Opinião: aquecedor Hotspot da Galp

@cubo-x

de acordo com esta informação posso supor que os mais económicos serão os catalíticos, ou seja, aquele que tenho de momento. Queria substituir o meu que já é velhote e estou a ver de que tipo adquirir.
 
tudo depende da potência,
Catalitico
  • Potência: 2,0; 2.4; 2,9 Kw, 3 níveis de aquecimento;
  • Consumo – 153; 174; 210 g/h;
Infravermelho
  • Potência: 1,5; 2.9; 4,2 Kw, 3 níveis de aquecimento;
  • Consumo – 107; 208; 304 g/h;
Chama azul

    • Potência: 1,7; 2.2; 4 Kw, 3 níveis de aquecimento
    • Consumo – 112; 150; 285 g/h;



 
Aproveito o tópico para lançar um dúvida. O meu hotspot galp que estava desligado desde o fim do último inverno, agora tem um problema. A chama piloto que antes era pequena e azul agora está muito maior e amarela. Ao ponto de tocar na grelha frontal e começar a causar libertar fumos. Claramente não é normal. Alguém sabe a causa? É que dúvido que este tipo de equipamento valha a pena reparar em loja pois só a mão de obra será quase o valor do aparelho novo.
 
Aproveito o tópico para lançar um dúvida. O meu hotspot galp que estava desligado desde o fim do último inverno, agora tem um problema. A chama piloto que antes era pequena e azul agora está muito maior e amarela. Ao ponto de tocar na grelha frontal e começar a causar libertar fumos. Claramente não é normal. Alguém sabe a causa? É que dúvido que este tipo de equipamento valha a pena reparar em loja pois só a mão de obra será quase o valor do aparelho novo.

É capaz de valer a pena reparar, pelo que preço que vi eles são relativamente caros.
Uma chama amarela pode ser causada por muitas coisas, sujidade no injetor ou queimador, problemas de regulação no redutor, ou na válvula, até por uma fuga de gás, embora não deve ser o caso. A coisa mais barata e fácil é trocar o redutor da botija, geralmente a galp até os troca de graça, contudo do pouco que sei acho que isso deve ser o mais improvável.

Para além do fumo, a chama que referes pode ser perigosa, uma chama amarela pode também representar uma combustão incompleta do gás, o que liberta CO (monóxio de carbono), que é tóxico mesmo em quantidade pequenas e pode ser letal. Não sou químico, mas o CO não é só libertado quando há pouco oxigénio na atmosfera.
Por isso é que são claros nas instruções para nunca se utilizar o aquecedor quando há alterações na chama piloto.
Uma das principais diferenças entre um aquecedor a gás de interior ou exterior, é que os de interior não podem libertar CO, visto que os gases de combustão ficam no espaço em que o aquecedor está a funcionar.

O que é importante é que o aquecedor seja reparado por alguém competente para tal. O "sensor de poluentes" que alguns falaram neste tópico, não é sensor de poluentes nenhum, é o termopar que deteta a chama piloto. O queimador e o termopar estão desenhados para em caso de redução do oxigénio a chama se afaste do termopar, o que acaba por desligar o aquecedor.
 
O frio está a chegar.
Tenho ar condicionado inverter, lareira.
Que será mais eficiente e com controle de custos para o Inverno?!
Isto podia ser colocado no Hall de entrada para aquecer a casa ou a sala?!
 
Barbaraps

Esquece, tendo o que já tens não te compensa de modo algum arranjar um hotspot, isso sim era gastar mais dinheiro desnecessariamente.

O hotspot pode ser equacionado por quem não tenha nenhuma das opções que já tens.
 
Malta preciso de aquecer o meu escritório 25m2 onde passo a maior parte do tempo (nao durmo la), queria um a Gas mas estou na duvida se catalitico ou chama azul, como poderei decidir? tenho andado a pesquisar mas nao chego a conclusao
 
Última edição:
Malta preciso de aquecer o meu escritório 25m2 onde passo a maior parte do tempo (nao durmo la), queria um a Gas mas estou na duvida se catalitico ou chama azul, como poderei decidir? tenho andado a pesquisar mas nao chego a conclusao

Como referi, tive um infravermelhos da galp aquece essa área muito bem e rapidamente.
 
Recuperar este tópico só para dizer que mesmo tendo AC, também tenho e gosto muito deste hotspot.

Ver-se a chama e ter uma fonte de calor mais perto de nós, é uma experiência reconfortante.

Não substitui o AC e possivelmente é mais caro. Mas para uso ocasional e para substituir o AC em caso de avaria é muito bom.
 
Back
Topo