Opiniao para comprar canon

NunoMarcal

Membro
Boas.

Pessoal, gostaria de saber qual a vossa opiniao em relação as maquinas da canon powershot a6xx e a710.

Tive a ver os ensaios da deco pro-teste e eles dizem que a a710 foi a melhor nos teste. O meu dilema e q gostei muito do aspecto a a630 devido ao display. tou um pouco indeciso e gostaria de saber a opiniao dos mais experientes. queria gastar no maximo 300 a 350€. agradeço a vossa atenção. Ja agora aqui vai o teste da deco.



http://thecrow.planetaclix.pt/Deco.docx
 
Tive a ver os ensaios da deco pro-teste e eles dizem que a a710 foi a melhor nos teste. O meu dilema é q gostei muito do aspecto a a630 devido ao display. tou um pouco indeciso

tu próprio dizes que a 710 é melhor, e que a vantagem da 630 é o aspecto. respondeste à tua própria pergunta.
 
Eu tenho uma A710IS e é uma maquina porreira. O aspecto é bakano, apesar de ligar pouco a isso, prefiro uma maquina com aspecto de tanque de guerra, mas que dá uma ratada nas que tem design xpto em prestações fotográficas:coolshad::hehehmn:

prós:
- boa construção do corpo (qualidade do material)
- lente (6x zoom e IS)
- qualidade das fotos
- Excelente macro
- Uso de cartões SD
- Pilhas AA (as recarregáveis são mais baratas que uma bateria e possibilidade de usar normais AA em "backup")
- Viewfinder (óptico), coisa muito rara em compactas, dá jeito para fotos de dia, onde nao se vê nada no LCD e o enquadramento perfeito não é critico (paisagens, retratos não próximos...)

contras:
- Ruído elevado em ISO 400 e 800 e longas exposições, logo não muito recomendável para quem pretende tirar muitas fotos a noite.
- Abertura mínima insuficiente (F 8.0),
- Lentidão a processar fotos em longas exposições

Entretanto já existe a sucessora, a A720IS, que custa sensivelmente o mesmo e que tem como diferenças em relação a A710IS:
- 8.0 megapixels vs 7.1
- ISO até 1600, o que pode significar menos ruído (talvez o ISO 400 fique praticamente limpo e o ISO 800 em algumas situações seja utilizável)
- Processador de imagem DIGIC III, talvez melhore a performance em termos de longas exposições.

Do resto está igual, inclusive o corpo é praticamente igual.

Existem outras alternativas, como a Fuji s6500 (embora não é compacta) e a nova F50FD
 
se tens 350€, acho que o melhor era mesmo esperares uma ou 2 semanas pela chegada da Fuji F50fd...
Se for muito urgente, procura pela F31fd, que ainda deves encontrar, e ainda poupas algum dinheiro.
 
Eu também tenho uma A710IS e apoio tudo o que o destroyer disse. Penso que numa relação qualidade/preço é das melhores que arranjas no mercado. Depois é compacta e pelo que vejo nas reviews tem uma lente mesmo muito boa em termos de qualidade de imagem.
Com ruido em longas exposições ainda não tive problemas mas a ISO800 sim... Se bem que isso é normal, e praticamente todas as máquinas te vão destruir as fotos em ISOs altos. Pelo que tenho lido, só a Fuji F31fd é que tirava boas fotos com ISO800.

Espera para ver a F50fd, é capaz de ser uma boa aposta.
 
se tens 350€, acho que o melhor era mesmo esperares uma ou 2 semanas pela chegada da Fuji F50fd...
Se for muito urgente, procura pela F31fd, que ainda deves encontrar, e ainda poupas algum dinheiro.

Eu também tenho uma A710IS e apoio tudo o que o destroyer disse. Penso que numa relação qualidade/preço é das melhores que arranjas no mercado. Depois é compacta e pelo que vejo nas reviews tem uma lente mesmo muito boa em termos de qualidade de imagem.
Com ruido em longas exposições ainda não tive problemas mas a ISO800 sim... Se bem que isso é normal, e praticamente todas as máquinas te vão destruir as fotos em ISOs altos. Pelo que tenho lido, só a Fuji F31fd é que tirava boas fotos com ISO800.

Espera para ver a F50fd, é capaz de ser uma boa aposta.

subscrevo aguarda para ver a fuji f50d .. ;)
 
Última edição:
No mercado das máquinas compactas a Fuji não tem nada a aprender com a Canon em termos de lentes...

Se há alguma lente que permite fotos tão nítidas de canto a canto como as Fujinon, é a Leica das Panasonic.. De resto não conheço nenhumas com a mesma qualidade óptica..


Onde a Fuji poderia aprender com a Canon em termos de compactas seria sem duvida no software das máquinas e na qualidade/design dos chassis das máquinas.. Porque máquinas como a F31fd por exemplo, mais parecem um tijolo do que uma máquina..

Dai que seja frequente dizerem das Fuji que é um grande sensor, com uma grande lente, metidos numa máquina que não é nada de especial...
 
Mas refiro.me a versatilidade, enquanto a f31fd era uma vulgar zoom de 3x, a A710IS tem um interessante zoom de 6x e IS, alem de um excelente macro.
 
Para teres um zoom grande num corpo compacto, mais do que 3x ou isso, tens de usar sensores minúsculos, e parte da vantagem dos sensores das F's vem dos seus tamanhos relativamente grandes.
 
Mas refiro.me a versatilidade, enquanto a f31fd era uma vulgar zoom de 3x, a A710IS tem um interessante zoom de 6x e IS, alem de um excelente macro.

A A710IS também não é propriamente uma máquina do segmento das F31... As Ixus sim, já são directamente comparáveis...

Anyway, ter um zoom de 6X e começar nos vulgares 35mm como é o caso da A710IS parece-me pouco interessante para câmaras compactas, que que acabam por ser muitas mais vezes usadas em interiores ou paisagens, onde uma grande angular seria muitíssimo mais útil, do que propriamente em fotos da vida selvagem ou desportivas, onde uma tele é fundamental... Iria aumentar imenso o preço e o tamanho das máquinas sem trazer um beneficio que compensasse...

Já um zoom a começar nos 28 mm seria muito bem vindo nas Fxxfd... Só não sei é se seria possível meter uma lente com zoom de 4X do tipo 28 - 112 mm e o sensor de 1/1,6" sem ter que aumentar o tamanho do corpo da máquina e das lentes... A F480 por exemplo usa um zoom de 4X wide angle, mas teve que abandonar o Super CCD e usa um normalíssimo CCD de 1/2,5"...



Quanto a macro... Depois diz-me quantas Canon compactas tiram fotos assim ;)

DSCF0956-2.jpg



DSCF0954-1.jpg



Estas foram tiradas com uma modestíssima Fuji F20...
 
Para teres um zoom grande num corpo compacto, mais do que 3x ou isso, tens de usar sensores minúsculos, e parte da vantagem dos sensores das F's vem dos seus tamanhos relativamente grandes.

A Canon G7 tem sensor do mesmo tamanho da f31fd e entretanto é 6x e IS e a lente não é muito maior que a A710IS ;)

Mundano, estas fotos qualquer maquina com bom macro faz...
 
Eu sempre ouvi dizer que as Leica eram as melhores lentes do mercado e que as Canon não ficavam nada atrás, por isso dúvido muito que a Canon tenha alguma coisa a aprender com a Fuji sobre lentes.
É claro que as lentes das compactas não têm nada a ver com as profissionais, especialmente por questões de custos, mas o Know-how da marca está lá.
Vejam estas reviews:
Canon A710IS
Fuji F30
Nas distorções realmente a lente da Fuji é um pouco melhor, agora aberrações cromáticas já se começa a ver a superioridade da Canon e no que diz respeito a imagens (como disse o mundano) "nitidas de canto a canto" não há sequer comparação possivel. E estamos a comparar uma lente de 3x zoom com uma de 6x, que segundo sei torna muito mais dificil conseguir estes resultados.

Eu gosto muito das Fuji pelos bons sensores que têm, agora no resto não me tirem a minha Canon. Ainda por cima quando na maioria das fotos que tiro não preciso de menos de 35mm nem nunca usei o ISO800. Para grande parte das pessoas faz realmente falta os 28mm mas o ISO800 (onde a Fuji dá cartas) nem por isso porque a grande maioria das pessoas recorre ao flash e tá resolvido. Já no tempo dos rolos quase ninguém comprava 800ASA.
 
Oh Rui Marto... Mas tu queres comparar coisas que não são iguais...

As Fuji Fxx apesar de algumas serem um pouco trambolhas, são câmaras que entram na categoria das ultra-compactas... Para comprar uma Fxx tens que comparar com uma Canon Ixus... Até porque na Fuji não há nenhuma máquina que seja comparável à Canon A710 IS..


E sinceramente, das muitas fotos que já vi das várias Ixus não acho que tenham lentes ao nível das lentes da Fuji. Se bem que a Canon pode estar a mudar isso, porque já li muito boas criticas à lente da nova Canon Ixus 960IS, mas também com um preço de 499 euros..


E ninguém duvida que a Canon tenha o know-how para fazer belas lentes, a questão é que a qualidade tem um preço.. E a maioria das pessoas olha para as fotos de uma Canon Ixus 850IS e não acha ridiculo que uma máquina que na Worten ou na ***** custa mais de 300 euros tire fotos com os cantos todos desfocados.. E se eles podem fazer uma lente menos bos e ganhar 10, porque hão-de fazer uma boa e ganhar só 5? O facto de ter lá Canon escrito e ter bom aspecto, já faz com que as máquinas vendam que nem ginjas, não precisam de aplicar realmente tudo o que sabem.. ;)
 
Última edição:
Claro... :)

Eu sei que a A710IS não é uma ultra compacta como o F31fd, mas a conversa vinha do comentário do destr0yer de que o ideal era ter o sensor da Fuji numa máquina com a lente e qualidade da A710IS.
E como tu disseste muito bem, numa Ixus não interessa a lente ser muito boa. É uma máquina que vende principalmente pelo estilo, visto que em termos de tamanho uma Powershot (excepto a S5) também cabe perfeitamente no bolso. Como já se viu várias vezes aqui no fórum, quem compra pelo estilo raramente está interessado nesses pequenos detalhes da lente, logo não compensa à Canon andar a fazer grandes lentes para uma Ixus, pouca gente iria ter isso em conta.

Em relação ao preço não é bem o andar a ganhar 10, também há que ter em conta que se calhar sai mais caro à Canon a brincadeira de andar a desenhar máquinas todas bonitas, por causa dos moldes para as peças que são carissimos e quanto mais pormenores pior, do que fazer lentes boas que é uma coisa que eles fazem a toda a hora. Por isso também não admira nada que uma Ixus seja mais cara que uma Powershot.

Como dizia um professor meu: De que adianta fazer uma Mona Lisa se o dono for cego?!
 
Última edição:
Olá.

Eu tenho uma A610 e estou muito satisfeito com ela.

A A630 e A710 fazem parte de 2 gamas distintas.

Tudo depende da utilização que vais fazer.

Na minha opinião a principal vantagem da A710 é o estabilizador óptico da imagem, depois as 2X de zoom extra e depois usar apenas 2 pilhas AA sendo por isso muito mais compacta que a A630.
A vantagem da A630 é o LCD rotativo o que dá muito muito jeito.

Podes ver as reviews detas 2 máquinas aqui http://www.dcresource.com

De te decidires pela A7XX a nova A720 com o processador DIGICIII vai ter reconhecimento de faces.

As FUGI são muito boas, têm na minha opinião, a desvantagem de usarem cartões XD muito mais caros.

Na ***** tens a A720 a 230€ e a A630 a 255€
 
Back
Topo