[Opinião] Mandriva Free 2007

eyeliner

Power Member
Segue aqui a minha opinião da distribuição Mandriva Free 2007 que está disponível aqui.

Depois de ter experimentado o Live CD e ter ficado impressionado com a performance
da distribuição (já sigo a distro Mandrake/Mandriva já há vários anos), ter gostado muito
do desktop todo pipi (Xgl) e da forma de como o sistema foi rapidamente configurado,
resolvi inventar uns gigas para testar a sério esta nova versão.

Dado que a instalação é feita a partir do sistema através do já familiar Mandriva Control Center
e da sua ferramenta de partições (Diskdrake), é muito fácil a instalação. Escolher as partições,
apagar tudo ou deixar o programa criar automaticamente as partições a partir do espaço livre,
nada assusta se fôr lido com atenção.

Ponto positivo: Nada de seleccionar pacotes e ter cuidado com as dependências. Como podemos
escolher entre ambientes KDE ou GNOME, a escolha depende apenas do utilizador.

Enquanto o sistema se instala (ou copia ficheiros), podemos continuar a explorar o sistema fazendo
uma utilização normal, nada de entrar em linha de comandos ou reiniciar o pc através do cd e escolher
parâmetros. É só apenas confirmar as mensagens e deixar estar.

No fim, é necessário instalar o Lilo, o que não deve criar problemas de maior, e reiniciar o sistema.

No primeiro bootup, configuramos as definições de língua, fuso horário e teclado. Palavras passe de
administrador e utilizadores.

Ponto negativo: No arranque do sistema Live fazemos esta configuração. Poderia ter sido utilizada
para o sistema fixo.

É aqui que podem começar os problemas.

No sistema Live, eu consegui utilizar o Xgl, logo, também o defini para ser utilizado no sistema normal.
Infelizmente, o sistema X encrava quando um utilizador faz login. Como root, isto não acontece, o que
me causou uns problemas pois pensava que o problema era do X (tinha-me esquecido do Xgl).

Lá me lembrei do Xgl e desactivei-o. Tudo funcionou perfeitamente como utilizador normal. Lá fui eu ao
MCC e voltei a configurar o Xgl, fiz logout e login outra vez. Uma vez mais, tudo cinco estrelas.

Som, Internet e placa gráfica, tudo simplesmente perfeito.

Gostei. Gostei muito. Tudo simples de compreender, demonstrando uma vontade de aproximar o Linux ao
utilizador menos paciente.

Pontos positivos no final:
Sistema pronto a responder a todas as necessidades imediatas. Tem Browser, OpenOffice, e aplicações
multimedia.
O sistema está livre de software redundante pois foi reduzido ao necessário (Era irritante ter um sistema
Office do KDE e o OpenOfiice e não eliminar o do KDE por causa de dependências).

Para mim, serve perfeitamente. O uso que dava ao Windows XP é o mesmo que vou dar ao Mandriva.
Ouvir umas músicas, ver uns filmes e navegar na net. Está tudo aqui.

Não é preciso pirataria!

E aqui ficam uns screens redimensionados do produto final, isto é, ainda não o costumizei. ;)



 
Última edição:
Muito bom ;) É sempre aliciante ver um artigo comentado sobre novas distros.
Fiquei inclinado a experimentar. Já tinha instalado o Mandrake 2006, mas não consegui entrar no X por não ter ligação a internet. Agora já tenho ethernet, não deverá haver problemas de maior.

Já agora aproveito para te perguntar: Instalaste no desktop ou no portátil?
É que a maior dor de cabeça que tenho tido em Ubuntu, é configurar wireless e card reader (e sim, infelizmente já tentei de tudo). Talvez esta versão me surpreenda ;)

Cumprimentos
|ferrari|
 
Eu, um iniciante em Linux, o primeiro que usei o MAndriva 2006 Deluxe Edition
E achei um espectaculo..

Depois testei outros, e nenhum se aproximou da facilidade de uso do Mandria.

Agora tenho já á meses o Mandriva 2007 e vou continuar com ele..
 
Muito bom ;) É sempre aliciante ver um artigo comentado sobre novas distros.
Fiquei inclinado a experimentar. Já tinha instalado o Mandrake 2006, mas não consegui entrar no X por não ter ligação a internet. Agora já tenho ethernet, não deverá haver problemas de maior.

Já agora aproveito para te perguntar: Instalaste no desktop ou no portátil?
É que a maior dor de cabeça que tenho tido em Ubuntu, é configurar wireless e card reader (e sim, infelizmente já tentei de tudo). Talvez esta versão me surpreenda ;)

Cumprimentos
|ferrari|

Instalei no Desktop. O meu portátil também corre o livecd, mas como já é um dinossauro e tem
pouca RAM, tem algumas dificuldades com ele. Se estivesse instalado no disco, de certeza que
não tinha problemas. O único problema foi a net que não ficou automaticamente configurada, talvez
porque uso uma placa PCMCIA como placa de rede.
 
Gostei!

Por acaso nunca instalei nem o Mandriva nem o seu ancestral Mandrake :( Fiquei-me pelo Ubuntu e tenho gostado bastante..., mas talvez ainda me dê uma vontade masuquista (que ando a tentar fomentar há meses) para instalar o gentoo :P

É sempre agradável ver neste quadro opiniões sobre outras distros :)

abraços, HecKel

PS: Redimensiona as imagens, isso deforma o layout todo da thread :(
 
Gostei!

Por acaso nunca instalei nem o Mandriva nem o seu ancestral Mandrake :( Fiquei-me pelo Ubuntu e tenho gostado bastante..., mas talvez ainda me dê uma vontade masuquista (que ando a tentar fomentar há meses) para instalar o gentoo :P

É sempre agradável ver neste quadro opiniões sobre outras distros :)

abraços, HecKel

PS: Redimensiona as imagens, isso deforma o layout todo da thread :(

Não é assim tão difícil como isso instalar o gentoo, mas para mim o que mais me doeu foi o facto de tudo ter que ser compilado na hora cada vez que precisava de alguma coisa, ter que andar a editar os uses cada vez que queria alguma coisa... Nada como a simplicidade do Ubuntu. :D

A ver se me aventuro nesta release!:)
 
Pronto, imagens redimensionadas.
Estou a gostar muito da experiência, apesar de já me ter lixado com o X. Não sei como, consegui
fazer com que o modo de texto (não X) ficasse completamente ilegível...
O som também ficou meio esquisito, mas com tudo nos defaults e um bocadinho de paciência lá foi ao sítio.
Mas o modo texto não. E deu-me cabo das ligações de rede e tudo... :D
 
Última edição:
Até agora so tinha experimentado caixa magica e ubuntu ( que para mim é, talvez, a melhor distribuição de linux....

mas depois de uma olhadela no site do mandriva e fiquei de boca aberta, o sistema parece muito arrumadinho, com diversos programas, e vou já fazer o download do mesmo, estou ansioso por instala lo....

e eu que tinha arranjado um disco de 20Gb so pa testar o Vista, vou masé testar o linux, já que o Vista inda ta a sacar xD

eu espero é n ter problemas
porque com uma versão qe eu tinha do ubuntu não conseguia ler ficheiros de musica e pelo que vi em foruns tinha de ir buscar uns codecs, mas o problema é que não os conseguia correr no linux... fazia td bem na consola mas continuava a não conseguir ler mp3, e tb espero que no mandriva e na ultima versão do ubuntu (pois, esta semana deu m para instalar "linuxes" ehehe) possa aceder ao meu disco de Windows e que a placa de Som (Audigy4) funcione visto que nao o conseguia fazer no ultimo ubuntu, nem com emulasão ALSA (acho que é assim que se escreve) :p


bem...
fiquem bem
 
Back
Topo