Opinião sobre o meu 1ºsite (em flash)

LoL, aquilo é só um estudo prévio, não está resolvido do ponto estrutural, é um conjunto de intenções para o cliente ter uma ideia do que pode vir a ser o projecto. A sua construção não será viabilizada tão cedo por questões económico/financeiras, é a crise...
Ah... pois é um free host :D



Oi geoblast, já inseri este código em "Fotografia", dá para verificares se está bem implementado?
Código:
[COLOR="Red"]var myDate = new Date();
var myFile = 'foto.xml?nocache='+myDate.getTime ();[/COLOR]

function loadXML(loaded) {
 
 if (loaded) {
  xmlNode = this.firstChild;
  image = [];
  description = [];
  thumbnails = [];
  total = xmlNode.childNodes.length;
  for (i=0; i<total; i++) {
   image[i] = xmlNode.childNodes[i].childNodes[0].firstChild.nodeValue;
   description[i] = xmlNode.childNodes[i].childNodes[1].firstChild.nodeValue;
   thumbnails[i] = xmlNode.childNodes[i].childNodes[2].firstChild.nodeValue;
   thumbnails_fn(i);
  }
  firstImage();
 } else {
  content = "file not loaded!";
 }
}
xmlData = new XML();
xmlData.ignoreWhite = true;
xmlData.onLoad = loadXML;
[COLOR="red"]xmlData.load(myFile);[/COLOR]
///////////////////////////////////// 
listen = new Object();
listen.onKeyDown = function() {
 if (Key.getCode() == Key.LEFT) {
  prevImage();
 } else if (Key.getCode() == Key.RIGHT) {
  nextImage();
 }
};
Key.addListener(listen);
previous_btn.onRelease = function() {
 prevImage();
};
next_btn.onRelease = function() {
 nextImage();
};
///////////////////////////////////// 
p = 0;
this.onEnterFrame = function() {
 filesize = picture.getBytesTotal();
 loaded = picture.getBytesLoaded();
 preloader._visible = true;
 if (loaded != filesize) {
  preloader.preload_bar._xscale = 100*loaded/filesize;
 } else {
  preloader._visible = false;
  if (picture._alpha<100) {
   picture._alpha += 10;
  }
 }
};
function nextImage() {
 if (p<(total-1)) {
  p++;
  if (loaded == filesize) {
   picture._alpha = 0;
   picture.loadMovie(image[p], 1);
   desc_txt.text = description[p];
   picture_num();
  }
 }
}
function prevImage() {
 if (p>0) {
  p--;
  picture._alpha = 0;
  picture.loadMovie(image[p], 1);
  desc_txt.text = description[p];
  picture_num();
 }
}
function firstImage() {
 if (loaded == filesize) {
  picture._alpha = 0;
  picture.loadMovie(image[0], 1);
  desc_txt.text = description[0];
  picture_num();
 }
}
function picture_num() {
 current_pos = p+1;
 pos_txt.text = current_pos+" / "+total;
}
function thumbNailScroller() {
 // thumbnail code! 
 this.createEmptyMovieClip("tscroller", 1000);
 scroll_speed = 10;
 tscroller.onEnterFrame = function() {
  if ((_ymouse>=thumbnail_mc._y) && (_ymouse<=thumbnail_mc._y+thumbnail_mc._height)) {
   if ((_xmouse>=(hit_right._x-40)) && (thumbnail_mc.hitTest(hit_right))) {
    thumbnail_mc._x -= scroll_speed;
   } else if ((_xmouse<=(hit_left._x+40)) && (thumbnail_mc.hitTest(hit_left))) {
    thumbnail_mc._x += scroll_speed;
   }
  } else {
   delete tscroller.onEnterFrame;
  }
 };
}
function thumbnails_fn(k) {
 thumbnail_mc.createEmptyMovieClip("t"+k, thumbnail_mc.getNextHighestDepth());
 tlistener = new Object();
 tlistener.onLoadInit = function(target_mc) {
  target_mc._x = hit_left._x-390+(target_mc._width+5)*k;
  target_mc.pictureValue = k;
  target_mc._alpha= 25;
  target_mc.onRelease = function() {
   p = this.pictureValue-1;
   nextImage();
  };
  target_mc.onRollOver = function() {
   this._alpha = 100;
   thumbNailScroller();
  };
  target_mc.onRollOut = function() {
   this._alpha = 25;
  };
 };
 image_mcl = new MovieClipLoader();
 image_mcl.addListener(tlistener);
 image_mcl.loadClip(thumbnails[k], "thumbnail_mc.t"+k);
}
System.useCodepage = true;

Cumps!

Olá,

Tens que alterar o seguinte.

O XML que carregas é o foto.xml, logo é este que deves tratar para a cache.

Fiz as alterações no teu código, assinalando a vermelho o que mudei. Quanto ao cms para flash, em php, quando reunir os links duns exemplos que tenho, posto-os aqui.
 
Olá geoblast!

Já fiz as alterações no load do xml. Não fiz em todas as secções visto que nos trabalhos académicos já não vai haver actualizações. Obrigado pela ajuda que tens prestado. Ok espero que consiga apanhar alguma coisa de php com os exemplos que postares.

Cumps!
 
Olá geoblast!

Já fiz as alterações no load do xml. Não fiz em todas as secções visto que nos trabalhos académicos já não vai haver actualizações. Obrigado pela ajuda que tens prestado. Ok espero que consiga apanhar alguma coisa de php com os exemplos que postares.

Cumps!

Este é um exemplo de como colocar um ficheiro no servidor, usado o php. Este é outro exemplo, no W3Schools
 
Última edição:
Pediste criticas e opiniões..... eu dei a minha opinião. Não acho que flash se adequa a desenvolvimento web, talvez fizesse sentido quando não havia metade das "*****" que há agora em JS.


ele disse que preferia uma critica construtiva...o que não foi o caso da tua! Basicamente disseste que tens um preconceito com o flash...

Esta discussão já é antiga e já concluí há muito que esse tipo de preconceitos vêem de desenvolvedores que não sabem trabalhar em flash....
se se quer ser profissional tem de se estar aberto a todos os cenários...e não tenho dúvidas que para um utilizador comum, facilmente ficará mais fascinado por um site em flash do que qualquer "mariquice" em Javascript. e é para esses que trabalhamos!!
Peço desculpa pelo offtopic...podem prosseguir
 
Última edição:
Mete as fontes como "embeded" no Flash.
Assim ficam com melhor qualidade e o tamanho do SWF não aumenta por aí além.

Olá!

Ok quando tiver tempo vou experimentar...

Talvez não, podes abrir o xml e editar directamente via php, no upload da imagem. Mas o ideal é usar uma bd.

Vou tentar com base nos sites que referiste implementar um cms com bd. Encontrei um tutorial de login em html, é seguro fazer um backoffice que a entrada seja em html e deste seja-se redireccionado (com password) para a pagina em php?

Cumps!
 
Olá!

Ok quando tiver tempo vou experimentar...



Vou tentar com base nos sites que referiste implementar um cms com bd. Encontrei um tutorial de login em html, é seguro fazer um backoffice que a entrada seja em html e deste seja-se redireccionado (com password) para a pagina em php?

Cumps!


para fazeres um login vais precisar sempre de php (ou outra qualquer linguagem de servidor), pois vais ter de conectar-te a uma base de dados para verificar o login...e isso somente com html é impossivel!
 
Parabéns pelo site. Para primeira experiência está bom. Penso que o flash é uma tecnologia válida para esta situação de mostrar portfólio. Apesar de no geral achar que está bom penso que existem aspectos que podes e deves melhorar. Nomeadamente:

esquema de cores
penso não se adequar muito à situação (preto e vermelho lembra-me outras coisas menos apropriadas para a situação)

tamanho da fonte
em texto corrido dificulta a leitura

sistema de navegação

por vezes é um obstáculo, tanto a nível de menu principal em que tens de carregar em primeiro num menu principal e depois num sub-menu para teres acesso à informação e tembém na navegação através dos trabalhos em que penso que as setas poderiam estar mais evidentes

carregamentos
não sei ao certo como construíste o site, mas existem realmente imagens que estão demasiado pesadas

layout
compreendo a tua opção mas penso que poderias ser um pouco mais arrojado. Sendo um site (principalmente)de portfolio de arquitectura percebo a opção de ter de ser em linhas rectas, mas penso que mesmo aí podes ser um pouco mais excentrico.

Não te assustes com estas críticas. :) O trabalho está bom, mas como todos os trabalhos é sempre possível melhorar.

Continuação de bom trabalho.

Cumps,
michael c
 
Parabéns pelo site. Para primeira experiência está bom. Penso que o flash é uma tecnologia válida para esta situação de mostrar portfólio. Apesar de no geral achar que está bom penso que existem aspectos que podes e deves melhorar. Nomeadamente:

esquema de cores
penso não se adequar muito à situação (preto e vermelho lembra-me outras coisas menos apropriadas para a situação)

tamanho da fonte
em texto corrido dificulta a leitura

sistema de navegação
por vezes é um obstáculo, tanto a nível de menu principal em que tens de carregar em primeiro num menu principal e depois num sub-menu para teres acesso à informação e tembém na navegação através dos trabalhos em que penso que as setas poderiam estar mais evidentes

carregamentos
não sei ao certo como construíste o site, mas existem realmente imagens que estão demasiado pesadas

layout
compreendo a tua opção mas penso que poderias ser um pouco mais arrojado. Sendo um site (principalmente)de portfolio de arquitectura percebo a opção de ter de ser em linhas rectas, mas penso que mesmo aí podes ser um pouco mais excentrico.

Não te assustes com estas críticas. :) O trabalho está bom, mas como todos os trabalhos é sempre possível melhorar.

Continuação de bom trabalho.

Cumps,
michael c

Obrigado michael c!

esquema de cores: penso que se trata apenas de uma questão de gosto pessoal e são as cores que escolhi para o logo

tamanho de fonte: concordo que algumas pessoas tenham dificuldade na leitura, é uma questão a resolver um dia destes

sistema de navegação: concordo que por vezes esquecemo-nos a qual botão do menu corresponde o sub-menu apresentado, numa futura versão nova do site tenho que reformulá-lo

carregamento: o flash principal carrega o mc, que por sua vez lê as imagens e textos de um xml, as imagens encontram-se no servidor. Penso que será um problema de largura de banda oferecida pelo host.

layout: tentei ter um layout de desenho puro e de fácil leitura. Normalmente, os sites de portfolio de arquitectura têm uma linguagem muito próxima da que eu escolhi e quando não o têm o resultado do meu ponto de vista acaba por não ser bom.

Não me assustei :p É bom ouvir "tens um site muito fixe", mas para mim é melhor ouvir "O trabalho está bom, mas como todos os trabalhos é sempre possível melhorar." e ouvir critícas construtivas, como foi o caso, é bom para aprendermos e termos outros pontos de vista e não sermos cegados por elogios e assim evoluirmos ;)

Cumps!
 
Já que já tens alguma experiencia podias tentar algo mais clean.

Fazias por exemplo num esquema de cores mais claro, branco com outra cor por exemplo, e fazias uma coisa simples, só um menu em cima, e ao carregar abria o conteúdo em baixo de uma forma engraçada. Até podias meter uns instrumentos de arquitectura, reguas, etc a enfeitar, e a a fazer animações. No fundo seguindo a estrutura do teu mas mais simples e eficaz.

Penso que no branco clean favorecia mais os trabalhos.
 
Última edição:
Já que já tens alguma experiencia podias tentar algo mais clean.

Fazias por exemplo num esquema de cores mais claro, branco com outra cor por exemplo, e fazias uma coisa simples, só um menu em cima, e ao carregar abria o conteúdo em baixo de uma forma engraçada. Até podias meter uns instrumentos de arquitectura, reguas, etc a enfeitar, e a a fazer animações. No fundo seguindo a estrutura do teu mas mais simples e eficaz.

Penso que no branco clean favorecia mais os trabalhos.

A experiência é muito pouca :p Mas sim, já pensei numa futura versão nova do site ser um tema "light" (este é um theme dark), embora eu prefira "dark themes", cansa menos a vista (pelo menos a mim:p) e consome menos energia. Quanto a ter uns instrumentos a efeitar, eu já tenho isso um pouco explorado (na aba CV tenho imagens de rolos de projectos, certificados, diplomas, etc...), réguas e etc... já são meramente simbólicos da actividade (no trabalhos uso a mão livre e o CAD) quanto às animações é preciso ter muita criatividade para sair uma boa ideia, e não uma coisa banal e "pimbalhona", pode ser que implemente algo do género no futuro...

Já que falas no menu... alguém conhece tutoriais de menus verticais que deslizem para baixo de forma a abrir um sub-menu? E esse menu possa ser actualizado/definido através de um backoffice? Ou seja, posso definir quantos módulos tem o menu (com um limite claro), qual a sua designação, qual o url, e os seus sub-menus, que poderiam ser inúmeros mas que só surgiam 3 e depois dava para fazer um slide desse sub-menu... talvez não me tenha conseguido explicar... :S

Cumps!
 
A experiência é muito pouca :p Mas sim, já pensei numa futura versão nova do site ser um tema "light" (este é um theme dark), embora eu prefira "dark themes", cansa menos a vista (pelo menos a mim:p) e consome menos energia. Quanto a ter uns instrumentos a efeitar, eu já tenho isso um pouco explorado (na aba CV tenho imagens de rolos de projectos, certificados, diplomas, etc...), réguas e etc... já são meramente simbólicos da actividade (no trabalhos uso a mão livre e o CAD) quanto às animações é preciso ter muita criatividade para sair uma boa ideia, e não uma coisa banal e "pimbalhona", pode ser que implemente algo do género no futuro...

Já que falas no menu... alguém conhece tutoriais de menus verticais que deslizem para baixo de forma a abrir um sub-menu? E esse menu possa ser actualizado/definido através de um backoffice? Ou seja, posso definir quantos módulos tem o menu (com um limite claro), qual a sua designação, qual o url, e os seus sub-menus, que poderiam ser inúmeros mas que só surgiam 3 e depois dava para fazer um slide desse sub-menu... talvez não me tenha conseguido explicar... :S

Cumps!

Não é assim tão dificil, fazer por exemplo ao tocares numa régua ela baloiçar, com paciencia chegas lá.
 
A experiência é muito pouca :p Mas sim, já pensei numa futura versão nova do site ser um tema "light" (este é um theme dark), embora eu prefira "dark themes", cansa menos a vista (pelo menos a mim:p) e consome menos energia. Quanto a ter uns instrumentos a efeitar, eu já tenho isso um pouco explorado (na aba CV tenho imagens de rolos de projectos, certificados, diplomas, etc...), réguas e etc... já são meramente simbólicos da actividade (no trabalhos uso a mão livre e o CAD) quanto às animações é preciso ter muita criatividade para sair uma boa ideia, e não uma coisa banal e "pimbalhona", pode ser que implemente algo do género no futuro...

Já que falas no menu... alguém conhece tutoriais de menus verticais que deslizem para baixo de forma a abrir um sub-menu? E esse menu possa ser actualizado/definido através de um backoffice? Ou seja, posso definir quantos módulos tem o menu (com um limite claro), qual a sua designação, qual o url, e os seus sub-menus, que poderiam ser inúmeros mas que só surgiam 3 e depois dava para fazer um slide desse sub-menu... talvez não me tenha conseguido explicar... :S

Cumps!

lol

Este site tem alguns tutoriais porreiros de flash. Dá uma vista de olhos. Podes também consultar o actionscript.org e ver se tem algo do que queiras.
 
As críticas que te faço são relativamente à tipografia e ao esquema de cores. A tipografia é muito má mesmo, é uma Arial, não? Por exemplo na barra de menus nota-se que está esticada em altura o que lhe dá um aspecto pouco profissional.
Nos textos lê-se muito mal mesmo, devido ao tamanho mas também por ser Narrow. Se queres algo parecido usa a Helvetica ou a Helvetica Neue em regular ou bold para os menus, não uses Arial que é a pior font que por aí anda.

Nos submenus muda a cor das letras ou da barra, porque o contraste entre fundo e texto é pouco e dificulta a leitura.

De resto está bem!
 
Back
Topo