1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Opinião] Java + Base de dados SQL

Discussão em 'Programação' iniciada por metRo_, 3 de Agosto de 2009. (Respostas: 16; Visualizações: 1559)

  1. metRo_

    metRo_ Power Member

    Vou desenvolver uma aplicação em que vou ligar java a uma base de dados. Gostava de saber qual a melhor maneira de fazer isto e mais fácil para o utilizador final pois este terá que instalar uma base de dados no computador. Eu estou familiarizado com PostgresSQL e mySQL. A minha duvida é então por qual optar para que depois seja mais fácil para o utilizador comum instalar a base de dados no computador? Até seria útil se possivel que isso fosse dentro da instalação do programa mas isso já é outra história.
     
  2. metRo_

    metRo_ Power Member

    Estava eu a criar um projecto (Java Desktop Aplication) no netbeans em java e aparece lá a seguinte opção:

    Choose Aplication Shell:
    -Basic Aplication
    -Database Aplication

    Já alguém usou esta databese Aplication?
     
  3. CrazyBomber

    CrazyBomber Power Member

    Não posso dizer que já tenha usado :)

    Há uns tempos, quando quis fazer algo do género usei o HSQLDB. É um motor nativo em Java, bastante rápido até. O lado bom é que não é necessário ter um servidor a correr. Mais simples para o utilizador é difícil :D

    Esta sugestão é para o caso de não haver concorrência. Se quiseres meter mais que um utilizador a trabalhar na mesma BD, então sim, já vale a pena instalar um servidor "dedicado".

    Acho que com um bocado de trabalho e investigação da tua parte consegues instalar o servidor de BD "dentro" da instalação do teu programa. Nunca fiz nada do género, mas certamente que dá para fazer. Google is our friend :D
     
  4. xuxaki

    xuxaki Power Member

    Pois, eu também já tenho alguma experiência com Java & base de dados e nunca ouvi falar em instalação de base de dados embutida na instalação da aplicação. Quando muito uma solução no estilo do CrazyBomber...
     
  5. guilherme

    guilherme Power Member

    H2, do mesmo autor da HSQLDB mas muito melhor, podes ver as comparações.
    Já usei e aconselho vivamente
     
  6. guilherme

    guilherme Power Member

    Se a instalação for algo do tipo h2, hsql ou firebird vai integrado na aplicação sem problemas.
     
  7. _freelancer_

    _freelancer_ Power Member

    Eu recomendo o Apache Derby. Queria referir também que o comparativo aqui está mesmo muito desactualizado, já para não falar que está completamente biased para o H2. Mas enfim... não se esperava outra coisa :P

    Por exemplo, o Derby segue o ANSI SQL à risca - o que não se pode dizer de todos os RDBMS.
     
  8. guilherme

    guilherme Power Member

    Concordo, o derby também é uma excelente escolha, apenas referi a h2 como mais uma escolha, e pessoalmente gosto bastante.
     
  9. netscooter

    netscooter I'm cool cuz I Fold

    Boas

    Vou aproveitar esta thread para não estar a criar novas do mesmo tema. Estou a desenvolver uma aplicação java e estou a usar H2, tenho instalado no meu PC e a funcionar, agora gostava de saber como fazer para "ir junto com a aplicação" para instalação junto do utilizador.
    Ou seja, eu queria que o utilizador ao instalar a aplicação que a base de dados ficasse a funcionar mas não sei bem o que tenho de fazer pois neste momento quando compilo o jar e o passo para outro PC não funciona.

    Agradeço ajuda por favor.

    Obrigado
     
  10. CrazyBomber

    CrazyBomber Power Member

    Acho que é isto que queres:

    Embedding H2 in an Application
     
  11. netscooter

    netscooter I'm cool cuz I Fold

    Eu já fiz isso, só que quando compilo o projecto e experimento o .jar noutro PC a BD não funciona, não sei se me está a faltar algum passo adicional ou algo do género...
     
  12. netscooter

    netscooter I'm cool cuz I Fold

    Ninguém tem uma ideia para me ajudar sff?

    Obrigado
     
  13. CrazyBomber

    CrazyBomber Power Member

    Copias também o JAR do H2 para o outro PC?
     
  14. netscooter

    netscooter I'm cool cuz I Fold

    Sim, eu quando faço build ao projecto no netbeans depois vou à pasta do projecto e dentro dessa pasta tenho outra chamada dist e lá dentro tenho o meu .jar da aplicação e tenho outra pasta chamada lib que dentro dela está o .jar do h2.

    Eu copio o meu .jar e a pasta lib para o outro PC e não dá, executo o programa e quando tento fazer login na aplicação (que vai buscar os dados à base de dados do h2) não acontece nada, pelo que assumo que ele não está a ligar à base de dados correctamente já que no meu PC, onde tenho o h2 instalado funciona perfeitamente.
     
  15. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    Aproveitando a thread, estou a desenvolver um projecto de java, mas que terá que consultar dados numa base de dados MS SQL server 2005.

    será apenas leituras, nada de modificações na BD. resumindo o basico, digamos a aplicação a partir de alguns parametros de uma URL enviado de um cliente remoto, pesquisar, por assim dizer na BD os dados de acordo com o "input", recebelos e compilar para a resposta.

    tive a ler umas coisas e isso implica o uso de JDBC, mas a duvida é como por isso a bulir. A base de dados por agora é separado da maquina onde está a aplicação java.

    eu de base de dados só tenho conhecimentos de oracle muito básico da faculdade :p
     
  16. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    sakei o driver que a MS tem para o JDBC e configura-lo no Eclipse e tinha la tb um exemplo, que pelo menos compila sem errors :p

    por hoje já terminei o serviço, já que tenho que esperar que configurem-me o acesso à base de dados.
     

Partilhar esta Página