que andam na casa dos 1000 euros, mas também sei que existe um modelo sem o calibrador de cor porem ... ninguem me consegue dar informacoes acerca disso. Alias, em Portugal arranjar esse tipo de monitores vai ser complicado pois a informacao que me dao e' que estao esgotados no distribuidor ...

mas é a tal coisa ... esses CRTs estao na onda dos 1000 euros ...
Os Lacie já conheço ah muito mas tambem ja me disseram que se paga um bocado a marca ... Para CRT vou para um Mitsubishi 2070SB ou um NEC ... para o LCD, nao sei mesmo ... porque os Lacie que falas sao muito mas MUITO caros ...
 
Última edição:
Ao optares por TFT´s com melhor correcção de cor abdicas do tempo de resposta; continuas "preso" á resolução nativa, tens um controlo de gamma ridiculo, etc.

nessas coisas o melhor é experimentares...

na minha opinião, CRT "all the way"
 
My thoughts too ... apenas queria saber se já existiam realmente solucoes "civilizadas" para LCDs ...

alguem sabe a quem posso contactar para conseguir preços dos Mitsubishi?
 
OddZ disse:
My thoughts too ... apenas queria saber se já existiam realmente solucoes "civilizadas" para LCDs ...

alguem sabe a quem posso contactar para conseguir preços dos Mitsubishi?

Para trabalho acho os LCD muito superiores o meu pai trabalha em AutoCad 10 horas por dia com 1 monitor CRT NEC de 22 polegadas com refrescamento a 85 Hertz a 1920x1440... e akilo cansa a vista k é qualquer coisa, um fim de semana tive akilo aki... saí todo cego táva a ver k ganhava um dioptria, ele já tem umas lentes a ganharem um certo volume, nenhum ecrã CRT abdica dos refrescamentos, mais suaves ou não... é sempre mais cansativo k olhar para 1 LCD, além disso em trabalho no caso de autocad tempo de resposta não é importante...
de qualquer maneira à soluções civilizadas de LCD... em termos de tempo de resposta um BenQ de 17" com 12ms de resposta é muito bom, é de notar k um CRT para um gajo conseguir olhar akilo sem pareçer k tá a levar com flashs na cára a ficar todo cego para mim só a partir dos 85 Hz, kuanto a LCD's desde o ano 2000 k me habituei aos dos portateis k na altura só davam 60 Hertz... e nunca cansei a vista neles (e era um 15" UXGA 1600x1200), agora vou comprar um LCD desses de 16 ou 12ms de resposta para trabalho e lazer, no meu caso... CRT nem se considera
 
Pois, esse é o meu problema ... passo muitas horas em frente ao monitor e tenho receio desse pormenor da vista ... é que já ando com a cabeça bem pesada ... e com a vista muito cansada, coisa que ah um mes nao sentia ...
 
OddZ disse:
Pois, esse é o meu problema ... passo muitas horas em frente ao monitor e tenho receio desse pormenor da vista ... é que já ando com a cabeça bem pesada ... e com a vista muito cansada, coisa que ah um mes nao sentia ...
Pois, não sei que tipo de trabalho fazes mas se és como o meu pai k quer é espaço de trabalho então os LCD's vão ficando kuase inalcansáveis kuanto mais polegadas vão tendo, e também vão perdendo tempo de resposta, ainda não vi um ecrã 19 polegdas com um tempo de resposta decente (é tudo 22 ms) embora dêem perfeitamente para autocad, ainda por cima são carissimos, o k me vale ék um LCD 17" com um bom tempo de resposta para mim chega e sobra.
por outro lado os CRT's são mais baratos e o cansaço que provocam nos olhos tem vindo a reduzir em relação aos já cansados SVGA, os CRT's tão no topo da sua evolução, os LCD ainda têm muito que andar, kuanto a isso n à duvida, a Philips vai baixar o preço dos LCD's outra vez em 2005, a sony tem uma nova tecnologia na manga, os LCD's de 40 polegadas tão agora a ser terminados para produção... ainta tem muito k andar

também já ouvi falar bem CRT dos mitsubishi, os tubos catódicos deles... a tecnologia chama-se black diamond n é? teve muita fama lá para o ano 2000/2001 mas nunca tive nenhum à frente.
Kuanto aos CRT NEC o do meu pai é de 2002 e é como eu disse akilo arruina a vista, evita ou então usa resoluções relativamente baixas com muito refrescamento
 
Back
Topo