[Opinião] Java + Base de dados SQL

metRo_

Power Member
Vou desenvolver uma aplicação em que vou ligar java a uma base de dados. Gostava de saber qual a melhor maneira de fazer isto e mais fácil para o utilizador final pois este terá que instalar uma base de dados no computador. Eu estou familiarizado com PostgresSQL e mySQL. A minha duvida é então por qual optar para que depois seja mais fácil para o utilizador comum instalar a base de dados no computador? Até seria útil se possivel que isso fosse dentro da instalação do programa mas isso já é outra história.
 
Estava eu a criar um projecto (Java Desktop Aplication) no netbeans em java e aparece lá a seguinte opção:

Choose Aplication Shell:
-Basic Aplication
-Database Aplication

Já alguém usou esta databese Aplication?
 
Não posso dizer que já tenha usado :)

Há uns tempos, quando quis fazer algo do género usei o HSQLDB. É um motor nativo em Java, bastante rápido até. O lado bom é que não é necessário ter um servidor a correr. Mais simples para o utilizador é difícil :D

Esta sugestão é para o caso de não haver concorrência. Se quiseres meter mais que um utilizador a trabalhar na mesma BD, então sim, já vale a pena instalar um servidor "dedicado".

Acho que com um bocado de trabalho e investigação da tua parte consegues instalar o servidor de BD "dentro" da instalação do teu programa. Nunca fiz nada do género, mas certamente que dá para fazer. Google is our friend :D
 
Pois, eu também já tenho alguma experiência com Java & base de dados e nunca ouvi falar em instalação de base de dados embutida na instalação da aplicação. Quando muito uma solução no estilo do CrazyBomber...
 
Pois, eu também já tenho alguma experiência com Java & base de dados e nunca ouvi falar em instalação de base de dados embutida na instalação da aplicação. Quando muito uma solução no estilo do CrazyBomber...
Se a instalação for algo do tipo h2, hsql ou firebird vai integrado na aplicação sem problemas.
 
Eu recomendo o Apache Derby. Queria referir também que o comparativo aqui está mesmo muito desactualizado, já para não falar que está completamente biased para o H2. Mas enfim... não se esperava outra coisa :P

Por exemplo, o Derby segue o ANSI SQL à risca - o que não se pode dizer de todos os RDBMS.
 
Eu recomendo o Apache Derby. Queria referir também que o comparativo aqui está mesmo muito desactualizado, já para não falar que está completamente biased para o H2. Mas enfim... não se esperava outra coisa :P

Por exemplo, o Derby segue o ANSI SQL à risca - o que não se pode dizer de todos os RDBMS.

Concordo, o derby também é uma excelente escolha, apenas referi a h2 como mais uma escolha, e pessoalmente gosto bastante.
 
Boas

Vou aproveitar esta thread para não estar a criar novas do mesmo tema. Estou a desenvolver uma aplicação java e estou a usar H2, tenho instalado no meu PC e a funcionar, agora gostava de saber como fazer para "ir junto com a aplicação" para instalação junto do utilizador.
Ou seja, eu queria que o utilizador ao instalar a aplicação que a base de dados ficasse a funcionar mas não sei bem o que tenho de fazer pois neste momento quando compilo o jar e o passo para outro PC não funciona.

Agradeço ajuda por favor.

Obrigado
 
Acho que é isto que queres:

Embedding H2 in an Application
This database can be used in embedded mode, or in server mode. To use it in embedded mode, you need to:

* Add the h2*.jar to the classpath (H2 does not have any dependencies)
* Use the JDBC driver class: org.h2.Driver
* The database URL jdbc:h2:~/test opens the database test in your user home directory
* A new database is automatically created
 
Eu já fiz isso, só que quando compilo o projecto e experimento o .jar noutro PC a BD não funciona, não sei se me está a faltar algum passo adicional ou algo do género...
 
Copias também o JAR do H2 para o outro PC?

Sim, eu quando faço build ao projecto no netbeans depois vou à pasta do projecto e dentro dessa pasta tenho outra chamada dist e lá dentro tenho o meu .jar da aplicação e tenho outra pasta chamada lib que dentro dela está o .jar do h2.

Eu copio o meu .jar e a pasta lib para o outro PC e não dá, executo o programa e quando tento fazer login na aplicação (que vai buscar os dados à base de dados do h2) não acontece nada, pelo que assumo que ele não está a ligar à base de dados correctamente já que no meu PC, onde tenho o h2 instalado funciona perfeitamente.
 
Aproveitando a thread, estou a desenvolver um projecto de java, mas que terá que consultar dados numa base de dados MS SQL server 2005.

será apenas leituras, nada de modificações na BD. resumindo o basico, digamos a aplicação a partir de alguns parametros de uma URL enviado de um cliente remoto, pesquisar, por assim dizer na BD os dados de acordo com o "input", recebelos e compilar para a resposta.

tive a ler umas coisas e isso implica o uso de JDBC, mas a duvida é como por isso a bulir. A base de dados por agora é separado da maquina onde está a aplicação java.

eu de base de dados só tenho conhecimentos de oracle muito básico da faculdade :p
 
sakei o driver que a MS tem para o JDBC e configura-lo no Eclipse e tinha la tb um exemplo, que pelo menos compila sem errors :p

por hoje já terminei o serviço, já que tenho que esperar que configurem-me o acesso à base de dados.
 
Back
Topo