Opinião numa rede que estou a implementar

flaviorodrigues

Power Member
Boa noite, ando a implementar uma rede numa escola, e estou a ter umas duvidas.

Existe 2 ISP ligados, um para a area administrativa e outro para os alunos.

estou a pensar em algo como:
no bastidor:

Router administrativa > Switch admin 24 portas > ligar todos os pcs da adminsitracao la (contabilidade, secretaria, etc), e ainda ligar a uma das portas de rede do servidor.

Depois na area dos alunos no mesmo bastidor, ira ficar algo como:

Router Alunos > Switch Alunos > a este switch liga o switch da sala1, da sala2, da sala3., depois cada pc dessa sala liga aos paineis no bastidor que ligam ao switch.
Depois ainda sai um cabo do switch alunos para o mesmo servidor (tem 2 placas de rede), e outro cabo para o ponto de acesso wifi.

A minha maior duvida é, como as salas ainda estao ha uns 50 metros do bastidor, se devo ligar os pcs todos ao switch que esta no bastidor ou se devo colocar cada switch em cada sala e ligar la os cabos.

O que recomendam?, irei usar domain controller no servidor, e todos os dados dos utilizadores iram ficar no servidor, logo nao pode ser lento a enviar dados.

Irei usar cabo cat5e.

opinem!

obrigado,
flavio
 
Vais utilizar cablagem estruturada?

Podes colocar uma planta da rede que tenhas?

sim, isto tem que ficar mesmo bem feito para durar.



Aqui o bastidor:
http://img158.imageshack.us/img158/2045/bastidorey8.jpg


As salas pensei em algo assim:

http://img78.imageshack.us/img78/3185/salasnn4.jpg


Parte administrativa:
http://img117.imageshack.us/img117/9293/secretariaob1.jpg

Não liguem ao portugues das imagens, mas é para alguem que não percebe nada de redes, ter uma ideia.

que acham?
 
Última edição pelo moderador:
Da pouca experiência que tenho nos projectos de redes/telecomunicações, pois só comecei a trabalhar há poucos meses, diria que está bem.
 
Da pouca experiência que tenho nos projectos de redes/telecomunicações, pois só comecei a trabalhar há poucos meses, diria que está bem.

achas então que compensar ter os switchs das salas todos no bastidor e ligar computador 1 a 1 ao bastidor em vez de ter o switch na sala e ligar um cabo do switch ao outro que esta no bastidor?
 
Eu aconselharia talvez usar Switchs de 48 portas de maneira a reduzir o numero de switchs na rede, de maneira a evitar que haja muitas colisoes. Mas isso sou só eu :009:
 
Eu aconselharia talvez usar Switchs de 48 portas de maneira a reduzir o numero de switchs na rede, de maneira a evitar que haja muitas colisoes. Mas isso sou só eu :009:

esses de 48 portas nao conhecia.

especialmente que eles la so gostam de SMC...

sao uns que ja suportam 1gb, vamos a ver como se portam.

sim, para diminuir esses problemas, e que ja ponderei ter tudo no bastidor organizado.
 
não, não é preciso tanto também!

mas então quais switchs dos que coloquei em cima na planta, voces trocavam por esses de 48 portas?

obrigado

estive a ver e um router 48 portas custa 500€ +/-... sera que compensa comprar mesmo disto?
 
Última edição pelo moderador:
Exacto, aumenta apenas o nº de switches para os alunos no bastidor e não os coloques directamente nas salas.

Quantos PCs existem em cada sala?
 
Tentar agrupar Alunos num switch e Administração noutro switch. Se não for suficiente, vais aumentado, por exemplo, dois switches para Alunos, etc...
Tendo em conta que um switch Cisco pode custar uns 3000/4000€, sim.
Sim, a administração ja esta num de 24 portas, que isso sei que nao vao usar mais do que isso.

a nivel dos alunos e que esta o problema.

pois preciso sempre de:
20*3= 60 + umas 10 tomadas de parede a mais, e no polivalente.
ou seja, 70...

48*2= 96 portas, logo sobra e ainda da para caso mais tarde se crie outra sala la, ou algo assim.

Se calhar vou optar por isto, para diferenciar as salas, uso conectores rj45 de cor, tipo azul= sala 5, amarelo = sala 4, que acham? e identifico com papel autocolante no próprio cabo claro

assim fica tudo a funcionar para uma boa data de anos
 
Back
Topo