Opinião de máquina nova para vídeo

capitaomorsa

Power Member
Viva pessoal, td bem?

Venho pedir um conselho para um amigo que me pediu ajuda. Tenho andado longe do fórum mas sei que aqui posso confiar nas V/ opiniões.

Ele precisa de uma máquina de filmar FHD ou 4K para substituir a 700D (c 50mm STM). Não é para fotos, é apenas para filmar. A razão do upgrade é a focagem na 700D não ser a melhor, algo que com uma 80D (emprestada) ele nota bastante mais simplificado com o touch screen.

Ele está inclinado para comprar uma 80D ou investir numa Sony 6500 + umas Prime. O que recomendariam?

Será que instalar na 700D o magic lantern não resolverá o tema da focagem?

Obrigado!
 
Tudo depende do que quer investir... A 80d fica em metade do investimento... Até menos... Se ele quiser os 4k... É sempre a somar. Agora depende do que ele procura fazer. São sistemas diferentes... Eu tenho a a6300 e a a7iii e prefiro a 6d2 no vídeo por exemplo mas isso é pessoal. Pode haver quem goste mais da 6d2. A 80d nunca usei mas deve ser parecido com a 6d2.
Foco se for manual a Sony e adaptador é 5* se for para ter adaptador e auto focus não é facil para vídeo... Fotos sim. Se for lentes nativas aí não deve ter problemas.
 
algo que com uma 80D (emprestada) ele nota bastante mais simplificado com o touch screen
Não é só pelo touchscreen, mas também pelo dual pixel AF. Se ele usa habitualmente uma STM, essa é uma das várias objectivas que tiram o máximo proveito do dual pixel. O foco é bastante mais suave e preciso, com menos ruído (em alguns casos, inaudível mesmo para os microfones incorporados na câmara).
E ainda assim a 50mm é provavelmente a lente STM mais "fraquinha" na focagem (é mais lenta e mais barulhenta do que as outras).

Não estou a par de que funcionalidades adiciona Magic Lantern à 700D, mas tenho dúvidas de que melhore a focagem. A 700D utiliza a 1ª versão do Hybrid Autofocus, foi um dos métodos de focagem em live view em que a Canon andou a trabalhar antes de lançar o dual pixel AF. É um sistema porreiro, mas não tão aperfeiçoado. Na 700D isso ainda estava nos inícios.
O próprio dual pixel AF também tem levado pequenas melhorias com o passar do tempo, apesar de eles não dizerem grande coisa sobre isso.

A 80D não tem 4K, vai até 1080p a 60fps.
Para edição de vídeo tem adicionalmente o método de compressão ALL-I, que proporciona uma margem de edição bastante mais alargada. Neste método ela faz no máximo 1080p a 30fps.

Uma 80D com a 18-55mm IS STM, ou idealmente com a 18-135mm nano-USM (kit da 80D), fazem um óptimo conjunto para vídeo.
 
Back
Topo