Boas Praetor!
Concordo com algumas coisas que mencionas e que comento abaixo.
A intenção deste post é mesmo esse, o de recolher informação dos participantes acerca da opinião que têm da plataforma enquanto developer ou até mesmo como utilizador. Secalhar o post de abertura do tópico foi pouco explicito quanto ao facto de não se tratar de um objectivo de aquisição.
Eu trabalho já alguns anos com produtos BMC e sempre fui muito céptico quanto aos mais variados aspectos que uma plataforma apresenta no primeiro contacto.
Posso dizer também que os projectos em que estive envolvido com esta plataforma, nenhum era de ticketing, embora seja por esses motivos que a maioria das pessoas conhecem a plataforma. Imaginas uma gestão operacional (frota por exemplo), a ser feita em remedy? Ou até mesmo um portal web de leilões ou uma intranet?
Não sou defensor ou fundamentalista do produto, até porque pode ter ainda muitas limitações, mas o remedy dá para muito mais do que aquilo que se possa imaginar num curto espaço de tempo, um dos factores é o facto de o que implementas/desenhas para ambiente desktop é replicável em praticamente tudo para ambiente WEB bastando publicar. E hoje em dia como tempo é cada vez mais dinheiro.....
Boas,
já trabalhei com Remedy e outros softwares de KB / ticketing / ITSM e posso dizer, com toda a justiça, que a esmagadora maioria é uma m3rda. Porquê?
- porque vai ser implementado por profissionais júniores (que cobram preços de séniores) que não vão implementar tudo o que foi prometido.
- porque não vai ter o desempenho desejado.
Concordo com o que afirmas, mas é o que se passa com qualquer plataforma ou produto de desenvolvimento no mercado hoje em dia.É um problema ou questão de politica empresarial e consequências de mercado que não interessam discutir neste tópico.
- porque não vai fazer "reporting x" ou "recurso y" que estavam á espera que fizesse e vais ter de usar duas ou mais soluções para fazer o que querias.
O remedy está já bastante evoluido ao nível de reporting, ainda assim, sendo a àrea de reporting aquela que mais costumizações requer, é provavel que tenha alguma limitações também, tal como qualquer outra plataforma diria eu. às vezes passa muito por o cliente saber o que de facto pretende, quere chegar-se à frente com "pilim", o fornecedor ter conhecimento do negócio o suficiente para ajudar nestas alturas.
Em relação ao Remedy e outros: por favor analisa (se possível com uma VM) com tempo esses softwares e o não o que podem fazer mas o que fazem e os níveis de performance / requisitos; Remedy requer tempo para aprender e esse tempo pode aumentar exponencialmente tendo em conta o projecto, já para não falar dos recursos do(s) servidor(es) envolvidos e dos custos escondidos devido a isso. Já vi casos de softwares de ticketing funcionarem em ASP (*gasp*) e serem excessivamente lentos e consumirem demasiado recursos tendo em conta o tipo de processo que estavam a fazer (mau código e mau desenvolvimento), outros estarem tão fechados no seu mundo proprietário que é impossível a interoperabilidade ou ainda serem vendidos como suites que fazem x, y, e z e depois fazem mais ou menos x, um y manhoso e nem sequer fazem um z em condições. Mais não digo (até porque já disse muito) e deixo ao teu critério (e existem várias soluções, pagas e grátis no mercado) os testes.
Julgo que a tua opinião aqui se desadequa um pouco da realidade de hoje.
Tenho experiência em ambiente virtuais, e quanto ao consumo de recursos pelo lado do remedy, posso dizer que não é de maior que qualquer outra plataforma semelhante. Tenho inumeros ambientes hospedados numa infraestrutura completamente virtual com centenas de pedidos(conexão), e raramente dão problemas, senão quando "resolvemos" brincar com a infraestrutura.
O remedy assenta sobre um motor de B.D. o que por si só consomem bastantes recursos. O remedy lida de uma foram com o modelo de dados que poucas mais tecnologias o fazem, agora óbviamente que no desenho de uma aplicação, é conveniente existir sempre agluém com conhecimentos suficiente de modelos de dados de forma a indexar a informação com a melhor performance que possível.
A aprendizagem para desenvolver em remedy, posso garantir que com conhecimentos de base de dados, em duas/três semanas de formação prática se está praticamente autónomo para os desenvolvimentos que que se possam dar a alguém com perfil Junior+.
Isto é um pouco do que posso ir comentando, sem que pareça faccioso ou influencie a demais opiniões que surjam.
Agradeço a continuação das vossas opinões,