[opinião] avaliação de site - reloaded !

Clive Sinclair

Power Member
Boas.

Finalmente, após algum trabalho e graças também aos conselhos recebidos por aqui, o site definitivo do meu escritório está on-line:

penasmaisvilla.com

Gostaria de perguntar, a quem tiver cinco minutos para gastar em visitá-lo, uma opinião sobre estes aspectos:

- O site está bem estruturado? e a navegação é intuitiva?
- O site está acessível? Consegue-se ver e ler tudo? (pergunto isto porque o site foi desenvolvido usando um TFT 21")
- A font century gothic, embora não seja a ideal, chateia muito? ou nem por isso?
- Os textos explicativos estão demasiado prolixos?
- O efeito fade nas imagens é demasiado "cheesy"?
- ....

Desde já obrigados pelo "feedback" (palavra horrenda, mas pronto...)
 
Última edição:
Eu gostei, talvez trocasse o esquema de cores dentro do quadrado com o conteúdo, colocava essa parte a branco e o texto a cinza e preto. De resto acho que está simples, intuitivo e a informação está acessivel. Talvez um pouco mais de imagens para não se tornar tão monotono.
 
Acho que no global o site está clean e transmite o pretendido. Pessoalmente acho que está clean demais. Quando o site abriu confesso que fiquei algum tempo à espera que algo mais aparecesse, só passado alguns segundos me apercebi que não iria aparecer qualquer elemento gráfico, nem texto.

Penso que a abertura peca por ser pobre. Na minha opinião deveria abrir, pelo menos, de imediato na notícias de forma a preencher aquele vazio inerente ao espaço do primeiro layout que aparece. Penso tambem que o esquema de cores poderia ser melhorado. Compreendo a necessidade de manter a simplicidade e linhas rectas devido à temática, mas a meu ver está demasiado cinzento. Faltam imagens/elementos gráficos que criem uma harmonia com os cinzas. Está neste sentido pobre na minha opinião.

Em termos de textos acho que estão bem conseguidos. Sugeria apenas que o destaque para o menu de navegação fosse melhorado. Não existe realmente destaque para a navegação se comparado com o restante texto, um simples bold ao ligeiro aumento da tipografia deverá ser suficiente. Quer isto dizer que os botões de navegação e o texto são iguais. Vejo que existiu uma opção por um sistema de navegação linear para o site, a meu ver e atendendo ao "espirito" do site parece-me ter sido a opção correcta.

Na parte de projectos, nomeadamente no mobiliário, valeria a pena na minha opinião pagar a um fotografo para fazer a fotografia dos produtos. Realmente acho que os produtos estão bastante bem conseguidos e têm potencial fotográfico. Daí que valeria a pena fotografar os produtos com condições de luz excepcionais e em ambientes mais próprios. Enfim, é apenas um reparo que julgo que pode enriquecer bastante o trabalho. Não que as fotografias actuais estejam más, simplesmente julgo que os produtos têm potencial para fazer melhor.

No global ficam os meus parabéns pelo trabalho de qualquer forma, mesmo depois de tanta critica.:) Acho que existem factores que podem ser melhorados mas mesmo assim está um site institucional bastante digno.

Cumps,
michael c
 
Acho que no global o site está clean e transmite o pretendido. Pessoalmente acho que está clean demais. Quando o site abriu confesso que fiquei algum tempo à espera que algo mais aparecesse, só passado alguns segundos me apercebi que não iria aparecer qualquer elemento gráfico, nem texto.

Penso que a abertura peca por ser pobre. Na minha opinião deveria abrir, pelo menos, de imediato na notícias de forma a preencher aquele vazio inerente ao espaço do primeiro layout que aparece. Penso tambem que o esquema de cores poderia ser melhorado. Compreendo a necessidade de manter a simplicidade e linhas rectas devido à temática, mas a meu ver está demasiado cinzento. Faltam imagens/elementos gráficos que criem uma harmonia com os cinzas. Está neste sentido pobre na minha opinião.

Em termos de textos acho que estão bem conseguidos. Sugeria apenas que o destaque para o menu de navegação fosse melhorado. Não existe realmente destaque para a navegação se comparado com o restante texto, um simples bold ao ligeiro aumento da tipografia deverá ser suficiente. Quer isto dizer que os botões de navegação e o texto são iguais. Vejo que existiu uma opção por um sistema de navegação linear para o site, a meu ver e atendendo ao "espirito" do site parece-me ter sido a opção correcta.

Na parte de projectos, nomeadamente no mobiliário, valeria a pena na minha opinião pagar a um fotografo para fazer a fotografia dos produtos. Realmente acho que os produtos estão bastante bem conseguidos e têm potencial fotográfico. Daí que valeria a pena fotografar os produtos com condições de luz excepcionais e em ambientes mais próprios. Enfim, é apenas um reparo que julgo que pode enriquecer bastante o trabalho. Não que as fotografias actuais estejam más, simplesmente julgo que os produtos têm potencial para fazer melhor.

No global ficam os meus parabéns pelo trabalho de qualquer forma, mesmo depois de tanta critica.:) Acho que existem factores que podem ser melhorados mas mesmo assim está um site institucional bastante digno.

Cumps,
michael c

Obrigados pelos elogios! :o Especialmente se pensares que eu percebo de web design e programação como um futebolista de física quântica...

A homepage não é para ficar assim, de facto: tem lá uma #div à espera de ser preenchida com uma foto ou desenho, a alterar com frequência, relacionados com os trabalhos mais recentes que estamos a desenvolver, idem pelas paginas de permeio entre cada menu.

Realmente optamos por ter o menu de navegação igual ao texto: achamos que era suficientemente intuitivo, mas vou ver como fica a aumentar o font.

Lá está, o esquema de cores (ou a falta dele...) funciona muito bem nos nossos TFT de 21" ; estive a ver o site num CRT de 17", e quase que morria...

Em relação as fotos, tens toda a razão: é só uma questão de tempo (leia-se: dinheiro) para arranjar um fotografo.

Mas fico contente porque vejo que estamos a conseguir fazer "passar a mensagem": o site deveria reflectir o que explicamos na página "filosofia": adoptar uma atitude de despojamento em relação aos projectos, sem decorações inúteis, indo ao essencial das coisas, numa moradia como num site. ;)

Mas venham dai mais comentários.
 
acho que está porreiro, mas tenho dois reparos.. não gostei da fonte utilizada( mas isso é a minha opinião pessoal), em termos de opinião profissional acho que ao clicar-se nos links deve sempre abrir algo por defeito(ex: ao carregar em design deve abrir logo o primeiro exemplo para não ficar um espaço vazio)
 
acho que está porreiro, mas tenho dois reparos.. não gostei da fonte utilizada( mas isso é a minha opinião pessoal), em termos de opinião profissional acho que ao clicar-se nos links deve sempre abrir algo por defeito(ex: ao carregar em design deve abrir logo o primeiro exemplo para não ficar um espaço vazio)

Obrigado pela opinião.
A fonte é a fonte "oficial" do atelier: foi escolhida por uma questão de coerência, mas se houver mais pessoas a dizer que não conseguem ler os textos no site, troco. :(

Definitivamente temos que colocar imagens nas páginas de permeio, para não ficar assim vazias.
 
Hum... Entao aqui vou eu...

- Pagina inicial muito vazia... Tb pensava que ia carregar mais alguma coisa
- Acho que deverias estudar melhor os links porque nao tem geito caregares num link e ir para outra pagina onde o k aparece de novo sao sublinks ( é muito click para chegar a info)...
- A contrario do fil79 ate gostei da fonte qual é ? Escalhar nao é de sitema e ta aparecer diferente ...
- Axo k poderias melhorar as cores...
- Site limpinho nao é confuzo mas tb nao é directo(questao dos links)...
- E parabens pelo trabalho que está positivo ao meu ver tendo em conta que nao esse profisinal em design e progrmaçao...hihi

Abx ;)
 
Obrigado pela opinião.

Já estou a arranjar conteúdos para as paginas de permeio e para a homepage, a ver se melhora.

A font usada é esta: century gothic, que é uma fonte fetiche de muitos arquitectos por causa da geometria muito depurada de alguns caracteres, tais como: "o", "a", "c", ...
 
Percebo que tenham preferido uma página minimalista.
A verdade é que quem lá for pouco mais lhe interessa isso.

Em www.useit.com, pode-se ler que apenas 20% do texto numa página é lido (e isto está provado). Só existe texto nesta página...

Primem por mais elementos de navegação: sugestões ao utilizador sobre o que pode consultar a seguir (caso contrário vai-se sentir perdido), destaquem as áreas que o utilizador deve visitar primeiro, usem um pouco mais de cor (usem uma palete de cores discreta, para não fugir muito a isto).

Por outro lado, devem focalizar onde o utilizador está actualmente. Ninguém olha para o menu nem para a barra de título para saber em que página está e eu tive que o fazer agora (99% das pessoas não o vai fazer).

Da minha perspectiva, clicar em qualquer link revelou-se sempre uma surpresa. Isto é mau, porque muita gente vai provavelmente andar a clicar em 50 links antes de encontrar o que pretende. Solução: um pequeno preview do que vem em cada link, uma descrição do link...etc.

Basicamente, estão a atirar a página para as mãos do utilizador e a dizer-lhe que façam o que quiserem com ela. Se, ao invés disso, guiarem o utilizador a escolher X ou Y, este vai gostar mais da experiência e não se vai sentir tão perdido.

Em termos estéticos, está limpo e agradável. Podem adicionar o que disse sem poluir praticamente nada o visual.

Bom trabalho,

Ah... feedback é o segredo de tudo;) a palavra pode ser feia, mas é muito importante! :)

Cumprimentos.
 
Não vou acrescentar nada de novo contudo o que me chamou mais a atenção e de forma positiva foi o site extremamente limpo/simples o que é ótimo :) agora penso é que está em demasia um banner por exemplo, iria preencher mais o website mais conteúdos/imagens :)
Contudo para 1º trabalho está porreiro, boa sorte na continuação.
cump's
 
Por outro lado, devem focalizar onde o utilizador está actualmente. Ninguém olha para o menu nem para a barra de título para saber em que página está e eu tive que o fazer agora (99% das pessoas não o vai fazer).

Da minha perspectiva, clicar em qualquer link revelou-se sempre uma surpresa. Isto é mau, porque muita gente vai provavelmente andar a clicar em 50 links antes de encontrar o que pretende. Solução: um pequeno preview do que vem em cada link, uma descrição do link...etc.

O facto de o nome da página que se está a visitar ficar com o link em branco (a cor de destaque) não é suficiente para não se ficar perdido?
És o primeiro a dizer-me que a hierarquização dos links é pouco clara, e a achar que cada link representa uma surpresa.
 
O facto de o nome da página que se está a visitar ficar com o link em branco (a cor de destaque) não é suficiente para não se ficar perdido?
És o primeiro a dizer-me que a hierarquização dos links é pouco clara, e a achar que cada link representa uma surpresa.

Não! A hierarquização está óptima. É minha opinião que merecem mais destaque apenas.

Quanto à parte da surpresa, sem dúvida. Pelo menos para mim. Mas podem confirmar isso facilmente: dêm dois ou três objectivos específicos a um par de utilizadores que nunca tenham visto a página e meçam o número de enganos por exemplo.
Tenho a certeza que chegam à conclusão que a navegação pode ser melhorada ;)

Temos que ter em conta, que para quem conhece a página, tudo é obvio e fácil. O mesmo não acontece para quem a vê pela primeira vez, daí dizer que alguns elementos mereçam destaque, para que o utilizador saiba ao menos para onde ir e onde está (sem ter que procurar elementos que distingam isso, tais como a cor, que é algo secundário).

Além disso, a experiência varia de ecrã para ecrã, pelo que "fiarem-se" somente na côr pode ser fatal.

Mas isto é o meu ponto de vista :)

Cumprimentos.
 
Obrigado!

Alguma alma caridosa sabe explicar-me (pois eu não consigo fazer, e já tentei) como é que, via CSS, se muda uma imagem-link por outra através do :hover?
Na senda do que disse o Souto, queria por o link "pena+villa arquitectos", que é uma imagem, a mudar "aparentemente" de cor de cinza para branco, mudando de facto a imagem, para tornar este link mais evidente, ao passar por cima com o rato.
 
Acabamos de por on-line a nova versão do site, que foi modificada tendo em conta algumas das sugestões aqui expressas (sinceros obrigados a todos).

- A homepage ganhou uma imagem de fundo, que vai ser alterada de mes a mes, funcionando com vitrina para trabalhos de artistas nossos amigos. Começamos com uma calcografia de Gisela Loureiro, que tem muito a ver com arquitectura;

- Os link ficaram (ligeiramente...) mais e explícitos, especialmente os das páginas que estão a ser visitadas, graças a uma setazinha branca do lado esquerdo.
O nosso logo, que já funcionava como link para a homepgae, agora comporta-se como um link de texto, ficando activo "on mouse hover";

- eliminei umas páginas de permeio e as que sobreviveram ganharam todas esquissos nossos;

- outras paginas foram hierarquizadas de forma diferente.

Próximo passo: trocar as fotografias de alguns projectos, especialmente na parte do design.

O site é: ***.penasmaisvilla.com
 
Gosto, simples e atractivo.
Apenas tenho um pormenor a apontar (mas que deve ser entendido como opinião pessoal apenas), acho o tamanho da font pequeno demais, sinto alguma dificuldade em ler o texto com caracteres tão pequenos.

Mas de resto 5*
 
Back
Topo