Opinião sobre o meu 1ºsite (em flash)

|Seraph|

Power Member
Olá a todos!

Embora tenha o link do meu 1º site (e único até à data) na assinatura, não tenho tido grande feedback sobre o que os foristas acham... Já disse noutras ocasiões (posts), que foi o 1º site que fiz, foi feito em flash com base em tutoriais e da grande ajuda que alguns foristas da zwame me prestaram, já agora aproveito a oportunidade para agradecer ao Michael C, tomassantos, fil79, .:vega:. , pela ajuda prestada.

Tenho opiniões de amigos e conhecidos e agora gostava de receber outras critícas e opiniões sobre o meu 1ºsite... http://www.davidmares.pt.vu

Cumps!
 
Bem, não custa nada dar a opinião...

Estive a ver, e, tecnicamente, está muito bom.
Em termos visuais, está agradável, bastante fluido.
 
Subscrevo o último comentário.
Acho que o layout evidencia bem aquilo que é necessário: o teu trabalho.
Eu pessoalmente não teria utilizado o flash, pelo qual tenho um ódio de estimação:), mas acho que está bem optimizado o que torna a navegação rápida.
keep it up
 
parece-me muito bem, mais a mais vindo de uma pessoa de outra área de formação..só um reparo que se prende com o dominio, pois como a imagem conta é preferivel um .pt ou um .com do que um ,pt.vu...na minha opinião credibiliza mais o site...de resto tudo óptimo
 
parece-me bastante bem. Só tenho duas coisas a apontar, na parte do email, quando se clica no icone e ele abre automaticamente o outlook, compreendo que muita gente possa usar o outlook, mas também muita gente já não o usa, acede ao email online, eu pelo menos fico logo fulo quando me abrem o outlook :p
a outra coisa tem haver com os botões, os thumbs de cada trabalho, quando um trabalho está aberto estes thumbs "desaparecem" um pouco, perdem visibilidade.
mas no geral gosto
 
Olá,

Vou segmentar a minha opinião:

HTML

Em nenhuma das páginas de html (frameset, index e main) declaraste o doctype. No frameset deves abrir a tag <noframes> após teres fechado o frameset. Ou seja,

Código:
[INDENT]<frameset>xxxx</frameset>
<noframes>xxx</noframes>
[/INDENT]

No caso do index e do main, tens bastantes incorrecções de html, como tabelas não fechadas, declarações antes do body, etc. Recomendo-te que passes o html por alguma ferramenta de validação (eu usei um plugin do firefox) para expurgares estas incorrecções.

O firebug detecta um erro de javascript no counter.js.

FLASH

Relativamente ao flash, modificaria a forma como carregas o xml. Em vez de o ter gravado no servidor, carregá-lo-ia directamente no load do flash, para evitar a cache. Mas esta é, essencialmente, uma questão de preferência!

GERAL

O layouta parece-me bem, acho que é funcional. As cores que usaste não me agradam particularmente, algumas imagens perdem-se no fundo preto. Não deverias apresentar-te na terceira pessoa. Não estás a promover um terceiro, estás-te a promover a ti. Se escrever na primeira pessoa te parece muito corrente e banal, opta por outra forma de apresentar o teu curriculo. Agora terceira pessoa, lembra-me sempre os jogadores de futebol....

Em suma, parece-me funcional. Tens aqueles pormenores de html a modificar. Não sei se estás a efectuar medições dentro do flash, mas seria de o fazeres (o google analytics permite-te fazê-lo) para perceberes quem te visita e o que vê. Isso vai-te ajudar a ires de encontro ao target que definiste.
 
Gostei, está bastante bem. Nas galerias de imagens parece que carrega a imagem do exterior, o que faz esperar muito, o que se torna aborrecido. Acho preferível carregares logo no inicio.
 
Antes de mais, obrigado a todos pelos comentários e critícas construtivas.
Agora procurando responder a alguns tópicos vossos...

parece-me muito bem, mais a mais vindo de uma pessoa de outra área de formação..só um reparo que se prende com o dominio, pois como a imagem conta é preferivel um .pt ou um .com do que um ,pt.vu...na minha opinião credibiliza mais o site...de resto tudo óptimo

Obrigado fil79, sim eu sei que um domínio .pt ou .com é mais credível, mas optei pelo .pt.vu porque o site ainda é uma espécie de experiência, verdade que ainda não o divulguei para além de alguns amigos/conhecidos, na zwame e num fórum de arquitectura. O intuito do site numa 1ª fase será apenas para expor o meu trabalho, se arranjar clientes ainda melhor, embora não seja esse o intuito nesta altura. Se pensar em trabalhar por conta própria será obrigatório ter um domínio "à séria".

(...)
HTML

Em nenhuma das páginas de html (frameset, index e main) declaraste o doctype. No frameset deves abrir a tag <noframes> após teres fechado o frameset. Ou seja,

Código:
[INDENT]<frameset>xxxx</frameset>
<noframes>xxx</noframes>
[/INDENT]

No caso do index e do main, tens bastantes incorrecções de html, como tabelas não fechadas, declarações antes do body, etc. Recomendo-te que passes o html por alguma ferramenta de validação (eu usei um plugin do firefox) para expurgares estas incorrecções.

O firebug detecta um erro de javascript no counter.js.
(...)
GERAL

(...) Não deverias apresentar-te na terceira pessoa. Não estás a promover um terceiro, estás-te a promover a ti. Se escrever na primeira pessoa te parece muito corrente e banal, opta por outra forma de apresentar o teu curriculo. Agora terceira pessoa, lembra-me sempre os jogadores de futebol....

Em suma, parece-me funcional. Tens aqueles pormenores de html a modificar. Não sei se estás a efectuar medições dentro do flash, mas seria de o fazeres (o google analytics permite-te fazê-lo) para perceberes quem te visita e o que vê. Isso vai-te ajudar a ires de encontro ao target que definiste.

Obrigado pela extensão do comentário :) Sinal que empregaste algum do teu tempo a apreciar o site :) Pois, não tenho nenhuns conhecimentos em HTML, o código gerado foi pelo Publisher, sei que estes programas criam muito lixo no código :S Para que serve esse código? Quanto ao erro do counter, não o percebo, foi tirado do statcounter.com, deve explicar as visitas de 0 segundos. Quanto ao currículo... não são só os jogadores de futebol, os arqtos. também falam assim :p lol... Na pesquisa que fiz sobre currículos, normalmente são escritos na 3ª pessoa, pelos menos nos sites de vários arquitectos encontrei os cv's desta forma. Tenho o Statcounter a fazer medições na página html, vou pesquisar o google analytics.

Gostei, está bastante bem. Nas galerias de imagens parece que carrega a imagem do exterior, o que faz esperar muito, o que se torna aborrecido. Acho preferível carregares logo no inicio.

Obrigado...Sim, o flash puxa do xml... É uma forma de eu poder actualizar tanto alguns textos como imagens, se existir outra forma simples de implementar agradeço ;)

667Kb para uma única imagem, e logo na Home Page, parece-me demasiado... Não fazes isso mais 'levezinho'? :P

Pois não tenho muita consciência de quanto é uma imagem leve/pesada na net :p Pois posso baixar a qualidade, quanto aconselhas?

Obrigado a todos! Agradeço mais comentários ;)
 
Obrigado...Sim, o flash puxa do xml... É uma forma de eu poder actualizar tanto alguns textos como imagens, se existir outra forma simples de implementar agradeço

Olá,

Relativamente ao xml deves ter em conta o seguinte:

no xml.load deves acrescentar um timestamp ao nome do xml para evitares a cache e teres a certeza que todos vêm a última versão do teu site. Algo no género resolve esse problema

Código:
var myDate = new Date();
var myFile = 'xmlfilename.xml?nocache='+myDate.getTime();
myXml.load =(myFile)

Quanto ao tempo de carregamento das imagens, provavelmente estás a fazer parse do xml e carregas o jpg num movieclip. A opção que tens é criares todos os movieclipes quando fazes o parse do xml e depois fazes o alteras o _visible de cada um conforme carregam nas miniaturas.

Não sei se o tempo que demorará a carregar todos os jpg para movieclips será mais agradável que carregar cada jpg no momento em que é chamado...

Espero que não tenhas levado a mal o comentário do «terceiro»!! Mas a verdade é que não gosto mesmo dessa forma de nos referirmos a nós próprios!!

Se usas o firefox podes instalar este plugin que te ajuda a validares o teu código html.
 
No PhotoShop em JPG com 7 de qualidade, a imagem fica com 89.3K e nao se nota os artefactos.
Ve à volta de esses valores...

Ok, ainda não tive oportunidade de o fazer a ver se faço ainda hoje, thanks p'la ajuda ;)

Olá,

Relativamente ao xml deves ter em conta o seguinte:

no xml.load deves acrescentar um timestamp ao nome do xml para evitares a cache e teres a certeza que todos vêm a última versão do teu site. Algo no género resolve esse problema

Código:
var myDate = new Date();
var myFile = 'xmlfilename.xml?nocache='+myDate.getTime();
myXml.load =(myFile)
(...)
Espero que não tenhas levado a mal o comentário do «terceiro»!! Mas a verdade é que não gosto mesmo dessa forma de nos referirmos a nós próprios!!

Se usas o firefox podes instalar este plugin que te ajuda a validares o teu código html.

Ok, vou tentar implementar esse código. Claro que não levei a mal, foi uma opinião totalmente válida. Quando tiver tempo vou experimentar o plugin ;)

Já agora, sabes explicar-me como posso implementar um backoffice tendo em conta que pretendo enviar ficheiros para o server (txt e imagem) e modificar os xml's de forma a que o flash os vá buscar?

Cumps!
 
Já agora, sabes explicar-me como posso implementar um backoffice tendo em conta que pretendo enviar ficheiros para o server (txt e imagem) e modificar os xml's de forma a que o flash os vá buscar?

Olá,

Para isso vais ter que usar uma linguagem de servidor (php, java, asp), uma base de dados e fazer o seguinte:

crias uma bd e nesta uma tabela em que guardes os caminhos e o status das tuas imagens. Crias em html, ou flash, os formulários para inserires os dados referentes às imagens. Depois tens que criar as funções em php que te permitam:

-> fazer o upload de ficheiros para o servidor;
-> ligar à base de dados e gravar na tabela os dados referentes a cada imagem;
-> listar e editar os dados gravados na bd;
-> gerar os xml que pretendes a partir dos dados da bd.

Se optares por usar interfaces em flash, convém dares uma vista de olhos ao funcionamento do objecto loadvars e do filereference.

Penso que o ideal é pegares nestas ideias, idealizares a forma de encadeares isto e ires pondo aqui as dúvidas.
 
O problema é que não percebo nada de programação :S Já tentei perceber como se trabalha com o Mysql mas nem sequer o consigo iniciar:lol: Os tutoriais de php que tenho encontrado também são demasiado técnicos para conseguir entender o quer que seja :( Se conheceres alguns tutoriais que demonstrem de forma elucidativa o que eu pretendo agradeço que postes. Toda a ajuda é bem vinda ;)

Cumps!
 
Gostei do site, embora não ache que se justifica o uso do Flash para servir o propósito. Simples HTML e galerias com Javascript seria uma solução, até porque nem tens grandes animações, logo o uso do Flash está pouco explorado.
O loading das imagens está pesadote e quando uma imagem está a fazer preload não posso seleccionar mais nenhuma, tenho que esperar que carregue.

PS - Curti imenso aquele projecto de um edifício em Angola - Ingombotas. :)
 
667Kb para uma única imagem, e logo na Home Page, parece-me demasiado... Não fazes isso mais 'levezinho'? :P

Pois, esquci-me de dizer isso, a primeira imagem demora imenso tempo a a carregar.

No PhotoShop em JPG com 7 de qualidade, a imagem fica com 89.3K e nao se nota os artefactos.
Ve à volta de esses valores...

Já meti a imagem de entrada mais "levezinha", que lhes parece?

Gostei do site, embora não ache que se justifica o uso do Flash para servir o propósito. Simples HTML e galerias com Javascript seria uma solução, até porque nem tens grandes animações, logo o uso do Flash está pouco explorado.
O loading das imagens está pesadote e quando uma imagem está a fazer preload não posso seleccionar mais nenhuma, tenho que esperar que carregue.

PS - Curti imenso aquele projecto de um edifício em Angola - Ingombotas. :)

A escolha do Flash prende-se por dois motivos essencialmente, um é o facto de não existirem "saltos" entre páginas, o que quero dizer com isto é que quando passo de "Perfil" para "Fotografia", por exemplo, só carrega o conteúdo que interessa com um fade pelo meio, deixando o restante layout intacto, se dá para fazer isto noutras linguagens eu não sei; o outro factor desta escolha é por ser muito à base de WYSIWYG e pouca programação, que é coisa que eu tenho alguma dificuldade de entender e assimilar, já o actionscript que usei foi de dificil compreensão para mim :S Quanto ao loading das imagens eu não acho que levem muito tempo a carregarem, acho que as imagens até estão leves, entre 15k e 300k... ok na net 300k para uma imagem pode ser pesado em ligações mais lentas, mas também tenho que salvaguardar a qualidade da imagem, visto que estou numa área onde a imagem conta bastante. Quanto ao projecto, por enquanto dificilmente será construído, infelizmente :( mas ainda bem que curtiste, é sempre bom ouvir PS's como os teus ;)


Continuo a tentar corrigir alguns pontos que me têm referido neste post, obrigado a todos! ;)
 
Quanto ao projecto, por enquanto dificilmente será construído, infelizmente :( mas ainda bem que curtiste, é sempre bom ouvir PS's como os teus ;)

Eheh :) Pois, pelo esboço naquela base em vidro teria que levar ainda mais uns poucos pilares :D
A 300KB as imagens não estão pesadas, o host é que não disponibiliza largura de banda q.b. :-/
 
Eheh :) Pois, pelo esboço naquela base em vidro teria que levar ainda mais uns poucos pilares :D
A 300KB as imagens não estão pesadas, o host é que não disponibiliza largura de banda q.b. :-/

LoL, aquilo é só um estudo prévio, não está resolvido do ponto estrutural, é um conjunto de intenções para o cliente ter uma ideia do que pode vir a ser o projecto. A sua construção não será viabilizada tão cedo por questões económico/financeiras, é a crise...
Ah... pois é um free host :D

Olá,

Relativamente ao xml deves ter em conta o seguinte:

no xml.load deves acrescentar um timestamp ao nome do xml para evitares a cache e teres a certeza que todos vêm a última versão do teu site. Algo no género resolve esse problema

Código:
var myDate = new Date();
var myFile = 'xmlfilename.xml?nocache='+myDate.getTime();
myXml.load =(myFile)

(...)

Oi geoblast, já inseri este código em "Fotografia", dá para verificares se está bem implementado?
Código:
function loadXML(loaded) {
 var myDate = new Date();
var myFile = 'xmlfilename.xml?nocache='+myDate.getTime ();
myXml.load =(myFile)
 if (loaded) {
  xmlNode = this.firstChild;
  image = [];
  description = [];
  thumbnails = [];
  total = xmlNode.childNodes.length;
  for (i=0; i<total; i++) {
   image[i] = xmlNode.childNodes[i].childNodes[0].firstChild.nodeValue;
   description[i] = xmlNode.childNodes[i].childNodes[1].firstChild.nodeValue;
   thumbnails[i] = xmlNode.childNodes[i].childNodes[2].firstChild.nodeValue;
   thumbnails_fn(i);
  }
  firstImage();
 } else {
  content = "file not loaded!";
 }
}
xmlData = new XML();
xmlData.ignoreWhite = true;
xmlData.onLoad = loadXML;
xmlData.load("foto.xml");
///////////////////////////////////// 
listen = new Object();
listen.onKeyDown = function() {
 if (Key.getCode() == Key.LEFT) {
  prevImage();
 } else if (Key.getCode() == Key.RIGHT) {
  nextImage();
 }
};
Key.addListener(listen);
previous_btn.onRelease = function() {
 prevImage();
};
next_btn.onRelease = function() {
 nextImage();
};
///////////////////////////////////// 
p = 0;
this.onEnterFrame = function() {
 filesize = picture.getBytesTotal();
 loaded = picture.getBytesLoaded();
 preloader._visible = true;
 if (loaded != filesize) {
  preloader.preload_bar._xscale = 100*loaded/filesize;
 } else {
  preloader._visible = false;
  if (picture._alpha<100) {
   picture._alpha += 10;
  }
 }
};
function nextImage() {
 if (p<(total-1)) {
  p++;
  if (loaded == filesize) {
   picture._alpha = 0;
   picture.loadMovie(image[p], 1);
   desc_txt.text = description[p];
   picture_num();
  }
 }
}
function prevImage() {
 if (p>0) {
  p--;
  picture._alpha = 0;
  picture.loadMovie(image[p], 1);
  desc_txt.text = description[p];
  picture_num();
 }
}
function firstImage() {
 if (loaded == filesize) {
  picture._alpha = 0;
  picture.loadMovie(image[0], 1);
  desc_txt.text = description[0];
  picture_num();
 }
}
function picture_num() {
 current_pos = p+1;
 pos_txt.text = current_pos+" / "+total;
}
function thumbNailScroller() {
 // thumbnail code! 
 this.createEmptyMovieClip("tscroller", 1000);
 scroll_speed = 10;
 tscroller.onEnterFrame = function() {
  if ((_ymouse>=thumbnail_mc._y) && (_ymouse<=thumbnail_mc._y+thumbnail_mc._height)) {
   if ((_xmouse>=(hit_right._x-40)) && (thumbnail_mc.hitTest(hit_right))) {
    thumbnail_mc._x -= scroll_speed;
   } else if ((_xmouse<=(hit_left._x+40)) && (thumbnail_mc.hitTest(hit_left))) {
    thumbnail_mc._x += scroll_speed;
   }
  } else {
   delete tscroller.onEnterFrame;
  }
 };
}
function thumbnails_fn(k) {
 thumbnail_mc.createEmptyMovieClip("t"+k, thumbnail_mc.getNextHighestDepth());
 tlistener = new Object();
 tlistener.onLoadInit = function(target_mc) {
  target_mc._x = hit_left._x-390+(target_mc._width+5)*k;
  target_mc.pictureValue = k;
  target_mc._alpha= 25;
  target_mc.onRelease = function() {
   p = this.pictureValue-1;
   nextImage();
  };
  target_mc.onRollOver = function() {
   this._alpha = 100;
   thumbNailScroller();
  };
  target_mc.onRollOut = function() {
   this._alpha = 25;
  };
 };
 image_mcl = new MovieClipLoader();
 image_mcl.addListener(tlistener);
 image_mcl.loadClip(thumbnails[k], "thumbnail_mc.t"+k);
}
System.useCodepage = true;

Cumps!
 
Back
Topo