1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Opinião sobre Java

Discussão em 'Programação' iniciada por Delta, 10 de Setembro de 2004. (Respostas: 10; Visualizações: 840)

1. Delta

Delta Suspenso

Ando a tirar um curso de Java.

Com aquilo que já sei digo que a linguagem é na sua essência bonita e interessante, mas quando uma pessoa quer fazer um programa a sério com um interface intuitivo gráfico, a linguagem é intragável. A complexidade da classe AWT e Swing são muito complexas.

Não imagino ninguém a fazer um interface gráfico sem a ajuda de um bom IDE, e é aqui que uma boa escolha pode fazer a diferença entre abandonar logo a linguagem completamente desiludido ou ficar encantado.

Escolhi o Eclipse 3.1 (Pré-Realese) e construo forms e ambientes gráficos de uma forma acessível e intuitiva, e é free. O JCreator só serve para ambientes de consola porque não é de grande ajuda.

Nestes últimos dias, e com a experiência que já tinha de outras linguagens, evoluí muito, mas também passei por uma fase de desilusão.

2. HecKel

HecKel The WORM

Por acaso, até gostei bastante do java, e usei o eclipse também, facilitou-me bastante a vida, no entanto se achas o java intragável espera até conheceres o C ou o Cpp :P

Pelo pouco que conheço do java, fiquei com a opinião que o java já tem tudo feito, pouco ou nada fazes, para que quer ter aquele gostinho de fazer algo de raiz, com o java não sente bem isso, mete umas linhas de código e aparece-lhe logo um form..., e a maioria das pessoas nem sabem o que está por detraz dessas linhas..., nem eu.... :sad:

Acontecia-me isso quando trabalhava com o velhote Visual Basic, mal sabia de onde aparecia aqueles forms, sentia tipo uma impotencia de poder alterar aquilo do meu agrado, quando apareceu o VS.NET fiquei com uma melhor perspectiva, já podia manusear melhor o meu código, embora que neste momento nem use essa linguagem...., mas onde quero chegar é que para quem gosta de ter as coisas exactamente da forma como quer tem de passar por linhas de código intragável, e o java facilita mt a vida de um programador nesse aspecto.., mas também ficas com aquele ambiente quase pré-definido, além do mais, eu não sei transformar um programa em java num executável....

um abraço HecKel

3. Tafinho

Tafinho Power Member

Nem tu, nem ninguém que conheças, até porque não faz o mínimo sentido.
    Há uns anos, houve uns maganos que tentaram fazer isso, mas com resultados desastrosos, ficheiros enormes, desempenho perto do zero, sem gestão de memória...

Mas olha que tudo o que fizerem em .NET tem o mesmo problema, o .exe é só para enganar...

4. inginheiiro

inginheiiro Power Member

java to exe

Originally Posted by HecKel
    as também ficas com aquele ambiente quase pré-definido, além do mais, eu não sei transformar um programa em java num executável....

...
    Existem vários pacotes que te transformam um software java num executável.
    Basicamente o que estes fazem é embeber a jvm + o teu software num ficheiro , e posteriormente criam um executavel.

Existem vários...basta googlares...

Uma explicação http://www.jensign.com/JavaScience/www/RandomLogo/
    um utilitário que faz isso ... http://www.duckware.com/jexepack/index.html#whatis

just search... :wow:

5. fromao

fromao Power Member

Eu pessoalmente gosto bastante do java, embora seja uma linguagem ainda, reforço o ainda com alguns problemas, esse dos executáveis é um deles, para o compreender.... basta somar:

programa+maquina virtual

se for uma aplicação pequena... bem era uma aplicação pequena :)

mesmo assim VIVA o java :p

6. ptzs

ptzs Power Member

Eu gostei muito de Java, é simples e fácil de começar a perceber a semântica, o problema é quando a coisa começa a complicar.

Não é por nada que nas universidades americanas é a primeira linguagem que se aprende. Pascal já era.

7. HecKel

HecKel The WORM

Na minha opinião para aprender pascal é muito bom, afinal é quase pseudo-código mas em inglês, é muito fácil de perceber a "lógica" da programação, em contrapartida java não é tão evidente para quem nunca teve programação na vida, aliás, até sou apologista de existir uma cadeira para "ensinar" a pensar como um programador, porque no nosso dia a dia não pensamos nas coisas tão ao detalhe como é requerido a um bom programador....

um abraço HecKel

8. fap

fap Power Member

eu tive uma cadeira dessas...introdução à programação...foi uma seca :zzz: e dei Scheme... 1/2 da cadeira foi a descrever maneiras de pensar, como arquitecturar, etc...

9. wedlled

wedlled Power Member

Bem java até ke é bom mas não será melhor C# ? Eu prgunto isto porke agora é a linguagem moda (pelo menos do pessoal ke konheço).

Penso que seja mais facil que java e mais prática cumprindo os mesmos objectivos pelo menos os matemáticos. É verdade?

10. ptzs

ptzs Power Member

Para mim não é nem mais fácil nem mais prática. Mas enfim isto é a minha opinião pessoal.

Tem algumas vantagens sobre o Java mas penso que para aprender o código rápidamente torna-se um pouco confuso, mesmo em aplicações muito básicas. O Java em aplicações básicas é muito claro e sucinto, um gajo topa logo o código todo e percebe rápidamente onde, quando, como e porquê.

A minha cadeira de introdução à programação tb tinha 2 meses de esquemas e técnicas para pensar antes de programar, não foi logo dar à pata no teclado! :D

11. Tafinho

Tafinho Power Member

O que dizes sobre o java é verdade.
    Agora o que se nota ao fim de alguns tempos é que o C# foi baseado no Java, tem quase tudo o que o java etm de bom, e quase nada do que o java tem de mau. Pode-se tornar um pouco mais complexo, mas é espantosamente poderoso.

Partilhar esta Página